Translate

Noé foi muito rígido com seu filho Cam? #Novela Gênesis | Capítulo 8

 



"Desrespeito à autoridade é uma ladeira escorregadia que leva às profundezas da irreverência e rebeldia"


Por que Noé foi tão rígido com seu filho Cam, ao descobrir que riu de sua nudez e a expôs a seus irmãos?


Noé teve um momento de fraqueza ao se embebedar com o vinho da videira que plantou, mas não Cam. Ao desrespeitar e expor o pai, Cam estava bem consciente do que estava fazendo.


Naquela época, o pai ou patriarca era um representante de Deus para toda a família. Desrespeitá-lo era desrespeitar o próprio Deus.


 Desrespeito à autoridade, o prazer de expor seus erros, é uma ladeira escorregadia que leva às profundezas da irreverência e rebeldia. É possível discordar sem desrespeitar. Ver o erro do próximo sem expô-lo ao ridículo.


O que significa vendo a nudez do pai?


1. O texto bíblico mencionado na pergunta é: (“Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos” Gênesis 9.22). 


Em uma leitura superficial somos levados a crer que Cam, diferente dos irmãos, que buscaram não ver o pai Nu, viu o pai nu e ainda contou isso aos irmãos. No entanto, essa interpretação não é a única para esse trecho da Bíblia. Isso porque “ver a nudez” pode ter outros significados mais profundos dentro do contexto bíblico. Vejamos:


a) Cam teve desejos homossexuais pelo pai? Será que Cam se aproveitou da embriaguez do pai para olhar para ele com segundas intenções e depois contou isso aos irmãos? 


Isso é uma possibilidade, o que explicaria a dureza das palavras de Noé quando acordou da embriaguez (Gênesis 9.24-25 "E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos"). 


É necessário pontuar, porém, que o texto (nessa interpretação) não daria a ideia de que ele teve relações sexuais com o pai. A palavra “vendo” no hebraico é “ra’ah”, tem o sentido de “examinar, inspecionar”. 


Assim, Cam pode ter tido um olhar malicioso para o pai e ainda ter divulgado isso aos irmãos, o que deu ainda maior gravidade ao fato, pois seria uma terrível desonra ao pai (dentro daquele contexto histórico).


b) Cam teve relações sexuais com o pai? Uma outra linha de pensamento avalia que “ver a nudez” também é usado no Antigo Testamento como uma figura de linguagem (eufemismo) para “ter relações sexuais”. 


Vejamos um exemplo: (Levítico 18.7 “Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez”).


 Nesse contexto de Levítico Deus deu leis sobre relações sexuais proibidas. Observe que a relação sexual é citada como “descobrir a nudez”. 


Se essa foi a atitude de Cam para com Noé, de tentar ter relações com o pai ou mesmo de ter consumado de fato alguma relação sexual, isso explicaria a severidade das palavras de Noé, pois era um ato extremamente ultrajante para com o pai.


c) Cam teve relações sexuais com a mãe? Descobrir a nudez no Antigo testamento também pode se referir a ter relações com a esposa de alguém. 


Por exemplo, se um homem teve relações sexuais com uma mulher casada, ele descobriu a nudez do marido dela (cometeu um adultério): (Levítico 20.11“O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles”). 


Observe como no texto temos a expressão de descobrir a nudez do pai se ele se deitasse com a mãe. Se esse foi o erro de Caim, foi também extremamente grave, o que também explicaria a severidade das palavras de Noé.


2. Feitos esses esclarecimentos, qual seria a melhor interpretação? Essa é uma pergunta difícil de responder, já que todas as três interpretações são possíveis dentro do significado de “vendo a nudez do pai” e do contexto apresentado. 


Sendo assim, só nos cabe entender que seja qual for o erro que Cam cometeu foi bastante grave e demonstrou um coração totalmente distante do Senhor, o que refletiu no povo que veio dele, ou seja, os cananeus. 


O fato é que é bastante improvável que Cam tenha sido punido apenas por “ver” (enxergar) Noé nu. Parece-me que o texto nos dá elementos para pensar em algo realmente muito mais grave, que vai além do simples ver.


Algumas partes a destacar:


  • Anos depois do dilúvio, Deus afirma que nunca mais irá amaldiçoar a Terra e todos que nela habitam. Para simbolizar essa aliança com Noé, seus filhos e seus descentes, Deus forma um arco-íris!


  • Noé prova os vinhos que preparou e acaba ficando embriagado. Quando cai a noite, Cam encontra o pai nu dormindo entre as vinhas e se diverte com a cena. Na manhã seguinte, ele ainda humilha o pai na frente dos irmãos e o enfrenta: como resposta, Noé amaldiçoa o filho e toda sua descendência.

  • Anos depois, os descendentes de Sem, Cam e Jafé passam a morar no mesmo vale na terra de Sinear e nem todo mundo segue no caminho de Deus. Ninrode, descendente de Cam, se torna um exímio caçador e é admirado por muitos!

  • Ninrode chega da caçada após ter capturado um grande animal e salvo seu grupo. Na cidade, ele é aclamado por todos e ganha a admiração das mulheres. O rapaz, no entanto, segue sendo desprezado pelo pai, mas é idolatrado pela mãe, Semíramis. 

  • Semíramis prepara um banquete pra celebrar a vitória do filho. Harete aparece de surpresa e tenta seduzir o primo, mas é interrompida com a chegada de Semíramis. Ela afasta qualquer intenção da moça com seu filho e critica a atenção que o filho dá às outras mulheres.

  • Ninrode captura o maior animal e vence a competição de caça. O rapaz é novamente aplaudido pelo povo e, principalmente, pelas mulheres, exceto Liba. Lúcifer observa a cena e incentiva o povo a clamar pelo rapaz como um líder.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...