Translate

Livro de Josué - A História de Josué / Quando foi escrito o livro de Josué?











Título: É o primeiro livro da Bíblia que traz o nome do seu próprio autor, Josué.

Autoria e Data: É de Josué, que em hebraico é Yeoshua e significa "Javé é salvação". Josué era filho de Num, da tribo de Efraim.

Seu nome era Oséias (Números 13.8 "Da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;" );

Mais Moisés o alterou para Josué e ungiu-o como seu sucessor (Números 13.16 "Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oséias, filho de Num, Moisés chamou Josué." ); (Números 27.18-23).

É fácil deduzir que Josué escreveu o livro. Em cada capítulo, existem detalhes que somente o próprio Josué poderia descrever. Em Josué 24.26 está escrito: "E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor."
E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
Josué 24:26
E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
Josué 24:26
E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
Josué 24:26que comprova que ele mesmo escreveu os acontecimentos narrados no livro, junto à lei.

O livro de Josué foi provavelmente escrito entre 1400 e 1370 a.C, a data do término da composição do livro não deve ser muito posterior à primeira metade do século 14 a.C, uma vez que o tempo da tomada da terra demorou cerca de 40 anos.

Propósito: O livro de Josué fornece uma visão geral das campanhas militares para conquistar a área de terra que Deus havia prometido. Seguindo o êxodo do Egito e os quarenta anos subsequentes de peregrinação no deserto, a nação recém-formada está agora pronta para entrar na Terra Prometida, conquistar seus habitantes e ocupar o território. 

A visão que temos aqui nos dá detalhes abreviados e seletivos de muitas das batalhas e das condições nas quais a terra não apenas foi conquistada, mas também dividida em áreas tribais.

Resumo: O Livro de Josué continua a história dos israelitas após o êxodo do Egito. O livro narra cerca de 20 anos de liderança de Josué sobre o povo depois que Moisés o ungiu no final do Deuteronômio. Os 24 capítulos do livro de Josué podem ser resumidos da seguinte forma:

  • Capítulos 1-12: Introdução e conquista da Terra Prometida
  • Capítulos 13-22: Instruções para a distribuição das porções da Terra Prometida
  •  Capítulos 23-24: Discurso de despedida de Josué

Um dos rituais cerimoniais de Josué 5 encontra o seu perfeito cumprimento no Novo Testamento. Os versículos 1-9 descrevem o mandamento de Deus de que aqueles que nasceram no deserto eram para ser circuncidados quando viessem para a Terra Prometida.

Ao fazê-lo, Deus removeu “de vós o opróbrio do Egito”, quer dizer, Deus os limpou dos pecados da sua vida anterior.

Colossenses 2.10-12 "E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos."

Aqui descreve os crentes como tendo sido circuncidados em seus corações pelo próprio Cristo, por Quem temos nos despojado da natureza pecadora de nossas vidas anteriores a Ele.

 Deus estabeleceu as cidades de refúgio, onde aqueles que acidentalmente mataram alguém poderiam viver sem medo de represálias. Cristo é Aquele para quem “corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta” (Hebreus 6.18 "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;" ).

O livro de Josué tem um tema teológico predominante de descanso. Os israelitas, depois de vagarem pelo deserto por 40 anos, finalmente entraram no descanso que Deus tinha preparado para eles na terra de Canaã.

O escritor de Hebreus usa este incidente como uma advertência para não deixarmos que descrença nos impeça de entrar no repouso de Deus em Cristo (Hebreus 3.7-12 "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo."
).

Um dos versículos-chave do livro de Josué é 1.8: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” 

O Antigo Testamento está repleto de histórias de como as pessoas “esqueceram” de Deus e de Sua Palavra e sofreram terríveis consequências. Para o Cristão, a Palavra de Deus é a nossa força vital.

Se a negligenciarmos, nossas vidas irão sofrer em conformidade. Mas se levarmos a sério o princípio do versículo Josué 1.8, seremos completos e úteis ao reino de Deus (2 Timóteo 3.16-17 "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." ). 

Além disso, veremos também que as promessas de Deus em Josué 1.8-9 serão nossas também.

Josué é um ótimo exemplo dos benefícios de um mentor digno. Durante anos ele se manteve próximo a Moisés. Ele observou Moisés seguindo a Deus de uma forma quase perfeita. Ele aprendeu de Moisés a orar de uma maneira pessoal. Ele aprendeu a obedecer através do exemplo de Moisés.

Josué aparentemente também aprendeu com o exemplo negativo que custou Moisés a alegria de poder entrar na Terra Prometida. Se você está vivo, você é um mentor. Alguém, em algum lugar, está te observando.

Alguém mais jovem ou alguém que você está influenciando está observando como você vive e reage. Alguém está aprendendo com você. Alguém vai seguir o seu exemplo. Ser um mentor é muito mais do que as palavras que saem da sua boca. Sua vida inteira está em exibição.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...