Translate

Deuteronômio 22.22 - Casamento, Divórcio e Adultério - Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher




I. CASAMENTO, UMA INSTITUIÇÃO DIVINA

1. Definição.

Casamento é a união física, moral e espiritual entre um homem e uma mulher com fins de, em obediência à DEUS e à sua Palavra, formarem uma Família que povoará a terra e evangelizará seus moradores. (Dedução lógica a que se chega lendo-se a Bíblia).

2. Instituição divina.

Casamento é instituição divina, idealizada e criada por DEUS para que o homem se sinta feliz e o homem não pode separá-la, pois é considerado feito e aprovado por DEUS.
 “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mateus 19.6).

3. Importância espiritual.

A família cristã representa o próprio DEUS na terra, pois é através desta família que DEUS manifestará seus desígnios para a comunidade em que vivem.

4. Felicidade conjugal.

Através da felicidade, amor e união da família é que DEUS irá trabalhar no coração dos homens para que vejam o favor do criador sobre suas criaturas.

II. DIVÓRCIO À LUZ DA BÍBLIA

O divórcio é também um problema espiritual que está relacionado às conseqüências da queda do homem – o pecado e o endurecimento dos corações.

1. A causa do divórcio.

a) “Por qualquer motivo”.
Deuteronômio 24.1= "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa."
 
b) Por não ser virgem
Deuteronômio 22.20-22= "Porém, se este negócio for verdade, que a virgindade se não achou na moça, então, levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão com pedras, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim, tirarás o mal do meio de ti. Quando um homem for achado deitado com mulher casada com marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, tirarás o mal de Israel."

c) Casamento misto.
Neemias 13.23 - "Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas."

2. Como prevenir. 

Assim que se percebe que a relação conjugal está sofrendo algum tipo de desgaste, é obrigação dos cônjuges atentar para, pelo menos, três pontos fundamentais da convivência sadia, rogando a ajuda do Espírito a fim de pô-los em prática.

a) Comunicação. 
diálogo é talvez a maior necessidade do ser humano moderno, as famílias estão a beira da falência por falta de se comunicarem entre si. É a correria do dia a dia e a preocupação com os bens materiais, trazendo falta de tempo para as coisas mais importantes. 

O casal precisa conversar e conversar muito entre si, discutindo amigavelmente todos os problemas e descobrindo juntos a solução para os tais. também é preciso comunicação para a satisfação sexual de ambos, o que um gosta e deseja pode ser a barreira para que o outro não seja satisfeito.

b) Unidade de propósitos. O rumo, o futuro da família deve ser comum aos dois, ao casal que planejam juntos sua felicidade.

c) Humildade. Pedir desculpas sempre que errar, julgar o outro superior a si mesmo são maneiras de manter o casamento aquecido do frio do desprezo. Lembre-se de que quando um não quer, dois não brigam. É melhor "perder aparentemente" hoje e ganhar amanhã, do que colocar tudo a perder por falta de humildade.

3. Quando o divórcio é permitido? Somente em dois casos:

a- Quando há adultério.

b- Quando o descrente quer se apartar.

Mas o cônjuge crente, deve fazer de tudo para ganhar o  descrente para Jesus, conforme a recomendação de Pedro (1 Pedro 3.1-6). 3.1 "MARIDOS... SEJAM GANHOS." 

Pedro ensina como uma esposa deve agir a fim de ganhar para Cristo o seu marido não salvo. 

1º Ela deve ser submissa ao marido e reconhecer a sua liderança na família, 
(Efésios 5.22 "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;"). 

2º Ela deve conduzir-se de modo santo e respeitoso, com espírito manso e quieto, 
(1 Timóteo 2.13-15 " 13 - Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 - E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 - Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.''). 

3º Ela deve esforçar-se para ganhar o marido para Cristo, mais pelo comportamento, do que por suas palavras. (1 Pedro 3.3-4 "ENFEITE EXTERIOR... BELEZA INTERIOR."

Os adornos berrantes, exagerados e dispendiosos são contrários ao espírito modesto que Deus requer da parte das mulheres cristãs (1 Timóteo 2.9 "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,"). 

O que muito importa para Deus nas mulheres cristãs é uma disposição mansa e quieta (Mateus 11.29 ''Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."), que as leva a honrá-lo, ao dedicarem-se a ajudar o marido e a família a alcançar a vontade de Deus para as suas vidas. 

O adjetivo "manso" descreve uma atitude despretensiosa que se manifesta numa submissão amável e na solicitude pelo próximo (Mateus 5.5 "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"); (2 Coríntios 10.1 "Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;"). 

O adjetivo "quieto" refere-se à esposa não ser agitada e indelicada. Noutras palavras, Deus declara que a verdadeira beleza da mulher é questão de caráter, e não primeiramente de enfeites. As esposas cristãs de nossos dias devem ser fiéis a Cristo e à sua Palavra, num mundo dominado pelo materialismo, pelas modas dominantes, pelos direitos humanos, pela obsessão sexual e pelo desprezo aos valores do lar e da família.

Obs: O versículo comentado aqui de 1 Pedro 3.1 ao 4, refere-se a à mulher, MAS quero dizer isso serve para os homens também, meu querido se sua mulher ainda não pertence à Deus, dê exemplo, seja um homem reto e temente a Deus, tenha caráter, respeite sua mulher, seja manso e humilde, ganhe ela para Jesus, esforçar-te para ganhar a sua mulher para Cristo, mais pelo comportamento, do que por suas palavras. 

III. DESASTROSAS CONSEQÜÊNCIAS

1. Altos riscos de problemas psiquiátricos e doenças físicas.

a) Os indivíduos divorciados acham-se mais vulneráveis ao câncer do que as pessoas bem casadas.
A solidão e a angústia são portas abertas para as doenças que não encontram vontade de viver e de lutar pela vida em suas vítimas.

b) As taxas de morte prematura são significativamente mais altas entre homens e mulheres divorciados. Comprovação de pesquisas médicas.

2. Os filhos. 

O desenvolvimento emocional dos filhos está diretamente ligado à interação contínua, cuidadosa e sustentadora entre ambos os pais.

Os pais são exemplo dos filhos e se os pais não vão bem conjugalmente passam para os filhos a insatisfação e a falta de amor.

CONCLUSÃO 

Considerando todas as questões discutidas, não espere um colapso conjugal para então buscar solução no divórcio; renove, melhore e recicle seu relacionamento conjugal e fuja de todas as possibilidades que desemboquem numa catástrofe desta natureza. O ideal, portanto, é que os cônjuges permaneçam unidos até que a morte os separe.

Mateus 19.7-8 "Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? 8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao  princípio, não foi assim."

DEUS NÃO MANDOU E NEM PERMITIU, Moisés permitiu por causa do coração endurecido dos homens e de sua insistência em errar, porém o desejo de DEUS é que mesmo que haja prostituição, haja o perdão, para que os filhos principalmente não sofram.

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para Ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!


Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...