Translate

Levítico 18 - Casamentos ilícitos / Uniões abomináveis / Cada um tenha sua própria esposa










(Levítico 18.3-5 "3- Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos.
4- Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
5- Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor"
.);

(Malaquias 2.14 "E vocês ainda perguntam: "Por quê? " É porque o Senhor é testemunha entre você e a mulher da sua mocidade, pois você não cumpriu a sua promessa de fidelidade, embora ela fosse a sua companheira, a mulher do seu acordo matrimonial. NVI");

(Mateus 19.6 "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.");

(1 Pedro 3.7 "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coo-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. NVI").

O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. 

Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador. É imprescindível que aprendamos a ver o casamento como Deus o vê.

"Cada um tenha a sua própria esposa"

Em 1 Coríntios 7.2 "Mas, por causa da fornicação, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.", Paulo repete o princípio que Deus estabeleceu quando criou o primeiro casal.  

(Gênesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.").

As palavras de Jesus em Mateus 19.4-6 afirmam que a intenção de Deus desde a criação de Adão e Eva era que o homem fosse fiel a uma esposa legítima até a morte. 

As palavras que descrevem o primeiro casamento mostram que o Senhor pretendia que outros seguissem o mesmo padrão. Adão não tinha pais para deixar, mas os filhos de centenas de gerações posteriores têm cumprido este aspecto do princípio perpétuo estabelecido no Éden.

Mesmo em sociedades corrompidas por anarquia e iniquidade, o casamento mantém uma posição honrada (Hebreus 13.4 "O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. NVI").

A relação do casamento: Dois se tornam um

Juntar duas pessoas numa união completa descreve vividamente a beleza do casamento que Deus planejou. Deus não pretendia deixar o homem sozinho; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova e única unidade.

Eles dividem uma relação sexual especial que jamais deve ser compartilhada com outros (1 Coríntios 7.3-5 "3- O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
4- A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.
5- Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. NVI"
). 

Quando a mulher segue a liderança de amor do marido (Leia Efésios 5.22-33), os dois participam juntos de sonhos e sofrimento, de conquistas e calamidades, do vigor da juventude e da fragilidade da velhice. Para este par privilegiado, a vida não se define mais com a palavra eu, e sim com a palavra nós.

Ao longo dos anos, a fusão de duas mentes na busca da mesma meta eterna cria uma intimidade e compreensão sem igual em relações humanas. 

A faísca de admiração no olhar de uma jovem noiva é apenas uma sombra do brilho constante no olho de uma mulher que superou décadas de desafios da vida com o homem que ela ama. 

O prazer que o noivo sente quando toma a mão da sua noiva é meramente um presságio do carinho que sentirá anos depois quando toma a mão de sua mulher, então envelhecida, para firmar os seus passos incertos.

O perigo de desconsiderar os princípios divinos

Aqueles que desprezam a perfeição do plano divino sofrem as tristes conseqüências de lares quebrados, corações esmagados, e espíritos quebrantados. Uma sociedade que apoia divórcios pecaminosos e incentiva casamentos ilícitos ceifará o que semeia. O sacrifício necessário para casamentos bem-sucedidos é sufocado pelo egoísmo que os destrói.

O amor que fornece segurança é substituído pela lascívia que deixa esposas e filhos inocentes abandonados e desprotegidos num mundo cruel. 

Nem leis humanas nem doutrinas engenhosas podem mudar o fato que Deus permite apenas dois motivos para contrair novas núpcias: 

Morte do primeiro companheiro (Romanos 7.3 "Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera. NVI");

(1 Coríntios 7.8-9 "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.
Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. NVI"
);

(1 Coríntios 7.39 "A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor. NVI"),

Ou divórcio porque o parceiro cometeu adultério (Mateus 19.9 "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.").

O sexo antes do casamento, incluído no termo bíblico fornicação ou relações sexuais ilícitas, sempre está errado (1 Coríntios 6.9-11 "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbad
os, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." );

(1 Coríntios 6.18 "Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo." );

(Gálatas 5.19 "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia," );

(Hebreus 13.4 "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará." ). 

Mesmo quando perdoado pela graça de Deus, o sexo antes do casamento, muitas vezes, traz graves conseqüências. Além das possíveis conseqüências físicas, a fornicação pode roubar o casamento posterior da intimidade especial que Deus fez para ser dividida exclusivamente por pessoas casadas. Relações homossexuais são outra perversão do plano de Deus.

Todas as tentativas de "autoridades" humanas a defender a conduta homossexual como algo "natural" não podem apagar as palavras nítidas de (Romanos 1.26-27 "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro."
).

Homossexuais, como fornicadores, adúlteros e todos os outros pecadores, precisam se arrepender para buscar o perdão de Deus (Lucas 13.3 "Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." ); 

(Atos 2.38 "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;" ); 

(Atos 8.22 "Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;" ); 

(Mateus 3.8 "Dêem fruto que mostre o arrependimento! NVI" ).

Abençoados por nosso Criador

O casamento é uma das ricas bênçãos preparadas para nós pelo benevolente Criador. Quando seguimos o plano dele, gozamos das maravilhas do amor e da segurança nesta vida, e a expectativa de um lar perfeito na eternidade.

( Levítico 18.20 "Não se deite com a mulher do seu próximo, contaminando-se com ela.NVI" );

(Levítico 18.22 "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" );

(Levítico 18.27 "Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada." );

(Levítico 18.29 "Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo." ).

Bem amados leitores, estas foram instruções que Deus entregou para Moisés na época da lei, até os dias de hoje e futuramente, para serem observadas, guardadas e obedecidas diante dELE. 

Se naquela época Ele falou que as nações viviam nessas práticas e foram eliminadas do meio do povo, imaginemos nos dias de hoje! O adultério e o homossexualismo são duas pragas abomináveis que infringem a lei, conforme vemos se alastrando demasiadamente pelo mundo.

Se o adultério é pecado, imaginemos o homossexualismo! Quem se livrará do adultério ou do homossexualismo? O adultério desestrutura, acaba e traz consequências desastrosas à união do casal. O homossexualismo ou falsos casais, se destroem por meio de doenças e outras consequências mais.

Basta conhecer as Escrituras e temer a Deus que pode ser liberto! Nada para Deus é impossível; mas querer ser salvo desobedecendo é impossível.

A Palavra de Deus afirma que o pecado afasta o homem dELE. Não é ELE quem se afasta de nós! O homem é quem deve buscar a Deus, não o contrário; porque Deus não se aproxima de pecador. Se todos somos nascidos em pecados e em pecados vivemos mais e mais, só buscando a Deus e se convertendo; caso contrário está afastado definitivamente da presença do Senhor. 

Se a pessoa é um pecador, vá até Deus através de Cristo, mude, e não peque mais! E a partir daí vá se santificando dia a dia. Foi assim com muitos que buscaram ao Senhor e hoje são homens e mulheres de Deus.

Se as leis dos homens somente é que valem, onde fica a lei de Deus? se é Deus quem julga e ele mesmo disse que aquele que lhe teme não façam e nem pratiquem abominações; é porque alguma consequência terão. Se muitos que afirmam crer e obedecer a Deus praticam pelo menos uma dessas duas abominações, como é que podem achar que Deus lhes abençoará?

Deus é Deus e não abençoa o errado que não se arrepende e nem se humilha diante dELE! Se a pessoa é errada, procure se consertar e não pecar mais, essa é a orientação, senão arcará com alguma consequência. 

Deus não quer saber de arrumadinho não, ele quer é obediência! não adianta afirmar que tudo pode! podem fazer, mas de qualquer forma quem julga é Deus! E o pecado consciente, redobra as consequências.

Sejamos pois obedientes ao Senhor em tudo, uma vez que Ele abençoará e guardará, enviando seu anjo para combater todos aqueles que porventura lhes desejar fazer algum mal. Bem falou Jesus: "O caminho do reino dos céus é demais estreito, poucos seguirão por ele"!

Aquele com teme e obedece ao Senhor, continue temendo e obedecendo; aquele que não teme, se volte para ELE e seja-lhe obediente para que na vida eterna, aquela vida que não tem fim, possa viver no Seu reino também eternamente conforme diz na sua palavra.

Que a paz do Senhor esteja com todos!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...