Translate

Apocalipse 3 - Quinta carta, à igreja de Sardo (Sardes)




A Carta à Igreja em Sardo (Sardes)

Freqüentemente julgamos os outros pela aparência. Observamos o comportamento e tentamos entender os motivos. Jesus julga os corações. Ele vê o caráter verdadeiro de cada pessoa e de cada igreja. Quando enviou esta carta ao mensageiro da igreja em Sardes, ele contrariou a impressão popular dos discípulos. 

Apesar de ter a reputação de uma igreja forte e ativa, ele viu as falhas e sabia que aquela congregação já estava quase morta. Se não voltar a viver, seria tomada de surpresa, como se fosse por um ladrão. 

Ao Anjo da Igreja em Sardes (Apocalipse 3.1-6)

A igreja em Sardes (Vers.1): A cidade antiga de Sardes, hoje apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade (a acrópole) quase 500 metros acima da planície, nos rochedos íngremes do vale. 

Era uma cidade próspera, em parte devido ao ouro encontrado no Pactolos, um ribeiro que passava pela cidade. A cidade antiga fazia parte do reino lídio. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera. Os lídios foram o primeiro povo antigo a cunhar regularmente moedas. 

Em 546 a.C., o rei lídio, Croeso, foi derrotado pelos persas (sob Ciro o Grande). Soldados persas observaram um soldado de Sardes descer os rochedos e, depois, subiram pelo mesmo caminho para tomar a cidade de surpresa durante a noite. Assim, a cidade inexpugnável caiu quando o inimigo chegou como ladrão na noite! 

Em 334 a.C., a cidade se rendeu a Alexandre o Grande. Em 214 a.C., caiu outra vez a Antíoco o Grande, o líder selêucido da Síria. Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio. Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos e comerciais. 

Aquele que tem os sete Espíritos de Deus... (Vers.1): Sete representa a totalidade e a perfeição divina. (Apocalipse 4.5 Diz: "E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.").

(Apocalipse 5.6 Diz: "E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra."). 

Deus sabe tudo e vê tudo (2 Crônicas 16.9 Diz: "Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti."). Nada em Sardes seria escondido de Jesus. 


As sete estrelas... (Vers.1): Jesus não somente vê, ele também controla. Ele segura os mensageiros das igrejas na sua mão direita (Apocalipse 1.20 Diz: "O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas."). Pode ver, julgar e até castigar conforme a sua infinita sabedoria. 

Conheço as tuas obras... (Vers.1): Como nas outras cartas, aquele que estava no meio dos candeeiros conhecia perfeitamente as obras e os corações das igrejas. 

Tens nome de que vives, e estás morto... (Vers.1): Esta frase ilustra perfeitamente a diferença importante entre reputação e caráter. A reputação é a fama da pessoa, o que os outros acham que ela é. O caráter é a essência real da pessoa, o que realmente é. As outras pessoas podem ver somente por fora, mas Jesus vê o homem interior e sonda os corações. Ele não pode ser enganado por ninguém. 

A igreja de Sardes teve a reputação de ser ativa e viva, mas Jesus sabia que estava quase morta. Ele não fala de perseguição romana, nem de conflitos com falsos judeus. Não cita nenhum caso de falsos mestres seduzindo o povo ao pecado. Ele fala de uma igreja aparentemente em paz e tomada por indiferença e apatia. A boa fama não ocultou a verdadeira natureza desta congregação dos olhos do Senhor. 

Sê vigilante... (Vers.2): Por falta de cuidado, Sardes caiu aos seus inimigos em guerra. Espiritualmente, discípulos e igrejas caem por falta de vigilância. 

Muitas passagens no Novo Testamento frisam a importância da vigilância, pois o pecado nos ameaça (Mateus 26.41 Diz: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.")

(1 Pedro 5.8 Diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"). 

Falsos mestres procuram devorar os fiéis (Atos 20.29-31 Diz: ''Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
Portanto, vigiai
, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós."). 

Não devemos descuidar, porque não sabemos a hora que o Senhor vem (Mateus 24.42 Diz: "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor."

(Mateus 25.13 Diz: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.")

( Lucas 21.34-36 "Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente. Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar em pé diante do Filho do homem".

O bom soldado toma a armadura de Deus e vigia constantemente com perseverança e oração (Efésios 6.18 Diz: "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,"); 

(Colossenses 4.2 Diz: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;"). 

Confirma os restantes que estava para morrer... (Vers.2): Uma última tentativa de resgate 

(Judas 1.22-23 Diz: "E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne."). A igreja em Sardes estava quase morta, mas ainda houve uma esperança de salvar alguns, ou talvez até de reavivar a congregação. 

Não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus... (Vers.2): Para ter a reputação de ser uma igreja viva, parece que ainda havia alguma atividade em Sardes. O problema não foi a ausência total de obras, mas a falta de integridade delas.

É possível obedecer mandamentos de Deus sem inteireza de coração (2 Crônicas 25.2 Diz: "E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, porém não com inteireza de coração."). 

É possível fazer coisas certas com motivos errados. Os homens podem ver as obras; Deus vê os corações, também.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te... (Vers.3): Como a cidade de Sardes olhava para seu passado glorioso, a igreja precisava lembrar as grandes bênçãos recebidas e voltar a valorizar a sua comunhão especial com Deus. 

Se esquecermos da palavra de Deus e da salvação do pecado, facilmente cairemos no pecado (2 Pedro 1.8-9 Diz: "Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados."). 

Para nos firmar na fé, temos que lembrar do que temos recebido. Não é por acaso que a Ceia do Senhor foi dada como a celebração central das reuniões dos cristãos. 

Quando lembramos da morte de Jesus, do sacrifício que ele fez por nós, ficamos mais firmes em nossos passos rumo ao céu (1 Coríntios 11.24-26 Diz: "
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha."). 

Mas não é suficiente lembrar das coisas que ouvimos; precisamos guardar as palavras do Senhor. 

O evangelho não é apenas para ouvir; é para ser obedecido (2 Tessalonicenses 1.8 Diz: "Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;")

(1 Pedro 4.17 Diz: "
Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?"). 

No caso do povo desobediente de Sardes, teriam de se arrependerem para voltar às boas obras de obediência. 

E, se não vigiares, virei sobre ti como ladrão, e não sabereis a que hora sobre ti virei... (Vers.3): A figura de um ladrão encontrando pessoas despreparadas é comum nas Escrituras. 

Jesus empregou esta idéia várias vezes no seu trabalho entre os judeus (Mateus 24.43 Diz: "Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.")

(Lucas 12.39 Diz: "Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa."

Os apóstolos imitaram este exemplo nas suas cartas (1 Tessalonicenses 5.2-4 Diz: "Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.")

(2 Pedro 3.10 Diz: "
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão."). 


No Apocalipse, Jesus prometeu vir como ladrão, encontrando despreparadas as pessoas que não vigiavam (Apocalise 16.15 Diz: "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."). 


Algumas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras (Vers.4): No meio de uma igreja quase morta, Jesus encontrou algumas pessoas fiéis! 

Este fato nos lembra de que o julgamento final será individual (Apocalipse 2.23 Diz: "E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.")

(Apocalipse 22.12 Diz: "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra."). 

(2 Coríntios 5.10 Diz: "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.). 

Embora as cartas fossem destinadas às sete igrejas, as mensagens precisavam ser aplicadas na vida de cada discípulo. A salvação não é coletiva; é individual. Ao mesmo tempo, não devemos interpretar este versículo para justificar tolerância de pecado aberto numa igreja. 

Pessoas que sabem do pecado e não agem para corrigí-lo não podem alegar ter vestiduras brancas, pois desobedecem a palavra de Deus (Mateus 18.15-17 Diz: "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
")

(Tiago 5.19-20 Diz: "
Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados."). 

Não devemos ser participantes nem cúmplices nas obras das trevas (Efésios 5.7,11 Diz: "Portanto, não sejais seus companheiros.
Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as."
). 

Porquanto são dignas disso.(Vers.4): Estes fiéis são dignos, não por mérito próprio, mas por serem pessoas salvas pela graça, pessoas que andam nas boas obras determinadas por Deus (Efésios 2.8-10 Diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
). 

O que vencer será vestido de vestes brancas...(Vers.5): A mesma promessa feita aos puros em Sardes se aplica geralmente ao vencedor. Terá vestiduras brancas de pureza e vitória. 

As pessoas de vestiduras brancas participam da grande festa de louvor ao Cordeiro em (Apocalipse 7.9-10 Diz: ''Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.") 

De modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida (Vers.5): Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Filipenses 4.3 Diz: "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida."). 

Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Apocalipse 3.5 Diz: "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."). 

Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Apocalipse 13.7-8 Diz: "E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.")

(Apocalipse 17.8 Diz: "
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá."). 


No julgamento descrito em Apocalipse 20.12-15 Diz: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo
. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo
"), esses são condenados ao lago de fogo. 

Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 21.27 Diz: "E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro."). 

Confessarei o seu nome diante de meu Pai... (Vers.5): Jesus prometeu confessar diante do Pai todo aquele que confessa o nome dele diante dos homens. (Mateus 10.32 Diz: "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.") 

Prometeu, também, negar os nomes daqueles que se envergonharem dele (Mateus 10.33 Diz: "Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.") 

(Marcos 8.38 Diz: "Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos."). 

Quem tem ouvidos, ouça (Vers.6): Todos devem prestar atenção! 


Conclusão

O processo de morte de uma igreja pode acontecer lentamente, passando quase despercebido. As próprias pessoas na congregação, como outras pessoas olhando de fora, podem achar que esteja tudo bem. Jesus, porém, julga os corações e conhece o estado verdadeiro de cada igreja e cada discípulo. 

Quando ele nos chama para ouvir, devemos prestar atenção e estar atento a tudo o que fala aos nossos corações, não somente ouvindo, mais praticando e guardando todas as palavras nos nossos corações.

Ás vezes estamos preocupados com o nosso vizinho e com o próximo, e Deus está falando, é hora de você se avaliar, vê como esta a sua vida diante de Deus, para o que você esta olhando, aonde você esta colocando os seus pés, aonde suas mãos estão sendo colocadas, o que você esta ouvindo, o que está dizendo.

Será que aquilo que estais fazendo esta edificando a mim, ou me afastando de Deus, devemos nos avaliar e ver se nossas atitudes estão diante de Deus, e se estão nos levando para perto dele, que não venhamos ser como a igreja de Sardes que Deus diz: "Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto." 

Mas que venhamos ser uma igreja viva, sermos templo e morada do espirito santo, sermos esses alguns que Deus descreve no versículo 4, que não contaminaram seus vestidos, suas vestes, não se compram por nada dessa vida, não deixam Deus por nada, mais AMA a ele mais do que tudo nessa terra, e que possamos um dia, quando ele voltar, nos encontrarmos com ele nas nuvens e pra sempre morar com ele. 

"Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz as igrejas."  
                                         
                                                  Que Deus nos abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...