Translate

Davi um homem segundo o coração de Deus / Davi é usado por Deus para afastar o espirito maligno de Saul / Davi e Golias / Davi poupa Saul / Davi leva a arca para Jerusalém / O pecado e arrependimento de Davi







O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Introdução:

Quem não tem o desejo de ser um homem segundo o coração de Deus?
Por óbvio, todas as pessoas que almejam um relacionamento com Deus desejariam chegar a este nível do relacionamento.
E começam a indagar o que teria levado Deus a escolher Davi, ou mesmo o que teria levado Deus a identificar em Davi esta condição. Repisando constantemente o incidente horrível do adultério e o arrependimento demonstrado por Davi.


Não restando dúvidas de que a atitude dele após os fatos o salvaram da morte e proporcionaram regeneração, todavia, seria isto suficiente para proporcionar tamanha honra a um homem?!


A resposta certamente é; NÃO!


O arrependimento proporciona a condição de reconciliação com Deus, proporciona possibilidade de em recomeço, mas é apenas um dos passos para que alguém possa ser chamado “homem segundo o coração de Deus”.

DAVI É USADO POR DEUS PARA AFASTAR O ESPÍRITO MALIGNO DE SAUL.


Desde a sua mocidade Davi demonstrou como era seu coração, e após ter sido ungido por Samuel não se importou em servir ao rei que ainda estava no poder.

(1 SAMUEL 16.23 ''E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.'')

Davi havia sido ungido por Samuel porque Saul havia sido rejeitado, mas ele não usurpou o trono, não fez qualquer requisição fora de tempo, antes serviu como um servo deve fazer, como Deus fez ao enviar seu filho unigênito para morrer por nós na cruz do calvário.

(ROMANOS 5.8 ''Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.'')

Davi serviu como Cristo, que poderia a qualquer momento requerer sua condição de Rei, mas como servo se humilhou sem reclamar.

(ISAÍAS 53.7 ''Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.'')

Já com a honra de rei, mostrou humildade e serviu!

DAVI E GOLIAS.


Quando um gigante chamado Golias, começou afrontar o exército de Israel, não havia um homem entre os soldados, capaz de enfrentar e subjugá-lo mas Davi sem ofender ninguém, sem menosprezar ninguém, e se colocando em uma atitude extremamente humilde, dizendo para Saul que era servo, contou como era capaz de defender suas ovelhas e que acreditava de todo o coração que Deus o livraria das mãos do gigante.

(1 SAMUEL 17.36-37 ''Assim, feria o teu servo o leão como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo.
Disse mais Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o Senhor seja contigo.'')

O homem segundo o coração de Deus é treinado para a batalha, aprendendo que as armas vencedoras são as armas do Senhor e o seu treinamento nem sempre é com honras e glória diante de homens, pode começar no secreto de Deus conosco.


Vejam, que Davi matava o urso e o leão para proteger suas ovelhas enquanto pastavam, e o Pastor leva as ovelhas para pastar em um campo onde geralmente só estão as ovelhas e o pastor.


Quando aparece um intruso, este é enfrentado pelo poder de Deus e muitas vezes sem plateia, aliás na maioria das vezes o inimigo é vencido pela força de nossos joelhos no chão em oração.

Foi como Jesus iniciou sua jornada, orando no deserto, depois enfrentou o terror da cruz, orando no Getsêmani, pois sabia que Deus ouve as nossas orações.

(JOÃO 11.41-42 ''Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste.'')

Davi enfrenta o gigante e o derrota, pois suas armas eram orientadas, dirigidas e estabelecidas por Deus.

Saul até tentou proteger Davi da sua maneira e o vestiu de uma armadura;

(1 SAMUEL 17.38 ''E Saul vestiu a Davi das suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.'')

Mas Davi estava acostumado a lutar com as armas que Deus lhe dera:

(1 SAMUEL 17.39 ''E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.'')

E partiu para a batalha com as armas que Deus havia preparado para ele, e nelas ele podia confiar. 

(1 SAMUEL 17.40-45 ''40 - E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da sua funda e foi-se chegando ao filisteu. 41 - O filisteu também veio e se vinha chegando a Davi; e o que lhe levava o escudo ia diante dele. 42 - E, olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era jovem ruivo e de gentil aspecto. 43 - Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses. 44 - Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.'')

Você já conhece o final da história, Davi venceu o gigante e cortou sua cabeça.
As armas que Deus nos proporciona são suficientes para vencer o mal.

DAVI POUPA A SAUL

A popularidade de Davi começa a incomodar o rei Saul, que por não ter mais o Espírito de Deus, é totalmente dominado pela vontade e defeitos da carne, e começa a perseguir aquele que até então lhe era tão querido.

E em uma destas perseguições Saul praticamente se entrega.

(1 SAMUEL 24.2-6 '' 2 - Então, tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi à busca de Davi e dos seus homens, até aos cumes das penhas das cabras monteses.
3 - E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam aos lados da caverna.
4 - Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul.
5 - Sucedeu, porém, que, depois, o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul;
6 - E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor , estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.'')

Podemos até pensar que ele estava equivocado, pois Deus já havia rejeitado a Saul, mas Davi reconhecia a soberania de Deus para com os seus e, ainda que alguém precise ser exortado ou até rejeitado isto esta nas mãos do Senhor.

DAVI POUPA OUTRA VEZ A VIDA DE SAUL

Passado algum tempo, Davi já tinha sido humilhado de todas as formas e precisava viver escondido, neste tempo tem outra oportunidade de matar Saul, mas novamente se comporta como um servo e deixa a justiça para Deus.

(1 SAMUEL 26.7-10 '' 7 - Vieram, pois, Davi e Abisai de noite ao povo, e eis que Saul estava deitado, dormindo dentro do lugar dos carros, e a sua lança estava pregada na terra à sua cabeceira; e Abner e o povo estavam deitados ao redor dele. 8 - Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos a teu inimigo; deixa-mo, pois, agora, encravar com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez. 9 - E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor e ficou inocente? 10 - Disse mais Davi: Vive o Senhor , que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá.'')

Um homem segundo o coração de Deus, reconhece que a Deus pertence toda a justiça.

(SALMOS 37.5-9 '' 5 - Entrega o teu caminho ao Senhor ; confia nele, e ele tudo fará.
6 - E ele fará sobressair a tua justiça como a luz; e o teu juízo, como o meio-dia.
7 - Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
8 - Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal.
9 - Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.'')

DAVI LEVA A ARCA PARA JERUSALÉM

Os filisteus já haviam devolvido a arca, porque o próprio Deus tinha se encarregado de demonstrar o seu poder, porém a arca estava em Baalim de Judá e Davi leva todo o povo para buscá-la e devolver ao Templo.

(2 SAMUEL 6.13-15 ''E sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor ; e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal. 
Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor , com júbilo e ao som das trombetas.'')

O homem segundo o coração de Deus, reconhece que o lugar de Deus é no Templo, e o seu Espírito deve permanecer no Templo.

MUITAS OUTRAS OBRAS FEZ DAVI

Davi fez muitas outras coisas que demonstravam sua conduta diante de Deus.

(2 SAMUEL 9.15 ''Reinou, pois, Davi sobre todo o Israel; e Davi julgava e fazia justiça a todo o seu povo.'')

Ele honra o filho de Jônatas chamado Mefibosete que era aleijado de ambos os pés.

O PECADO E ARREPENDIMENTO DE DAVI

E após uma longa jornada com Deus, Davi comete um grave e repulsivo pecado, adulterando, praticamente comete um estupro, e toma uma atitude que representa uma sentença de morte para o marido de Bate-Seba, Urias.


É repreendido por Natã, e se arrepende profundamente.
O filho daquela relação adulterina morre.
Mas Davi se apresenta diante de Deus e implora que o Espírito do Senhor não se aparte dele.

(SALMOS 51.10-11 ''Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.'')

UM AMOR INCONDICIONAL


Do casamento de Davi com Bate-Seba, nasceu Absalão que se revoltou contra Davi, levando Israel a segui-lo.

(2 SAMUEL 15.13 ''Então, veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.'')

E Absalão desejava o trono, mas quando encontrou a morte, Davi mostrou que seu amor era muito maior do que qualquer outro sentimento que pudesse ter.

(2 Samuel 18.31-33 ''E eis que vinha Cusi e disse: Anunciar-se-á ao rei, meu senhor, que hoje o Senhor te vingou da mão de todos os que se levantaram contra ti.
Então, disse o rei a Cusi: Vai bem com o jovem, com Absalão? E disse Cusi: Sejam como aquele jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantaram contra ti para mal.
Então, o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e, andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!'')

Este sempre foi o sentimento de Deus por nós.

(JOÃO 3.16 ''Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.'')

CONCLUSÃO

Para ser um homem segundo o coração de Deus, é preciso ter uma jornada com Ele, é necessário dar lugar para os sentimentos que agradam a Deus e segui-lo.
É preciso ter historio com Deus.

Davi errou, é verdade, mas seu coração sempre esteve disposto a fazer a vontade de Deus e por isto foi perdoado e viveu em Paz até a velhice.

(1 CRÔNICAS 29.26-28 ''Ora, Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel.
E foram os dias que reinou sobre Israel quarenta anos: em Hebrom reinou sete anos e em Jerusalém reinou trinta e três.
E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.'')

Tenha uma história com Deus, e desfrute de uma vida repleta da misericórdia e amor do Senhor sobre toda a tua casa.

                                                                                                                                                                     Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...