Translate

Gênesis 31.19 - Raquel furtou so ídolos de seu pai / Como eu posso saber se estou adorando as bênçãos ou desejos em lugar de Deus?




Introdução
O primeiro mandamento exposto em Êxodo 20.3 diz “Não terás outros deuses além de mim”. Somos tentados a pensar quando lemos este mandamento que o estamos cumprindo, pois o nosso conceito de “ídolos” está ligado a coisas externas a nós (imagens, esculturas, fotografias, etc).

Jesus revela o maior dos mandamentos em Mateus 22:37-38 dizendo: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento".

Ao pararmos para refletir acerca deste mandamento, indagamos a nós mesmos:
- Será que amo ao Senhor de todo o coração? Ou existem amores que competem pela minha atenção?
- Será que adoro outros deuses? Ou Deus é o Senhor Supremo em todas as situações que enfrento?
A idolatria está ligada ao amor do meu coração. Ela está por detrás de cada pecado que me aprisiona e derrota.

A Bíblia está repleta de relatos de pessoas e nações que caíram na idolatria, um destes relatos conta a historia de Raquel, esposa de Jacó, a qual nos voltaremos neste instante, aplicando o seu exemplo em nossas vidas.
1 – Os ídolos de Raquel
O furto dos ídolos de Labão cometido por Raquel é a primeira menção acerca de ídolos feita na Palavra de Deus.

Este ato de Raquel apresentou sérias consequências: Raquel roubou o seu pai, enganou o seu marido, colocou sua família e sua própria vida em risco, sustentou a mentira perante seu pai Labão (Gênesis 31.34 "Mas tinha tomado Raquel os ídolos e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda, e não os achou.").

Qual seria a razão desta atitude de Raquel? O que estes ídolos significavam para ela?

Para respondermos a esta pergunta precisamos aprofundarmos no que a Bíblia nos revela acerca de Raquel:

Raquel era mais formosa que Leia, sua irmã (Gênesis 29.17 "Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.").

Seu esposo Jacó era apaixonado por ela e a amava muito, trabalhou para seu pai Labão por 14 anos para que pudesse tê-la, o que mais ela poderia querer?

Ela queria filhos (Gênesis 30.1-2 "Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?"), pois sua irmã Leia já havia concebido a seis filhos, porém Raquel permanecia estéril.

Ela responsabiliza Jacó e não a Deus pela sua esterilidade.

No tempo de Deus ela tem um filho, José (Gênesis 30.23-24 "Ela engravidou, e deu à luz um filho e disse: "Deus tirou de mim a minha humilhação".
Deu-lhe o nome de José e disse: "Que o Senhor me acrescente ainda outro filho".).

Porém ela não estava satisfeita, o significado do nome de José revela isto “Que Deus me acrescente outro”, ela queria mais.

Mais a frente ao dar a luz a seu segundo filho ocorrem complicações no parto e enquanto morria, Raquel dá o nome ao seu filho de Benoni, a qual significa “filho da minha tristeza” (depois seu nome foi mudado para Benjamim).

Aquilo que Raquel mais amava e mais desejava lhe levou a morte.

A mulher que disse “Dá-me filhos ou morrerei” morre durante um parto.
Muito antes de roubar os ídolos de seu pai, Raquel já era idólatra, o  seu desejo por conceber filhos como sua irmã Leia, foi o mais importante de sua vida, isso é o que consumia a sua alma.
Ao roubar os ídolos do Pai, ela queria um deus que pudesse ser manipulado a seu favor.
2 – Aplicações
Precisamos responder a pergunta: “O que preciso ter para que a minha vida tenha sentido? Ou para que eu possa ser feliz?”.

João Calvino disse que “a natureza humana é uma eterna fábrica de ídolos”.
Portanto, ídolos não são apenas estatuas de pedra, mas também pensamento, anseios, desejos, a qual passamos a cultuar no lugar de Deus.

Se Deus é a maior prioridade de nossas vidas, o resto estará em seu devido lugar.

Como eu posso saber se estou adorando as bênçãos ou desejos em lugar de Deus?

A resposta é: se estou disposto a pecar para obter o que desejo, ou quando não consigo o que quero, significa que o meu desejo tomou o lugar de Deus em meu coração, e, portanto estou sendo um idólatra.

Desejar ter filhos não era idolatria, mas quando este desejo se tornou o maior desejo do coração de Raquel, isto a tornou uma idólatra.
O que Raquel fez com os ídolos que roubara de seu pai?
Provavelmente ela os tenha entregado a Jacó, quando ele pediu, para enterrá-los debaixo de um carvalho (Gênesis 35.2-4 "Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém."). Esperamos que ela tenha se livrado da prisão dos ídolos.
3 – Conclusão
Hoje Deus nos convida a entregar os nossos ídolos, Ele os enterrará sob a Gloriosa Cruz no Gólgota.

Deus conhece cada desejo dos nossos corações, e sabe aquilo que colocamos a frente dEle.

Ele nos concedeu o Seu Filho, nosso Advogado, que expiou os nossos pecados.

Ele nos concedeu o Espírito Santo, a qual habita em nós e nos guia a toda Verdade.

Ele nos concedeu a Sua Palavra, que ilumina e nos dá sabedoria.

Tudo isso para mudar os nossos caminhos, para louvor da Sua Glória.


                                Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...