Translate

Êxodo 35 - Deus chama Bezalel e Aoliabe / Bezalel uma vida à sombra de Deus



Bezalel

Na sombra de Deus o filho de Uri, o filho de Hur, da tribo de Judá, isto é, um descendente de Calebe (1 Crônicas 2.18-20 "E Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba, sua mulher, e de Jeriote; e os filhos desta foram estes: Jeser, Sobabe, e Ardom. E morreu Azuba; e Calebe tomou para si a Efrate, da qual lhe nasceu Hur. E Hur gerou a Uri, e Uri gerou a Bezaleel.")

Era hábil mecânico e desenhador, e foi encarregado de executar as obras de arte necessárias para o tabernáculo no deserto. Ele tinha-se associado com Aoliabe, que tinha a seu cargo a fabricação dos tecidos. o trabalho pessoal de Bezalel era em metal, madeira e pedra, mas ele era mestre de Aoliabe, e dirigia os trabalhos deste artista (Êxodo 31.2 "Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,");  

(Êxodo 35.30 "Depois disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o Senhor tem chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá." );

(Êxodo 36.1-2 "Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado. Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coração, em cujo coração o Senhor tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coração moveu a se chegar à obra para fazê-la." ).

Filho de Paate-Moabe, um dos que tinham casado com mulheres estranhas (Esdras 10.30 "E dos filhos de Paate-Moabe: Adna, Quelal, Benaia, Maséias, Matanias, Bezalel, Binui e Manassés.").

Alguns personagens bíblicos, por uma razão ou outra, não se tornam muito conhecidos. Na leitura bíblica passamos por eles sem prestar muita atenção. Entre eles está Bezalel, da tribo de Judá. 

Esse é um nome que passa facilmente despercebido na nossa leitura bíblica. Ainda assim, no texto que fala sobre esse homem, podemos extrair princípios importantes para a nossa vida e ministério como líderes do povo de Deus.

A. O princípio da convicção (Êxodo 31.2)

No texto acima o Senhor faz a seguinte afirmação através de Moisés: “Eis que chamei pelo nome a Bezalel”.

Quando sei que fui chamado por Deus “pelo nome”, para o ministério que estou exercendo, isso me dá convicção. Isso me ajuda a enfrentar e vencer as dúvidas. Quando sei que fui “chamado pelo nome” não me acovardo diante das lutas.

B. O princípio da capacitação (Êxodo 31.3)

“E o enchi do Espírito de Deus”. Isso tem a ver com unção. Capacitação para o serviço. Sua habilidade não é mero talento. É dom. Bezalel foi capacitado pelo Espírito de Deus para lapidação de pedras. Você e eu fomos capacitados pelo mesmo Espírito para sermos instrumentos na lapidação de vidas.

C. O princípio da cooperação (Êxodo 31.6a)

“Eis que lhe dei por companheiro Aoliade”. Deus deu a Bezalel um companheiro para o trabalho. No Reino de Deus não há lugar para a síndrome do “cavaleiro solitário” – o herói que aparece sozinho e realiza ou conquista tudo. 

Todos nós precisamos de um ou mais companheiros. Isso tem a ver com o discipulado e o conceito de “companheiros de jugo”. Ao invés de sermos “cavaleiros solitários”, busquemos ser “servos solidários”.

D. O princípio da submissão (Êxodo 31.6b)

“Para que me façam tudo o que tenho ordenado”. Não basta realizar! Isso pode ser mero ativismo. O importante é realizar a vontade daquele que nos “chamou pelo nome”.

Sou grato a Deus por que Ele chamou você pelo nome; Ele o/a encheu com o seu Espírito; Ele tem lhe dado companheiros no ministério; Ele tem orientado você na vontade dele para a sua vida.

Texto básico: ÊXODO 38.22

BEZALEL: UMA VIDA À SOMBRA DE DEUS 

No Capítulo 36 aprendemos como aquele povo de Israel, apesar de todos os seus defeitos e pecados, foi ativo no trabalho do SENHOR. Bezalel foi habilitado por Deus, treinou uma equipe e todos trabalharam com dedicação total para a confecção do Tabernáculo.

No Capítulo 37, vimos como Bezalel exerceu uma liderança bíblica. Apesar de ser o chefe das manufaturas e ter uma grande e disposta equipe, ele fez, e fez muita coisa, quase tudo. Não ficou só no comando, ele pegou no "breu". Uma lição tremenda do que seja uma liderança bíblica!

Agora, no Capítulo 38, vamos nos despedir de Bezalel, aprendendo mais uma lição de vida com aquele servo do SENHOR que viveu realmente à sombra de Deus (este é o significado do seu nome):


I – BEZALEL NÃO FICAVA PELA METADE EM SUAS RESPONSABILIDADES 

"Fez Bezalel tudo ..."

TUDO quanto Deus tinha ordenado ele fazer ele fez! Na igreja há muito iniciativa, mas pouco acabativa". Ou seja, as pessoas não terminam, não concluem, não vão até o fim naquilo que começaram. Às vezes não passamos de "empolgados"!

O mundo diz que melhor é o começo (nas empolgações do namoro, do casamento, das amizades, dos projetos e sonhos), mas a Bíblia diz que muito melhor é o fim (Eclesiastes 7.8-10 "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.
Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta."
).

Melhor é chegar até o fim da vida no casamento, melhor é ser perseverante nas coisas e ir até o fim!

II – BEZALEL FEZ BEM FEITO O QUE LHE FOI CONFIADO 

"Fez Bezalel tudo quanto o SENHOR ordenara..."

Não é só concluir as coisas. Ele fez muito mais do que isso, ele fez bem feito. Foi obra de artista. Ele seguiu o conselho de Eclesiastes 9.10 "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." 

Recebeu a repreensão de Eclesiastes 10.18 "Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja."

E foi obediente à instrução de Eclesiastes 11.6 "Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas."

Os diplomas acadêmicos dos EUA podem ser dados de forma simples, ou com as inscrições douradas CUM LAUDE ou SUMMA CUM LAUDE ("Com Louvor!" Ou "Com Muito Louvor!). O que você gostaria que viesse escrito no seu diploma?

III – BEZALEL PERMANECEU FIEL À SUA POSIÇÃO

"Fez Bezalel tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés"

 Mesmo com todos os seus talentos, qualidades e realizações, Bezalel reconhecia a sua posição diante de Deus. Ele era o mestre de obras, o chefe da produção, o artista-mor, mas não era o arquiteto. Este era Moisés. Bezalel fez o que o SENHOR ordenava a Moisés.

Conhecer nossas limitações e as fronteiras de nossa responsabilidade e autoridade, estabelecidas por Deus, é uma grande sabedoria, e nos evita muito problemas. Se vamos crescer, é melhor esperar no SENHOR. Como Josué que teve que esperar que Moisés morresse para liderar Israel. Até isso Bezalel nos ensina! Vamos aprender?

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;


Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz". Eclesiastes 3.1-8

Que Deus te abençoe!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...