Translate

Feminismo ou consequência de um mal-entendido? #Novela Gênesis | Capítulo 2

 



"Adão dá continuidade ao seu pensamento falho com suas filhas, que não tem nada a ver com o que aconteceu no paraíso, tratando-as como possíveis inimigas".


Adão se culpa por ter dado ouvidos à Eva quando esta o convidou a comer do fruto proibido. 

E assim se nega a ouvi-la de novo, até quando ela tem razão, esquece que o que aconteceu no Éden foi um caso isolado e não quer dizer que Eva não é para ser ouvida— afinal Deus a fez para ele.

E assim, Adão dá continuidade ao seu pensamento falho com suas filhas, que não tem nada a ver com o que aconteceu no paraíso, tratando-as como possíveis inimigas.

E para piorar a situação, Eva se sujeita a todos maltratos de Adão e seus filhos homens, o que acaba dando as suas filhas o exemplo errado de como é ser mulher.

As filhas revoltadas com tanta injustiça, carência e machismo, se revoltam com todos os homens e saem de casa, pensando que assim serão livres.

Elas viverão o que muitas mulheres já tentaram evitar através da solidão e curtição e que nunca conseguiram, a carência falar mais alto.


Feminismo ou mal-entendido?


Gênesis explica como todo esse mal entendido entre os sexos começou e como ele não acaba só por se afastar um do outro.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

A primeira escolha - #Novela Gênesis | Capítulo 1


 



"Deus criou o homem e a mulher perfeitos, mas com escolhas, ou seja, eles podiam deixar de ser perfeitos se quisessem"


Adão e Eva viveram algo que nunca vivemos: a perfeição. Eles eram como crianças no jardim do Éden. Tudo era novidade, tudo era perfeito, tudo tinha uma razão. A inocência reinava e por isso eles andavam nus. 

Mas um dia eles decidiram desobedecer a Deus e perderam tudo, trazendo assim o mal para toda humanidade. Mas esse ocorrido sempre traz uma má interpretação por parte de muitos sobre o porquê Deus ter plantado uma árvore proibida no meio do jardim se não era para Adão e Eva tocarem nela.

Deus criou o homem e a mulher perfeitos, mas com escolhas, ou seja, eles podiam deixar de ser perfeitos se quisessem. É como ter filhos e dar a eles a melhor educação possível, carinho e amor, até que eles crescem e começam a fazer suas próprias escolhas, mesmo que contrárias a tudo que seus pais os ensinaram. 

Mesmo que a vontade de muitos pais é não deixar que seus filhos cresçam, todos reconhecem que isso não seria justo para com eles.

A árvore do bem e do mal era Deus sendo justo e dando a Adão e Eva a escolha de não estar mais na presença dEle. 

Era o direito de experimentar o que Ele não os havia dado e saber o que Ele não os havia contado. Assim como a adolescência faz com muitas crianças.

Quantos adolescentes não pensam que o que não se experimentou é para se experimentar, para se saber por experiência própria? 

E o que seus pais podem fazer a não ser esperar que seus filhos um dia cheguem às próprias conclusões?

("Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22.6).

Como explicar o quanto temos em comum com dois personagens que viveram tantos milênios atrás? Como nos identificar tanto com pessoas que nunca conhecemos de perto?

Esse é um dos diferenciais das novelas bíblicas, pois são histórias verídicas, contadas estritamente com o intuito de nos deixar lições importantíssimas. Como foi no caso de Adão e Eva.

Ao assistir à relação desses dois pombinhos se desintegrar no primeiro capítulo, vemos o quanto eles erraram ainda mais depois da desobediência no Éden.

Vale fazer uma lista do que ‘não adianta’, quem sabe não cometemos os mesmos erros (ou pelo menos paramos de cometê-los)?

1. Não adianta ficar com raiva do acontecido. Raiva é um sentimento traiçoeiro que nos leva a fazer coisas que não queremos, e não nos deixa pensar muito, quando vamos ver, já fizemos, já falamos e já perdemos.

2. Não adianta culpar o outro pelo o que aconteceu. A partir do momento que decidimos fazer qualquer coisa na vida, nos tornamos responsáveis por aquela decisão e não importa as circunstâncias nem quem nos motivou a ela.

3. Não adianta punir o outro pelo acontecido. O tratamento do silêncio e a mágoa só nos endurecem, não corrigem ninguém.

4. Não adianta fugir do assunto. Enquanto ele não é resolvido, estará sempre presente, por trás de muitas decisões erradas que tomamos.

Então o que adianta? Resolver o problema.

Resolver envolve primeiramente o reconhecimento do erro. Reconhecer o erro não é culpar ninguém. Por exemplo, seria demais Eva admitir que foi tola em acreditar na serpente e Adão admitir que fez pior, não foi enganado por ninguém, comeu do fruto proibido porque quis?

Se Adão e Eva tivessem reconhecido o erro deles e pedido perdão, que seria o próximo passo, eles não teriam perdido o relacionamento com o Pai, mesmo fora do jardim, poderiam contar com Ele.

E o último passo seria decidir não errar mais, entender o porquê erramos... Eva poderia questionar mais os pensamentos que vem à cabeça e Adão não se achar o tal, que podia tudo porque foi lhe dado tudo. 

Mas como quase tudo para o ser humano tem que envolver raiva, mágoa, e vingança...

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...