Translate

Livro de Provérbios / Quando foi escrito o livro de Provérbios? / Quem escreveu o livro de Provérbios?








Título: É um tipo de literatura comum em muitos povos e não somente em Israel. Trata-se de uma coleção de ditos substanciais, por meio dos quais, por comparações ou contraste, são ensinadas máximas de sabedoria.

Em outras palavras, seria um tipo de sabedoria que condena ensinamentos profundos em pequenas frases.

Autoria e Data: Esta coleção, em particular, foi compilada principalmente por Salomão, de quem, em 1 Reis 4.32 "
Ele compôs três mil provérbios, e os seus cânticos chegaram a mil e cinco.", escreveu mais de três mil provérbios.

Ainda existem no livro provérbios de outros sábios, alguns anônimos (Duas coleções - Provérbios 22.17 à 24.34) e outros não, como os provérbios de Agur (Provérbios 30) e de Lemuel (Provérbios 31).

Como afirma o próprio livro, sua edição foi realizada nos dias do rei Ezequias (Provérbios 25.1 "Também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá." ), que efetuou uma grande reforma religiosa em Israel.

Ezequias reinou entre 716 e 687 a.C., ou seja, 250 anos após o reinado de Salomão.

Propósito: O conhecimento é nada mais do que uma acumulação de fatos brutos, mas a sabedoria é a capacidade de ver as pessoas, eventos e situações como Deus os vê. 

No Livro de Provérbios, Salomão revela a mente de Deus em assuntos superiores e nobres, assim como em assuntos ordinários e situações cotidianas. 

Parece que nenhum assunto escapou à atenção do rei Salomão. Questões relativas à conduta pessoal, relações sexuais, negócios, prosperidade, amor, ambição, disciplina, dívidas, educação infantil, caráter, álcool, política, vingança e piedade estão entre os vários temas abordados neste rica coleção de provérbios.

Resumo: Resumir o livro de Provérbios é um pouco difícil, pois ao contrário de muitos outros livros da Bíblia, não há nenhuma conspiração ou enredo encontrado em suas páginas; da mesma forma, não existem personagens principais do livro. 

A sabedoria é o seu foco - uma sabedoria grande e divina que transcende toda a história, povos e culturas. Mesmo uma leitura superficial deste tesouro magnífico revela que os provérbios do sábio rei Salomão são tão relevantes hoje como eram há cerca de três mil anos atrás.

O tema da sabedoria e da sua necessidade em nossa vida encontra o seu cumprimento em Cristo. Somos continuamente exortados em Provérbios a buscar, adquirir e compreender sabedoria. 

Provérbios também nos diz - e repete - que o temor do Senhor é o princípio do saber (Provérbios 1.7 "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." ), 

(Provérbios 9.10 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. NVI" ). 

Nosso temor da ira e justiça do Senhor é o que nos leva a Cristo, nEle encontramos a personificação da sabedoria de Deus expressa no Seu glorioso plano de resgate para a humanidade. 

Em Cristo “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (Colossenses 2.3 "Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. NVI" ). 

NEle encontramos a resposta à nossa busca por sabedoria, o remédio para o temor da justiça de Deus e a “justiça, e santificação e redenção” de que tanto precisamos (1 Coríntios 1.30 "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;" ). 

A sabedoria encontrada somente em Cristo está em contraste com a loucura do mundo que nos incentiva a sermos sábios aos nossos próprios olhos. 

Sendo assim, Provérbios também nos diz que o caminho do mundo não é o caminho de Deus (Provérbios 3.7 "Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal." ),

E só leva à morte (Provérbios 14.12 "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." ), 

(Provérbios 16.25 "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." ).

Há uma inegável praticidade encontrada neste livro, pois em seus trinta e um capítulos encontramos respostas sensatas a todos os tipos de dificuldades complexas. 

Provérbios certamente é o melhor “manual” já escrito e aqueles que têm o bom senso de seguir de coração as lições de Salomão vão descobrir rapidamente que piedade, prosperidade e contentamento estão disponíveis aos que pedem.

A promessa recorrente do Livro dos Provérbios é que aqueles que escolhem obter sabedoria e seguir a Deus serão abençoados de várias maneiras: 

Com longa vida (Provérbios 9.11 "Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão." ), 

Prosperidade (Provérbios 2.20-22 "Para andares pelos caminhos dos bons, e te conservares nas veredas dos justos. Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados." ), 

Alegria (Provérbios 3.13-18 "Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,
pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela.
Na mão direita, a sabedoria lhe garante vida longa; na mão esquerda, riquezas e honra.
Os caminhos da sabedoria são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz.
A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado. NVI
"  ), 

E bondade de Deus (Provérbios 12.21 "Nenhum mal atingirá o justo, mas os ímpios estão cobertos de problemas."). 

Aqueles que O rejeitam, por outro lado, sofrem vergonha e morte (Provérbios 3.35 "Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha." ), 

(Provérbios 10.21 "Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento." ). 

Rejeitar a Deus é escolher loucura à sabedoria e é separar-nos de Deus, Sua Palavra, Sua sabedoria e bênçãos.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...