Translate

Ester 7 - Ester denuncia a Hamã



Mardoqueu

Impressionante o trabalhar de Deus na vida do cristão, a cada dia fico maravilhado com a bíblia, lendo agora o Livro de Ester, achei maravilhoso o trabalhar de Deus na vida de Mardoqueu, como Deus ele honra aqueles que são fiel a Ele.

Sua participação no livro de Ester se inicia em: (Ester 2.5-7 5Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem benjamita,

6Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de babilônia.
7Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha. ).

Mardoqueu sempre estava sentado a porta do rei. (Ester 2.19 19E reunindo-se segunda vez as virgens, Mardoqueu estava assentado à porta do rei. ); 

(Ester 2.21 21Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois camareiros do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e procuraram atentar contra o rei Assuero. ).

Naqueles dias dois camareiros do rei Assuero (Xerxes), Bigtã e Teres, grandemente se indignaram contra o rei que procuram assassiná-lo.

Mardoqueu sabendo disso, faz saber a sua filha, agora rainha Ester, e Ester fez saber ao rei, em nome de Mardoqueu. (Ester 2.21-22)

Mardoqueu naquele momento, não procurou se aproveitar do momento, ganhar nome, fama, ficou no seu lugar, esperando o momento certo de ser honrado, talvez nem estava nos planos dele, mais Deus que vê todas as coisas e conhece o coração dos homens, Ele não deixa nada passar em branco, tudo o que fazemos hoje, colheremos amanhã.

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna". Gálatas 6.7-8

Mas não para por ai, Mardoqueu agora tem um inimigo, Hamã seu inimigo.

Hamã depois de ser engrandecido, e posto o seu assento acima de todos os príncipes, pelo rei Assuero (Xerxes). (Ester 3.1 "1Depois destas coisas o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou, e pôs o seu assento acima de todos os príncipes que estavam com ele." )

Agora Hamã, queria ser honrado, queria ser engrandecido, é o que acontece com muitos nos dias de hoje, não pode subir um pouco na sua vida profissional, ou até mesmo sobe um degrau no púlpito, que já quer passar por cima de muitos, o pescoço fica pra cima, e anda na ponta dos pés, quer ser engrandecido, ser aplaudido, e acaba se esquecendo de que a Glória É DE DEUS, A HONRA É DE DEUS.

Mas há aqueles que não se prostram aos homens, não se prostram as imagens, não se deixam se levar por coisas dessa vida, por bens matérias, tudo aqui é passageiro.

Mardoqueu ele não se prostrava diante de Hamã, e por conta disso, Hamã se enche de ira e procura destruir todos os judeus, que era o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero (Xerxes). (Leia: Ester 3.2-6)

Tudo em vão a tentativa de Hamã em tentar matar os judeus (Leia: Ester 3-7.15)

Quando Mardoqueu fica sabendo do que Hamã havia tramado destruir todo o seu povo, Mardoqueu rasga as suas vestes, vestiu-se de saco de cinza, e saiu pelo meio da Cidade, clamou com grande e amargo clamor. (Ester 4.1 "1Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor;" )

Ester também não sabia do que Hamã estava tramando, pois 30 dias ela não tinha sido chamada para ir ao rei. (Leia: Ester 4.4-11)

Primeiro Ester, convida o rei e Hamã para um banquete, banquete esse que Hamã, não se apresenta.

Não se apresenta por quê?

Iria Hamã para o banquete, mais no meio do caminho encontra Mardoqueu, que não se levantara, nem se movia diante de Hamã, então se encheu de grande furor contra Mardoqueu, e voltou-se para sua casa. (Ester 5.10)

Voltando Hamã para sua casa chama seus amigos e sua mulher Zeres, aqui Hamã quer se engrandecer um pouco diante de seus amigos, falar de suas riquezas e de tudo quanto rei fizera o engrandecer sobre os príncipes e servos. (Ester 5.11-12)

Já não basta Hamã, agora mais inimigos para Mardoqueu, sua mulher e seus amigos propõem a Mardoqueu que lhe fizesse uma cova para que enforcasse Mardoqueu. (Ester 5.13-14)

No capítulo 6, chega a hora do homem de Deus ser honrado, o rei Assuero (Xerxes) irá honrar a Mardoqueu.

Antes disso Deus tira o sono do rei, não precisa o homem agir com suas próprias mãos, quando Deus quer agir, Ele faz até tirar o sono do rei, para te abençoar.

A tempo para todas as coisas, Mardoqueu ficou no seu lugar, não agiu com suas próprias mãos, com suas forças, infelizmente muitos nos dias de hoje estão quebrando a cara, desculpe a expressão, mais é o que está acontecendo, não esperam o tempo de Deus, e acabam se decepcionando.

Mais uma vez Hamã se acha o tal, (Ester 6.6c Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradaria o rei para lhe fazer honra mais do que a mim? ).

Mais Hamã diz para o rei, o que fazer para abençoar a Mardoqueu, não interessa se ele não sabia, se era para Mardoqueu, ou não, quando Deus decide honrar os seus, Ele usa até o seu inimigo, para te abençoar.

Agora Hamã o “grande”, o “exaltado”, o “honrado”, o “bonzão”, tomas as vestes e o cavalo, e vestiu com vestes reais, pôs uma coroa em sua cabeça, e leva-o Mardoqueu a cavalo pelas ruas da cidade, proclamando adiante dele. (Ester 6.1-11)

Como é maravilhoso o trabalhar de Deus, estou escrevendo essa postagem, que Deus colocou em meu coração, rindo muito, como é impressionante o trabalhar de Deus na vida daquele que é Fiel, não adianta querer levantar contra o ungido do Senhor, aquele que se levanta é só para cair, aí daquele que tocar nos ungidos do Senhor.

(Salmos 105.15Não toquem nos meus ungidos; )

Agora a trama de Hamã cairá por terra, no segundo dia do banquete, vindo ele e o rei, ao banquete, Ester faz saber ao rei Assuero, o que Hamã estava planejando fazer.

(Ester 7.4-6 4Porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem, e aniquilarem de vez; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia; ainda que o opressor não poderia ter compensado a perda do rei.

5Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é esse e onde está esse, cujo coração o instigou a assim fazer?
6E disse Ester: O homem, o opressor, e o inimigo, é este mau Hamã. Então Hamã se perturbou perante o rei e a rainha. )

Agora, sabendo Hamã que o mal estava já determinado pelo rei, roga a rainha Ester pela sua vida, mais já era tarde demais, Harbona, um dos camareiros que servia o rei, disse para o rei: “Há uma forca lá fora que Hamã fizera para Mardoqueu, que esta perto a casa de Hamã”.

Assuero diz: “Enforcai-o nela”. (Ester 7.7-9)

(Ester 7.10 10Enforcaram, pois, a Hamã na forca, que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então o furor do rei se aplacou. ).

Fico maravilhado pelo agir do Senhor na vida daquele que é Fiel a Ele, por maior que seja o gigante que estava o afrontando Mardoqueu, ele esperou a providencia de Deus.

Com essa passagem podemos aprender aqui, o que realmente estamos desejando para o nosso próximo?

Estamos desejando o bem ou o mal para o nosso irmão?

Estamos dando ouvidos aos “amigos” ou a Deus?

Estamos sendo guiado pelo que os outros dizem? Ou estamos sendo guiados pelo Espírito Santo?

Nossas atitudes, nossas palavras, estão edificando? Ou está matando ao meu próximo?

São estas perguntas que nos fazem pensar, será que estou amando mesmo ao meu próximo?

Ou o meu carro do ano, a minha mansão, os meus diplomas, ou meus bens, as minhas riquezas, a minha conta gorda no banco, está me fazendo gloriar-me a mim mesmo, exaltando a mim mesmo?

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos 8.36

Que através da palavra de Deus, você venha abrir seus olhos espirituais, se isto não está acontecendo contigo meus parabéns, sirva de alerta para ti, mas para você que acha que as coisas deste mundo tiraram o centro de Deus na sua vida, peça a Ele perdão, pois Deus esta com os ouvidos atentos para te ouvir, é só clamar a ele.

"Assim diz o Senhor que fez a terra, o Senhor que a formou e a firmou; seu nome é Senhor:
‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.
Jeremias 33.2-3

(Ester 10.3 "Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo,  e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência". ).


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...