Translate

Livro de 1 Crônicas / Quando foi escrito o livro de 1 Crônicas? / Quem escreveu o livro de 1 Crônicas?



Título: No cânon hebraico, 1 e 2 Crônicas constituíam um só livro. Seu título, no hebraico, é Diberey hay-yamim, que pode ser traduzido por "registro de dias" ou, de forma literal, "as palavras dos dias".

Na Bíblia católica, 1 e 2 Crônicas também são chamados de "paralipômenos", pois sua narrativa seria paralela às narrações de Samuel e Reis.

Autoria e Data: Foi escrito bem posteriormente aos livros de 1 e 2 Reis. Segundo a tradição do Talmude, o autor teria sido o sacerdote Esdras (Baba Bahtra 15ª), embora seu nome não esteja especificado em lugar.

Como principal líder de Israel depois do exílio e principal representante da classe sacerdotal, Esdras possui as características próprias para isto. Muitos eruditos estão de acordo com esta posição.

Neste caso, o livro poderia ser datado por volta de 450 a.C.

Em sua composição, diversas fontes foram citadas: O livro dos reis de Judá e Israel; As palavras de Uzias, composto por Isaías; As palavras de Semaía, o profeta; As palavras de ido, o vidente; As palavras de Jeú, filho de Hanani; o Midrash do profeta Ido; e As palavras de Ozai.

Propósito: Os livros de 1 e 2 Crônicas abrangem praticamente as mesmas informações que 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. 1 e 2 Crônicas se focalizam mais no aspecto sacerdotal da época.


O livro de 1 Crônicas foi escrito depois do exílio para ajudar aqueles que estavam retornando a Israel a compreender como adorar a Deus.

A história se concentrava no Reino do Sul - as tribos de Judá, Benjamin e Levi. Essas tribos tinham a tendência de ser mais fiéis a Deus.

Resumo: Os primeiros nove capítulos de 1 Crônicas dedicam-se a listas e genealogias. Outras listas e genealogias também estão espalhadas por todo o resto de 1 Crônicas.

No meio, o Livro de 1 Crônicas registra a ascensão de Davi ao trono e suas ações depois disso. O livro termina com o filho de Davi, Salomão, tornando-se rei de Israel.

O livro de 1 Crônicas pode ser brevemente delineado da seguinte forma: Capítulos 1.1-9.23 - Genealogias seletivas;

Capítulos 9.24-12.40 - A ascensão de Davi;

Capítulos 13.1-20.30 - Reino de Davi.

No seu cântico de agradecimento a Deus em 1 Crônicas 16.33 "Então as árvores da floresta cantarão de alegria, cantarão diante do Senhor, pois ele vem julgar a terra. NVI", Davi se refere ao momento em que Deus virá para “julgar a terra”.


Isto prenuncia Mateus 25, no qual Jesus descreve o momento em que Ele virá para julgar a terra. Através das parábolas das dez virgens e dos talentos, Ele adverte que aqueles que são encontrados sem o sangue de Cristo cobrindo os seus pecados serão lançados “nas trevas”. Ele encoraja o seu povo a estar pronto, pois quando Ele vier, Ele vai separar as ovelhas dos cabritos durante o julgamento.

Parte da aliança davídica que Deus reitera no capítulo 17 refere-se ao futuro Messias que seria um descendente de Davi.



Versículos (1 Crônicas 17.13-14 "Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não retirarei dele, como a tirei daquele, que foi antes de ti.
Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre."
),
descrevem o Filho que será estabelecido na casa de Deus e cujo trono será estabelecido para sempre. Isso só pode se referir a Jesus Cristo.

Genealogias como as de 1 Crônicas podem até parecer secas para nós, mas elas nos lembram que Deus conhece cada um de Seus filhos pessoalmente, até mesmo o número de cabelos de nossa cabeça (Mateus 10.30 "E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." ).



Podemos ter conforto no fato de que o que somos e o que fazemos é gravado para sempre na mente de Deus.


Se nós pertencemos a Cristo, nossos nomes estão gravados para sempre no livro da vida do Cordeiro (Apocalipse 13.8 "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." ).

Deus é fiel ao seu povo e cumpre suas promessas.



No Livro de 1 Crônicas, vemos o cumprimento da promessa de Deus a Davi quando ele é coroado rei sobre todo o Israel (1 Crônicas 11.1-3 "Então todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebrom, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne.
E também outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias sair e entrar a Israel; também o Senhor teu Deus te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel, e tu serás chefe sobre o meu povo Israel.
Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor pelo ministério de Samuel."
).



Podemos ter certeza de que Suas promessas para nós serão cumpridas também. Ele prometeu bênçãos para aqueles são Seus seguidores, que se aproximam de Cristo em arrependimento e que obedecem à Sua Palavra.

Obediência traz bênção, enquanto que desobediência traz julgamento. O Livro de 1 Crônicas, bem como 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis, é uma crônica do padrão de pecado, arrependimento, perdão e restauração da nação de Israel.



Da mesma forma, Deus é paciente conosco e perdoa nossos pecados quando nos aproximamos dEle em verdadeiro arrependimento (1 João 1.9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." ).  
 
Podemos ter conforto no fato de que Ele ouve a nossa oração de tristeza, perdoa nossos pecados, restaura-nos à comunhão com Ele e nos coloca no caminho de júbilo.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...