Translate

Compromisso, O que é? Qual a natureza do compromisso? O que significa comprometer-se com alguém? O compromisso do casamento tem sido levado a sério em nossa cultura?






Recuse-se a prosseguir até que você possa genuinamente garantir o seu compromisso para o resto da vida.

Foi no dia 21 de agosto durante o verão que a minha mãe e o meu pai se comprometeram um com o outro. Conheço esta data tão bem quanto o meu próprio aniversário, porque na nossa família celebramos com grande ostentação. 

O compromisso deles de uma vida inteira era magnífico para nós. Isto não foi a causa de todos os cafés da manhã que tomaram juntos ou um número infinito de experiências em comum, mas também tornou possível a vinda de minhas duas irmãs e eu, doze netos, doze bisnetos e dois tataranetos.

Eles se comprometeram um com outro "durante todo o tempo em que viverem", e o compromisso deles de uma afeição eterna fez nascer uma segurança física e emocional que influenciou radicalmente tudo em suas vidas - e nas nossas - para sempre.

Vamos direto ao centro da questão: Qual era a natureza do compromisso deles? O que significa comprometer com alguém?

Podemos olhar os votos tradicionais de casamento para uma compreensão clara sobre o que é estar comprometido. Normalmente, existe uma única pergunta para a qual você responde "Sim", e então um voto específico que você diz para o seu companheiro. 

A pergunta é simplesmente essa:

James, você aceita Susan para ser sua esposa, e solenemente promete amá-la, respeitá-la, honrá-la e cuidar dela, abandonando todos os outros somente por ela, realizando todas as obrigações que um marido deve à sua esposa até que Deus através da morte os  separe?

E os votos tradicionais do casamento são assim:

 Eu, Susan, tomo você, James, para ser meu esposo. Prometo e concordo solenemente diante de Deus e dessas testemunhas ser sua esposa amada e fiel - na riqueza e na pobreza, na alegria e na tristeza, na doença e na saúde - durante o tempo que vivermos.

Então você comprometeu em:

  1. Amar seu companheiro até que um de vocês morra.
  2. Honrar seu companheiro até que um de vocês morra.
  3. Cuidar do seu companheiro até que um de vocês morra.
  4. Não estar envolvido com qualquer outro "companheiro substituto".
  5. Realizar todas as obrigações como cônjuge até que um de vocês morra.
  6. Ser amável e fiel de todo o tipo de circunstância durante o tempo em que vocês dois viverem.
Isso é uma promessa radical ou não?

Estou insistindo neste capítulo que não se case - que se recuse absolutamente até mesmo de considerá-lo - até que possa genuinamente garantir esse compromisso para o resto da vida com o seu companheiro. Se você não estiver preparado para garantir isso, então não está pronto para se casar. 

O casamento exige demais, é muito complexo, para ser aceito por qualquer um que esteja inseguro com relação à determinação dele ou dela em realizar todas esses seis compromissos para sempre.

O compromisso do casamento tem sido levado a sério em nossa cultura?

Não! Evidentemente, pois a sociedade tem transformado o compromisso do casamento em uma coisa trivial! Existe uma preocupação excessiva em não limitar a liberdade individual que temos literalmente assistido as pessoas completamente despreparadas entrarem e saírem de casamentos com apenas um olhar de censura e reprovação de seus rostos.

A sociedade está tão preocupada sobre não prender alguém em um relacionamento destrutivo que abriu a porta do divórcio e ensinou às pessoas que o compromisso para uma vida toda é antiquado e irrelevante. 

Como uma sociedade, tomamos uma posição de que o "compromisso" é uma parte bonita porém, insignificante de uma visão demasiadamente excessiva, e ignoramos quando não é.

Estou convencido de que o problema da nossa sociedade é o colapso da família tradicional e ainda mais convencido de que as famílias nunca tornará a ser estruturalmente sensata até que comecemos a levar a sério tudo o que está envolvido no compromisso.

- É o compromisso que torna possível a confiança. Como você pode confiar em alguém se sabe que ambos não estão determinados a fazer o relacionamento dar certo para o resto da vida? Como você pode expressar tudo das suas partes mais profundas? 

Se pode fazer isso, como o seu casamento pode se tornar forte? E sem nenhuma intimidade permanente, um casal pode oferecer o tipo de ambiente emocional no qual os filhos possam crescer e serem fortes e saudáveis? 

Penso que você pode ver o quanto um casamento com necessidade de um compromisso genuíno pode se desfazer como um castelo de cartas.

O significado do compromisso tem sido mal compreendido?

Sim! Muitas pessoas pensam no compromisso como "presença física". Isto é, não abandonar o seu cônjuge. Mas é apenas uma pequena parte do compromisso do casamento. Conheço duas pessoas que permaneceram em um casamento doente por mais de 20 anos porque, como diziam "é disso que se trata o compromisso".

Entretanto, o compromisso requer mil vezes mais de você do que permanecer no casamento! Ele requer que você ame, honre e cuide da outra pessoa. Significa evitar um cônjuge substituto de qualquer tipo. 

Ele requer que faça qualquer coisa ao seu alcance para ser tudo que o seu papel exige de você. E requer que você faça tudo isso através de todo tipo de circunstância durante o tempo que você viver. Esse tipo de compromisso simplesmente não tem sido compreendido na nossa sociedade.

Você notará que um compromisso verdadeiro não tem nem um leve ar de condição sobre isso, nem um fio de mutualidade e reciprocidade. Não depende da proporção para o qual o seu companheiro cumpre. Você está comprometido com o amor e a lealdade para o resto da vida - haja o que o houver!

Estou convencido de que até que tenhamos essa compreensão de compromisso novamente em foco, muitos casamentos serão tudo, menos o que Deus exige e planejou para a vida a dois.

O Tempo de pensar a respeito do Compromisso

Só existe um tempo de pensar a respeito do compromisso - antes de fazê-lo!

É o que faz essa tarefa de escolher um companheiro tão incrivelmente importante. É antes de estar casado que esse compromisso irresistível deve ser considerado. Depois que tiver se empenhado para o resto da vida, todo o seu foco muda para que possa manter mais efetivamente o seu compromisso - como você pode amar, honrar e cuidar do seu companheiro profundamente.

Por favor, não compreenda mal o quanto considero que seja difícil manter o seu compromisso depois de casado. Tenho escutado centenas de casais que estavam lutando com esse problema, e tenho tentado me esforçar para que continuem amando, cuidando e honrando quando não é mais natural. Às vezes simplesmente não era mais possível para eles agirem dessa maneira sem algum tipo de milagre.

Muitos casais tinham me dito que era impossível manter o compromisso porque "esse casamento não estava certo desde o começo".

Centenas de pessoas sabiam "logo depois do casamento" ou "no primeiro mês do casamento" que o relacionamento estava terrivelmente errado. E agora querem sair. Querem sair. Querem esquecer que algum dia já fizeram seus votos.

Porque é que a maioria das pessoas tem filhos? Isso torna a decisão de se separar ainda muito mais destrutiva! Nenhuma criança sobrevive à dissolução do casamento de seus sem feridas imensas, as quais frequentemente nunca cicatrizam. 

Os Pais não deveriam ser capazes de ter filhos a menos que eles pudessem provar para um júri que casamento deles é incrivelmente saudável - e a menos que eles assinassem com sangue a promessa de nunca acabar com o seu compromisso.

Tudo isso é para dizer que o tempo de considerar o compromisso é antes do casamento. Digo para as pessoas que vem a mim: "Não tenha medo de sair do relacionamento a qualquer hora antes do namoro. Mas uma vez que você se comprometeu, faça dar certo. Seja uma pessoa de palavra".


Quais são os benefícios do Compromisso?

1. O compromisso mantém um casal junto durante três períodos difíceis em seus relacionamentos:

  • Durante os dois ou três primeiros anos. 

Alguns estudos indicam que metade de todos os divórcios acontece nos primeiros dois ou três anos de casamento. Não fico surpreso, porque muitas pessoas parecem descobrir a importância da escolha cuidadosa de um companheiro durante os dois anos seguintes ao casamento.

Porém se os seus votos tiverem sido feitos com seriedade, eles vencerão facilmente essas tempestades do início. Eles darão ao relacionamento a chance de desenvolver e a fragilidade do seu relacionamento durante esses períodos recente, se tornarão nada mais do que memórias.

  • Durante períodos maçantes.
Todo relacionamento que conheço tem alguns períodos quando o crescimento parece ficar estagnado, quando nada de empolgante acontece, quando o enfado inicia. As promessas de um amor vitalício se tornam o sistema de orientação de infinito valor durante esses períodos.

  • Durante os "obstáculos" do relacionamento.
A maioria dos relacionamentos atravessa períodos de dificuldades. Ele tem incertezas em sua carreira. Ela está esgotada com as exigências da maternidade. A falta de saúde pode abalar. As preocupações sobre os pais são muitas vezes urgentes. O dinheiro é um problema com muita frequência. O compromisso de amar e cuidar pode salvar um casamento durante esses períodos estressantes.

2. O compromisso alivia de forma significante o medo do abandono. É esse medo que é o principal para muitas pessoas. É muitas vezes o mais potente medo de todos.

Quando somos crianças e incapazes de tomar conta de nós mesmos, nos preocupamos em nos perder na multidão, em ser esquecidos de ser apanhados na escola, ou deixados sozinhos se os nossos pais morrerem. Medos como esses persistem durante toda a nossa vida. Nós trememos diante do pensamento autêntico sem nenhum medo de ser abandonado.

3. O compromisso torna a confiança e a intimidade possíveis. Como posso partilhar o meu "eu" mais secreto com outra pessoa sentido que estou sendo avaliado ou que talvez possa ser descartado? Não há modo algum! Mas sei no profundo do meu ser que o meu companheiro é absolutamente comprometido comigo para sempre, que diferença isso pode fazer.

Quando tudo isso for verdade, posso revelar coisas a meu respeito que nunca havia revelado. Meus segredos estão seguros. Estou unido a uma pessoa dedicada ao meu crescimento e ao meu desenvolvimento. De maneira súbita ou lentamente, todos os meus sentimentos, memórias e experiências mais cautelosamente cuidados a ser compartilhados. 

Nesse processo, o enlace toma conta; essa outra pessoa e eu nos tornamos um. Fomos entrelaçados porque somos capazes de confiar um no outro tão profundamente.

4. Com base no compromisso, vocês podem voar a grande altitude juntos, nas asas do amor inegociável. Esse é o tipo de amor que pode oferecer um "enlevo" para o seu relacionamento.

Quando alguém cujo caráter você respeita profundamente faz os votos do casamento que tem certeza de que serão mantidos, que experiência incomparável vocês poderão ter juntos.

Vocês estão seguros o suficientes para voar mesmo durante os períodos de luta. Não estão juntos pelo sucesso da relação mas por colocarem Deus no compromisso, por deixar Deus guiar as suas vidas, quando colocamos tudo na direção de Deus tudo começa a dar certo.

Há alguns meses, uma baleia vagava por uma enseada estreita em uma tentativa desesperada e perigosa de salvar o seu companheiro capturado. Ler sobre esse incidente reforçou para mim o apelo universal do "compromisso matrimonial", mesmo entre os animais.

As gaivotas, por exemplo, se unem a um parceiro para o resto da vida e podem reconhecer seus "amados" entre um grande número de gaivotas voando a grandes distâncias. Gansos, lobos, castores, tigres, e raposas todos formam pares permanentes.

Há algo sobre o compromisso que se encontra no centro da ordem criada. Ele fornece uma estrutura estável e duradoura para a vida nos nossos dias.

Os humanos podem aprender uma lição com essas espécies do reino animal que ficam juntas com o seu parceiro para o resto da vida. Quando esse tipo de compromisso através do nosso companheiro, estaremos a caminho da experiência humana mais significantes de todas.
                                                                 
                                                                
NEIL CLARK WARREN

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...