Translate

Mudado e transformado por sua glória

 



Mudado e transformado por sua glória


No passado, houve homens e mulheres de Deus que tiveram momentos inesquecíveis na vida deles. Andaram na glória, enquanto seus ministérios impactaram cidades e nações e influenciaram fortemente muitas áreas da sociedade, da política, da educação, da economia, da saúde e muitas outras mais.


O que aconteceu? Onde estão eles agora? Alguns continuaram seus caminhos, outros simplesmente desapareceram da vista do público, e nunca mais se ouviu falar deles. Alguns perderam seus ministérios por causa do pecado me suas vidas, enquanto outros simplesmente decidiram não continuar.


Muitos começaram no caminho certo, e alguns até tinham a aparência de serem gigantes na fé, mas não permitiram que Deus continuasse transformando a vida deles. 


Talvez, eles achassem que tinham alcançado o pico de seus ministérios e conformaram-se em ter grandes congregações, enquanto adaptavam-se à cultura de seus ambientes, às regras de suas denominações ou à suas regras religiosas.


Basicamente, conformaram-se com o nível em que chegaram e continuaram a pregar mensagens motivacionais mornas, que soavam bem, mas que não tinham poder para mudar suas vidas.


Tudo com o que nos conformamos torna-se a nossa realidade.


Como vimos, a estagnação espiritual começa quando a presença e o poder de Deus deixam de operar em nossa vida. Desse momento em diante, tudo se torna repetitivo, uma rotina simples.


O primeiro sinal que nos avisa que estamos presos é que continuamos no mesmo nível de fé ou manifestação do poder de Deus. Esses homens e mulheres fluíram no Espírito em um determinado momento, ministrando na ocasião em que Deus atribui-lhes, mas, em seguida, deixaram-no passar.


A maior tragédia na vida é perder a presença de Deus e nem sequer saber.


Estar preso em lugar ou conformar-se a uma circunstância particular é um  sinal claro de que a glória de Deus está ausente. A coisa tremenda é que a maioria não percebe quando isso está acontecendo. É fácil ver quando a presença vem sobre nós, mas, muitas vezes, não percebemos quando ela se vai.


Quando deixamos de ser transformados, perdemos a supremacia.


A estagnação é evidente não somente quando estamos em um lugar, incapazes de avançar, mas quando começamos a recuar e a cair no nível de fé. Infelizmente, a fé já não funciona, porque os desafios, os obstáculos e as circunstâncias adversas são maiores a cada dia. Precisamos de uma fé que venha do fluxo contínuo da revelação de Deus.


Quando deixamos de ser transformados, perdemos a supremacia e deixamos de ser ativos no Corpo de Cristo. Isso foi o que aconteceu com os líderes, cujos ministérios caíram ou não floresceram.


Eles tornaram-se odres velhos obsoletos, de modo que perderam a influência espiritual que tinham e não foram capazes de entrar na onda do próximo movimento do Espírito Santo. Eles tornaram-se religiosos e fariseus descritos acima.


Quando os cristãos não permitem ser mudados, perdem o poder de Deus e voltam à religião e ao formalismo.


Em muitas igrejas, hoje, o evangelho do Reino - o evangelho que produz informação em lugar de conformismo - não prega a plenitude. Por isso, muitos cristãos já não experimentam a transformação.


Há mais de dois mil anos, Jesus veio como homem para ensinar-nos o caminho e a transformação. Deus tomou a forma humana (Filipenses 2.5-8), para que a humanidade fosse feita novamente conforme à Sua imagem.


("Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5.21).


Na cruz, Jesus tornou-se o destinatário de todos os pecados da humanidade. Fez- se como cada ser humano, carregando nossos pecados e nossas transgressões. Embora Jesus tenha nascido sem defeito e sem pecado, tornou-se voluntariamente pecado por nossa causa, por puro amor, em conformidade com a nossa natureza, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.


Jesus deixou a glória celestial para chegar até nós em nossa natureza decaída. No entanto, quando Ele ressuscitou, recuperou a Sua glória e deu ao seu povo - a Igreja - o Espírito Santo, para que os homens pudessem ser transformados e moldados de acordo com a glória do Pai.


Jesus tornou-se na nossa imagem, para que fossemos transformados na Sua semelhança.


Porque precisamos ser continuamente transformados de glória em glória, há um problema quando estamos no processo de sermos mudados - significa que, nesse momento, não estamos caminhando na glória de Deus.


Essa é a razão de falta de transformação que observamos na vida de muitos cristãos. Eles não estão sendo regularmente exposto à glória do Pai.


O Projeto de Deus para a vida Cristã


("Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4.18).


Quando nascemos de novo, Deus coloca a Sua presença em nosso espírito para recebermos o sopro divino de vida e seu DNA espiritual. O DNA de Deus tem a Sua glória para tornar-nos conforme à imagem da glória de Seu Filho Jesus.


Antes de nascermos de novo, tínhamos um DNA pecaminoso, o de Adão, mas agora temos o  DNA santificado de Deus. A palavra exorta-nos a deixarmos para trás o passado e seguirmos em direção à perfeição (Filipenses 3.13-14).


A vida cristã nunca foi projetada para estagnar em um lugar, ou para acomodar-se em certa etapa do caminho e ficar parada, mas para ir de fé em fé, de glória em glória e de vitória em vitória, para transformar-se na imagem perfeita de Jesus.


A maturidade espiritual é medida pela mudança produzida pela presença de Deus e pela Sua palavra em nossa vida.


Se optamos por não mudar, não ferimos somente a nós, mas também àqueles e, principalmente, às gerações vindouras. Podemos até perder nosso ministério, nosso casamento, nosso trabalho e nossos amigos. 


No entanto, quando decidimos mudar, podemos abençoar multidões, mas também devemos preparar-nos para a perseguição e para a perda. A mudança afeta a maneira como ouvimos a Palavra e influencia a nossa maneira de buscar a Deus.


Quando queremos ser transformados, ouvimos a Palavra com cuidado, a fim de receber Sua sabedoria e aplicá-la à vida com uma atitude de obediência.


Obstáculos, mudanças e transformação


Mesmo quando anelamos ser mudados e transformados, muitas vezes, encontramos certos traços de caráter e de comportamento que bloqueiam o processo. Vejamos alguns desses obstáculos para evitá-los completamente:


1. A rebelião, a teimosia e a idolatria


("Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei." 1 Samuel 15.23).


Rebelião é a resistência à autoridade divina. Ser rebelde significa rejeitar a instrução, a disciplina, o ensino, e resistir à obediência a Deus e às autoridades delegadas por Ele. Aos olhos de Deus, a rebelião é o mesmo que adivinhação e feitiçaria.


A rebelião diz: "Eu não faço"; enquanto a teimosa diz: "Eu faço mas a minha maneira".


Muitos cristãos e líderes de algumas igrejas, influenciados pelo espírito de rebelião, rejeitam os novos movimentos do Espírito Santo, tais como avivamentos e manifestações sobrenaturais de Deus, porque eles não entendem ou simplesmente porque não se importam em compreendê-los.


As pessoas insistem teimosamente em fazer algo, mesmo que seja óbvio que esteja errado (Atos 9.1-5). Os idólatras adoram suas próprias ideias e fecham suas mentes hermeticamente à novas ideias.


2. O orgulho


Quando o orgulho influencia a vida de uma pessoa, ela não percebe a necessidade de mudança (2 Coríntios 4.3-4) e perde o temor de Deus. 


O orgulho pode ser o único pecado em que Satanás não faz você se sentir culpado. Eu não acho que haja uma pessoa neste mundo que não teve de lidar com o orgulho. A única solução é desenvolver a humildade.


A humildade é uma decisão da vontade expressa por meio da ação.


Não podemos pedir a Deus para tornar-nos humildes. A palavra ordena para humilharmo-nos a nós mesmo (1 Pedro 5.6 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;").


Embora Deus tenha o poder de humilhar ou de criar as circunstâncias para tal situação, somos os únicos que podemos tomar a decisão.


Entretanto, só podemos fazer isso por meio da graça que nos é dada pelo Espírito Santo. Se permitimos o orgulho em nossa vida e nunca o tratamos, terminaremos destruindo nós mesmos.


3. Negar a necessidade de mudança


Muitas pessoas rejeitam a transformação que Deus quer fazer na vida delas, porque é [algo] doloroso para seu ego. O ego é o primeiro a negar que precisamos de uma mudança.


Isso confirma que qualquer transformação genuína começa com um ajuste na mentalidade e na atitude de alguém, e esse tipo de configuração é difícil de conseguir sem a humildade.


Conforme já estabelecido, [é necessário sermos humildes], como uma criança (Marcos 10.13-16 "E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.

Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.

Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.

E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.").


4. A Religião e legalismo


(Colossenses 2.20-23 "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:

Não toques, não proves, não manuseies?

As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;

As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.").


Anteriormente, vimos que a religião vem de um equívoco que nos leva a observar a um conjunto de leis, regras e doutrinas criadas pelo homem para ganhar o favor de Deus; em suma, é um esforço humano para agradar a Deus.


No mundo, há muitas religiões, por exemplo o budismo, a cinesiologia, a cabala, o hinduísmo, as testemunhas de Jeová, a ciência cristã, o islamismo, o confucionismo e o mormonismo. Infelizmente, muitos cristãos têm reduzido o cristianismo a uma religião com a sequência de uma série de regras e fiscalização.


Por exemplo: Alguns acreditam que as mulheres não devem usar maquiagem ou joias.

 Outros observam alguns rituais e tomam a Ceia do Senhor apenas uma vez por mês, ou guardam estritamente o sábado (definitivamente, acho que devemos ter tempo para descansar, e Deus ordenar-nos a descansar, mas, sob a Nova Aliança, não acho que seja necessário esquecer de todas as atividades de domingo para sermos salvos).


Eles tornaram a fé o poder de Deus e seus milagres, porque, então, o que é ensinado é outra religião morta. A doutrina religiosa tornou-se regra opressiva. Os religiosos fizeram da doutrina regras para governar a vida deles.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...