O
cristão e o divórcio
(Deterônomio 24.1 "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então
será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente,
far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua
casa.").
A vontade de Deus para o casamento é que ele seja vitalício,
que cada cônjuge seja único até que a morte os separe,
(Marcos 10.7-9 "Por isso deixará o homem a seu pai e
a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois,
mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.");
(Gênesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.").
A NÃO SER POR CAUSA DE PROSTITUIÇÃO.
Neste particular, Jesus cita uma exceção, a saber, a
prostituição, palavra esta que no original inclui o adultério ou qualquer outro
tipo de imoralidade sexual (Mateus 5.32; Mateus19.9).
O divórcio, portanto, deve ser permitido em caso de
imoralidade sexual, quando o cônjuge ofendido se recusar a perdoar.
Quando Jesus censura o divórcio em Mateus 19.8-9, não estava
referindo-se à separação por causa de adultério, mas ao divórcio como permitido
no Antigo Testamento em casos de incontinência pré-nupcial, constatada pelo
marido após a cerimônia do casamento (Deterônomio 24.1 "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então
será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente,
far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua
casa.").
A vontade de Deus em tais casos era que os dois permanecessem juntos. Todavia, Ele permitiu o divórcio, por incontinência
pré-nupcial, por causa da dureza de coração das pessoas.
No caso de
infidelidade conjugal depois do casamento, o Antigo Testamento determinava a dissolução
do casamento com a execução das duas partes culpadas,
(Levítico 20.10 "Também o homem que adulterar com
a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente
morrerá o adúltero e a adúltera.");
(Deuteronômio 22.22 "Quando um homem for achado
deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se
deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.").
(Romanos 7.2 "Porque a mulher que está sujeita
ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido,
está livre da lei do marido.");
(1 Coríntios 7.39 "A mulher casada está ligada pela
lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre
para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."). Isto, evidentemente, deixaria o
cônjuge inocente livre para casar-se de novo.
Sob a Nova Aliança, os privilégios do crente não são
menores. Embora o divórcio seja uma tragédia, a infidelidade conjugal é um
pecado tão cruel contra o cônjuge inocente, que este tem o justo direito de pôr
termo ao casamento mediante o divórcio.
Neste caso, ele ou ela está livre para casar-se de novo com
um crente, (1 Coríntios 7.27,28 "Estás ligado à mulher? não
busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se
casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria
poupar-vos.").
Leituras que podem nos ajudar:
a) Abstendo-se da prostituição (Atos15.20 "Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações
dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.")
b) Grande imoralidade (1 Coríntios 5.1 ''Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre
os gentios, como é haver quem
abuse da mulher de seu pai.'')
"HÁ
ENTRE VÓS FORNICAÇÃO". Paulo
passa a escrever sobre um informe recebido, de imoralidade na igreja de Corinto
e a recusa dos seus dirigentes quanto a disciplinar o culpado
Paulo declara que a igreja, sendo um povo santo, não deve
permitir nem tolerar a imoralidade entre seus membros.
Cita três razões por que a igreja deve
disciplinar um membro culpado:
1° Para o bem do culpado (1 Coríntios 5.5 "Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para
que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus"). A exclusão pode despertá-lo para ver a
tragédia do seu pecado e sua necessidade de perdão e restauração.
2° Por amor à pureza da igreja (1 Coríntios 5.6 ao 8 "6
- Não é boa a vossa jactância. Não
sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 7 - Alimpai-vos,
pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem
fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 - Por
isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e
da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."). Tolerar a iniqüidade numa igreja é rebaixar
paulatinamente o padrão moral de todos.
3° Para o bem do mundo (1 Coríntios 5.11 "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele
que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou
beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.").
A igreja não poderá ganhar homens e mulheres para Cristo, se
ela mesma for semelhante ao mundo (Mareus 5.13 ''Vós sois o sal da terra; e se o
sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se
lançar fora, e ser pisado pelos homens.").
Veja outros trechos do Novo Testamento
sobre a disciplina na igreja, (Mateus 5.22 "Eu, porém, vos digo que qualquer
que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer
que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser:
Louco, será réu do fogo do inferno.");
(Mateus 18.15-17 "15 - Ora,
se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te
ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 - Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo
um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja
confirmada. 17 - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não
escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.");
(2 Tessalonicenses 3.6,14,15 " Vers.6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor
Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não
segundo a tradição que de nós recebeu. Vers.
14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta,
notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Vers. 15 Todavia
não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.");
(Apocalipse 2.19-23 " 19 - Eu
conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua
paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 - Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher
que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam
e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 - E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se
arrependeu.
22 - Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande
tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou
aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as
vossas obras.").
"QUEM
ABUSE DA MULHER DE SEU PAI." Qual foi o pecado exato, aqui, não está claro. Paulo,
ao referir-se à mulher do pai daquele transgressor, provavelmente, quis dizer
que havia um envolvimento sexual deste com a sua madrasta. Paulo ficou
pasmado e horrorizado, porque a igreja estava tolerando semelhante imoralidade
em seu meio. Ele sabe que isso é ainda mais grave do que a própria transgressão
do indivíduo.
A
permissividade dos coríntios é semelhante à de muitas igrejas da atualidade que
toleram e silenciam sobre a imoralidade entre seus membros, inclusive o
adultério e todas as formas de fornicação. As intimidades pré-conjugais,
especialmente entre a juventude da igreja, não somente são toleradas, mas, às
vezes, até mesmo justificadas, alegando-se amor e compromisso mútuo.
Poucos
dirigentes de igrejas falam abertamente, em nome de Cristo, da prática do
namoro imoral entre a juventude. Como faziam os líderes da igreja de Corinto,
os tais não lamentam o fato da corrupção do povo de Deus, que se torna cada vez
mais semelhante à sociedade à sua volta. Esses dirigentes, na sua
auto-complacência, permitem o pecado, porque, conforme alegam, "vivemos em
tempos modernos, e não devemos ser vistos como juízes."
(1 Tessalonicences 4.13 "Não quero, porém, irmãos, que
sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para
que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.'')
"NEM...
VOS ENTRISTECESTES." Paulo
expressa qual deve ser a reação normal de uma igreja cheia do Espírito Santo,
em caso de imoralidade entre seus membros professos. Aqueles que aceitam o
conceito bíblico da santidade de Deus e da sua aversão ao pecado, sentirão
tristeza e pesar. Removerão do seu meio a iniqüidade.
(1 Coríntios 5.5 "Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja
salvo no dia do Senhor Jesus").
"SEJA
ENTREGUE A SATANÁS." Isso
significa (em um caso como esse de Corinto), a igreja remover a pessoa imoral
da sua comunhão e entregá-la ao domínio de Satanás, expondo-a às influências
destrutivas do pecado e demoníacas.
Tal disciplina tem dois propósitos:
Que o culpado, ao experimentar problemas e sofrimentos
físicos, arrependa-se e seja finalmente salvo (Lucas 15.11-24);
Que a igreja livre-se do "fermento velho" (das
influências pecaminosas), para assim tornar-se o pão novo "da sinceridade
e da verdade"(1 Coríntios 5.8 "Por
isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e
da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.")
A mesma ação pode ser adotada pela igreja hoje, ao procurar
salvar a quem abandonou a vida cristã e voltou ao mundo (1 Timóteo 1.20 "E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais
entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.").
UM POUCO DE FERMENTO FAZ LEVEDAR TODA A MASSA. Na Bíblia,
"fermento"
(levedura que produz fermentação) é símbolo do erro que
permeia o povo e corrompe a verdade, a retidão e a vida espiritual (Galátas
5.7-9 '' 7 - Corríeis bem;
quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? 8 - Esta persuasão não
vem daquele que vos chamou. 9 - Um pouco de fermento leveda toda a
massa.");
(Êxodo 13.7 "Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se
verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos").
Paulo,
neste versículo, compara o fermento ao processo pelo qual o pecado e a
iniqüidade paulatinamente se propagam numa comunidade cristã, corrompendo assim
a muitos. Qualquer igreja que não tomar medidas severas contra a imoralidade
sexual entre seus membros descobrirá que a influência maligna desse mal se
alastrará pela congregação e contaminará a muitos.
O pecado deve ser
rigorosamente removido; doutra forma, no decurso do tempo, a totalidade da
comunidade cristã se corromperá e o Espírito Santo não terá lugar nessa igreja
(Apocalipse 2.2-3 "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua
paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser
apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu
nome, e não te cansaste.").
JULGAIS... OS QUE ESTÃO DENTRO. Um crente não deve fazer crítica
precipitada ou injusta contra outro crente (Mateus 7.1-5 " 1 - Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,
e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 - E por que reparas tu no argueiro que
está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me
tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do
teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.").
Todavia,
Paulo mostra, aqui, que a igreja precisa julgar seus membros em caso de pecado
grave, iniqüidade, imoralidade, ou conduta ímpia persistente. Tais ações
iníquas precisam ser julgadas e disciplinadas, para o bem da pessoa envolvida,
da pureza da igreja e do testemunho de Cristo no mundo.
Cidades prostituídas.
(Gênesis 19.26 "E a mulher de Ló
olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.)
A MULHER DE LÓ OLHOU PARA TRÁS E FICOU CONVERTIDA NUMA
ESTÁTUA DE SAL. A esposa de Ló não
levou a sério a ordem específica do anjo e morreu.
Certamente o seu coração ainda estava preso aos prazeres de
Sodoma. Jesus adverte os
crentes do Novo Testamento dizendo: ''Lembrai-vos da mulher de Ló'' (Lucas 17.32), o que significa que aqueles
cujo coração está dominado pelo sistema corrupto deste mundo, não escaparão à
ira de Deus e à destruição pendente sobre os ímpios (Ezequiel 3.20 "Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua
justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá:
porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver
praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o
requererei.");
(Romanos 8.13 "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas,
se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.");
(Hebreus 4.1 "Temamos, pois, que, porventura,
deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para
trás.").
Coração impuro (Mateus 15.19 "Porque
do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição,
furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.")
NÃO O PODE CONTAMINAR. Jesus está falando de alimentos normais, cuja ingestão
não afeta o nosso espírito (v. 19). Este versículo jamais pode ser usado como
justificativa para o uso de drogas ou de bebidas alcoólicas. O uso de tais
drogas e bebidas alcoólicas levam o homem a pecar.
(Mateus 15.20 "São
estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não
contamina o homem.")
Neste trecho, "contamina" (v.20) significa estar
separado da vida, salvação e comunhão de Cristo por causa dos pecados que
provêm do coração. Nas Escrituras, "coração" é a totalidade do
intelecto, da emoção, do desejo e da volição do ser humano.
O coração impuro corrompe nossos pensamentos, sentimentos,
palavras e ações, (Provérbios 4.23 "Sobre tudo o que se deve guardar,
guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.");
(Mateus 12.34 "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas,
sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.").
O que necessitamos é um novo coração, transformado, feito
segundo a imagem de Cristo,
(Lucas 6.45 "O homem bom, do bom tesouro do
seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o
mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.")
I. O DIVÓRCIO NO ANTIGO TESTAMENTO
A lei de Moisés prescreve as razões para o divórcio em termos tão gerais que
torna-se difícil explicar os motivos que o justificam. Vejamos:
1. Motivos que ensejavam o divórcio.
A) “Por qualquer motivo”.
(Deuteronômio 24.1= "Quando um homem tomar uma mulher e se
casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela
achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio,
e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.'')
Vers.1 - O termo "coisa
feia", provavelmente se
refira a certa conduta vergonhosa ou imoral, porém não da gravidade do
adultério. Certamente não se trata de adultério, pois a penalidade deste era a
morte, e não o divórcio (Levítico 20.10 ''Também o homem que adulterar com a
mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente
morrerá o adúltero e a adúltera.'').
Vers.1 - "ESCRITO DE REPÚDIO." O divórcio resulta do pecado
humano,
(Mateus 19.8 ''Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações,
vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.").
As instruções que se acham nos
versículos 1-4 foram dadas por Deus para regular o divórcio no Israel antigo.
Observe o seguinte nesses versículos:
Vers.2 - O "escrito de repúdio" era um documento legal entregue à
mulher, para a rescisão do contrato do casamento, para protegê-la e liberá-la
de todas as obrigações para com o seu ex-marido.
Vers.3 - Depois de receber o escrito de
divórcio, a mulher estava
livre para casar-se de novo. Nunca poderia, porém, voltar ao seu primeiro
marido, se o segundo casamento se dissolvesse.
Vers.4 - A ocorrência do divórcio é uma tragédia (Malaquias 2.16 ''Porque o SENHOR, o Deus de Israel
diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz
o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais
desleais.");
(Genesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e
a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne'').
Mas não é pecado, se tiver fundamento bíblico (Mateus
19.9 ''Eu vos digo,
porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação,
e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também
comete adultério.");
(1 Coríntios 7.15 ''Mas, se o descrente se apartar,
aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas
Deus chamou-nos para a paz.'').
O próprio Deus repudiou Israel por causa da sua infidelidade
e adultério espiritual,
(Isaías 50.1 ''Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa
mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha
vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas
transgressões vossa mãe foi repudiada.");
(Jeremias 3.1,6-8 " Vers.1 - Eles dizem: Se um homem despedir sua
mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele
outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te
prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o
SENHOR. Vers.6 - Disse mais o SENHOR nos
dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte
alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se. Vers.7 - E eu disse: Depois que
fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa
irmã Judá. Vers.8 - vi que, por causa de
tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a
sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e
também ela mesma se prostituiu.'').
b) Casamento misto.
Esdras 9 e 10= (Neemias 13.23 - "Vi também, naqueles dias, judeus que
tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.'')
TOMARAM DAS SUAS FILHAS PARA SI. Quando Neemias chegou a Jerusalém,
descobriu que muitos dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas e
governantes, tinham se casado com mulheres idólatras e praticavam as
abominações e impurezas dos pagãos.
O casamento com ímpios foi terminantemente
proibido na lei de Moisés (Êxodo 34.11-16 " Vers. 11 - Guarda o que eu te ordeno hoje; eis
que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os
perizeus, e os heveus e os jebuseus. Vers.12 - Guarda-te de fazeres aliança com os moradores
da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti. Vers.13 -
Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus
bosques cortareis. Vers.14 - Porque não te inclinarás diante de outro deus;
pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. Vers.15 -
Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se
prostituirem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como
convidado deles, comas também dos seus sacrifícios, Vers.16 -
E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas,
prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam
com os seus deuses.'');
(Deuteronômio 7.1-4 " Vers.1 - Quando o SENHOR teu Deus te houver
introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas
nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os
cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas
e mais poderosas do que tu; Vers.2 - E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de
ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem
terás piedade delas; Vers.3 - Nem te aparentarás com elas; não darás tuas
filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Vers.4 -
Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a
ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.'').
O Novo Testamento, da mesma forma, proíbe o povo de Deus da
nova aliança, casar-se com incrédulos (1 Coríntios 7.39 ''A mulher casada está ligada pela
lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre
para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.'');
(2 Coríntios 6.14 ''Não vos prendais a um jugo
desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E
que comunhão tem a luz com as trevas?").
A SEMENTE SANTA. Ser uma nação santa ?
nisto consistia a alta vocação de Israel, (Êxodo 19.6 "E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo.
Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.");
(Malaquias 2.15 "E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o
espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto
guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua
mocidade.").
Como povo, Israel devia ser a possessão exclusiva de Deus,
refletindo sua pessoa e santidade, mediante a rejeição dos costumes pecaminosos
dos que não conhecem a Deus (Leia: Deuteronômio 7.1-11).
Os crentes do Novo Testamento também são chamados para se
separarem do mundo, (2 Coríntios 6.14-18 ''Vers.1 - Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a
justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15
- E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o
infiel?
16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o
templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei;
e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis
nada imundo, E eu vos receberei;
18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor
Todo-Poderoso.'').
Aqueles que confessam Jesus como seu Senhor devem ser uma
"nação santa", (1 Pedro 2.9-12 ''Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a
nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos
chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós,
que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis
alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências
carnais que combatem contra a alma;
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam
mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas
boas obras que em vós observem."),
dedicada a fazer a vontade e a obra do Pai.
Isso deixa claro que o crente cheio do Espírito viverá uma
vida de retidão e separação, em comunhão com Deus (1 Coríntios 6.11 "E é o que alguns têm sido; mas
haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados
em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.''),
De modo diferente dessa geração maligna (Atos 2.40 "E com muitas outras palavras isto
testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.'');
Tal crente sempre procurará fazer a vontade de Deus como seu
fiel filho, (Romanos 8.13-16 ''13
- Porque, se viverdes segundo a
carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo,
vivereis.
14
- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de
Deus.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em
temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba,
Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de
Deus.'')
CONTENDI COM ELES. Há ocasiões em que os dirigentes, se realmente são
servos de Deus, precisam ter ira santa contra o mal e adotar medidas drásticas
para corrigir uma situação maléfica que surja. Usar de brandura e mansidão,
quando há desrespeito público e cínico ante a vontade de Deus, pelos membros da
igreja, passa a ser fraqueza e transigência.
A correção aplicada por Neemias
demonstra um zelo por Deus semelhante ao de Cristo, quando Ele tomou um chicote
para expulsar os vendilhões do templo de Jerusalém,
(Mateus 21.12-13 ''E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os
que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as
cadeiras dos que vendiam pombas;
E
disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a
tendes convertido em covil de ladrões.'');
(João
2.13-16 ''13 - E
estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14 - E achou no templo os que
vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
15 - E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também
os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
16 - E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de
meu Pai casa de venda.'');
(Lucas
19.45 "E, entrando no
templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,").
II. O DIVÓRCIO NOS EVANGELHOS
Somente JESUS falou sobre divórcio no Novo Testamento, Paulo
dá sua opinião a respeito da separação entre casais, não sobre divórcio, pois o
mestre dos mestres já tinha ensinado sobre divórcio. Paulo fala sobre a
separação do casal onde um é crente e o outro não e faz questão de dizer que
mesmo que se separem não devem se casar de novo e ainda se ficar viúvo(a) ele
aconselha a não arranjar outra(o).
(1 Coríntios 7.10-16 '' 10 -Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor,
que a mulher não se aparte do marido; 11 se, porém, se apartar, que
fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não
deixe a mulher. 12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem
mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. 13 E
se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não
se separe dele. 14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a
mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos
filhos seriam imundos; mas agora são santos. 15 Mas, se o incrédulo se apartar,
aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão;
pois Deus nos chamou em paz. 16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu
marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?'')
(1 Coríntios
7.39-40 " 39 - A mulher está
ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para
casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 40 Será, porém, mais
feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também
tenho o Espírito de Deus.'')
III. O DIVÓRCIO NAS EPÍSTOLAS
1. Morte para a lei (Romanos 7.1-3 "1 - Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a
lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 2 - Porque
a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela
lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3 - De sorte que,
vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido,
livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido.)
MORTOS PARA A LEI. Já não dependemos da Lei e dos sacrifícios do Antigo
Testamento para sermos salvos e aceitos diante de Deus (Galátas 3.23-25 '' 23 - Mas,
antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para
aquela fé que se havia de manifestar.
24
- De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que
pela fé fôssemos justificados.
25 - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.'').
Fomos
alienados da antiga aliança da Lei e unidos a Cristo para a salvação. Devemos
crer em Jesus (1 João 5.13 ''Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome
do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais
no nome do Filho de Deus.''),
Receber o
seu Espírito e a sua graça e, assim, receber o perdão, ser regenerados e capacitados
para produzir fruto para Deus (Efésios 2.10 ''Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para
as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.");
(Galátas 5.22-23 "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra
estas coisas não há lei.'');
(Colossences
1.5-6 ''Por causa da
esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela
palavra da verdade do evangelho,
Que
já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como
também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em
verdade;'')
2. Aos casais crentes (1 Coríntios 7.10 "Todavia,
aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do
marido.")
SE, PORÉM, SE APARTAR, QUE FIQUE SEM CASAR. No versículo 10, Paulo
mostra que a vontade de Deus para o casamento é que ele seja permanente. Também
mostra que, às vezes, o relacionamento conjugal se torna tão insuportável que é
necessário os cônjuges se separarem. No versículo 11 diz ''Se, porém, se apartar, que fique sem
casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.'', portanto, Paulo não se refere ao
divórcio permitido por Deus, causado por adultério (Mateus19.9), nem ao
abandono de um cônjuge pelo outro ''1 Coríntios 7:15 Mas, se o
descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta
sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.'').
Pelo contrário, Paulo está falando da separação sem divórcio
formal. Talvez isso se refira a situações em que o cônjuge age de modo a pôr em
perigo a vida física ou espiritual da esposa e dos filhos. Em tais casos, é
preferível que um dos cônjuges deixe o outro, mas que permaneça sem casar. É
inaceitável que Paulo fosse favorável a não separação de um casal em que um dos
cônjuges vive sempre a maltratar fisicamente o outro e a agredir os filhos.
3. Aos casais mistos (1 Coríntios 7.12-13 ''Mas aos outros digo eu, não o
Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele,
não a deixe.
E
se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o
deixe.'').
Aqui se fala em separação, não em divórcio. Não existe aqui
permissão para novo casamento, nem de um, nem de outro. O que DEUS uniu, não o
separe o homem.
O melhor aqui é deixar que o tempo separados mostre ao casal
que o melhor mesmo é se perdoarem e reatarem seu relacionamento visando
principalmente o bem-estar dos filhos.
CONCLUSÃO
Se por um lado não há casamentos totalmente a salvo, por
outro lado também não há casamentos totalmente perdidos. Deus subordina seu
poder de restaurar o matrimônio problemático ao perdão entre os cônjuges.
Portanto, o divórcio não deve jamais ser visto como uma prática a ser seguida
em qualquer situação, mas como uma extrema exceção.
Uma
mulher podia ser comprada, e com freqüência era considerada propriedade do
homem. No lar era usada como se fora uma escrava, e por qualquer razão podia
ser repelida e expulsa. Jesus não somente procurou elevar a posição da mulher
na sociedade, mas também procurou eliminar esse duplo padrão. Assim fazendo, o
Senhor elevou grandemente o estado de casado.
A igreja deve, buscando ao Senhor, sempre ajudar a salvar os
casamentos em perigo, enquanto sempre procurar desestimular o divórcio entre o
seu povo.
Que Deus o
abençoe!