O
cristão e o divórcio
(Deterônomio 24.1 "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então
será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente,
far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua
casa.").
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois,
mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.");
(Gênesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.").
O divórcio, portanto, deve ser permitido em caso de imoralidade sexual, quando o cônjuge ofendido se recusar a perdoar.
No caso de infidelidade conjugal depois do casamento, o Antigo Testamento determinava a dissolução do casamento com a execução das duas partes culpadas, (Levítico 20.10 "Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.");
(Deuteronômio 22.22 "Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.").
(1 Coríntios 7.39 "A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."). Isto, evidentemente, deixaria o cônjuge inocente livre para casar-se de novo.
Neste caso, ele ou ela está livre para casar-se de novo com um crente, (1 Coríntios 7.27,28 "Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.").
20 - Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher
que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam
e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 - E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 - Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.").
"QUEM
ABUSE DA MULHER DE SEU PAI." Qual foi o pecado exato, aqui, não está claro. Paulo,
ao referir-se à mulher do pai daquele transgressor, provavelmente, quis dizer
que havia um envolvimento sexual deste com a sua madrasta. Paulo ficou
pasmado e horrorizado, porque a igreja estava tolerando semelhante imoralidade
em seu meio. Ele sabe que isso é ainda mais grave do que a própria transgressão
do indivíduo.21 - E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 - Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.").
(Êxodo 13.7 "Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos").
Paulo,
neste versículo, compara o fermento ao processo pelo qual o pecado e a
iniqüidade paulatinamente se propagam numa comunidade cristã, corrompendo assim
a muitos. Qualquer igreja que não tomar medidas severas contra a imoralidade
sexual entre seus membros descobrirá que a influência maligna desse mal se
alastrará pela congregação e contaminará a muitos.
O pecado deve ser
rigorosamente removido; doutra forma, no decurso do tempo, a totalidade da
comunidade cristã se corromperá e o Espírito Santo não terá lugar nessa igreja
(Apocalipse 2.2-3 "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua
paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser
apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu
nome, e não te cansaste.").
JULGAIS... OS QUE ESTÃO DENTRO. Um crente não deve fazer crítica
precipitada ou injusta contra outro crente (Mateus 7.1-5 " 1 - Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,
e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 - E por que reparas tu no argueiro que
está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me
tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do
teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.").
Todavia,
Paulo mostra, aqui, que a igreja precisa julgar seus membros em caso de pecado
grave, iniqüidade, imoralidade, ou conduta ímpia persistente. Tais ações
iníquas precisam ser julgadas e disciplinadas, para o bem da pessoa envolvida,
da pureza da igreja e do testemunho de Cristo no mundo.
Cidades prostituídas. (Gênesis 19.26 "E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.)
(Romanos 8.13 "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.");
(Hebreus 4.1 "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.").
Coração impuro (Mateus 15.19 "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.")
(Mateus 12.34 "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.").
A lei de Moisés prescreve as razões para o divórcio em termos tão gerais que torna-se difícil explicar os motivos que o justificam. Vejamos:
1. Motivos que ensejavam o divórcio.
Vers.1 - O termo "coisa feia", provavelmente se refira a certa conduta vergonhosa ou imoral, porém não da gravidade do adultério. Certamente não se trata de adultério, pois a penalidade deste era a morte, e não o divórcio (Levítico 20.10 ''Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.'').
As instruções que se acham nos versículos 1-4 foram dadas por Deus para regular o divórcio no Israel antigo. Observe o seguinte nesses versículos:
(Genesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne'').
(1 Coríntios 7.15 ''Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.'').
(Jeremias 3.1,6-8 " Vers.1 - Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. Vers.6 - Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se. Vers.7 - E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá. Vers.8 - vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.'').
O casamento com ímpios foi terminantemente proibido na lei de Moisés (Êxodo 34.11-16 " Vers. 11 - Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus. Vers.12 - Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti. Vers.13 - Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis. Vers.14 - Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. Vers.15 - Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituirem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios, Vers.16 - E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.'');
(Deuteronômio 7.1-4 " Vers.1 - Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; Vers.2 - E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Vers.3 - Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Vers.4 - Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.'').
(2 Coríntios 6.14 ''Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?").
(Malaquias 2.15 "E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade."). Como povo, Israel devia ser a possessão exclusiva de Deus, refletindo sua pessoa e santidade, mediante a rejeição dos costumes pecaminosos dos que não conhecem a Deus (Leia: Deuteronômio 7.1-11).
15
- E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o
infiel?
16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.'').
Aqueles que confessam Jesus como seu Senhor devem ser uma
"nação santa", (1 Pedro 2.9-12 ''Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a
nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos
chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.'').
Vós,
que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis
alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem."), dedicada a fazer a vontade e a obra do Pai.
Isso deixa claro que o crente cheio do Espírito viverá uma
vida de retidão e separação, em comunhão com Deus (1 Coríntios 6.11 "E é o que alguns têm sido; mas
haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados
em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.''),Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem."), dedicada a fazer a vontade e a obra do Pai.
14
- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de
Deus.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.'')
CONTENDI COM ELES. Há ocasiões em que os dirigentes, se realmente são
servos de Deus, precisam ter ira santa contra o mal e adotar medidas drásticas
para corrigir uma situação maléfica que surja. Usar de brandura e mansidão,
quando há desrespeito público e cínico ante a vontade de Deus, pelos membros da
igreja, passa a ser fraqueza e transigência.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.'')
A correção aplicada por Neemias demonstra um zelo por Deus semelhante ao de Cristo, quando Ele tomou um chicote para expulsar os vendilhões do templo de Jerusalém,
E
disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a
tendes convertido em covil de ladrões.'');
(João
2.13-16 ''13 - E
estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14 - E achou no templo os que
vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.15 - E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
16 - E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.'');
(Lucas
19.45 "E, entrando no
templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,").
II. O DIVÓRCIO NOS EVANGELHOS
(1 Coríntios 7.39-40 " 39 - A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 40 Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.'')
III. O DIVÓRCIO NAS EPÍSTOLAS
1. Morte para a lei (Romanos 7.1-3 "1 - Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido.)
24
- De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que
pela fé fôssemos justificados.
25 - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.'').
25 - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.'').
Fomos
alienados da antiga aliança da Lei e unidos a Cristo para a salvação. Devemos
crer em Jesus (1 João 5.13 ''Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome
do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais
no nome do Filho de Deus.''),
Receber o
seu Espírito e a sua graça e, assim, receber o perdão, ser regenerados e capacitados
para produzir fruto para Deus (Efésios 2.10 ''Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para
as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.");
(Galátas 5.22-23 "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra
estas coisas não há lei.'');
(Colossences
1.5-6 ''Por causa da
esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela
palavra da verdade do evangelho,
Que
já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como
também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em
verdade;'')
2. Aos casais crentes (1 Coríntios 7.10 "Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.")
SE, PORÉM, SE APARTAR, QUE FIQUE SEM CASAR. No versículo 10, Paulo mostra que a vontade de Deus para o casamento é que ele seja permanente. Também mostra que, às vezes, o relacionamento conjugal se torna tão insuportável que é necessário os cônjuges se separarem. No versículo 11 diz ''Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.'', portanto, Paulo não se refere ao divórcio permitido por Deus, causado por adultério (Mateus19.9), nem ao abandono de um cônjuge pelo outro ''1 Coríntios 7:15 Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.'').
Pelo contrário, Paulo está falando da separação sem divórcio formal. Talvez isso se refira a situações em que o cônjuge age de modo a pôr em perigo a vida física ou espiritual da esposa e dos filhos. Em tais casos, é preferível que um dos cônjuges deixe o outro, mas que permaneça sem casar. É inaceitável que Paulo fosse favorável a não separação de um casal em que um dos cônjuges vive sempre a maltratar fisicamente o outro e a agredir os filhos.
E
se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o
deixe.'').
Aqui se fala em separação, não em divórcio. Não existe aqui
permissão para novo casamento, nem de um, nem de outro. O que DEUS uniu, não o
separe o homem. CONCLUSÃO
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