Translate

Quem mandava em Ur dos Caldeus? #Novela Gênesis | Capítulo 15



Enquanto #Gênesis conta a história de Terá, pai de Abraão, nós também conhecemos um pouco da parte histórica da época. E o que mais chama atenção sobre Ur, é como a religião dominava. 


No capítulo 14, fomos apresentados por Nadi, um pouquinho de Ur e toda cultura do lugar, e logo pudemos ver o quanto a cultura está ligada diretamente à religião, “o rei tem que oferecer isso e aquilo para o deus Nana, e passar por isso e aquilo, e o povo faz isso todo ano” etc., etc. 


Graças a Semíramis e seus seguidores, a idolatria gerou a religião, que gerou a cultura. De repente, conhecemos um mundo em que não se falava mais no Deus Criador, e sim, em deuses disso e daquilo, e como eles faziam parte da cultura do lugar, não se podia nem ir contra eles, nem deixar de fazer o que eles pediam – até o rei se submetia a tudo que a religião demandava. E assim, podemos concluir, que o poder estava nas mãos do representante da religião da época: o sumo sacerdote.


Kissare, o sumo sacerdote, com toda sua pinta de humildade, é o homem mais poderoso de Ur. Ele consegue o que quer, de quem for, pois tudo depende se “Nana o inspirou”. Interessante como é a sua sobrinha que Nana escolheu para ser a principal sacerdotisa de Ur (spoiler).


E o rei Ibbi-Sim? O rei se submete. A sua responsabilidade principal é tomar decisões políticas para Ur, no entanto, se o ‘deus Nana’ por acaso não for mais com a cara dele, perde o reinado... É por isso que ele faz tudo que Kissare manda, até o inimaginável (você vai se surpreender com o que o rei vai se submeter, dá até pena.


OBS. E para quem não está entendendo o que isso tem a ver com a Bíblia, entenda primeiro que para você entender os personagens bíblicos, você precisa entender como era a sociedade de suas épocas... Ur dos Caldeus explica por que Deus escolheu a Abraão para ser o pai na fé. Entenda o contexto e você entenderá melhor a história. 


Algumas partes a destacar:


Absali coloca três homens para vigiar Terá e impedí-lo de completar sua missão. No caminho, Terá cruza com Lúcifer e lhe pergunta sobre Nordick. Ele aconselha o pastor a roubar sua confiança para conseguir o que precisa... E Terá segue sua sugestão.


Nadi se declara para Terá e afirma que poderão se casar assim que cumprir seu tempo no sacerdócio. A sacerdotisa pede que espere por ela até que possam ficar juntos, deixando-o surpreso com a proposta.


Amat sente as contrações do bebê e começa a passar mal, mas logo é socorrida por Aya e sua filha Nidana. Amat insiste que Terá retire a estatueta colocada na tenda e ele finge atender ao pedido novamente, mas enterra o objeto.


Ibbi-Sim pensa em chamar Nadi ao palácio novamente e deixa Enlila furiosa. Ela tenta fazer o rei mudar de ideia sobre a sacerdotisa, mas fracassa. Mais tarde, Enlila desabafa sobre a situação com sua serva, que a lembra de seu verdadeiro objetivo.


*  Nadi ordena que Guemecha vigie Terá e sua esposa o tempo todo. A serva descobre que Terá enterrou a estatueta que a sacerdotisa lhe deu de presente a avisa. Nadi não entende a atitude do homem, mas a proíbe de denunciar o crime!


Terá mente mais uma vez ao dizer para Amat que se livraria das estatuetas e deixa o objetivo enterrado perto de sua tenda. Nidana vê um cachorro cavando no mesmo local e se enfurece ao ver os ídolos. Ela cobra uma explicação de Amat, que não sabe dizer quem as enterrou.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!


  PARA OS QUE DESEJAM NOS APOIAR FINANCEIRAMENTE 🙏🏻👊🏻

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...