Translate

2 Samuel 16 - Davi é enganado por Ziba e amaldiçoado por Simei / Cuidado o espírito de engano!








Introdução:

O espírito de Ziba é o espírito de engano. Mefibosete, por ser filho de Jônatas, recebeu do rei Davi toda honra (II Samuel 9.1-13). Davi lhe restitui a honra, a dignidade e os bens que pertenciam a Jônatas e a Saul. 

Dá-lhe uma posição de destaque e honra em Jerusalém. Passa a ter herança e a sentar-se à mesa do rei. Entretanto, havia um servo dele que se chamava Ziba. Satanás coloca nele um espírito de engano e ele passa a desejar aquilo que era de Mifibosete.

Este espírito de engano se manifesta (II Samuel 16.1-4). Quando Davi fugia de Jerusalém, porque Absalão havia lhe tomado o reino, Ziba aparece e lhe faz um discurso maravilhoso, oferecendo jumentos, vinhos e trigos, todas estas coisas para servir. Mas era um oportunismo demoníaco. Mefibosete era quem havia preparado todas estas coisas para ir junto com Davi. Por ser aleijado, coxo, manco, não poderia subir sozinho na sua montaria. 

Então, Ziba o deixa para trás e leva para Davi para enganá-lo e receber a graça do rei e roubar Mefibosete. Este espírito de engano, que cairá hoje em sua vida, não é fácil de ser identificado, pois age quando não podemos pensar nem imaginar. Ele se manifesta em ocasiões de guerra. 

Quando você está na guerra, este espírito se manifesta, quando você está no meio de grandes decisões na sua vida e se manifesta quando você está passando por fragilidades em sua vida sentimental, pessoal ou ministerial. Davi estava em momento difícil de sua vida. Este espírito manifesta para destruir Mefibosete, que significava aliança. Satanás queria roubar a ele e romper a aliança. No pior dia de sua vida, este espírito se manifestou em Davi.

Este espírito se manifesta:

1º) Através do poder da língua (Salmos 120.1-4 ''Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro.'' ). 

Línguas enganadoras são as setas do maligno e brasas vivas que queimam. São os poderes malditos da língua. Leia Tiago 3.1-10. 

O poder da língua é a manifestação do espírito de engano e faz com que satanás venha agir. O dom da palavra pode ser usado para construir ou destruir. A língua pode ser uma grande benção ou uma grande maldição. A língua do servo de Deus, porém, precisa ser santificada para a edificação e a construção e, assim, seja um instrumento para abençoar . 

Quando diabo usa a língua desassocia a pessoa do pensamento espiritual. A pessoa que é usada por sua língua não está falando através do Espírito Santo de Deus. Satanás usa a língua humana e faz aquilo que ele não pode fazer, ou seja, não tem voz, mas se torna audível através das línguas dos homens e usando o espírito de engano. Precisamos, portanto, refrear nossa língua e falar espiritualmente, pois, quem fala espiritualmente não tem precipitação, e quando recebe a benção, ela entra no seu espírito. 

Muitas vezes, recebemos a palavra do engano e, por não discerni-la, causa destruição na sua vida. Precisamos aprender a palavra de Deus, que é certa e correta em nossa vida, para nos abençoar. Deus tocou em Isaías na língua, nos lábios, para que fosse santificado e profetizasse sobre o Messias. Ziba queria que Davi destruísse a Mefibosete, que rompesse a aliança.

2º) Se manifesta através dos roubos dos valores espirituais. (Malaquias 1.14 ''Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.'' ); 

(Malaquias 3.9 ''Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.'' ). O espírito do engano traz a falta de consciência espiritual. 

Muitas pessoas servem a Deus inconsequentemente e são enganados. Como Sansão que foi enganado e entregou seu ministério a Dalila. Ver Adão e Eva. Satanás vem para roubar, matar e destruir. Este poder de língua vem trazer o roubo das coisas espirituais. 

Mefibosete teve honra de Davi porque era espiritual. Agora, Ziba queria roubar os valores espirituais. O diabo não quer roubar seu carro, sua casa, suas coisas materiais, mas quer roubar sua aliança com Deus, seu ministério, seu chamado e sua constituição. 

Quando ele rouba as coisas espirituais ele o põe debaixo de maldição e derruba em todas as outras coisas. Por isso, o roubo das coisas espirituais vem através do engano. Ziba não queria mais ser servo de Mefibosete. Deu vazão a esse espírito e roubou-lhe os seus valores espirituais. 

Deus quer usá-lo e fazer a obra através de sua vida; o diabo quer roubar o seu ministério e sua posição, através do espírito de engano. Não permita ser enganado por este espírito de engano.

3º) Vem através da religiosidade. (I Timóteo 4.1 ''Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;'' ). Muitos se esfriaram na fé por ouvirem espíritos enganadores. 

O diabo quer que você aceite o espírito de religiosidade. O espírito de Ziba veio com toda a religiosidade contra Davi. Ziba, mesmo reconhecendo Davi como rei, na verdade queria roubar Mefibosete e enganar a Davi. O espírito de religiosidade fala uma coisa mas a intenção é outra. O poder de Deus só se manifesta na verdade e o religioso não aceita isso. Por isso, toda palavra da religiosidade será quebrada na sua vida. Neste ano de Davi, o espírito do engano precisa ser denunciada na sua vida.

Para vencer o espírito do engano:

1º) Quebrantamento no altar. (II Samuel 19.24 ''Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.'' ). 

Mefibosete não cortou a barba, não se alimentou nem se cuidou de seus pés. Quando Davi teve a vitória e voltou para Jerusalém, encontrou Mefibosete, todo sujo, barbudo e os pés infeccionados. Davi olhou para ele e Mefibosete disse que esperou a volta dele e se quebrantou. 

A igreja está quebrantada esperando a volta do rei. O quebrantamento denuncia o espírito de engano. Por isso, os humilhados serão exaltados. A sua vida no altar e o seu quebrantamento trará a glória da segunda casa para sua vida. Quebrantamento traz a verdade; a arrogância a queda.

2º) Denunciar o espírito de Ziba. (II João 1.7-8 ''Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.'' ). 

Tome cuidado para não perder aquilo que você ganhou com esforço e não perder a recompensa. O espirito enganador está agindo no mundo. Mefibosete foi até o rei e denunciou o engano de Ziba. 

(Mateus 24.11 ''E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.'' ). Você não pode aceitar o engano na sua vida.

3º) Quebrar as armações. O espírito de engano vive do engano. (Gênesis 3.13 ''E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.'' ): Satanás – no qual vive todos os espíritos malignos – fez uma grande armação através do espírito de engano. 

(Provérbios 12.5 ''Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.'' ): os conselhos fora da palavra e os conselhos que você ouve daqueles que não servem a Deus são armações contra a sua vida. O conselho do ímpio é armação e engano. 

(Romanos 3.10-14 ''Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura.'' ): são as armações do inferno. 

(Lucas 12.2 ''Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.'' ): nada que está encoberto que seja revelado. 

Há uma armação deste espírito contra sua vida. Ziba queria ser o que não era por isso deu espaço para esta malignidade. Toda a armação deste espírito contra a sua vida cairá em sua vida.

Hoje é o dia que o rei voltou a Jerusalém. É o dia da verdade. Neste dia manifesta o poder de Deus! O rei voltou para Jerusalém. 

Aconteceu três coisas com Mefibosete que também acontecerão com você:                  

1º) Restituição. Mefibosete teve tudo de volta e Ziba foi envergonhado. Restituição com vitória e pelo caminho da verdade. Restituição de tudo o que o espírito do engano tirou. 

2º) Reconhecimento. Davi teve que reconhecer ao filho de seu amado Jônatas. Tudo aquilo que o diabo roubo do reconhecimento de um servo de Deus, o Senhor declara que você é herdeiro e co-herdeiro de todas as bençãos espirituais; você tem o direito de ser abençoado, de se assentar à mesa do rei, de tudo o que Jesus ganhou na cruz do calvário. 

3º) Livramento. (II Samuel 21.6-7 ''De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei. Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.'' ): Davi precisava de oferecer sete pessoas de linhagem real para cessar a praga. Davi não enviou Mefibosete, antes o livrou. Aquilo que seria desígnio de morte transforma-se em marca de livramento. O espírito de engano não conseguiu despertar o ódio do rei contra Mefibosete. 

De tudo o que o diabo fez contra sua vida despertará o mal contra sua vida; de tudo aquilo que você foi manipulado por este espírito de engano, o Senhor não imputará mal contra você e o livrará. 


                        Que Deus te Abençoe!

3 comentários:

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...