Título: O autor é Marcos, que deu seu nome ao segundo evangelho, o menor e mais conciso dos quatro. É bom lembrar que ele não fez parte dos doze apóstolos.
Autoria e Data: Marcos era o sobrinho de Barnabé (Colossenses 4.10 "Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;" ),
E foi companheiro de Paulo (Atos 13.13 "E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém." ) e de Pedro.
Acompanhou Barnabé em sua viagem missionária a Chipre (Atos 15.38-40 "Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram
um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu,
encomendado pelos irmãos à graça de Deus." ).Filho de uma cristã de Jerusalém, também é chamado de João Marcos (Atos 12.12 "E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam." ).
Segundo a tradição, ele é o autor do evangelho que leva o seu nome, o qual escreveu sob a orientação do apóstolo Pedro. Papias, Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo concordam com a tradição, que remota ao século 2° da Era Cristã.
Provavelmente, escreveu este evangelho antes da morte de Pedro e de Paulo, entre os anos 64 e 68 d.C., possivelmente em Roma.
Propósito: Embora Mateus tenha sido escrito principalmente para seus irmãos judeus, o Evangelho de Marcos parece ser direcionado aos crentes romanos, particularmente os gentios.
Marcos escreveu como um pastor para os cristãos que já tinham ouvido e acreditado no Evangelho (Romanos 1.8 "Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." ).
Ele desejava que eles tivessem uma narrativa biográfica de Jesus Cristo como Servo do Senhor e Salvador do mundo a fim de fortalecer a sua fé diante da perseguição severa e ensinar-lhes o que significava ser Seus discípulos
Resumo: Este evangelho é único porque ele enfatiza as ações de Jesus mais do que Seus ensinamentos. É escrito de forma simples, movendo-se rapidamente de um episódio da vida de Cristo para outro.
Ele não começa com uma genealogia como em Mateus porque os gentios não estariam interessados em Sua linhagem. Após a apresentação de Jesus no Seu batismo, Jesus começou Seu ministério público na Galileia e chamou os primeiros quatro de Seus doze discípulos. O que se segue é o registro da morte, vida e ressurreição de Jesus.
O relato de Marcos não é apenas uma coleção de histórias, mas uma narrativa escrita para revelar que Jesus era o Messias, não só para os judeus, mas para os gentios também.
Em uma profissão dinâmica, os discípulos, liderados por Pedro, assumiram a sua fé Nele (Marcos 8.29-30 ""E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".
Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito." ), embora não tenham compreendido plenamente Sua messianidade até depois da Sua ressurreição.Ao seguirmos Suas viagens pela Galileia, áreas circundantes e então para a Judeia, percebemos quão rápido o ritmo foi estabelecido. Ele tocou a vida de muitas pessoas, mas deixou uma marca indelével em seus discípulos.
Na transfiguração (Marcos 9.1-9), Ele deu a três deles uma visualização do Seu retorno futuro em poder e glória, e mais uma vez lhes foi revelado quem Ele era.
No entanto, nos dias que antecederam a Sua última viagem a Jerusalém, vemo-los desnorteados, com medo e duvidando. Quando Jesus foi preso, Ele ficou sozinho depois que todos fugiram.
No entanto, nos dias que antecederam a Sua última viagem a Jerusalém, vemo-los desnorteados, com medo e duvidando. Quando Jesus foi preso, Ele ficou sozinho depois que todos fugiram.
Nas horas seguintes, durante os julgamentos simulados, Jesus proclamou ousadamente que Ele era o Cristo, o Filho do Abençoado e que Ele seria vitorioso em Sua volta (Marcos 14.61-62 "Mas ele calou-se, e nada
respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o
Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do
homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu." ).
Os eventos climáticos em torno da crucificação, morte, sepultamento e ressurreição não foram testemunhados pela maioria de Seus discípulos. Entretanto, várias mulheres fiéis testemunharam a Sua paixão. Depois do sábado, no início da manhã do primeiro dia da semana, elas foram ao sepulcro com especiarias de enterro.
Quando viram que a pedra tinha sido movida, elas entraram no túmulo. Não foi o corpo de Jesus que viram, mas um anjo vestido de branco. A mensagem de alegria que receberam foi: "Ele ressuscitou!" As mulheres foram as primeiras evangelistas por espalharem a boa nova da Sua ressurreição. Esta mesma mensagem tem sido transmitida para todo o mundo nos séculos seguintes até nós hoje.
Como o público-alvo de Marcos era os gentios, ele não cita o Antigo Testamento com a mesma frequência que Mateus, o qual escreveu principalmente para os judeus. Ele não começa com uma genealogia para ligar Jesus aos patriarcas judeus, mas começa ao invés com o Seu batismo, o início de Seu ministério terrestre.
Como o público-alvo de Marcos era os gentios, ele não cita o Antigo Testamento com a mesma frequência que Mateus, o qual escreveu principalmente para os judeus. Ele não começa com uma genealogia para ligar Jesus aos patriarcas judeus, mas começa ao invés com o Seu batismo, o início de Seu ministério terrestre.
Mas mesmo aí, Marcos cita uma profecia do Antigo Testamento sobre o mensageiro, João Batista, o qual exortaria o povo para "preparar o caminho para o Senhor" (Marcos 1.3 "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." ),
(Isaías 40.3 "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." ) enquanto aguardavam a vinda do seu Messias.
Jesus faz referência ao Antigo Testamento em várias passagens em Marcos.
Em Marcos 7.6 "Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. " (NVI) ,
Jesus repreende os fariseus por sua adoração superficial de Deus com os lábios, enquanto seus corações estavam longe dEle, e se refere ao seu próprio profeta, Isaías, para condená-los de sua dureza de coração (Isaías 29.13 "O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens." ).
Jesus se referiu a uma profecia do Antigo Testamento que era para ser cumprida naquela mesma noite, enquanto os discípulos seriam espalhados como ovelhas sem pastor quando Jesus foi preso e condenado à morte (Marcos 14.27 "E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão." );
(Zacarias 13.7 "Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos." ).
Jesus referiu-se novamente a Isaías quando purificou o Templo dos cambistas (Marcos 11.15-17 "E vieram a Jerusalém; e
Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no
templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam
pombas.
E não consentia que alguém levasse algum vaso
pelo templo.
E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A
minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes
feito covil de ladrões." ),
(Isaías 56.7 "Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." ),
(Jeremias 7.11 "Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor. (NVI)" ).
E então aos Salmos quando Ele explicou que era a pedra angular da nossa fé e da Igreja (Marcos 12.10-11 "Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;
isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ". (NVI)" ),
isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ". (NVI)" ),
(Salmo 118.22-23 "A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos." ).
Marcos apresenta Jesus como o Servo sofredor de Deus (Marcos 10.45 "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." ) e como Aquele que veio para servir e sacrificar-se por nós, em parte para nos inspirar a fazer o mesmo.
Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos." ).
Marcos apresenta Jesus como o Servo sofredor de Deus (Marcos 10.45 "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." ) e como Aquele que veio para servir e sacrificar-se por nós, em parte para nos inspirar a fazer o mesmo.
Devemos servir como Ele serviu, com a mesma grandeza de humildade e dedicação ao serviço dos outros.
Jesus exortou-nos a lembrar que para ser grande no reino de Deus, devemos ser o servo de todos (Marcos 10.44 "E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos." ).
O auto sacrifício deve transcender a nossa necessidade de reconhecimento ou recompensa, assim como Jesus estava disposto a ser humilhado ao oferecer a Sua vida pelas ovelhas.
Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!
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