Título: O nome do livro vem de seu autor, o apóstolo Mateus ( Mateus 9.9 "E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu." ),
Também chamado de Levi (Marcos 2.14 "E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu." ), que, na lista dos doze, geralmente aparece em sétimo ou oitavo lugar.
Com as variações Matias e Matatias, Mateus era um nome comum entre os judeus.
Autoria e Data: É de Mateus, cujo nome significado é "dádiva de Deus". Mateus era coletor de impostos na Galiléia e, ao ser chamado por Jesus, passou a fazer parte dos doze apóstolos.
Não há referências nem inferências que o coloquem como autor, mas a tradição da Igreja Primitiva lhe atribui o primeiro evangelho.
Alguns o consideram o mais antigo, com data de composição entre os anos 45 e 55 d.C., enquanto outros o colocam após o evangelho de Marcos, entre 65 e 68 d.C. Ainda segundo a tradição, foi escrito em aramaico, sendo, traduzido para o grego.
Propósito: Mateus tem a intenção de provar aos judeus que Jesus Cristo é o Messias prometido. Mais do que qualquer outro evangelho, Mateus cita o Antigo Testamento para mostrar como Jesus cumpriu as palavras dos profetas judeus.
Mateus descreve em detalhes a linhagem de Jesus desde Davi e usa muitas expressões familiares aos judeus. O amor e preocupação de Mateus por seu povo é visível através de sua abordagem minuciosa de contar a história do evangelho.
Resumo: Mateus discute a linhagem, nascimento e início da vida de Cristo nos dois primeiros capítulos. Daí, o livro discute o ministério de Jesus. As descrições dos ensinamentos de Cristo estão organizadas na forma de "discursos", como o Sermão da Montanha nos capítulos 5 a 7.
Capítulo 10 envolve a missão e propósito dos discípulos; capítulo 13 é uma coleção de parábolas, capítulo 18 discute a igreja, capítulo 23, começa um discurso sobre hipocrisia e o futuro. Os capítulos 21 a 27 discutem a prisão, tortura e execução de Jesus. O capítulo final descreve a ressurreição e a Grande Comissão.
Como o objetivo de Mateus é apresentar Jesus Cristo como Rei e Messias de Israel, ele cita o Antigo Testamento mais do que os outros três escritores dos evangelhos.
Mateus cita mais de 60 vezes passagens proféticas do Antigo Testamento, demonstrando como Jesus as cumpriu. Ele começa seu evangelho com a genealogia de Jesus, traçando sua linhagem até Abraão, o progenitor dos judeus.
E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu." ),
O Evangelho de Mateus é uma excelente introdução aos ensinamentos fundamentais do Cristianismo. O estilo lógico do esquema facilita a localização das discussões de vários temas. Mateus é especialmente útil para a compreensão de como a vida de Cristo foi o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.
Seus compatriotas judeus eram a audiência a quem se dirigia Mateus e muitos deles -- especialmente os fariseus e saduceus -- teimosamente recusaram-se a aceitar Jesus como seu Messias. Apesar de séculos lendo e estudando o Antigo Testamento, seus olhos estavam cegos para a verdade de quem era Jesus.
De lá, Mateus cita extensivamente os profetas, muitas vezes utilizando a frase "como foi dito pelo (s) profeta (s)" (Mateus 1.22-23 "Tudo isto aconteceu para que se
cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho,
E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco." ),
(Mateus 2.5-6 "E eles lhe disseram: Em Belém de
Judéia; porque assim está escrito pelo
profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a
menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar
o meu povo Israel." ),
(Mateus 2.15 "E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho." ),
(Mateus 4.13-16 "E, deixando Nazaré, foi habitar em
Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta
Isaías, que diz:
A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;
O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma
grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou." ), A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações;
(Mateus 8.16-17 "E, chegada a tarde, trouxeram-lhe
muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e
curou todos os que estavam enfermos;
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta
Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas
doenças." ),
(Mateus 13.35 "Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo." ),
(Mateus 21.4-5 "Ora, tudo isto aconteceu para que
se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te
vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal
de carga." ). Estes versículos referem-se às profecias do Antigo Testamento:Acerca do Seu nascimento (Isaías 7.14 "Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel. NVI" ),
Em Belém (Miqueias 5.2 "E tu, Belém
Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que
governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias
da eternidade." ),
Seu retorno do Egito após a morte de Herodes (Oseias 11.1 "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho." ),
Seu ministério aos gentios (Isaías 9.1-2 "Mas a terra, que foi angustiada,
não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a
terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar,
além do Jordão, na Galiléia das nações.
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e
sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." );
(Isaías 60.1-3 "Levanta-te, resplandece, porque
vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a
escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá
sobre ti.E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu." ),
Suas curas milagrosas do corpo e alma (Isaías 53.4 "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." ),
Suas lições na forma de parábolas (Salmos 78.2 "Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade." ),
E Sua entrada triunfal em Jerusalém (Zacarias 9.9 "Alegra-te muito,
ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti,
justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho,
filho de jumenta." ).
O Evangelho de Mateus é uma excelente introdução aos ensinamentos fundamentais do Cristianismo. O estilo lógico do esquema facilita a localização das discussões de vários temas. Mateus é especialmente útil para a compreensão de como a vida de Cristo foi o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.
Seus compatriotas judeus eram a audiência a quem se dirigia Mateus e muitos deles -- especialmente os fariseus e saduceus -- teimosamente recusaram-se a aceitar Jesus como seu Messias. Apesar de séculos lendo e estudando o Antigo Testamento, seus olhos estavam cegos para a verdade de quem era Jesus.
Jesus os repreendeu por seus corações duros e sua recusa em reconhecer Aquele por quem supostamente estavam aguardando (João 5.38-40 "nem a sua palavra habita em vocês,
pois não crêem naquele que ele enviou.
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque
pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a
meu respeito;
contudo, vocês não querem vir a mim para terem
vida. NVI" ).
Eles queriam um Messias em seus próprios termos, uma pessoa que cumprisse os seus próprios desejos e fizesse o que eles quisessem.
Quantas vezes buscamos a Deus em nossos próprios termos?
Não o rejeitamos quando lhe atribuímos apenas os atributos que consideramos aceitáveis, aqueles que nos fazem sentir bem -- Seu amor, misericórdia, graça -- enquanto rejeitamos aqueles que consideramos ofensivos -- Sua raiva, justiça e ira santa?
Que não nos atrevamos a cometer o erro dos fariseus, criando Deus em nossa própria imagem e em seguida esperar que Ele viva de acordo com nossos padrões.
Tal deus é nada mais do que um ídolo.
A Bíblia nos dá informação mais do que suficiente sobre a verdadeira natureza e identidade de Deus e de Jesus Cristo para justificar a nossa adoração e a nossa obediência.
Que Deus te abençoe, te guarde e te a paz!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário