Título: Como o próprio nome indica, trata-se de um
cântico, mais precisamente de um cântico de amor. A expressão "Cântico dos
cânticos" significa algo superior, de extrema beleza.
Também é, algumas vezes, denominado Cantares de
Salomão, evocando o seu ator.
Autoria e Data: Na abertura do livro, já temos declarado o seu
ator. Pelo que sabemos da narrativa de 1 Reis 4.32 "E disse três mil provérbios, e
foram os seus cânticos mil e cinco.", Salomão escreveu mil e cinco cânticos.
Assim, o livro de Cantares pode ser junção de
alguns desses cânticos, sob um mesmo tema.
Alguns acham que este Cântico faça parte de um
período tardio na vida de Salomão, quando se arrepende de sua vida de poligamia
e se volta ao amor de uma única mulher.
De qualquer forma, o livro deve ter sido escrito no
século 9º a.C. É um trabalho reconhecido por muitos eruditos como sendo
genuinamente de Salomão.
Propósito: O Livro de
Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre
um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano
de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do
casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
Resumo: A poesia toma a forma de um
diálogo entre um marido (o rei) e sua esposa (a Sulamita).
Podemos dividir o livro em três
seções: O namoro (Cantares 1.1 "Cântico dos Cânticos de Salomão.
NVI " ),
(Cantares 3.5 "Mulheres de Jerusalém, eu as faço
jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: Não despertem nem incomodem o amor
enquanto ele não o quiser. NVI " );
O casamento (Cantares 3.6 "Que é que vem subindo do deserto, como uma coluna
de fumaça, perfumado com mirra e incenso com extrato de todas as especiarias
dos mercadores?" ),
(Cantares 5.1 "Já entrei no meu jardim, minha
irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo
com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei
abundantemente, ó amados." );
E a maturação do
casamento (Cantares 5.2 "Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava
acordado. Escutem! O meu amado está batendo: Abra-me a porta, minha irmã, minha
querida, minha pomba, minha mulher ideal, pois a minha cabeça está encharcada
de orvalho, o meu cabelo, da umidade da noite. NVI " ),
(Cantares 8.14 "Venha depressa, meu amado, e seja
como uma gazela, ou como um cervo novo saltando sobre os montes carregados de
especiarias. NVI " ).
A canção começa antes do casamento, mostrando como a noiva anseia para estar com seu noivo e receber suas carícias íntimas. No entanto, ela aconselha a deixar que o amor se desenvolva naturalmente, em seu próprio tempo. O rei elogia a beleza da sulamita, superando os seus sentimentos de insegurança sobre sua aparência.
A sulamita tem um sonho no qual
ela perde Salomão e busca por ele em toda a cidade. Com a ajuda dos guardas da
cidade, ela encontra o seu amado e fica com ele até levá-lo a um local seguro.
Ao acordar, ela repete seu conselho para não forçar o amor.
Na noite de núpcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união.
Com a maturação do casamento, o marido e sua mulher passam por um momento difícil, simbolizado em um outro sonho. Neste segundo sonho, a sulamita repulsa seu marido e ele sai.
Na noite de núpcias, o marido novamente elogia a beleza de sua esposa, e em linguagem altamente simbólica, a mulher convida o seu cônjuge para participar de tudo o que ela tem para oferecer. Eles fazem amor e Deus abençoa sua união.
Com a maturação do casamento, o marido e sua mulher passam por um momento difícil, simbolizado em um outro sonho. Neste segundo sonho, a sulamita repulsa seu marido e ele sai.
Sentindo-se culpada, ela procura
por ele por toda a cidade; desta vez, no entretanto, ao invés de ajudá-la, os
guardas a espancaram -- simbólico de sua consciência pesarosa. As coisas têm um
final feliz, com os amantes se encontrando e se reconciliando.
Quando o cântico termina, o marido e a esposa estão confiantes e seguros em seu amor, eles cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e deixam claro que muito querem estar na presença um do outro.
Alguns intérpretes da Bíblia vêem em Cantares de Salomão uma exata representação simbólica de Cristo e Sua igreja. Cristo é visto como o rei, enquanto que a igreja é representada pela sulamita.
Quando o cântico termina, o marido e a esposa estão confiantes e seguros em seu amor, eles cantam sobre a natureza permanente do amor verdadeiro, e deixam claro que muito querem estar na presença um do outro.
Alguns intérpretes da Bíblia vêem em Cantares de Salomão uma exata representação simbólica de Cristo e Sua igreja. Cristo é visto como o rei, enquanto que a igreja é representada pela sulamita.
Apesar de acreditarmos que o livro
deve ser entendido literalmente como uma representação do casamento, existem
alguns elementos que prenunciam a Igreja e seu relacionamento com o rei, o
Senhor Jesus.
Cantares 2.4 descreve a
experiência de cada crente que é procurado e comprado pelo Senhor Jesus.
Estamos em um local de grande riqueza espiritual e somos cobertos por Seu
amor.
O Cantares 2.16 diz: "O meu
amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os
lírios."
Aqui está uma imagem não só da
segurança do crente em Cristo (João 10.28-29 "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e
ninguém as arrebatará da minha mão. Meu
Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de
meu Pai." ),
Mas do Bom Pastor que conhece as
Suas ovelhas – Seus seguidores – e dá a Sua vida por nós (João 10.11 "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor
dá a sua vida pelas ovelhas." ).
Graças a Ele, não somos mais
manchados pelo pecado, tivemos nossas "manchas" removidas pelo Seu
sangue (Cantares 4.7 "Tu és toda formosa, meu amor, e em
ti não há mancha." );
(Efésios 5.27 "Para a apresentar a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível." ).
Aplicação Prática: Nosso mundo está confuso sobre o casamento. A prevalência do divórcio e de tentativas modernas de redefinir o casamento estão em notório contraste com o Livro de Cantares de Salomão. Casamento, diz o poeta bíblico, deve ser comemorado, desfrutado e reverenciado.
Este livro fornece algumas orientações práticas para fortalecer nosso casamento:
1) Dê ao seu cônjuge a atenção de que ele ou ela necessita. Tire o tempo necessário para realmente conhecer seu cônjuge.
2) Encorajamentos e elogios, não críticas, são uma parte vital de um relacionamento bem sucedido.
3) Desfrute um ao outro. Planeje viagens especiais. Seja criativo, até mesmo brincalhão, um com o outro. Deleite-se com o dom de Deus do amor conjugal.
4) Faça o que for necessário para reafirmar o seu compromisso com o seu cônjuge. Renove seus votos; resolva problemas e não considere o divórcio como uma solução. Deus quer que vocês dois vivam em um amor profundamente tranquilo e seguro.
Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!
muito bom texto o importante viver isso com força do nosso ser.
ResponderExcluirAmém, que Deus abençoe!!! Compartilhe para que outras vidas possa ser abençoadas!!
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