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Primeira Epístola de Pedro / Quando foi escrita a Primeira Epístola de Pedro?





Título: Foi a primeira carta escrita pelo apóstolo Pedro aos forasteiros da dispersão ("Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia," 1 Pedro 1:1 ).

Ou seja, aos judeus cristãos espalhados pelo Império. E isso confirma o ministério da circuncisão entregue a Pedro ("Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos." Gálatas 2:9).

Autoria e Data:Não existem dúvidas de que seu autor é o apostolo Pedro, que se coloca como testemunha ocular dos sofrimentos e da vida de Cristo (1.8; 2.23,24; 5.1).

O idioma grego da carta é bastante puro e não poderia ter sido escrito, de próprio punho, por Pedro. Seu amanuense (escrevente) foi Silvano ("Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus." 1 Pedro 5:12).

Foi escrita, provavelmente, em 65 d.C., pouco depois da perseguição de Nero, que começou em 64 d.C.

Propósito: Muitos tem comparado seu conteúdo com o conteúdo da espistola de Paulo aos Romanos. De fato, é possível observar a influencia paulina em diversas passagens.

Os Cristãos, conforme se percebe, estavam sofrendo intensa perseguições e Pedro exortou a ter paciência (1.3-12).

O autor usa, de forma abundante e constante, duas palavras "santo" (1.15,16; 2.5) e "esperança", e por conta dessa última, Pedro é chamado de o "apóstolo da esperança", assim como Paulo é o apostolo da fé e João, do amor (1.3, 21; 3.15).

Apresenta os mesmo aspectos práticos da vida cristã expostos na literatura paulina, abordando as seguintes relações: cidadão e Estado (2.11-17), marido e mulher (3.1-7) e pais e filhos (5.5). E, tal como nas cartas de Paulo, traz exortações aos presbíteros e líderes (5.1-4).

Versículos importantes: ("Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,"
1 Pedro 1:3 )

("Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
1 Pedro 2:9 )

("Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."
1 Pedro 2:24 ) 

("Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos".
1 Pedro 5:8,9 ) 

Resumo: 1 Pedro é uma carta de Pedro aos fiéis que tinham sido dispersos por todo o mundo antigo e estavam sob intensa perseguição. Pedro realmente entendia o que era ser perseguido.

Ele foi espancado, ameaçado, punido e preso por pregar a Palavra de Deus. Ele sabia o que era perseverar sem amargura e sem nunca perder a esperança, assim como viver uma vida obediente e vitoriosa em muita fé.

Esse conhecimento da esperança viva em Jesus foi a mensagem, assim como seguir o exemplo de Cristo.
Embora este tempo de perseguição tenha sido muito violento, Pedro revela que era, na verdade, um tempo de regozijo. Ele diz que sofrer pelo amor de Cristo, assim como seu Salvador sofreu por eles, deve ser encarado como um privilégio.

Esta carta faz referencia às experiências pessoais de Pedro com Jesus, assim como aos seus sermões do livro de Atos. 

Pedro confirma que satanás é o grande inimigo de todos os cristãos, mas que a garantia do retorno de Cristo fornece incentivo de esperança.

A certeza da eterna é dada a todos os cristãos. Uma forma de identificar-se com Cristo é compartilhar de Seu sofrimento.

Para nós, isso significa suportar os insultos e calúnias daqueles que nos chamam de "conservadores" ou "santinhos". 

Isso é tão insignificante comparado ao que Cristo sofreu por nós na Cruz. Permaneça firme sobre o que você sabe e crê ser o certo e alegre-se quando o mundo e satanás tentam te machucar.

Deus te abençoe!

Epístola aos Hebreus / Quando foi escrito o Livro de Hebreus?










Título: Embora os destinatários não constem em nenhum lugar da epístola, seu conteúdo é claramente direcionado aos cristãos de origem judaica.

Todo o seu teor versa sobre as Escrituras do Antigo Testamento, e também sobre sua validade ou não para a presente era.

Há um debate a seu respeito quanto ao fato de ser ou não ser uma epístola, uma vez que somente seu término parece demonstrar ser uma carta (Hebreus 13.18-25). Alguns colocam como um tratado ou um sermão.

Autoria e Data: Sua autoria nos remete a algumas controvérsias. Eusébio e outras fontes apontam o apóstolo Paulo como autor, mas este posicionamento gera certos conflitos difíceis de resolver.

O estilo, os destinatários e outros pontos levaram os eruditos a assumir uma postura de incerteza. A base da autoria paulina se encontra na referencia a Timóteo, no capítulo final (Hebreus 13.23 Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.).

Certamente, foi escrita antes do ano 70 d.C., pois fala como se o templo ainda existisse, mais provavelmente entre 66 e 68 d.C. (Hebreus 7.1-28).

Entre os prováveis autores, estão Apolo (por ser poderoso nas Escrituras) e Barnabé.

Propósito:
O falecido Dr. Walter Martin, fundador do Instituto de Investigação Cristã e autor do best-seller Kingdom of the Cults (Reino das Seitas), disse em sua sarcástica e habitual forma de falar que o livro de hebreus foi escrito por um hebreu para outros hebreus para dizer-lhes que deixassem de agir como hebreus.

Na verdade, muitos dos primeiros crentes judeus estavam caindo de volta aos rituais do judaísmo a fim de escaparem da crescente perseguição. Esta carta, então, é uma exortação para esses crentes perseguidos a continuarem na graça de Jesus Cristo.

Resumo:
O livro de Hebreus trata de três grupos distintos: seguidores de Cristo, incrédulos que tinham conhecimento e uma aceitação intelectual dos fatos de Cristo, e incrédulo que tinham sido atraídos a Cristo, mas que acabaram rejeitando-o. É importante entender a qual grupo cada passagem está se dirigindo, pois deixar de fazer isso pode levar-nos a tirar conclusões inconsistentes com o restante das Escrituras.

O escritor de Hebreus menciona continuamente a superioridade de Cristo, tanto de Sua pessoa como do Seu trabalho ministerial. Nos escritos do Antigo Testamento, entendemos que os rituais e cerimônias do judaísmo simbolicamente apontavam para a vinda do Messias. Em outras palavras, os ritos do judaísmo eram sombras das coisas futuras.

Hebreus nos diz que Jesus Cristo é melhor do que aquilo que qualquer mera religião tem a oferecer. Toda a pompa e circunstância da religião empalidecem em comparação com a pessoa, trabalho e ministério de Jesus Cristo. É a superioridade do nosso Senhor Jesus, então, que continua a ser o tema desta eloquente carta.

Talvez nenhum outro lugar do Novo Testamento esclareça o Antigo Testamento como faz o livro de Hebreus, o qual tem como seu fundamento o sacerdócio levítico. O escritor aos hebreus compara constantemente as insuficiências do sistema sacrifical do Antigo Testamento com a perfeição e realização em Cristo.

Enquanto o Antigo Testamento exigia sacrifícios contínuos e uma expiação pelo pecado uma vez por ano, os quais eram oferecidos por um sacerdote humano, a Nova Aliança proporciona um sacrifício final através de Cristo (Hebreus 10.10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. ) e acesso direto ao trono de Deus para todos os que estão nEle.

Rica na doutrina cristã fundamental, a epístola aos Hebreus também nos proporciona exemplos animadores de "heróis da fé", os quais perseveraram apesar das grandes dificuldades e condições adversas (Hebreus 11). Os homens e mulheres pertencentes à lista dos heróis da fé fornecem provas irrefutáveis quanto à garantia incondicional e absoluta confiabilidade de Deus.

Da mesma forma, podemos manter a confiança perfeita nas ricas promessas de Deus, independentemente das nossas circunstâncias, ao meditarmos na sólida fidelidade das obras de Deus nas vidas dos Seus santos do Antigo Testamento.

O escritor de Hebreus proporciona um grande incentivo aos crentes, mas há cinco advertências solenes às quais devemos prestar atenção:

Há o perigo da negligência (Hebreus 2.1-4 Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.
Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.
Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.
),

O perigo da incredulidade (Hebreus 3.7 Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,”);

(Hebreus 4.13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.),

O perigo da imaturidade espiritual (Hebreus 5.11 Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.);

(Hebreus 6.20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.),

O risco de deixar de perseverar (Hebreus 10.26-39 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
),

E o perigo inerente de recusar a Deus (Hebreus 12.25-29 Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?
Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: "Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu".
As palavras "ainda uma vez" indicam a remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado.
Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,
pois o nosso "Deus é fogo consumidor! "
).

Assim encontramos então, nesta obra-prima suprema, uma grande riqueza de doutrina, um refrescante manancial de encorajamento e uma fonte de advertências práticas e sãs contra a preguiça em nossa caminhada cristã.

Entretanto, ainda há mais, pois em Hebreus encontramos um retrato magnificamente do nosso Senhor Jesus Cristo, o Autor e consumador da nossa grande salvação (Hebreus 12.2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. ).

Que Deus o Abençoe!


Epístola do Apóstolo Paulo a Filemom / Quando foi escrita a Epístola de Filemom?










Título: O título advém do destinatário da carta, escrita pelo apóstolo Paulo. Seu nome, Filemom, significa "meu amigo". Foi um rico cristão de Colossos, na casa de quem a igreja se reunia (Filemom 1.2 "E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:" ).

Como Paulo nunca esteve em Colosso, é bem provável que Filemom tenha se convertido durante os três anos em que Paulo ministrou em Éfeso.

Autoria e Data: Alguns questionam por este livro se encontra entre os escritos canônicos, visto tratar-se apenas de um "bilhete pessoal" de Paulo, escrito no mesmo período em que as demais epístolas: no cativeiro.

Provavelmente, o portador foi o mesmo: Tíquico. Foi escrita por volta de 62 d.C.

Propósito: A carta a Filemom é a mais curta de todas as obras de Paulo e lida com a prática da escravidão. A carta sugere que Paulo estava na prisão quando a escreveu. Filemom era um proprietário de escravos que também hospedava uma igreja em sua casa. 

Durante o tempo do ministério de Paulo em Éfeso, Filemom tinha provavelmente viajado para a cidade e, ao escutar a pregação de Paulo, converteu-se ao Cristianismo. O escravo Onésimo roubou seu senhor, Filemom, e fugiu, dirigindo-se a Roma e a Paulo. 

Onésimo ainda era propriedade de Filemom, e Paulo escreveu para suavizar o seu regresso ao seu mestre. Onésimo tornou-se um cristão (Filemom 1.10) como resultado da testificação de Paulo, o qual queria que Filemom aceitasse Onésimo como um irmão em Cristo e não meramente como um escravo.

Resumo: Paulo tinha advertido os proprietários de escravos sobre sua responsabilidade para com eles. Além disso, Paulo apresentou esses escravos como responsáveis seres morais que deviam temer a Deus. 

Em Filemom, Paulo não condenou a escravidão, mas apresentou Onésimo como um irmão cristão, em vez de um escravo. Quando um proprietário pode se referir a um escravo como um irmão, o escravo chegou a uma posição em que o título jurídico de escravo não tem mais sentido. 

A igreja primitiva não atacou diretamente a escravidão, mas estabeleceu as bases para um novo relacionamento entre proprietário e escravo. Paulo tentou unir Filemom e Onésimo com o amor cristão de modo que a emancipação seria necessária. Somente após a exposição à luz do evangelho é que a instituição da escravidão poderia morrer.

Talvez em nenhum lugar do Novo Testamento a distinção entre lei e graça seja tão bem retratada. Tanto a lei romana como a lei mosaica do Antigo Testamento deram a Filemom o direito de punir um escravo fugitivo que era considerado propriedade. 


Entretanto, o pacto da graça através do Senhor Jesus permitiu que o senhor e seu escravo desfrutassem de um companheirismo baseado na igualdade dentro do corpo de Cristo.

Empregadores, líderes políticos, executivos de corporações e pais e mães de família podem seguir o espírito do ensinamento de Paulo ao tratar os funcionários cristãos, companheiros de trabalho e membros da família como membros do Corpo de Cristo. 

Os cristãos na sociedade moderna não devem ver ajudantes como instrumentos para ajudá-los a alcançar suas ambições, mas como irmãos e irmãs em Cristo que devem receber um tratamento amável. 

Além disso, todos os líderes cristãos devem reconhecer que terão que prestar contas a Deus pelo tratamento daqueles que trabalham para eles, quer os ajudantes sejam cristãos ou não. 


Eventualmente esses líderes terão que responder a Deus por suas ações (Colossenses 4.1 "¶ Vós, senhores, fazei o que for de justiça e eqüidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus." ).

Que Deus o abençoe!

Êxodo 12 - A Celebração da primeira páscoa










Introdução: A páscoa foi instituída pelo Senhor para que os israelitas celebrassem a noite em que Deus poupou da morte todos os primogênitos hebreus.

É uma festa repleta de significados tanto para os judeus quanto para os cristãos. Os judeus deveriam comemorar a Páscoa no mês de Abib (corresponde à parte de março e parte de abril em nosso calendário), cujo significado são as "espigas verdes".

Neste estudo, estudaremos a respeito desta festa sagrada e o seu significado para nós, cristãos.

I - A Páscoa

1. Para os egípcios

Para os egípcios a Páscoa significou o juízo divino final sobre o Egito, Faraó e todos os deuses cultuados ali. O Senhor havia enviado várias pragas e concedido tempo suficiente para que Faraó se rendesse, deixando o povo partir.

Deus é misericordioso, lônganimo e deseja que todos se salvem (2 Pedro 3.9 "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." ).

Porém, Ele é também um juiz justo que se ira contra o pecado: "Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias" (Salmos 7.11). O pecado, a idolatria e as injustiças sociais suscitam a ira do Pai.

O povo hebreu estava sendo massacrado pelos egípcios e o Senhor queria libertá-lo. Restava uma última praga.

Então o Senhor falou a Moisés: "À meia noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo primogênito na terra do Egito morrerá" (Êxodo 11.4-5 "Disse, pois, Moisés ao faraó: "Assim diz o Senhor: ‘Por volta da meia-noite, passarei por todo o Egito. Todos os primogênitos do Egito morrerão, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho da escrava que trabalha no moinho, e também todas as primeiras crias do gado." ). Foi uma noite pavorosa para os egípcios e inesquecível para os israelitas.

2. Para Israel

Era a saída, a passagem para a liberdade, para uma vida vitoriosa e abundante. Foi para isto que Cristo veio ao mundo, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para nos libertar do jugo do pecado e nos dar uma vida cristã abundante (João 10.10 "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." ).

Enquanto havia choro nas casas egípcias, nas casas dos judeus havia alegria e esperança. O Egito, a escravidão e Faraó ficariam para trás. Os israelitas teriam a sua própria terra e não seriam escravos de ninguém.

3. Para nós

Como pecadores também estávamos destinados a experimentar a ira de Deus, mas Cristo, o nosso Cordeiro Pascal, morreu em nosso lugar e com o seu sangue nos redimiu dos nossos pecados (1 Coríntios 5.7 "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." ).

Para nós, cristãos, a Páscoa é a passagem da morte dos nossos pecados para a vida de santidade em Cristo. No Egito um cordeiro foi imolado para cada família.

Na cruz morreu o filho de Deus pelo mundo inteiro (João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." ).

II - Os elementos da Páscoa

1. O pão

Deveria ser assado sem fermento, pois não havia tempo para que o pão pudesse crescer (Êxodo 12.8; Êxodo 12.34-36). A saída do Egito deveria ser rápida. A falta de fermento também representa a purificação, a libertação do fermento no mundo.


Em o novo testamento vemos que Jesus utilizou o fermento para ilustrar o falso ensino dos fariseus (Mateus 16.6 "E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus." );

(Lucas 12.1 "Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. NVI" );

Marcos 8.15 "E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes." ).

O pão também simboliza vida. Jesus se identificou aos seus discípulos como "o pão da vida" (João 6.35 "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." )

Toda vez que o pão é partido na celebração da Ceia do Senhor, traz à nossa memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo diabo.

2. As ervas amargas (Êxodo 12.8 "
Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento.")

Simbolizavam toda a amargura e aflição enfrentadas no cativeiro. Foram 430 anos de opressão, dor, angústia, quando os hebreus eram cativos do Egito.

3. O cordeiro (Êxodo 12.3-7), Leia.

Um cordeiro sem defeito deveria ser morto e o sangue derramado nos umbrais das portas das casas. O sangue era uma proteção e um símbolo da obediência. A desobediência seria paga com a morte.


O cordeiro da Páscoa judaica era uma representação do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1.29 "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." ).

O sangue de Cristo foi vertido na cruz para redimir todos os filhos de Adão (1 Pedro 1.18-19 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,"
).

Aquele sangue que foi derramado no Egito, e aspergido nos umbrais das portas, aponta para o sangue de Cristo que foi oferecido por Ele como sacrifício expiatório para nos redimir dos nossos pecados.

III - Cristo, Nossa Páscoa

1. Jesus, o Pão da Vida (João 6.35,48,51)



Comemos pão para saciar a nossa fome, porém, a fome da salvação da nossa alma somente pode ser saciada por Jesus. Certa vez, Ele afirmou: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome" (João 6.35).


Apenas Ele pode saciar a necessidade espiritual da humanidade. Necessitamos  deste pão divino diariamente. Sem Ele não é possível a nossa reconciliação com Deus (2 Coríntios 5.19 "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." ).

2. O sangue de Cristo (1 Coríntios 5.7; Romanos 5.8-9).

No Egito, o sangue do cordeiro morto só protegeu os hebreus, mas o sangue de Jesus derramado na cruz proveu a salvação não apenas dos judeus, mas também dos gentios. O cordeiro pascoal substituía o primogênito.

O sacrifício de Cristo substituiu a humanidade desviada de Deus (Romanos 3.12,23 "12- Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" NVI. 23- pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, NVI" ).

Fomos redimidos por seu sangue e salvos da morte eterna pela graça de Deus em seu Cordeiro Pascal, Jesus Cristo.

3. Santa Ceia

A Ceia do Senhor não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto a sua vinda: "Em memória de mim" (1 Coríntios 11.24-25 "e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim"."
).

É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar. O crente deve se assentar à mesa do Senhor com reverencia, discernimento, temor de Deus e humildade, pois está diante do sublime memorial da paixão e morte do Senhor Jesus Cristo em nosso favor.

Caso contrário, se tornará réu diante de Deus (1 Coríntios 11.27-32 "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo."
).

Conclusão

Deus queria que seu povo Israel nunca se esquecesse da Páscoa, por isso a data foi santificada. A Páscoa era uma oportunidade para os israelitas descansarem, festejarem e adorarem a Deus por tão grande livramento, que foi sua libertação e saída do Egito.

Hoje o nosso Cordeiro Pascal é Cristo. Ele morreu para trazer redenção aos judeus e gentios. Cristo nos livrou da escravidão do pecado e sua condenação eterna.

Exaltemos ao Senhor diariamente por tão grande salvação.


Que Deus o abençoe!

O anticristo esta no nosso meio?




Estamos caminhando para o cumprimento definitivo das profecias finais, pois os sinais são claros quanto ao tempo em que estamos e o principal personagem do fim dos tempos profetizado nas Sagradas Escrituras, o Anticristo.

Mostra-se pronto para se revelar, diante do cenário profético necessário para ele se manifestar que já se formou neste ano, o que torna o arrebatamento iminente.

E tudo isso ocorre exatamente no linear dos 70 a 80 anos de Israel, uma geração bíblica, o que remete à parábola da figueira, ensinada pelo Messias, Yeshua, na qual  Ele disse que a geração que visse a figueira, se referindo a Israel, brotar, não passaria.

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar". (Lucas 21.33)



Assista o vídeo abaixo e tire suas conclusões:


https://www.youtube.com/watch?v=jUcO9Nf0lTE&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1853BHs9nC90J64R6TbXcIqJxzQcEWNbfW2RUv4lDLFIVieNwwE6DuV6M


Segue abaixo mais um vídeo para sua reflexão do nosso irmão Wagnão, se não o conhece vou deixar o link abaixo para você acessar o vídeo e se inscrever no canal dele, acompanhe-o, assista:


https://www.youtube.com/watch?v=0Kplh7gEyZE



Segue abaixo alguns versículos sobre a volta de Jesus para sua meditação:

"Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem". (Lucas 12.40)


"Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei". (Apocalipse 3.3)
"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez". (Apocalipse 16.15)
"Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração". (Lucas 17.24-25)
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória". (Mateus 24.30)
"Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu". (Mateus 26.64)
"Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória". (Marcos 13.26)
"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém". (Apocalipse 1.7)

Portanto, assim como diz os versículos acima ele vira como um ladrão, feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, vigia pois não sabeis nem o dia nem a hora, pois assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". (Apocalipse 3.20)
Que você meu irmão em Cristo que lê essa mensagem, é tempo de nos se preparar para nos encontrar-mos com Ele, sua vinda nunca esteve tão próxima como nos dias de hoje, se há algo que precisa ser feito que ainda esta pesando sua consciência, que seja perdoar o seu irmão, se você magoou alguém, se você maltratou alguém este é o tempo de ir até ele e se reconciliar, não tem coisa melhor quando estamos com nossas consciências tranquilas.
Você tem que ter a certeza se Jesus vier, logo após que você terminar de ler essa mensagem você ira subir, ou até mesmo daqui alguns minutos, horas ou dias, mais você tem que ter essa convicção que você vai subir quando Ele te chamar.
E você que ainda não o aceitou como seu salvador, dobre seus joelhos e aceite o de coração, Deus irá te receber, faça a seguinte oração em secreto no seu quarto, fale com Ele:
" Senhor Deus Pai todo poderoso, criador do Céu, da terra e de tudo que há neles, Eu sei que sou pecador e necessito do teu perdão, Hoje arrependo-me dos meus pecados e peço que me perdoe, como eu perdôo todos os que me prejudicaram até hoje, e Te convido para entrar no meu coração e na minha vida para fazer morada para sempre.

Eu confesso e creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que veio entre nós, foi crucificado e ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus e está assentado a direita de Deus Pai.

Eu, (diga seu nome), aceito a Jesus Cristo como o meu único Senhor e suficiente Salvador da minha vida e não vou mais pertencer a este mundo cheio de pecado.

Hoje eu nego todo envolvimento antigo com outros deuses, ídolos, imagens de santo e entidades, e eu declaro que à partir de agora, eu sou de Jesus.

Deus, hoje eu te peço para escrever o meu nome no livro da vida, em nome de Jesus, amém".

Agora, que você recebeu Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador da sua vida, procure uma igreja evangélica mais perto de sua casa, para que você possa congregar, fazer o curso de batismo nas águas, ser batizado nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme Mateus 28.19 e ser instruído na palavra do Senhor frequentando todos os cultos e a Escola Bíblica Dominica na sua Igreja. Aleluia. Amém. 

Que Deus abençoe a sua vida!

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Epístola de Paulo a Tito / Quando foi escrita a Epístola de Tito?






Título: O nome é grego e advém do destinatário da carta, escrita pelo apóstolo Paulo. Tito foi um dos mais importantes companheiros de Paulo e, embora não seja citado em Atos dos Apóstolos, aparece constantemente nas epístolas paulinas. 

Com certeza, era gentio, uma vez que Paulo desafia os opositores que queriam circuncidá-lo. Este livro é parte constituinte das chamadas "epístolas pastorais".


Autoria e Data: É o apostolo Paulo, que a escreveu, provavelmente, entre a primeira e a segunda epístola a Timóteo.


A data provável varia entre 63 e 66 d.C., quando Tito se encontrava na Ilha de Creta, coordenando as igrejas ali estabelecidas.


Propósito: A Epístola a Tito é conhecida como uma das Epístolas Pastorais, assim como as duas cartas a Timóteo. 


Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo para incentivar o seu irmão na fé, Tito, o qual havia sido deixado em Creta para liderar a Igreja que Paulo havia estabelecido em uma de suas viagens missionárias (Tito 1.5 "¶ Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:" ). 


Esta carta aconselha Tito a respeito de quais qualificações deve-se buscar nos líderes da igreja. Ele também alerta Tito acerca da reputação daqueles que viviam na ilha de Creta (Tito 1.12 "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos." ).


Resumo: Como maravilhoso deve ter sido quando Tito recebeu uma carta de seu mentor, o apóstolo Paulo. Paulo era um homem muito honrado, e com razão, depois de estabelecer várias igrejas em todo o mundo oriental. 


Esta famosa introdução do apóstolo teria sido lida por Tito: "a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador" (Tito 1.4).


A ilha de Creta, local onde Paulo deixou Tito encarregado de liderar a igreja, era habitada por nativos da ilha e judeus que não conheciam a verdade de Jesus Cristo (Tito 1.12-14 
"Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.

Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade." ).

Paulo sentiu que era a sua responsabilidade continuar discipulando a Tito, assim como instruir e incentivá-lo no desenvolvimento de líderes dentro da igreja em Creta. 

Assim como o apóstolo Paulo guiou Tito na sua busca de líderes, Paulo também deu sugestões sobre como Tito devia instruir esses líderes para que pudessem crescer na sua fé em Cristo. Suas instruções incluíam direções para homens e mulheres de todas as idades (Tito 2.1-8 "¶ Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." ).

Para ajudar Tito a permanecer na sua fé em Cristo, Paulo sugeriu que Tito viesse a Nicópolis e trouxesse com ele dois outros membros da igreja (Tito 3.12-13 
"Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte." ).

Mais uma vez, Paulo acha necessário instruir os líderes da igreja a terem cuidado com os judaizantes, ou seja, aqueles que tentavam adicionar obras ao dom da graça que produz a salvação. 

Ele adverte contra aqueles que são enganadores rebeldes, especialmente os que continuavam afirmando que a circuncisão e adesão aos rituais e cerimônias da lei mosaica ainda eram necessárias (Tito 1.10-11 "Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." ). 

Este é um tema recorrente por todas as epístolas de Paulo e no livro de Tito, ele chega até a dizer que suas bocas devem ser caladas.

O apóstolo Paulo merece a nossa atenção quando buscamos obter na Bíblia instruções sobre como viver uma vida agradável ao Senhor. Podemos aprender o que devemos evitar, assim como aquilo que devemos imitar. 

Paulo sugere que busquemos ser puros ao evitarmos as coisas que contaminam nossas mentes e consciências. E, em seguida, Paulo faz uma afirmação que jamais deve ser esquecida: "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra" (Tito 1.16). 

Como cristãos, devemos examinar nossas próprias vidas a fim de garantir que alinham-se com a nossa profissão de fé em Cristo (2 Coríntios 13.5 "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." ).

Junto com esse aviso, Paulo também nos diz como evitar negar a Deus: "ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tito 3.5b-6). 

Ao buscar uma renovação diária de nossa mente pelo Espírito Santo, podemos se tornar em cristãos que honram a Deus pela maneira como vivemos.

Que Deus abençoe a sua vida!

Segunda Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo / Quando foi escrito o Livro de 2 Timóteo?





Título: É a última epístola de Paulo, endereçada a Timóteo, pouco antes de seu martírio, por isso tem uma conotação de despedida.

Autoria e Data: Geralmente, é datada entre 65 e 64 d.C., sendo que o mais provável é que tenha escrita no último ano. Foi remetida por Paulo pouco antes de seu martírio em Roma, que estava sob a regência do imperador Nero, em 68 d.C.

Segundo a tradição, o apóstolo teria sido decapitado, uma vez que, por ser cidadão romano, não podia ser crucificado.

Propósito: Aprisionado em Roma mais uma vez, o apóstolo Paulo se sentiu sozinho e abandonado. Paulo percebeu que a sua vida terrena provavelmente estaria em breve chegando ao fim. O livro de 2 Timóteo é essencialmente as "últimas palavras" de Paulo. 

Paulo olhou além da sua própria situação para expressar preocupação com as igrejas e especificamente com Timóteo. Paulo queria usar suas últimas palavras para encorajar Timóteo, e todos os outros crentes, a perseverar na fé (2 Timóteo 3.14 "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido," ),

E proclamar o evangelho de Jesus Cristo (2 Timóteo 4.2 "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."

Resumo: Paulo encoraja Timóteo a permanecer apaixonado por Cristo e a permanecer firme na sã doutrina (2 Timóteo 1:1-2, 13-14). 

Paulo relembra Timóteo a evitar as crenças e práticas ímpias e a fugir de qualquer coisa imoral (2 Timóteo 2.14-26). 

No fim dos tempos haverá intensa perseguição e apostasia da fé cristã (2 Timóteo 3.1-17). 

Paulo encerra com um apelo intenso para que os crentes permaneçam firmes na fé e terminem a corrida forte (2 Timóteo 4.1-8).

Paulo estava tão preocupado em advertir Timóteo e aqueles que ele pastoreava dos perigos dos falsos mestres que acabou invocando a história dos magos egípcios que se opuseram a Moisés (Êxodo 7.11,22 
"11- E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. 22- Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." ), 


(Êxodo 8.7,18,19 "7- Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito. 18- E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado. 19- Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito." ), 

(Êxodo 9.11 "De maneira que os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, e em todos os egípcios." ). 

Embora seus nomes não sejam mencionados no Antigo Testamento, a tradição diz que esses homens promoveram a construção do bezerro de ouro e foram mortos com o resto dos idólatras (Êxodo 32). 

Paulo prevê o mesmo destino para aqueles que resistem à verdade de Cristo, sua insensatez eventualmente "será a todos evidente" (2 Timóteo 3.9 "Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos. NVI " ).

É fácil desviar-se da vida cristã. Temos que manter nossos olhos firmes no prêmio -- ser recompensado no céu por Jesus Cristo (2 Timóteo 4.8 
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." ). 

Devemos nos esforçar para evitar tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias. Isso só pode ser realizado quando nos firmamos em nosso conhecimento da Palavra de Deus e recusamos aceitar qualquer coisa que não seja bíblica.

Que Deus o abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...