Título: É a última epístola de Paulo, endereçada a Timóteo, pouco antes de seu martírio, por isso tem uma conotação de despedida.
Autoria e Data: Geralmente, é datada entre 65 e 64 d.C., sendo que o mais provável é que tenha escrita no último ano. Foi remetida por Paulo pouco antes de seu martírio em Roma, que estava sob a regência do imperador Nero, em 68 d.C.
Segundo a tradição, o apóstolo teria sido decapitado, uma vez que, por ser cidadão romano, não podia ser crucificado.
Propósito: Aprisionado em Roma mais uma vez, o apóstolo Paulo se sentiu sozinho e abandonado. Paulo percebeu que a sua vida terrena provavelmente estaria em breve chegando ao fim. O livro de 2 Timóteo é essencialmente as "últimas palavras" de Paulo.
Paulo olhou além da sua própria situação para expressar preocupação com as igrejas e especificamente com Timóteo. Paulo queria usar suas últimas palavras para encorajar Timóteo, e todos os outros crentes, a perseverar na fé (2 Timóteo 3.14 "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido," ),
E proclamar o evangelho de Jesus Cristo (2 Timóteo 4.2 "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."
Resumo: Paulo encoraja Timóteo a permanecer apaixonado por Cristo e a permanecer firme na sã doutrina (2 Timóteo 1:1-2, 13-14).
Paulo relembra Timóteo a evitar as crenças e práticas ímpias e a fugir de qualquer coisa imoral (2 Timóteo 2.14-26).
No fim dos tempos haverá intensa perseguição e apostasia da fé cristã (2 Timóteo 3.1-17).
Paulo encerra com um apelo intenso para que os crentes permaneçam firmes na fé e terminem a corrida forte (2 Timóteo 4.1-8).
Paulo estava tão preocupado em advertir Timóteo e aqueles que ele pastoreava dos perigos dos falsos mestres que acabou invocando a história dos magos egípcios que se opuseram a Moisés (Êxodo 7.11,22 "11- E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. 22- Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." ),
(Êxodo 8.7,18,19 "7- Então os magos fizeram o
mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito.
18- E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para
produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
19- Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o
coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito." ),
(Êxodo 9.11 "De maneira que os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, e em todos os egípcios." ).
Embora seus nomes não sejam mencionados no Antigo Testamento, a tradição diz que esses homens promoveram a construção do bezerro de ouro e foram mortos com o resto dos idólatras (Êxodo 32).
Paulo prevê o mesmo destino para aqueles que resistem à verdade de Cristo, sua insensatez eventualmente "será a todos evidente" (2 Timóteo 3.9 "Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos. NVI " ).
É fácil desviar-se da vida cristã. Temos que manter nossos olhos firmes no prêmio -- ser recompensado no céu por Jesus Cristo (2 Timóteo 4.8 "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." ).
Devemos nos esforçar para evitar tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias. Isso só pode ser realizado quando nos firmamos em nosso conhecimento da Palavra de Deus e recusamos aceitar qualquer coisa que não seja bíblica.
Que Deus o abençoe!
Que Deus o abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário