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Êxodo 12 - A Celebração da primeira páscoa










Introdução: A páscoa foi instituída pelo Senhor para que os israelitas celebrassem a noite em que Deus poupou da morte todos os primogênitos hebreus.

É uma festa repleta de significados tanto para os judeus quanto para os cristãos. Os judeus deveriam comemorar a Páscoa no mês de Abib (corresponde à parte de março e parte de abril em nosso calendário), cujo significado são as "espigas verdes".

Neste estudo, estudaremos a respeito desta festa sagrada e o seu significado para nós, cristãos.

I - A Páscoa

1. Para os egípcios

Para os egípcios a Páscoa significou o juízo divino final sobre o Egito, Faraó e todos os deuses cultuados ali. O Senhor havia enviado várias pragas e concedido tempo suficiente para que Faraó se rendesse, deixando o povo partir.

Deus é misericordioso, lônganimo e deseja que todos se salvem (2 Pedro 3.9 "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." ).

Porém, Ele é também um juiz justo que se ira contra o pecado: "Deus é um juiz justo, um Deus que se ira todos os dias" (Salmos 7.11). O pecado, a idolatria e as injustiças sociais suscitam a ira do Pai.

O povo hebreu estava sendo massacrado pelos egípcios e o Senhor queria libertá-lo. Restava uma última praga.

Então o Senhor falou a Moisés: "À meia noite eu sairei pelo meio do Egito; e todo primogênito na terra do Egito morrerá" (Êxodo 11.4-5 "Disse, pois, Moisés ao faraó: "Assim diz o Senhor: ‘Por volta da meia-noite, passarei por todo o Egito. Todos os primogênitos do Egito morrerão, desde o filho mais velho do faraó, herdeiro do trono, até o filho mais velho da escrava que trabalha no moinho, e também todas as primeiras crias do gado." ). Foi uma noite pavorosa para os egípcios e inesquecível para os israelitas.

2. Para Israel

Era a saída, a passagem para a liberdade, para uma vida vitoriosa e abundante. Foi para isto que Cristo veio ao mundo, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para nos libertar do jugo do pecado e nos dar uma vida cristã abundante (João 10.10 "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." ).

Enquanto havia choro nas casas egípcias, nas casas dos judeus havia alegria e esperança. O Egito, a escravidão e Faraó ficariam para trás. Os israelitas teriam a sua própria terra e não seriam escravos de ninguém.

3. Para nós

Como pecadores também estávamos destinados a experimentar a ira de Deus, mas Cristo, o nosso Cordeiro Pascal, morreu em nosso lugar e com o seu sangue nos redimiu dos nossos pecados (1 Coríntios 5.7 "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." ).

Para nós, cristãos, a Páscoa é a passagem da morte dos nossos pecados para a vida de santidade em Cristo. No Egito um cordeiro foi imolado para cada família.

Na cruz morreu o filho de Deus pelo mundo inteiro (João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." ).

II - Os elementos da Páscoa

1. O pão

Deveria ser assado sem fermento, pois não havia tempo para que o pão pudesse crescer (Êxodo 12.8; Êxodo 12.34-36). A saída do Egito deveria ser rápida. A falta de fermento também representa a purificação, a libertação do fermento no mundo.


Em o novo testamento vemos que Jesus utilizou o fermento para ilustrar o falso ensino dos fariseus (Mateus 16.6 "E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus." );

(Lucas 12.1 "Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. NVI" );

Marcos 8.15 "E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes." ).

O pão também simboliza vida. Jesus se identificou aos seus discípulos como "o pão da vida" (João 6.35 "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede." )

Toda vez que o pão é partido na celebração da Ceia do Senhor, traz à nossa memória o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou a sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo diabo.

2. As ervas amargas (Êxodo 12.8 "
Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento.")

Simbolizavam toda a amargura e aflição enfrentadas no cativeiro. Foram 430 anos de opressão, dor, angústia, quando os hebreus eram cativos do Egito.

3. O cordeiro (Êxodo 12.3-7), Leia.

Um cordeiro sem defeito deveria ser morto e o sangue derramado nos umbrais das portas das casas. O sangue era uma proteção e um símbolo da obediência. A desobediência seria paga com a morte.


O cordeiro da Páscoa judaica era uma representação do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1.29 "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." ).

O sangue de Cristo foi vertido na cruz para redimir todos os filhos de Adão (1 Pedro 1.18-19 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,"
).

Aquele sangue que foi derramado no Egito, e aspergido nos umbrais das portas, aponta para o sangue de Cristo que foi oferecido por Ele como sacrifício expiatório para nos redimir dos nossos pecados.

III - Cristo, Nossa Páscoa

1. Jesus, o Pão da Vida (João 6.35,48,51)



Comemos pão para saciar a nossa fome, porém, a fome da salvação da nossa alma somente pode ser saciada por Jesus. Certa vez, Ele afirmou: "Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome" (João 6.35).


Apenas Ele pode saciar a necessidade espiritual da humanidade. Necessitamos  deste pão divino diariamente. Sem Ele não é possível a nossa reconciliação com Deus (2 Coríntios 5.19 "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." ).

2. O sangue de Cristo (1 Coríntios 5.7; Romanos 5.8-9).

No Egito, o sangue do cordeiro morto só protegeu os hebreus, mas o sangue de Jesus derramado na cruz proveu a salvação não apenas dos judeus, mas também dos gentios. O cordeiro pascoal substituía o primogênito.

O sacrifício de Cristo substituiu a humanidade desviada de Deus (Romanos 3.12,23 "12- Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" NVI. 23- pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, NVI" ).

Fomos redimidos por seu sangue e salvos da morte eterna pela graça de Deus em seu Cordeiro Pascal, Jesus Cristo.

3. Santa Ceia

A Ceia do Senhor não é um mero símbolo; é um memorial da morte redentora de Cristo por nós e um alerta quanto a sua vinda: "Em memória de mim" (1 Coríntios 11.24-25 "e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim"."
).

É um memorial da morte do Cordeiro de Deus em nosso lugar. O crente deve se assentar à mesa do Senhor com reverencia, discernimento, temor de Deus e humildade, pois está diante do sublime memorial da paixão e morte do Senhor Jesus Cristo em nosso favor.

Caso contrário, se tornará réu diante de Deus (1 Coríntios 11.27-32 "Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo."
).

Conclusão

Deus queria que seu povo Israel nunca se esquecesse da Páscoa, por isso a data foi santificada. A Páscoa era uma oportunidade para os israelitas descansarem, festejarem e adorarem a Deus por tão grande livramento, que foi sua libertação e saída do Egito.

Hoje o nosso Cordeiro Pascal é Cristo. Ele morreu para trazer redenção aos judeus e gentios. Cristo nos livrou da escravidão do pecado e sua condenação eterna.

Exaltemos ao Senhor diariamente por tão grande salvação.


Que Deus o abençoe!

O anticristo esta no nosso meio?




Estamos caminhando para o cumprimento definitivo das profecias finais, pois os sinais são claros quanto ao tempo em que estamos e o principal personagem do fim dos tempos profetizado nas Sagradas Escrituras, o Anticristo.

Mostra-se pronto para se revelar, diante do cenário profético necessário para ele se manifestar que já se formou neste ano, o que torna o arrebatamento iminente.

E tudo isso ocorre exatamente no linear dos 70 a 80 anos de Israel, uma geração bíblica, o que remete à parábola da figueira, ensinada pelo Messias, Yeshua, na qual  Ele disse que a geração que visse a figueira, se referindo a Israel, brotar, não passaria.

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar". (Lucas 21.33)



Assista o vídeo abaixo e tire suas conclusões:


https://www.youtube.com/watch?v=jUcO9Nf0lTE&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1853BHs9nC90J64R6TbXcIqJxzQcEWNbfW2RUv4lDLFIVieNwwE6DuV6M


Segue abaixo mais um vídeo para sua reflexão do nosso irmão Wagnão, se não o conhece vou deixar o link abaixo para você acessar o vídeo e se inscrever no canal dele, acompanhe-o, assista:


https://www.youtube.com/watch?v=0Kplh7gEyZE



Segue abaixo alguns versículos sobre a volta de Jesus para sua meditação:

"Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem". (Lucas 12.40)


"Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei". (Apocalipse 3.3)
"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez". (Apocalipse 16.15)
"Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração". (Lucas 17.24-25)
"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória". (Mateus 24.30)
"Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu". (Mateus 26.64)
"Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória". (Marcos 13.26)
"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém". (Apocalipse 1.7)

Portanto, assim como diz os versículos acima ele vira como um ladrão, feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, vigia pois não sabeis nem o dia nem a hora, pois assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". (Apocalipse 3.20)
Que você meu irmão em Cristo que lê essa mensagem, é tempo de nos se preparar para nos encontrar-mos com Ele, sua vinda nunca esteve tão próxima como nos dias de hoje, se há algo que precisa ser feito que ainda esta pesando sua consciência, que seja perdoar o seu irmão, se você magoou alguém, se você maltratou alguém este é o tempo de ir até ele e se reconciliar, não tem coisa melhor quando estamos com nossas consciências tranquilas.
Você tem que ter a certeza se Jesus vier, logo após que você terminar de ler essa mensagem você ira subir, ou até mesmo daqui alguns minutos, horas ou dias, mais você tem que ter essa convicção que você vai subir quando Ele te chamar.
E você que ainda não o aceitou como seu salvador, dobre seus joelhos e aceite o de coração, Deus irá te receber, faça a seguinte oração em secreto no seu quarto, fale com Ele:
" Senhor Deus Pai todo poderoso, criador do Céu, da terra e de tudo que há neles, Eu sei que sou pecador e necessito do teu perdão, Hoje arrependo-me dos meus pecados e peço que me perdoe, como eu perdôo todos os que me prejudicaram até hoje, e Te convido para entrar no meu coração e na minha vida para fazer morada para sempre.

Eu confesso e creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que veio entre nós, foi crucificado e ressuscitou no terceiro dia, subiu aos céus e está assentado a direita de Deus Pai.

Eu, (diga seu nome), aceito a Jesus Cristo como o meu único Senhor e suficiente Salvador da minha vida e não vou mais pertencer a este mundo cheio de pecado.

Hoje eu nego todo envolvimento antigo com outros deuses, ídolos, imagens de santo e entidades, e eu declaro que à partir de agora, eu sou de Jesus.

Deus, hoje eu te peço para escrever o meu nome no livro da vida, em nome de Jesus, amém".

Agora, que você recebeu Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador da sua vida, procure uma igreja evangélica mais perto de sua casa, para que você possa congregar, fazer o curso de batismo nas águas, ser batizado nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme Mateus 28.19 e ser instruído na palavra do Senhor frequentando todos os cultos e a Escola Bíblica Dominica na sua Igreja. Aleluia. Amém. 

Que Deus abençoe a sua vida!

Deixe seu comentário sobre o Anticristo, esta realmente ele no meio de nós? Compartilhe da sua opinião conosco.

Epístola de Paulo a Tito / Quando foi escrita a Epístola de Tito?






Título: O nome é grego e advém do destinatário da carta, escrita pelo apóstolo Paulo. Tito foi um dos mais importantes companheiros de Paulo e, embora não seja citado em Atos dos Apóstolos, aparece constantemente nas epístolas paulinas. 

Com certeza, era gentio, uma vez que Paulo desafia os opositores que queriam circuncidá-lo. Este livro é parte constituinte das chamadas "epístolas pastorais".


Autoria e Data: É o apostolo Paulo, que a escreveu, provavelmente, entre a primeira e a segunda epístola a Timóteo.


A data provável varia entre 63 e 66 d.C., quando Tito se encontrava na Ilha de Creta, coordenando as igrejas ali estabelecidas.


Propósito: A Epístola a Tito é conhecida como uma das Epístolas Pastorais, assim como as duas cartas a Timóteo. 


Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo para incentivar o seu irmão na fé, Tito, o qual havia sido deixado em Creta para liderar a Igreja que Paulo havia estabelecido em uma de suas viagens missionárias (Tito 1.5 "¶ Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:" ). 


Esta carta aconselha Tito a respeito de quais qualificações deve-se buscar nos líderes da igreja. Ele também alerta Tito acerca da reputação daqueles que viviam na ilha de Creta (Tito 1.12 "Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos." ).


Resumo: Como maravilhoso deve ter sido quando Tito recebeu uma carta de seu mentor, o apóstolo Paulo. Paulo era um homem muito honrado, e com razão, depois de estabelecer várias igrejas em todo o mundo oriental. 


Esta famosa introdução do apóstolo teria sido lida por Tito: "a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador" (Tito 1.4).


A ilha de Creta, local onde Paulo deixou Tito encarregado de liderar a igreja, era habitada por nativos da ilha e judeus que não conheciam a verdade de Jesus Cristo (Tito 1.12-14 
"Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.

Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.
Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade." ).

Paulo sentiu que era a sua responsabilidade continuar discipulando a Tito, assim como instruir e incentivá-lo no desenvolvimento de líderes dentro da igreja em Creta. 

Assim como o apóstolo Paulo guiou Tito na sua busca de líderes, Paulo também deu sugestões sobre como Tito devia instruir esses líderes para que pudessem crescer na sua fé em Cristo. Suas instruções incluíam direções para homens e mulheres de todas as idades (Tito 2.1-8 "¶ Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." ).

Para ajudar Tito a permanecer na sua fé em Cristo, Paulo sugeriu que Tito viesse a Nicópolis e trouxesse com ele dois outros membros da igreja (Tito 3.12-13 
"Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte." ).

Mais uma vez, Paulo acha necessário instruir os líderes da igreja a terem cuidado com os judaizantes, ou seja, aqueles que tentavam adicionar obras ao dom da graça que produz a salvação. 

Ele adverte contra aqueles que são enganadores rebeldes, especialmente os que continuavam afirmando que a circuncisão e adesão aos rituais e cerimônias da lei mosaica ainda eram necessárias (Tito 1.10-11 "Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância." ). 

Este é um tema recorrente por todas as epístolas de Paulo e no livro de Tito, ele chega até a dizer que suas bocas devem ser caladas.

O apóstolo Paulo merece a nossa atenção quando buscamos obter na Bíblia instruções sobre como viver uma vida agradável ao Senhor. Podemos aprender o que devemos evitar, assim como aquilo que devemos imitar. 

Paulo sugere que busquemos ser puros ao evitarmos as coisas que contaminam nossas mentes e consciências. E, em seguida, Paulo faz uma afirmação que jamais deve ser esquecida: "Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra" (Tito 1.16). 

Como cristãos, devemos examinar nossas próprias vidas a fim de garantir que alinham-se com a nossa profissão de fé em Cristo (2 Coríntios 13.5 "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." ).

Junto com esse aviso, Paulo também nos diz como evitar negar a Deus: "ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tito 3.5b-6). 

Ao buscar uma renovação diária de nossa mente pelo Espírito Santo, podemos se tornar em cristãos que honram a Deus pela maneira como vivemos.

Que Deus abençoe a sua vida!

Segunda Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo / Quando foi escrito o Livro de 2 Timóteo?





Título: É a última epístola de Paulo, endereçada a Timóteo, pouco antes de seu martírio, por isso tem uma conotação de despedida.

Autoria e Data: Geralmente, é datada entre 65 e 64 d.C., sendo que o mais provável é que tenha escrita no último ano. Foi remetida por Paulo pouco antes de seu martírio em Roma, que estava sob a regência do imperador Nero, em 68 d.C.

Segundo a tradição, o apóstolo teria sido decapitado, uma vez que, por ser cidadão romano, não podia ser crucificado.

Propósito: Aprisionado em Roma mais uma vez, o apóstolo Paulo se sentiu sozinho e abandonado. Paulo percebeu que a sua vida terrena provavelmente estaria em breve chegando ao fim. O livro de 2 Timóteo é essencialmente as "últimas palavras" de Paulo. 

Paulo olhou além da sua própria situação para expressar preocupação com as igrejas e especificamente com Timóteo. Paulo queria usar suas últimas palavras para encorajar Timóteo, e todos os outros crentes, a perseverar na fé (2 Timóteo 3.14 "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido," ),

E proclamar o evangelho de Jesus Cristo (2 Timóteo 4.2 "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."

Resumo: Paulo encoraja Timóteo a permanecer apaixonado por Cristo e a permanecer firme na sã doutrina (2 Timóteo 1:1-2, 13-14). 

Paulo relembra Timóteo a evitar as crenças e práticas ímpias e a fugir de qualquer coisa imoral (2 Timóteo 2.14-26). 

No fim dos tempos haverá intensa perseguição e apostasia da fé cristã (2 Timóteo 3.1-17). 

Paulo encerra com um apelo intenso para que os crentes permaneçam firmes na fé e terminem a corrida forte (2 Timóteo 4.1-8).

Paulo estava tão preocupado em advertir Timóteo e aqueles que ele pastoreava dos perigos dos falsos mestres que acabou invocando a história dos magos egípcios que se opuseram a Moisés (Êxodo 7.11,22 
"11- E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. 22- Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." ), 


(Êxodo 8.7,18,19 "7- Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito. 18- E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado. 19- Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito." ), 

(Êxodo 9.11 "De maneira que os magos não podiam parar diante de Moisés, por causa da sarna; porque havia sarna nos magos, e em todos os egípcios." ). 

Embora seus nomes não sejam mencionados no Antigo Testamento, a tradição diz que esses homens promoveram a construção do bezerro de ouro e foram mortos com o resto dos idólatras (Êxodo 32). 

Paulo prevê o mesmo destino para aqueles que resistem à verdade de Cristo, sua insensatez eventualmente "será a todos evidente" (2 Timóteo 3.9 "Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos. NVI " ).

É fácil desviar-se da vida cristã. Temos que manter nossos olhos firmes no prêmio -- ser recompensado no céu por Jesus Cristo (2 Timóteo 4.8 
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." ). 

Devemos nos esforçar para evitar tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias. Isso só pode ser realizado quando nos firmamos em nosso conhecimento da Palavra de Deus e recusamos aceitar qualquer coisa que não seja bíblica.

Que Deus o abençoe!

Êxodo 20 - Os Dez Mandamentos




Introdução: Estudaremos o capítulo 20 do livro de Êxodo. É uma síntese concernente aos Dez Mandamentos que foram entregues por Deus a Moisés.

Muitos pensam que os preceitos morais da Lei foram somente para o Antigo Pacto. Todavia, Jesus ressaltou, no Sermão do Monte, que os preceitos morais da Lei são somente eternos e imutáveis, por isso precisamos conhece-los.

I - Os propósitos da Lei

1. O decálogo (Êxodo 20.3-17)

O Termo Decálogo literalmente significa "dez enunciados" ou "declarações" (Êxodo 34.28 "E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos." );

(Deuteronômio 4.13 "Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." ).

O Decálogo exprime a vontade de Deus em relação ao ser humano. É, na verdade, um resumo da lei moral de Deus.

2. Objetivos do Concerto divino

A lei foi dada por Deus a Israel com os seguintes objetivos:

a) Prover um padrão de justiça

A lei entregue entregue pelo Senhor a Moisés é um padrão de moralidade para o caráter e a conduta do homem, seja ele judeu, seja ele gentio (Deuteronômio 4.8 "E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?" );

(Romanos 7.12 "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." ).

b) Identificar e expor a malignidade do pecado. 

(Romanos 5.20 "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" );

(Romanos 3.20 "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." ); ou seja, o conhecimento pleno da transgressão;

(Romanos 7.7 "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." ).

A lei não faz do ser um humano um pecador, mas faz com que ele se reconheça como um transgressor. Ela expõe a malignidade do pecado, mas ao mesmo tempo aponta o caminho da expiação pela fé em Deus através dos sacrifícios que eram oferecidos no Tabernáculo (Levítico 4__7).

c) Revelar a santidade de Deus. 

O Senhor revela a sua santidade por intermédio da lei mosaica (Êxodo 24.15-17 "15E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
16E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
17E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel." ); 


(Levítico 19.1-2 "Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" ),


De igual forma em o Novo Pacto, Ele revela a todo o mundo o seu amor através do seu filho Jesus (João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." );

(Romanos 5.8 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." ).

A lei foi dada por Deus para conduzir a humanidade a Cristo (Romanos 10.4 "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê." ).

II - Os Dez mandamentos (Êxodo 20.1-17)

1. O primeiro mandamento

(Êxodo 20.3 "3Não terás outros deuses diante de mim." ).

Neste primeiro mandamento, Deus se revela como o único e verdadeiro Deus (Deuteronômio 6.4 "4Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." ).

Naquela época havia entre as nações falsos deuses. Um exemplo disso é o Egito, onde o povo de Israel estivera por 430 anos. Nossa adoração e culto devem ser dirigidos somente ao único e verdadeiro Deus.

Não devemos cultuar nem os anjos (Apocalipse 19.10 "10E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." );

Nem os homens (Atos 10.25-26 "25E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
26Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem." ), ou quaisquer símbolos.

O primeiro mandamento da lei, reafirmado em o Novo Testamento, foi a respeito da adoração somente a Deus (1 Coríntios 8.4-6 "4Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

5Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
6Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." );
(1 Timóteo 1.17 "17Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." );

(Efésios 4.5-6 "5Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." );

(Mateus 4.10 "10Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." ).

2. O segundo mandamento

(Êxodo 20.4-6 "4Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam" ).

Aqui Deus proíbe terminantemente o uso de imagens idolátricas. (João 4.24 "24Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." ).

Então, não há como adorá-lo por meio de imagens. Querer adorar a Deus por meio de imagens visíveis é falta de fé, pois Cristo é a imagem de Deus (Leia: Colossenses 1.13-23).

É abominação ao Senhor a idolatria, ou seja, ter ídolos e ser idólatra (Deuteronômio 7.25 "25As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus." ).

Na vida do crente, um ídolo é tudo o que ocupa o primeiro lugar em sua vida, em seu coração, em seu tempo e em sua vontade.

Esse "ídolo"pode ser acúmulo de riqueza, a busca pela grandeza, pelo sucesso e pela fama. Pode ser também a busca pela popularidade, pelo prazer desenfreado. Há muita gente na igreja se arruinando espiritualmente por causa dos "ídolos do coração".


3. O terceiro mandamento

(Êxodo 20.7 " 7Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. " ).

O nome de Deus representa Ele mesmo; sua divina natureza; seu infinito poder e seu santo caráter. Este mandamento, portanto, diz respeito à santidade ao Senhor. 

Tomar o nome do Todo-Poderoso em vão é mencioná-lo de modo banal, profano, secular e irreverente.

4. O quarto mandamento

(Êxodo 20.8-11 "8Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." ).

O sábado era um dia de descanso e de adoração a Deus. O termo sábado vem do hebraíco shabbath (cessar; interromper).

Gênesis 2.3 está escrito que: Deus "descansou" (literalmente "cessou", no sentido de alguém interromper o que estava fazendo).

A expressão "lembra-te", usada pelo autor  no versículo 8, indica que o sábado já fora dado por Deus no princípio, e que já era observado para descanso do trabalho e adoração a Deus (Gênesis 2.1-3 "1Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

2E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." );

(Êxodo 20.10 "10Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas." ).

É importante ressaltar não há que em o novo testamento não há um só versículo que ordene a guarda do sábado como dia fixo santificado para descanso e adoração ao Senhor. O sábado foi dado como um "sinal" do pacto do Sinai entre Deus e Israel. 

Assim, o sábado assinala Israel como povo especial de Deus (Êxodo 31.12,13,17 "12Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
13Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. 17Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se." );

(Ezequiel 20.10-12 "10E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto.

11E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.
12E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." ).

A respeito dos demais mandamentos não está dito que eles são "sinais". Para nós, o princípio que permanece é um dia de descanso na semana, para nosso benefício físico e espiritual (Marcos 2.27-28 "27E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
28Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor." ).

Nós, cristãos, observamos o domingo como dia de culto, pois Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Lucas 24.1-3 "1E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.

2E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus." ).


III - A continuação dos mandamentos divinos

1. O quinto mandamento

(Êxodo 20.12 "12Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." ).

Honrar é respeitar e obedecer, por amor, à autoridade dos pais, e com eles, cooperar em tudo. 

É o primeiro mandamento contendo uma promessa de Deus: "Para que se prolonguem os teus dias".

2. O sexto mandamento

(Êxodo 20.13 "Não matarás" ).

No original, o termo rasah equivale a matar o ser humano de modo doloso, premeditado, planejado. 

Este mandamento ressalta a sacralidade da vida humana como dávida de Deus (Atos 17.25-28 "25Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

26E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

27Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
28Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração." ).
Há também aqueles que matam o próximo no sentido moral, social e espiritual, mediante a mentira, a falsidade, a difamação, a calúnia, a maledicência e o falso testemunho (1 João 3.15 "15Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele." ).

Atualmente há muitos que foram atingidos mortalmente em sua honra e praticamente "morreram".

3. O sétimo mandamento

(Êxodo 20.14 "Não adulterás" ).

Este mandamento do Senhor está vinculado à sacralidade, pureza e respeito à absoluto ao sexo. O adultério é um ato sexual ilícito e pecaminoso, de um cônjuge com outra pessoa estranha ao casamento.

Enquanto a lei condenava a prática do ato, o Novo Testamento vai além - condena os motivos oculto no coração que levam ao adultério (Mateus 5.27-28 "27Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." ).

Portanto, mais que condenar o ato praticado, Deus espera que em todo o tempo dominemos nossos desejos e nos submetamos ao domínio do Espírito Santo.

4. O oitavo mandamento

(Êxodo 20.15 "Não furtarás" ).

Furtar é apoderar-se oculta ou disfarçadamente daquilo que pertence a outrem. Isso abrange toda forma de desonestidade, de mentira, de ocultação, por palavra e por atos.

É preciso respeitar os bens dos outros. Ter honestidade e pureza nos atos; no viver, no agir, no proceder.

5. O nono mandamento

(Êxodo 20.16 "16Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." ).

Este mandamento do Senhor trata da nossa honestidade e sinceridade no uso da palavra em relação aos outros.

Falso testemunho é falar mal dos outros; acusar e culpar injustamente; difamar; caluniar; mentir (Tiago 4.11 "11Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz." ).

6. O décimo mandamento

(Êxodo 20.17 "17Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." ).

Este mandamento é o respeito ético a tudo o que pertence aos outros. Isto abrange o controle e o domínio dos apetites da alma, dos impulsos, desejos e vontade do crente.

Cobiçar é querer o que pertence a alguém. Querer as coisas dos outros é um desejo insano que precisa ser debelado.

Conclusão

A Lei expõe e condena nossos pecados, porém, o Senhor Jesus Cristo, pelo seu sangue expiador, nos perdoa e nos justifica mediante a fé.


Que Deus te abençoe, compartilhe a palavra de Deus para que outras vidas possam ser abençoadas.

Epístola de Tiago / Quando foi escrito a Epístola de Tiago?





Título: É a primeira das chamadas “epístolas gerais” ou “universais”. Seu nome vem do próprio autor, Tiago. Os destinatários são “as doze tribos da dispersão”, o que os identifica como judeus/cristãos.

Autoria e Data: Pelo fato de o nome Tiago ser muito comum no Novo Testamento, cerca de quarenta referencias, existe uma controvérsia sobre o autor. Na verdade, Tiago é uma variação grega de Jacó (suplantador).

Os três possíveis autores seriam Tiago, irmão de João; Tiago de Alfeu, que provavelmente era primo de Jesus; e Tiago, irmão do próprio Jesus.

Como o primeiro foi decapitado por Herodes (Atos 12.2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.),

Só restam os outros dois, sendo que a maioria dos estudiosos aponta para Tiago, filho de Maria e José, irmão de Jesus (Mateus 13.55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? ).

Esta carta apresenta um ambiente mais judaico do que cristão. Não traz uma termologia cristã conhecida e é endereçada às doze tribos (Tiago 1.1 ¶ Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. ).

Tem grande probabilidade de ter sido o primeiro documento do Novo Testamento, quando este ainda começava a ser desenvolvido.

Provavelmente, fora escrito no ano 48 d.C.

Propósito: Alguns acham que esta carta foi escrita em resposta a uma interpretação excessivamente zelosa do ensino de Paulo sobre a fé. Essa visão extrema, chamada de antinomismo, sustentava que através da fé em Cristo é possível estar completamente livre de todas as leis do Antigo Testamento, todo o legalismo, toda a lei secular e toda a moralidade de uma sociedade.

O livro de Tiago se dirige aos cristãos judeus dispersos entre todas as nações (Tiago 1.1 ¶ Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. ).

Martinho Lutero, o qual detestava esta carta e a chamava de "epístola de palha", não conseguiu reconhecer que o ensino de Tiago sobre as obras complementava – e não contradizia – o ensino de Paulo sobre a fé. Embora os ensinamentos paulinos se concentrem em nossa justificação com Deus, os ensinamentos de Tiago concentram-se nas obras que exemplificam essa justificação.

Tiago escreveu aos judeus para incentivá-los a continuar crescendo nesta nova fé cristã. Tiago destaca que as boas ações fluirão naturalmente daqueles que estão cheios do Espírito e questiona se alguém pode ou não ter uma fé salvadora se os frutos do espírito não puderem ser observados.

Como Paulo descreve em (Gálatas 5.22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
).

Resumo: O livro de Tiago busca caminhar na fé através da religião verdadeira (Tiago 1.1-27), da fé genuína (Tiago 2.1-26, Tiago 3.1-12) e da sabedoria genuína (Tiago 3.13-18, Tiago 4.1-17, Tiago 5.1-20).

Este livro contém um notável paralelismo com o Sermão da Montanha de Jesus em Mateus 5-7. Tiago começa no primeiro capítulo descrevendo os traços gerais do caminhar na fé. No capítulo dois e no início do capítulo três, ele discute a justiça social e faz um discurso sobre a fé em ação.

Ele então compara e contrasta a diferença entre a sabedoria terrena e a que provém do alto e nos encoraja a afastar-nos do mal e a nos aproximarmos de Deus. Tiago faz uma repreensão particularmente severa aos ricos que acumulam e aqueles que são auto-suficientes. Finalmente, ele termina encorajando os crentes a serem pacientes no sofrimento, orando e cuidando uns dos outros e reforçando a nossa fé através da comunhão.

O livro de Tiago é a descrição principal da relação entre fé e obras. Os judeus cristãos (os recipientes da carta de Tiago) estavam tão arraigados na Lei Mosaica e no seu sistema de obras que Tiago dedicou muito tempo para explicar a difícil verdade de que ninguém é justificado pelas obras da lei (Gálatas 2.16
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.).

Ele declara-lhes que, mesmo se muito se esforçarem para manter todas as diferentes leis e rituais, cumprir essa tarefa é impossível e transgredir a menor parte da lei os tornava culpados de toda ela (Tiago 2.10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.) porque a lei é uma entidade e quebrar uma parte dela é o mesmo que quebrá-la por completo.

Vemos no livro de Tiago um desafio aos seguidores fiéis de Jesus Cristo para não apenas "falar a fala", mas "andar a fala". Embora a nossa caminhada de fé, com certeza, exija um crescimento do conhecimento sobre a Palavra, Tiago nos exorta a não parar por aí.

Muitos cristãos acharão que esta epístola seja bem desafiante porque Tiago apresenta 60 obrigações em apenas 108 versículos. Ele se concentra nas verdades das palavras de Jesus no Sermão da Montanha e motiva-nos a agir de acordo com o que Ele ensinou.

A epístola também descarta a ideia de que alguém pode se tornar um cristão e ainda continuar vivendo no pecado, não exibindo nenhum fruto da justiça.

Tal "fé" declara Tiago, é compartilhada pelos demônios que "creem e tremem" (Tiago 2.19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.).

Entretanto, tal "fé" não pode salvar porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora (Efésios 2.10Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.).


As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado.

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...