Estive no Supermercado ontem de manhã com a minha máscara e todo o protocolo, a seguir ouvi uma forte pancada e barulhos como se tivessem partido algumas coisas.
Curiosamente caminhei para o som e vi algumas pessoas conversando e olhando para trás e apontando para o fim do corredor.
Quando caminhei naquele corredor, vi que uma jovem tinha batido numa prateleira com seu carrinho e muitas coisas tinham caído no chão e, consequentemente, estavam quebradas. Ela estava ajoelhada no chão com muita vergonha, tentando limpar desesperada...
Fiquei com pena alheia, mas também fiquei tão mal por ela!!! Todo mundo estava ali parado olhando pra ela sem fazer nada pra poder ajudar ela...
Assim que eu fui, me abaixei ao lado dela e disse para ela não se preocupar e comecei a ajudá-la a levantar as coisas quebradas.
Depois de algum tempo, o gerente do supermercado chegou onde estávamos, também se abaixou ao nosso lado e disse à jovem:
- fique tranquila, deixe tudo como está, nós vamos limpar isso.
A jovem com muita vergonha disse-lhe:
- Preciso pagar por tudo isso primeiro.
O gerente sorriu, ajudou-a a levantar-se e disse:- temos seguro para tudo isso, você não precisa pagar nada .
Se você tirou o tempo para ler, gostaria que você me desse um minuto...
Onde quer que você esteja, feche seus olhos e imagine Deus fazendo o mesmo por você, pegando os pedaços do seu coração partido de todas as batidas que a vida Te deu ou talvez das más escolhas que você fez em um dado momento que você foi ferido...
Não importa, não se preocupe porque Deus vai curar todas as suas feridas. Ele quer te curar!Ele quer cuidar da sua alma! Nós podemos ter esse mesmo seguro e se chama GRAÇA!
O que significa favor imerecido, mesmo que não mereçamos só a sua GRAÇA nos sustentará!
A graça de Deus significa um favor imerecido para nós. Quando aceitamos Jesus como Salvador, Deus derrama sobre nós a Sua graça. Não merecíamos a salvação, o perdão e o amor de Deus. Mas mesmo sem merecer, Deus nos dá incontáveis bênçãos.
A graça é um dom, um presente de Deus para aqueles que têm fé em Jesus Cristo. Quando compreendemos e recebemos a graça, nós ganhamos novas forças para viver a vida com confiança e esperança.
Por favor, compartilhe esta mensagem!
Alguém em algum lugar precisa ler isso.Eu fiz isso porque ele me lembrou como Ele recolhe cada um dos meus pedaços.
Por que Deus não quis que Caim fosse assassinado, se ele matou o próprio irmão?
Como tudo era inédito, nenhum ser humano havia morrido até então, e Caim havia sido o primeiro a cometer um assassinato, isso poderia gerar um desejo de vingar o sangue de Abel.
Então, Deus não queria que a vingança se tornasse um ciclo vicioso entre os homens, por isso disse que quem matasse Caim seria punido sete vezes mais (Gênesis 4.15 "O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse."), quer dizer, de uma maneira pior ainda do que ele foi.
Assim, deixou a lição de que não é porque uma pessoa errou que as outras tinham o direito de errar com ela também.
Mas, também não foi “bonzinho” com o erro de Caim, até porque ele colheu em forma de maldição o pecado que plantou (Gênesis 4.10-14 "E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará").
Se Deus aprovou a oferta de Abel, e rejeitou a de Caim, porque permitiu que Abel morresse e quis impedir que matassem Caim? Ele foi injusto?
Até hoje no mundo vemos situações desse tipo. Parecem que os justos estão perdendo e os injustos estão saindo na vantagem. Porém, a injustiça que Abel sofreu testifica seu caráter justo, que ele era um homem temente a Deus.
Todos os heróis da fé mencionados em Gênesis, como também os demais que são citados em toda a Bíblia, também passaram por injustiças. Deus não provoca essas injustiças, mas permite que elas aconteçam para identificarmos quem é quem.
A recompensa que cada um recebe de suas escolhas vai muito além da vida neste mundo.
O exemplo de Abel permanece até hoje, todos o identificam como um homem justo (Hebreus 11.4 "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala").
Dessa forma, podemos concluir que Deus, Soberano em Sabedoria e Justiça, faz até o mal se tornar em bem na vida e na história daqueles que O agradam.
Como ser feliz às custas da infelicidade dos outros?
Seria o “amor” capaz de destruir uma família?
O que passa na cabeça dos filhos ao descobrirem que o pai traiu a mãe?
Qual referência de homem, mulher e casamento que fica para eles?
Como ficam os votos que trocaram no dia do casamento, anulados?
Antes de trair, pense nisso.
A traição é uma coisa terrível, porque destrói a confiança. Deus é fiel, ele nunca trai quem confia nele. Mas muitas vezes nós traímos Deus.
A idolatria é traição contra Deus. A Bíblia compara a idolatria com o adultério, porque só devemos ter um Deus.
A pessoa traída se sente machucada e perde a confiança no traidor. Por isso, é muito importante ser fiel.
A traição destrói bons relacionamentos. Deus castiga o traidor mas recompensa a fidelidade.
("Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade."Malaquias 2.15).
A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento.
É por isso que muitos concluem que não vale a pena ser justo. Afinal, vão sofrer mesmo assim... Só que não!
Quando somos injustos, somos culpados pelos nossos sofrimentos e vamos arcar com as consequências deles.
Mas quando sofremos com as consequências da injustiça dos outros, ou seja, quando não fomos nós que semeamos mal nem para nós mesmos nem para os outros ao nosso redor, podemos escolher nos ausentar do sofrimento, dar a volta por cima, olhar pra frente, escolher melhor na próxima vez, cuidar de quem ficou, etc.
A Bíblia diz que o Senhor ama os justos e, por isso, Ele os justifica. O justo sempre será justificado por Deus, já o injusto...
Quem o justificará? Como dar a volta por cima? Como fugir dos males que semeou? Quem o defenderá? As suas mazelas o perseguirão até que ele se arrependa e se torne um justo. Fica a dica!
("Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."Hebreus 10.38).
("Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica."Romanos 8.33).
Algumas partes a declarar:
* Terá se distancia de Nadi e distrai Amat. Ele se mostra arrependido por seu comportamento e lhe pede perdão. Meses depois, no entanto, Terá volta a se mostrar rude com Amat durante encontro de Kissare. Ele pede ao sumo sacerdote uma vaga para Abrão na melhor escola de Ur!
* Terá é obrigado por Kissare a comparecer ao enterro de Kala, mas Ibbi-Sim permanece em seus aposentos. Ele acredita que a morte da segunda esposa foi uma vingança dos deuses e desabafa com Enlila, que segue fingindo não saber de nada.
* Enlila conta a Ibbi-Sim que está grávida e o deixa surpreso. Dez anos se passam, Dinin-Sim frequenta a mesma escola de Abrão e vive causando problemas. Jeribali nota o comportamento do menino e alerta o rei e a rainha, mas ambos não mostram interesse no assunto. Preocupada com o filho, Amat pede ajuda a Nadi... Logo para quem, né?
* Dinin-Sim debocha de Abrão e esconde seu material escolar. O professor Quisi acredita que o filho de Terá perdeu o material por irresponsabilidade e o pune com palmatória. Na ausência do professor, o príncipe volta a provocar Abrão e Harã o defende, mas Jeribali entende quem é o verdadeiro culpado!
* Ekur atualiza Ibbi-Sim sobre as ameaças que o reino vem sofrendo e possíveis ataques vindos do sul do território. O rei ordena que dobrem a quantidade de soldados, mas Enlila não se mostra preocupada com os conflitos.
“Talvez você esteja querendo ser quem você não é. Se permita ser livre Terá, se permita fazer o que você realmente tem vontade... Eu vejo você e o que eu vejo é o suficiente pra mim...” Por Nadi, a típica amante que se faz de boazinha e perfeita, para um marido frustrado com as imperfeições de seu casamento.
O adultério tem essa pegada, igualzinha aquele fruto proibido lá do jardim do Éden: à primeira vista, parece perfeito e prazeroso, até que depois da primeira mordida, vem a dor de barriga, a culpa, a obsessão, as mentiras, o caráter e os nomes mais sujos que pau de galinheiro.
Então aqui vai a resposta à senhorita Nadi:
- Terá precisa deixar de ser quem ele é, sim, para o seu próprio bem e de todos que ele ama! Essa ambição dele está acabando com a sua família!
- Não, Terá não pode se permitir ser livre. Essa liberdade a que você se refere é traiçoeira. Deixá-lo se esforçar para ser melhor é o mínimo que ele deve a si mesmo.
- E o que você consegue ver em Terá é o suficiente pra você porque só vê o lado bom dele... Espere até morar com ele pra ver só!
Algumas partes a destacar:
* Morabi conta a Nidana que Abisali saiu da cidade após ameaça de Terá e, para evitar mais problemas, ela precisa parar com os ataques contra Amat. Nidana visita a esposa de Terá finge uma aproximação. Nadi também vai à casa de Amat e leva um presente para Abrão: difícil dizer quem é a mais falsa com Amat.
* Kissare parabeniza Terá por seu trabalho e afirma que os deuses estão ao seu lado. Assim, o sumo sacerdote ordena que ele faça uma oferta no templo. Morabi observa a cena e conta a Amat sobre a atitude de Terá. Ela fica decepcionada com a mudança do marido e cobra explicações, mas os dois acabam brigando feio.
* Terá e sua esposa são convidados a participar da festa no palácio após o casamento sagrado. Amat se recusa a ir e deixar Abrão sozinho, mas é repreendida por Terá: ele a obriga a acompanhá-lo e ainda critica sua postura e suas roupas, deixando-a constrangida.
* Amat sofre críticas e humilhações durante o banquete do rei e tenta se manter distante de todos. Nadi e Terá trocam olhares diante dos convidados, sem se importarem em ser descobertos. Em seguida, a sacerdotisa descobre que Terá e a esposa estão brigados e tira proveito da situação.
* Enkur avisa Ibbi-Sim sobre o desaparecimento de Kala. O rei pede que seja feita uma busca pela segunda esposa imediatamente. Durante o banquete no palácio, Ibate prepara as refeições e percebe um cheiro estranho na cozinha: ele encontra o corpo de Kala no barril de cerveja, a mesma bebida servida aos convidados.
"Ninguém muda da noite para o dia. A mudança de caráter começa nas pequenas decisões que normalmente passam despercebidas. Por trás delas, há uma ambição, uma vaidade, um sonho pessoal"
Impossível não amar e torcer pelo casal Terá e Amat, que chegam em Ur dos Caldeus para não só se estabelecer numa cidade próspera, mas também para dar aos seus futuros filhos tudo que nunca tiveram – pelo menos era isso que Amat pensava até Terá mudar. Ela sabia que Terá queria muito enriquecer e por amá-lo, só queria vê-lo feliz.
Mas infelizmente, em cada capítulo desta fase em #Gênesis nos deparamos com as mudanças sutis de Terá, o que nos angustia muito, afinal, já podemos pressentir o pior... especialmente em relação as seduções de Nadi, a sacerdotisa que tem Terá como seu sonho de consumo.
Mas por que Terá muda tanto, o que faz um homem tão bem casado e feliz se afastar de seus princípios e valores assim?
Ninguém muda da noite para o dia. A mudança de caráter começa nas pequenas decisões que normalmente passam despercebidas, por traz delas, há uma ambição, uma vaidade, um sonho pessoal, e de repente, não se pensa em mais ninguém a não ser no famoso qual-problema-se-te-faz-feliz?
O problema é que vai acabar com o seu casamento. O problema é que vai te afastar da sua família. O problema é que você vai deixar uma péssima referência de homem e pai para seus filhos. O problema é que você terá que destruir outras pessoas em prol da própria “felicidade”.
Terá prometeu que não mudaria, mas podemos ver que ele nunca cumpriria tal promessa, afinal ele só estava mesmo é pensando em seus próprios sonhos e conflitos.
Por mais que usasse a família como pretexto, no fundo, ele queria mesmo é se realizar e a partir do momento que somos egocêntricos com as nossas intenções, seremos egocêntricos também com as nossas escolhas, decisões, e consequentemente atitudes.
Algumas partes a destacar:
* Kala diz que ouviu toda a conversa de Enlila com Lilit e irá denunciá-la por traição ao rei. Prestes a deixar os aposentos, Kala é surpreendida pela inimiga e sufocada até a morte. Enlila e a serva pensam em como se livrar do corpo sem serem vistas no palácio.
* Amat sente as contrações e Iafa fica aliviada com a chegada de Aya e Danina, que corre para avisar Terá sobre o nascimento do filho. O pastor de ovelhas se emociona ao ver o bebê e o leva ao meio da rua do comércio, gritando para todos que Abrão nasceu. A atitude, no entanto, desagradou Amat.
* Terá é recebido em Ur como um herói após completar mais uma missão. Abisali e Morabi ficam furiosos com o fracasso do plano e desfazem a parceria. Lugali, no entanto, enfrenta Abisali e o leva até Terá: ele propõe que o inimigo deixe a cidade, caso contrário irá entregá-lo a Kissare por traição!
* Ibbi-Sim se enfurece por fracassar no ritual do casamento sagrado e diz que nunca teve sua virilidade abalada. Nadi aproveita para se culpar pela situação e, assim, fazer o rei desistir de se casar com ela após o Akitu. Enlila fica surpresa com a ideia da sacerdotisa, que celebra por estar livre para se casar com Terá.
* Lamassi descobre que Nidana conseguiu uma casa na cidade e sua família está morando com ela. Ele acompanha a mãe e a irmã até a casa de Terá para conhecer Abrão! Lá, ele fica encantado ao ser apresentado para Iafa e não esconde seu interesse, mas logo descobre que a moça tem noivo.
("Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus."2 Tessalonicenses 2.1-4).
Leia com atenção o que diz Romanos 11, abaixo:
("Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;
Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.
Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;
Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?
E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,
Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?
Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."Romanos 11.1-36).