Título: Colossos era uma pequena cidade na Ásia Menor, perto de Hierápolis e Laodicéia (Colossenses 4.13,16 "13- Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis. 16- Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vocês igualmente leiam a carta de Laodicéia." ), a 160 quilômetros de Éfeso.
A Igreja nessa cidade não foi fundada por Paulo, mas por um de seus colaboradores, fruto do ministério de três anos de Paulo, em Éfeso. Ao que consta, Epafras era um habitante legítimo de Colossos.
Autoria e Data: Foi escrita no mesmo período em que as demais "epístolas do cativeiro", em meados da década de 60 d.C., mais precisadamente por volta do ano 65.
Seu portador Tíquico, quando de sua viagem até essa cidade (Colossenses 4.7 "¶ Tíquico, irmão amado e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado;" ), acompanhado por Onésimo, escravo fugitivo de outro cristão, Filemom, para quem também tinha uma carta.
Propósito: O livro de Colossenses é um mini-curso de ética, abordando todas as áreas da vida cristã. Paulo progride da vida individual ao lar e família, do trabalho à forma na qual devemos tratar os outros.
O tema deste livro é a suficiência de nosso Senhor, Jesus Cristo, em satisfazer nossas necessidades em todas as áreas.
Resumo: Colossenses foi escrito expressamente para derrotar a heresia que tinha surgido em Colossos e que tinha ameaçado a existência da igreja. Enquanto não sabemos o que foi dito a Paulo, esta carta é a sua resposta.
Podemos supor, com base na resposta de Paulo, que ele estava lidando com uma visão defeituosa de Cristo (Sua humanidade real e verdadeira e a falta de aceitação da Sua plena divindade).
Paulo parece também disputar a ênfase "judaica" na circuncisão e tradições (Colossenses 2.8-11 "Tende cuidado, para que ninguém
vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição
dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude
da divindade;
E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
No qual também estais circuncidados com a
circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela
circuncisão de Cristo;" ), E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
(Colossenses 3.11 "Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos." ).
A heresia em questão aparenta ser proveniente do gnosticismo-judaico ou de uma mistura entre o ascetismo judaico e a filosofia grega (estoica?). Ele faz um trabalho notável em nos apontar para a suficiência de Cristo.
O livro de Colossenses contém instruções doutrinárias sobre a divindade de Cristo e falsas filosofias (Colossenses 1.15-2.23), bem como exortações práticas em relação à conduta cristã, incluindo as amizades e o falar (Colossenses 3.1-4.18).
O livro de Colossenses contém instruções doutrinárias sobre a divindade de Cristo e falsas filosofias (Colossenses 1.15-2.23), bem como exortações práticas em relação à conduta cristã, incluindo as amizades e o falar (Colossenses 3.1-4.18).
Como com todas as igrejas primitivas, a questão do legalismo judaico em Colossos era de grande preocupação para Paulo. Tão radical era o conceito da salvação pela graça independentemente das obras, que os submergidos na lei do Antigo Testamento achavam esse conceito muito difícil de entender.
Consequentemente, houve um movimento contínuo entre os legalistas a fim de adicionar certas exigências da lei para essa nova fé. Primeiramente entre eles estava o requisito da circuncisão, o qual ainda era praticado entre alguns dos judeus convertidos.
Paulo rebateu esse erro em Colossenses 2.11-15 "No qual também estais
circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos
pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;
Sepultados com ele no batismo, nele também
ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
¶ E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os
expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.", onde declarou que a circuncisão da carne já não era necessária porque Cristo tinha vindo. ¶ E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
A sua era uma circuncisão do coração, não da carne, tornando os ritos cerimoniais da lei do Antigo Testamento não mais necessários (Deuteronômio 10.16 "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz." ),
(Deuteronômio 30.6 "O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam. NVI" ),
(Jeremias 4.4 "Purifiquem-se
para o Senhor, sejam fiéis à aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém!
Se não fizerem isso, a minha ira se acenderá e queimará como fogo, por causa do
mal que vocês fizeram; queimará e ninguém conseguirá apagá-la. NVI" ),
(Jeremias 9.26 "como também o
Egito, Judá, Edom, Amom, Moabe e todos os que rapam a cabeça e vivem no
deserto; porque todas essas nações são incircuncisas, e a comunidade de Israel
tem o coração obstinado. NVI" ),
(Atos 7.51 "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! NVI" ),
E (Romanos 2.29 "Não! Judeu é quem
o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não
pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus. NVI" ).
Embora Paulo se dirija a muitas áreas, a maior lição para nós hoje é a suficiência total e completa de Cristo em nossas vidas, tanto para nossa salvação como para nossa santificação. Devemos conhecer e entender o Evangelho de modo que não seremos distraídos por formas sutis de legalismo e heresia.
Devemos estar atentos a qualquer desvio que diminua a centralidade de Cristo como Senhor e Salvador. Qualquer "religião" que tenta igualar-se com a verdade usando livros que afirmam possuir a mesma autoridade que a Bíblia, ou que combina o esforço humano com a realização divina da salvação, deve ser evitada.
Outras religiões não podem ser combinadas ou adicionadas ao Cristianismo. Cristo nos dá padrões absolutos de conduta moral. O Cristianismo é uma família, um modo de vida e um relacionamento -- não uma religião.
Boas ações, ocultismo, astrologia e horóscopos não nos mostram os caminhos de Deus. Somente Cristo mostra. Sua vontade é revelada em Sua Palavra, Sua carta de amor a nós; devemos chegar a conhecê-la!
Que Deus te abençoe!
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