Título: A expressão "aos efésios" não consta da maioria dos manuscritos. Parece mesmo ter sido inserido posteriormente. Por ser considerada uma das cartas menos pessoais do apóstolo, alguns a consideram como uma espécie de circular que devia ser lida por todas as igrejas da região.
Também, por isso, alguns já levantaram a hipótese de tratar-se da epístola aos irmãos de Laodiceia, referida Paulo (Colossenses 4.16 "E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também." ).
Autoria e Data: É uma das mais profundas epístolas do apóstolo Paulo e faz parte do grupo chamado "epístolas da prisão ou do cativeiro", situação em que se encontrava o autor quando a escreveu (Efésios 3.1 "¶ Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios;" ),
(Efésios 6.20 "Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." ).
Quase todos aqueles que questionaram sua autoria basearam-se no fraco argumento da variação de vocabulário e estilo. Como se um homem da envergadura intelectual de Paulo não pudesse variar nesses termos.
Provavelmente, foi escrita em meados da década de 60 d.C., quando Paulo se encontrava na prisão de Cesárea ou de Roma.
Propósito: Paulo desejava que todos os que ansiavam pela maturidade semelhante à de Cristo recebesse esse registro. O livro de Efésios descreve a disciplina necessária para se transformar em verdadeiros filhos de Deus.
Além disso, um estudo de Efésios vai ajudar a fortalecer e estabelecer o crente para que ele possa cumprir o propósito e chamado de Deus.
O objetivo desta epístola é confirmar e equipar a igreja a amadurecer. Ele apresenta uma visão equilibrada do corpo de Cristo e sua importância na economia de Deus.
Resumo: Doutrina ocupa a maior parte do livro de Efésios. Metade do ensino nesta epístola diz respeito à nossa posição em Cristo e o restante ao que afeta a nossa condição. Com muita frequência aqueles que ensinam deste livro ignoram toda a instrução fundamental e vão diretamente ao capítulo final.
É este capítulo que destaca a guerra ou a luta dos santos. No entanto, para beneficiar-se plenamente do conteúdo desta epístola, é importante começar no início da instrução de Paulo nesta carta.
Em primeiro lugar, como seguidores de Cristo, devemos compreender quem Deus declara que somos. Devemos também estar fundamentados no conhecimento da realização de Deus para toda a humanidade.
Em seguida, nossa existência e caminhada atual devem ser exercitadas e reforçadas. Isso deve continuar até que não mais flutuemos ou nos deixemos ser levados em todas as direções por qualquer vento de doutrina e/ou pela sutileza dos homens.
Paulo divide sua obra em três segmentos principais. (1) Os capítulos um a três introduzem princípios relativos ao que Deus tem feito. (2) Os capítulos quatro e cinco expõem princípios sobre a nossa existência atual. (3) O capítulo seis apresenta princípios a respeito de nossa luta diária.
A principal ligação ao Antigo Testamento em Efésios está no surpreendente (aos judeus) conceito da igreja como Corpo de Cristo (Efésios 5.32 "Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja." ).
Paulo divide sua obra em três segmentos principais. (1) Os capítulos um a três introduzem princípios relativos ao que Deus tem feito. (2) Os capítulos quatro e cinco expõem princípios sobre a nossa existência atual. (3) O capítulo seis apresenta princípios a respeito de nossa luta diária.
A principal ligação ao Antigo Testamento em Efésios está no surpreendente (aos judeus) conceito da igreja como Corpo de Cristo (Efésios 5.32 "Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja." ).
Este mistério maravilhoso (uma verdade anteriormente não revelada) da igreja é que "os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus" (Efésios 3.6).
Este foi um mistério completamente oculto aos santos do Antigo Testamento (Efésios 3.5,9 "5-O qual noutros
séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado
pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; 9-E
demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos
esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;" ).
Os israelitas que eram verdadeiros seguidores de Deus sempre acreditavam que somente eles eram o povo escolhido de Deus (Deuteronômio 7.6 "Porque povo santo
és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu
povo especial, de todos os povos que há sobre a terra." ).
Aceitar os gentios em uma posição de igualdade nesse novo paradigma foi extremamente difícil e provocou muitas disputas entre os crentes judeus e gentios convertidos. Paulo também fala do mistério da igreja como a "noiva de Cristo", um conceito nunca antes escutado no Antigo Testamento.
Talvez mais do que qualquer outro livro da Bíblia, o livro de Efésios enfatiza a ligação entre a sã doutrina e a prática correta na vida cristã. Muitas pessoas ignoram a "teologia" e ao invés querem discutir apenas coisas que são "práticas".
Talvez mais do que qualquer outro livro da Bíblia, o livro de Efésios enfatiza a ligação entre a sã doutrina e a prática correta na vida cristã. Muitas pessoas ignoram a "teologia" e ao invés querem discutir apenas coisas que são "práticas".
Em Efésios, Paulo afirma que a teologia é prática. A fim de viver a vontade de Deus para nós em nossa vida prática, devemos primeiro entender quem somos em Cristo doutrinariamente.
Que Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário