Translate

Deuteronômio 34.7 - Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu seu vigor - A História de Moisés - Quantos anos viveu Moisés?




(DEUTERONÔMIO – 34.7 "Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.")

O capítulo 34 provavelmente foi escrito por Josué, junto com o livro que vem em seguida, mas foi colocado como encerramento dos livros escritos por Moisés, porque relata o fim da sua vida aqui na terra.

Moisés teve a oportunidade de ver toda a terra prometida, do alto do monte Nebo, no cume de Pisga (também chamado Abarim - Números 27:12 ''Depois disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel.''), como o SENHOR havia mandado. 

Este é o ponto mais alto da cadeia de montanhas que vai em direção à extremidade nordeste do mar Morto. É provável que Josué o houvesse acompanhado, testemunhando as palavras que o SENHOR disse a Moisés.

Sua morte deve ter sido testemunhada também, e o SENHOR sepultou seu corpo num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor. O arcanjo Miguel foi encarregado do enterro, tendo tido que enfrentar o diabo, que contendeu com ele a respeito do corpo de Moisés (Judas 9). O local exato permanece desconhecido até hoje, mas fica na área onde o povo estava acampado, aproximadamente 15 quilômetros a leste da foz do rio Jordão.

Moisés está vivo em espírito, tendo ido, com Elias (Mateus 17.3 ''E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.''), para uma entrevista com o Senhor Jesus no monte da transfiguração. 

Mas seu corpo aguarda a ressurreição dos justos, antes do milênio (Isaias 26.19 ''Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos.''), 

(Daniel 12.2 ''E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.''), 

(Apocalipse 20.4-5 ''E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.''), quando, então, ele entrará na terra prometida e estará presente durante o reino milenar de Cristo.

Ele é chamado, simplesmente, de servo do SENHOR e é agraciado com este título várias vezes mais no livro de Josué, bem como em (2 Reis 8.12 ''Porquanto não obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, antes transgrediram a sua aliança; e tudo quanto Moisés, servo do SENHOR, tinha ordenado, nem o ouviram nem o fizeram.''), 

(2 Crônicas 1.3 ''E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do SENHOR, tinha feito no deserto.'')

(2 Crônicas 24.6 ''E o rei chamou a Joiada, o chefe, e disse-lhe: Por que não requereste dos levitas, que trouxessem de Judá e de Jerusalém o tributo que Moisés, servo do SENHOR, ordenou à congregação de Israel, para a tenda do testemunho?'').

Josué, por sua vez, foi chamado servo do SENHOR duas vezes depois que morreu, aos 110 anos (Josué 24.29 ''E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do SENHOR, faleceu, com idade de cento e dez anos.''), 

(Juizes 2.8 ''Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos;'')

Moisés também foi chamado o homem de Deus (Deuteronômio 33.1 ''Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.''); 

(Josué 14:6 ''Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.'')

Esta qualificação é dada a vários outros personagens da Bíblia, e também aos crentes em Cristo (1 Timóteo 6.11 ''Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.''), 

(2 Timóteo 3.17 ''Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.'').

Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés com quem o SENHOR houvesse tratado face a face (Êxodo 33.11 ''E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.''), 

(Números 12.8 ''Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?'').

Apesar de tudo isto, ele foi desobediente, não podendo, por isso, entrar na terra prometida com o povo. Não importa quanto sirvamos ao Senhor, quão mansos e bons sejamos, se lhe formos desobedientes seremos disciplinados. Quando isto acontecer, sigamos o exemplo de Moisés, não nos rebelando, irados ou ressentidos, mas aceitando a disciplina com renovado amor ao Pai celeste, e um propósito de nos corrigir.

Houve muitos profetas importantes e poderosos em Israel mas passaram-se mais de mil anos antes que aparecesse um ainda maior que Moisés - o Senhor Jesus, conforme o SENHOR anunciara a Moisés (Deuteronômio 18.15 e 18 ''Vers.15 - O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;'', ''Vers. 18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.'').

No Novo Testamento Moisés representa a lei, e também é uma figura de Cristo, (João 1.17 ''Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.'')

(2 Coríntios 3.13-18 ''13 - E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
14 - Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
15 -
 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
16 -
 Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
17 -
 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
18 -
 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.'')

(Hebreus 3.5-6 ''E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.'')

Ele é a única pessoa do Velho Testamento com quem Cristo se compara, (João 5.46 ''Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.'').

Moisés morreu aos cento e vinte anos, e em seu lugar tomou posse Josué, filho de Num, com oitenta anos (tinha 40 quando foi espiar a terra - Josué 14.7 ''Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;''), que estava cheio do espírito de sabedoria.

Moisés, como é gratificante falar sobre este homem, um servo fiel que sempre se mostrou ser um verdadeiro cristão. Mas as coisas para Moisés nunca foram fáceis, pelo contrário, teve que dar duro. Porém se olharmos atentamente para sua vida veremos que a sua rápida passagem pela terra nos deixou grandes ensinamentos, e eu gostaria de frisar um desses ensinamentos, que chamo de as três fases da vida de Moisés.

1ª FASE - DOS 0 AOS 40 ANOS

FASE SEM IDENTIDADE


Seu nascimento foi meio complicado, pois seus pais eram pobres e escravos em um país cheio de deuses, quando os Hebreus só adoravam a um Deus, a Jeová.

Talvez você não saiba, mas o nome EGITO significa TERRA DE CÃO, nome propício para um país que adora vaca. O interessante que o Egito só foi mesmo uma grande nação durante os 432 anos que os Israelitas ficaram por lá, uma vez que depois da saída deles nunca mais o Egito se levantou.

Aos três meses Moisés teve que ser colocado no rio para que alguém o pegasse e o salvasse da fúria do Faraó Ramsés I, quando Chega no palácio do faraó volta a ser levado para Joquebede, para ser amamentado, aos cinco anos volta para o palácio onde é criado nos costumes do Egito, mas, uma criança com cinco anos já havia aprendido alguns costumes vivendo no meio dos Hebreus.

Os anos se passam e Moisés está cheio de perguntas, e uma delas é, porque o Deus de Joquebede, de Miriam, de Arão, não fala com ele. Que dilema ele não sabia direito quem ele era, Egipicio ou Hebreu, estava complicado. Era porque Moisés não tinha uma identidade que Deus não falava com ele, pois Deus não fala com marcolino. Mas Jeová precisava ter um particular com Moisés.

Então Moisés com quarenta anos de idade mata um egípcio e com medo de ser descoberto foge para o deserto, então o Senhor vai tratá-lo, pois é no deserto o lugar de tratamento, (Ezequiel 20.35 ''E vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco;''), logo vemos que quando o Senhor quer nos tratar Ele permite que passemos por uma luta, para nos aproximarmos Dele.

Muitos cristãos ainda estão nesta fase, sem identidade, foram convencidos, mas não estão convertidos, ficam pulando de igreja em igreja e nunca acham seu lugar, pensam que o problema é a igreja, enquanto os problemas são eles, já dizia meu avô, a tartaruga aonde vai leva seu casco. Ache seu lugar no corpo de Cristo ou então você será sempre um problema.


2ª FASE – DOS 40 AOS 80 A NOS
FASE DE CONFLITO DE IDENTIDADE

No deserto Moisés se encontra com Jetro, e para morar em Midiã teria que aprender a ser um pastor de ovelhas. Um homem que viveu no palácio do faraó, tendo como mãe a filha de faraó, acostumado com banhos de perfumes e regalias, agora fede a esterco e urina de ovelha, e de novo ele ouve falar de um tal de Jeová, que ele nunca conheceu e nunca falou com ele.

Todo momento creio que Moisé mesmo sem conhecer a Deus ele o questionava, talves dizendo: “se tu existe mesmo, porque não se revela a mim e me diz quem eu sou?”, ou “Porque deixou que tudo isso acontecesse comigo?” ou tantas outras perguntas que uma pessoa em um conflito interior faria.

Estudei a geografia da região do Monte Horebe e descobri que aquela região não é um local de vastos pastos, e que se o local não possuia pastos, então, porque Moisés levaria um grande rebanho para aquela região. 
Creio que ele chegou a um ponto extremo, onde o conflito interior que ele passava era tamanho que ele, Moisés, já não aguentava mais. O nome do filho de Moisés era Gérson, que significa estrangeiro, peregrino. Esta era a situação que Moisés se via no deserto, peregrino, sem pátria, sem família. 

Mas como eu aprendi, qero lhe dizer: “Atras de um homem bem sucedido, tem sempre uma grande mulher, mas atras de um homem fracassado tem no mínimo duas”. Mas Moisés conhece Mirian, a filha de Jetro, e casa-se com ela, e quando Deus se encontra com Moisés, na presença da sarça ardente, e esta é uma outra mensagem que Deus me deu, e eu falo depois, ele Moisés conta para sua esposa, ela diz que onde ele for ela, Mirian, iria. 
Mas voltando a situação de Moisés, ele agora já sabe quem é, Deus o chama pelo nome e o envia a buscar um povo cativo, Moisés agora sabe, depois de 40 anos, quem ele é, ele é o MOISÉS, também significa “dar a luz”.

3ª FASE – DOS 80 AOS 120 ANOS
FASE DO ENCONTRO CONSIGO E COM DEUS

Deus aparece para Moisés em uma sarça ardente, ou seja, queimava, mas não se consumia. A combustão espontânea não era algo incomum no deserto, mas ver uma planta que não se consome pelo fogo é algo que chamou a atenção de Mosés, então Deus começa a falar com ele, e diz, coloque a mão no peito, tira, e ela sai leprosa, novamente coloque a mão no peito, tira, e ela sai limpa. Deus estava mostrando que é Ele quem manda, e homem que bater no peito achando que é alguma coisa fica leproso.

Quando nos encontramos com Deus então realmente descobrimos quem somos, e mais do que isto nos encontramos, e então Deus revela a você os desejos Dele, para com sua vida. Moisés viveu 120 anos, e teve fases de sua vida que hoje nós passamos. 

Quantas vezes você olhou para sua vida querendo saber que realmente você era; um bastardo, um derrotado, um pecador, um falido, um desiludido, e quando os anos se passaram você se viu em um conflito interior, vivendo uma desilusão, amorosa, financeira, profissional, ou até mesmo tentando tirar sua própria vida.

Mas eu quero lhe dizer uma coisa caros leitores, muitos hoje vivem sem uma identidade espiritual, ou em conflito por não saberem quem são diante de Deus, mas eu profetizo que isso é só uma fase, não levará 40 anos, mas chegará o tempo da fase do encontro com sua identidade, o SEU ENCONTRO COM DEUS, ELE SABE DE SUA VERDADEIRA IDENTIDADE.

Moisés morreu, talvez você diga, fez tudo que Deus mandou e não entrou na terra prometida. Mas eu te digo que Moisés, dois dia depois estava lá, na terra que mana leite e mel. 

(Mateus 17.1-6
 '' 1 - Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
2 - E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
3 - E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
4 - E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
5 - E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
6 - E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.''
).

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...