Translate

Isaías 30 - Filhos rebelde / A misericórdia de Deus


Alguns versículos do capítulo de 30 de Isaías Comentado


Isaías 30.1-5: TOMARAM CONSELHO, MAS NÃO DE MIM. Judá fez uma aliança com o Egito para se proteger da Assíria (2 Reis 18.21 "
Eis que agora tu confias naquele bordão de cana quebrada, no Egito, no qual, se alguém se encostar, entrar-lhe-á pela mão e a furará; assim é Faraó, rei do Egito, para com todos os que nele confiam." ), e assim rejeitou o conselho de Deus; recusou crer nas suas promessas, e abandonou suas leis de vida santa. 


Desprezou o Senhor e preferiu a capacidade humana, ao poder do Espírito (Zacarias 4.6 "
"Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos." ).

Isaías 30.6-7: DO SUL. O sul (hb. Negev) era a área acidentada e perigosa da Palestina meridional, cheia de animais selvagens. As caravanas de Judá tinham que passar por essa região a fim de levarem ao Egito as suas mercadorias e riquezas como tributo. Isaías profetiza que essas viagens ao Egito não lhes seria de nenhum proveito; os egípcios eram incapazes de ajudá-los.


Isáias 30.10: DIZEI-NOS COISAS APRAZÍVEIS. Os israelitas não suportavam ouvir palavras proféticas que condenavam seu modo de vida pecaminoso. (1) Estavam cansados de ouvir falar de Deus e da vida santa que Ele requer. Queriam ouvir mensagens promissoras, agradáveis e brandas. 


(2) Paulo declara que nos últimos dias, semelhante condição espiritual prevalecerá entre certos grupos nas igrejas. Esses rejeitam os mensageiros de Deus que proclamam a verdade e, em vez disso, procuram líderes 
que pregam o que eles desejam ouvir. 

Insistirão em mensagens agradáveis e lisonjeiras, que não condenam o pecado e o mundanismo, antes, só falam da segurança desses crentes e do amor de Deus, não importando o que fizerem (2 Timóteo 4.3-4 "
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos." ).

Nos dias de hoje não é diferente a muitas pessoas que vão para igreja querendo ouvir palavras APRAZÍVEIS ao seu coração, muitos rejeitam os mensageiros de Deus que falam a verdade, que Deus usa-o para falar aos nossos corações.


Graças a Deus que ainda existem profetas, que não temem, o que vão dizer as pessoas, mais que temem a Deus, que independentemente do que os outros vão achar da sua pregação, ele fala aquilo que Deus mandou, e você, que não aguenta a VERDADE, quando pregado por seu Pastor ou por seu Líder, vai se converter de novo, pois Deus Adverte, e condena o pecado no meio do seu povo.

Veja alguns versículos que fala sobre o pecado.


"Portanto, não permitam que o pecado continue 
dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos
Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão 
debaixo da lei, mas debaixo da graça.
E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!
Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?
Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça." (Romanos 6.12-18)

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;" (Efésios 4.26)


"Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia." (1 João 3.4)


Isaías 30.15: EM VOS CONVERTERDES... ESTARIA A VOSSA SALVAÇÃO. Judá só poderia salvar-se caso os seus governantes e o povo buscassem a Deus e nEle confiassem. Por não quererem assim fazer, iam ser derrotados e largados como um mastro num monte; um perfeito exemplo das conseqüências de abandonar a Deus (v.17).


Isaías 30.18-26: PARA TER MISERICÓRDIA. O Senhor quer ser misericordioso com o seu povo e abençoar todos quantos anseiam por sua presença (Salmos 42.2 "
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" ). 


Ele derramará essas bênçãos (vv. 18-26) sobre o remanescente fiel, ao restaurá-lo a uma posição privilegiada ao lado do Messias.


Isaías 30.25: NO DIA DA GRANDE MATANÇA. O cumprimento remoto dessa profecia pode ser a batalha de Armagedom, quando os ímpios na sua rebelião contra Deus, serão por Ele destruídos (Apocalipse 16.16 "
E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom." ).


Isaías 30.27-33: ARDENDO NA SUA IRA. Esta profecia trata da destruição do exército assírio (v. 31; 37.36).


Que possamos através de sua palavra, sermos obedientes e fiel a Ele, que possamos ser exemplos aos que estão ao nosso redor, lembre-se sempre terá alguém olhando e vendo suas atitudes aqui mesmo na terra e também no céu, nosso Pai esta olhando para suas atitudes.

Que venhamos ser instrumentos de bênçãos na vida daqueles que estão ao nosso redor, seja luz, não deixe o brilho de Cristo se apagar em sua vida, independentemente de qualquer situação, continue na direção de Deus e na sua vontade, seja obediente e não rebelde.

Que Deus o Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...