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2 Samuel 16 - Davi é enganado por Ziba e amaldiçoado por Simei / Cuidado o espírito de engano!








Introdução:

O espírito de Ziba é o espírito de engano. Mefibosete, por ser filho de Jônatas, recebeu do rei Davi toda honra (II Samuel 9.1-13). Davi lhe restitui a honra, a dignidade e os bens que pertenciam a Jônatas e a Saul. 

Dá-lhe uma posição de destaque e honra em Jerusalém. Passa a ter herança e a sentar-se à mesa do rei. Entretanto, havia um servo dele que se chamava Ziba. Satanás coloca nele um espírito de engano e ele passa a desejar aquilo que era de Mifibosete.

Este espírito de engano se manifesta (II Samuel 16.1-4). Quando Davi fugia de Jerusalém, porque Absalão havia lhe tomado o reino, Ziba aparece e lhe faz um discurso maravilhoso, oferecendo jumentos, vinhos e trigos, todas estas coisas para servir. Mas era um oportunismo demoníaco. Mefibosete era quem havia preparado todas estas coisas para ir junto com Davi. Por ser aleijado, coxo, manco, não poderia subir sozinho na sua montaria. 

Então, Ziba o deixa para trás e leva para Davi para enganá-lo e receber a graça do rei e roubar Mefibosete. Este espírito de engano, que cairá hoje em sua vida, não é fácil de ser identificado, pois age quando não podemos pensar nem imaginar. Ele se manifesta em ocasiões de guerra. 

Quando você está na guerra, este espírito se manifesta, quando você está no meio de grandes decisões na sua vida e se manifesta quando você está passando por fragilidades em sua vida sentimental, pessoal ou ministerial. Davi estava em momento difícil de sua vida. Este espírito manifesta para destruir Mefibosete, que significava aliança. Satanás queria roubar a ele e romper a aliança. No pior dia de sua vida, este espírito se manifestou em Davi.

Este espírito se manifesta:

1º) Através do poder da língua (Salmos 120.1-4 ''Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora. Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora? Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro.'' ). 

Línguas enganadoras são as setas do maligno e brasas vivas que queimam. São os poderes malditos da língua. Leia Tiago 3.1-10. 

O poder da língua é a manifestação do espírito de engano e faz com que satanás venha agir. O dom da palavra pode ser usado para construir ou destruir. A língua pode ser uma grande benção ou uma grande maldição. A língua do servo de Deus, porém, precisa ser santificada para a edificação e a construção e, assim, seja um instrumento para abençoar . 

Quando diabo usa a língua desassocia a pessoa do pensamento espiritual. A pessoa que é usada por sua língua não está falando através do Espírito Santo de Deus. Satanás usa a língua humana e faz aquilo que ele não pode fazer, ou seja, não tem voz, mas se torna audível através das línguas dos homens e usando o espírito de engano. Precisamos, portanto, refrear nossa língua e falar espiritualmente, pois, quem fala espiritualmente não tem precipitação, e quando recebe a benção, ela entra no seu espírito. 

Muitas vezes, recebemos a palavra do engano e, por não discerni-la, causa destruição na sua vida. Precisamos aprender a palavra de Deus, que é certa e correta em nossa vida, para nos abençoar. Deus tocou em Isaías na língua, nos lábios, para que fosse santificado e profetizasse sobre o Messias. Ziba queria que Davi destruísse a Mefibosete, que rompesse a aliança.

2º) Se manifesta através dos roubos dos valores espirituais. (Malaquias 1.14 ''Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.'' ); 

(Malaquias 3.9 ''Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.'' ). O espírito do engano traz a falta de consciência espiritual. 

Muitas pessoas servem a Deus inconsequentemente e são enganados. Como Sansão que foi enganado e entregou seu ministério a Dalila. Ver Adão e Eva. Satanás vem para roubar, matar e destruir. Este poder de língua vem trazer o roubo das coisas espirituais. 

Mefibosete teve honra de Davi porque era espiritual. Agora, Ziba queria roubar os valores espirituais. O diabo não quer roubar seu carro, sua casa, suas coisas materiais, mas quer roubar sua aliança com Deus, seu ministério, seu chamado e sua constituição. 

Quando ele rouba as coisas espirituais ele o põe debaixo de maldição e derruba em todas as outras coisas. Por isso, o roubo das coisas espirituais vem através do engano. Ziba não queria mais ser servo de Mefibosete. Deu vazão a esse espírito e roubou-lhe os seus valores espirituais. 

Deus quer usá-lo e fazer a obra através de sua vida; o diabo quer roubar o seu ministério e sua posição, através do espírito de engano. Não permita ser enganado por este espírito de engano.

3º) Vem através da religiosidade. (I Timóteo 4.1 ''Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;'' ). Muitos se esfriaram na fé por ouvirem espíritos enganadores. 

O diabo quer que você aceite o espírito de religiosidade. O espírito de Ziba veio com toda a religiosidade contra Davi. Ziba, mesmo reconhecendo Davi como rei, na verdade queria roubar Mefibosete e enganar a Davi. O espírito de religiosidade fala uma coisa mas a intenção é outra. O poder de Deus só se manifesta na verdade e o religioso não aceita isso. Por isso, toda palavra da religiosidade será quebrada na sua vida. Neste ano de Davi, o espírito do engano precisa ser denunciada na sua vida.

Para vencer o espírito do engano:

1º) Quebrantamento no altar. (II Samuel 19.24 ''Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não tinha lavado os pés, nem tinha feito a barba, nem tinha lavado as suas vestes desde o dia em que o rei tinha saído até ao dia em que voltou em paz.'' ). 

Mefibosete não cortou a barba, não se alimentou nem se cuidou de seus pés. Quando Davi teve a vitória e voltou para Jerusalém, encontrou Mefibosete, todo sujo, barbudo e os pés infeccionados. Davi olhou para ele e Mefibosete disse que esperou a volta dele e se quebrantou. 

A igreja está quebrantada esperando a volta do rei. O quebrantamento denuncia o espírito de engano. Por isso, os humilhados serão exaltados. A sua vida no altar e o seu quebrantamento trará a glória da segunda casa para sua vida. Quebrantamento traz a verdade; a arrogância a queda.

2º) Denunciar o espírito de Ziba. (II João 1.7-8 ''Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.'' ). 

Tome cuidado para não perder aquilo que você ganhou com esforço e não perder a recompensa. O espirito enganador está agindo no mundo. Mefibosete foi até o rei e denunciou o engano de Ziba. 

(Mateus 24.11 ''E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.'' ). Você não pode aceitar o engano na sua vida.

3º) Quebrar as armações. O espírito de engano vive do engano. (Gênesis 3.13 ''E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.'' ): Satanás – no qual vive todos os espíritos malignos – fez uma grande armação através do espírito de engano. 

(Provérbios 12.5 ''Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.'' ): os conselhos fora da palavra e os conselhos que você ouve daqueles que não servem a Deus são armações contra a sua vida. O conselho do ímpio é armação e engano. 

(Romanos 3.10-14 ''Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura.'' ): são as armações do inferno. 

(Lucas 12.2 ''Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.'' ): nada que está encoberto que seja revelado. 

Há uma armação deste espírito contra sua vida. Ziba queria ser o que não era por isso deu espaço para esta malignidade. Toda a armação deste espírito contra a sua vida cairá em sua vida.

Hoje é o dia que o rei voltou a Jerusalém. É o dia da verdade. Neste dia manifesta o poder de Deus! O rei voltou para Jerusalém. 

Aconteceu três coisas com Mefibosete que também acontecerão com você:                  

1º) Restituição. Mefibosete teve tudo de volta e Ziba foi envergonhado. Restituição com vitória e pelo caminho da verdade. Restituição de tudo o que o espírito do engano tirou. 

2º) Reconhecimento. Davi teve que reconhecer ao filho de seu amado Jônatas. Tudo aquilo que o diabo roubo do reconhecimento de um servo de Deus, o Senhor declara que você é herdeiro e co-herdeiro de todas as bençãos espirituais; você tem o direito de ser abençoado, de se assentar à mesa do rei, de tudo o que Jesus ganhou na cruz do calvário. 

3º) Livramento. (II Samuel 21.6-7 ''De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei. Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento do SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul.'' ): Davi precisava de oferecer sete pessoas de linhagem real para cessar a praga. Davi não enviou Mefibosete, antes o livrou. Aquilo que seria desígnio de morte transforma-se em marca de livramento. O espírito de engano não conseguiu despertar o ódio do rei contra Mefibosete. 

De tudo o que o diabo fez contra sua vida despertará o mal contra sua vida; de tudo aquilo que você foi manipulado por este espírito de engano, o Senhor não imputará mal contra você e o livrará. 


                        Que Deus te Abençoe!

2 Samuel 17 - A vitória do exército de Davi sobre o de Absalão / 2 Samuel 18 - Absalão fica suspenso de uma árvore e Joabe mata-o



Absalão usurpa o trono em Jerusalém


Absalão entrou com os seus homens em Jerusalém, que havia sido desocupada pelo seu pai, o rei Davi. Também estava com ele Aitofel, o conselheiro de Davi que se tornara traidor.

Em Jerusalém veio a ele Husai, amigo de Davi, saudando-o como se o aceitasse como novo rei. Absalão ficou surpreso, mas ficou satisfeito com a explicação que Husai ofereceu para sua mudança de lealdade, ou seja, que ele era fiel ao homem a quem Deus e o povo haviam escolhido (que era Davi, mas Absalão pensou que se referia a ele próprio). O resto da declaração de Husai também era ambígua mas Absalão não percebeu.

A primeira providência que Aitofel recomendou foi que Absalão coabitasse com as concubinas de Davi à vista de todo o povo. Esta torpeza já havia sido prevista pelo profeta Natã (2 Samuel 12.11 ''Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.'' ), completando-se assim a profecia que ele havia feito sobre as conseqüências do pecado de Davi contra Urias.

Coabitar com uma concubina real podia ser interpretado como um insulto, uma declaração de igualdade ao rei, um ato de traição, ou mesmo uma reivindicação ao trono. Aqui Absalão publicava que tudo o que era do rei Davi agora pertencia a ele.

A confiança de Davi e agora de Absalão na sabedoria dos conselhos de Aitofel era tão grande que era como se Deus estivesse falando através dele - mas ele não era profeta de Deus. 

Davi havia orado a Deus para que o conselho de Aitofel fosse confundido (2 Samuel 15.31 ''Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: O SENHOR, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel.'' ), e foi isso o que aconteceu no seu próximo conselho a Absalão.

Aitofel aconselhou Absalão a permitir que ele reunisse um exército de doze mil homens para perseguir Davi naquela mesma noite, aproveitando-se da desvantagem em que ele se encontrava com o cansaço da retirada. Davi não teria tempo para organizar a sua defesa, seus homens debandariam, e ele seria facilmente apanhado e morto por Aitofel, deixando de ser um empecilho ao reinado de Absalão. Absalão e todos os anciãos de Israel gostaram da proposta, mas Absalão quis primeiro ter a confirmação de Husai.

Husai declarou que a estratégia de Aitofel seria desastrosa, porque Davi era um homem de guerra e não passaria a noite com o povo; sem dúvida já prevendo uma perseguição ele teria colocado emboscadas pelo caminho e estaria ele próprio de espreita escondido nalguma cova ou em qualquer outro lugar com seus homens. Ele dispunha de homens valorosos e hábeis na batalha que poderiam dizimar o exército de Aitofel, provocando uma derrota que seria o fim do reinado de Absalão.

O conselho de Husai foi que Absalão convocasse todo o povo (com isso ele significava os homens que podiam ir à batalha) para formar um exército poderoso, e que o próprio Absalão dirigisse esse exército formidável para esmagar Davi e todos os seus homens.

Absalão gostou da idéia, decerto porque apelava à sua vaidade: ele teria as honras da vitória do seu exército; os demais homens de Israel também gostaram, decerto porque iriam em número muito maior, o que lhes daria mais probabilidade de vencer. Mas foi o SENHOR que ordenara que fosse dissipado o bom conselho de Aitofel, para que o mal sobreviesse contra Absalão.

Husai contou aos sacerdotes Zadoque e a Abiatar o que havia acontecido, e mandou que avisassem a Davi que não permanecesse nos vaus do deserto, mas que passasse imediatamente para o outro lado do rio Jordão para que ele e todo o povo que com ele estava não fosse destruído. Davi provavelmente não imaginava que Absalão chegasse a promover uma guerra contra ele.

Zadoque e Abiatar enviaram essa mensagem a Davi usando seus filhos Jônatas e Aimaás, que quase foram apanhados por uma patrulha de Absalão, mas escaparam depois de serem escondidos em um poço por uma mulher.
Davi imediatamente durante a noite atravessou o Jordão com o povo que estava com ele, e continuou até a cidade de Maanaim.

Aitofel, humilhado porque o seu conselho não havia sido aceito, retirou-se para a sua cidade, acertou seus negócios e suicidou-se (2 Samuel 17.23 ''Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento, e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e deu ordem à sua casa, e se enforcou e morreu, e foi sepultado na sepultura de seu pai.'' ). Novamente foi como Judas Iscariote fez mais tarde.

Absalão persegue e entra em combate contra Davi

Reunindo o seu exército formidável, Absalão o pôs em marcha para destruir Davi e os seus homens, atravessou o rio Jordão e acampou na terra de Gileade. 

Ao que se saiba, Absalão não tinha experiência de guerra, portanto nomeou como general o seu primo Amasa (a mãe de Amasa, Abigail, era meio-irmã de Davi), filho de certo homem chamado Itra, um ismaelita (2 Samuel 17.25 ''E Absalão constituiu a Amasa em lugar de Joabe sobre o arraial; e era Amasa filho de um homem cujo nome era Itra, o israelita, o qual possuíra a Abigail, filha de Naás, irmã de Zeruia, mãe de Joabe.'' ).

Davi foi bem recebido, com o seu povo, em Maanaim, onde foi presenteado com provisões de trigo, cevada, farinha, grãos torrados, favas e lentilhas, mel, coalhada, ovelhas e queijos por Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim. 

Maquir foi o mesmo que havia cuidado de Mefibosete, filho de Saul, antes do rei Davi acolhê-lo em sua própria casa (2 Samuel 9.4 ''E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.'' ).

O adiamento do combate, conseguido mediante o conselho dado a Absalão por Husai, permitiu a Davi e aos seus homens descansarem e organizarem-se para a batalha. Davi os contou e nomeou capitães de mil e capitães de cem para os comandar, e dividiu o exército em três divisões iguais, comandados por seus generais: seus sobrinhos os irmãos Joabe e Abisai, e Itai o geteu (filisteu), assim recompensado por sua fidelidade. Eram militares veteranos, já bem provados junto com Davi em guerras anteriores.

Davi quis combater com eles, mas foi persuadido a ficar na cidade, porque o motivo da batalha era a sua pessoa, e se ele morresse toda a causa estaria perdida. Seria melhor que ele desse o seu apoio ao exército a partir da cidade.

A grande preocupação de Davi era a segurança do seu filho rebelde, e agora o seu maior inimigo, Absalão. Ele recomendou aos seus generais que, por amor dele próprio, tratassem com brandura esse seu filho. Todo o povo ouviu 
(2 Samuel 18.5 ''E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão.'' ).

A batalha

Havia uma grande floresta ao leste do rio Jordão, da qual fazia parte o bosque de Efraim, nas proximidades de Maanaim. Para alcançar Maanaim, o exército de Absalão tinha que atravessar essa floresta, e foi ali que o exército de Davi foi enfrentá-lo.

Embora o exército de Absalão fosse muito superior em número, a pouca experiência dos seus combatentes e os obstáculos que a floresta apresentava fez com que fossem derrotados, com a perda de vinte mil homens ( 2 Samuel 18.7 ''E ali foi ferido o povo de Israel, diante dos servos de Davi; e naquele mesmo dia houve ali uma grande derrota de vinte mil.'' ). 

O bosque de Efraim, naquele dia, consumiu mais gente do que a espada (2 Samuel 18.8 ''Porque ali se derramou a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que o bosque consumiu do que os que a espada consumiu naquele dia.'' ).

Absalão deu de encontro com alguns dos soldados de Davi e num movimento precipitado ficou preso pela cabeça nos ramos espessos de um carvalho enquanto o mulo em que montava escapou de debaixo dele, deixando-o pendurado (2 Samuel 18.9 ''E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante.'' ). 

Os soldados não tocaram nele, por causa das instrurções que o rei havia dado, mas um deles foi avisar Joabe ( 2 Samuel 18.10 ''O que vendo um homem, fez saber a Joabe, e disse: Eis que vi a Absalão pendurado num carvalho.'' ). 

Joabe se indignou porque eles não haviam matado Absalão, foi para lá ele próprio e os dez mancebos que levavam as armas de Joabe os matou (2 Samuel 18.14-15 ''Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho. E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram.'' ). 

Em seguida suspendeu a batalha e os homens de Absalão que haviam sobrevivido fugiram para suas casas (2 Samuel 18.16-17c '' 16 - Então tocou Joabe a buzina, e voltou o povo de perseguir a Israel, porque Joabe deteve o povo. 17c  e todo o Israel fugiu, cada um para a sua tenda.'' ).

O corpo de Absalão foi lançado em uma grande cova e levantaram sobre ele um grande montão de pedras (2 Samuel 18.17 ''E tomaram a Absalão, e o lançaram no bosque, numa grande cova, e levantaram sobre ele um mui grande montão de pedras;...'' ). 

Mas Davi se lamentou amargamente pela morte de Absalão 
(2 Samuel 18.33 ''Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!'' ).

Na próxima postagem um resumo do capítulo de 2 Samuel 18.19 ao 33        '' Davi, sabendo da morte de Absalão, chora amargamente''.

                                                                                                                                                                  Que Deus te Abençoe!

2 Samuel 15 - A rebelião de Absalão e a fuga de Davi








Introdução:

O nome do jovem rebelde era Absalão. O rei de Israel era o seu pai, e chamava-se Davi. 

A história de Davi e Absalão compõe um das páginas mais tristes das Escrituras. Trata-se de uma história que infelizmente não teve um final feliz. 

Essa triste história retrata a relação de muitos pais e filhos. 

Davi foi o maior rei de Israel. Era músico; compositor; militar estrategista; guerreiro valente; um homem segundo o coração de Deus. Mas um homem que teve sérios problemas com os filhos, dentre eles, Absalão. 

A amarga relação entre Davi e Absalão Os conflitos entre Davi e Absalão se desenvolvem da seguinte forma: 

1) Tudo começou com um caso de incesto. Amom, movido por uma paixão doentia, força sua meia-irmã, Tamar, a se deitar com ele: 2 Samuel 13. Isso causa indignação em Absalão, irmão de Tamar. 

Todos esses personagens eram filhos de Davi, mas Absalão e Tamar tinham uma mesma mãe, Maaca (2 Samuel 3.3 ''E seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;'' ), 

Enquanto a mãe de Amom era Ainoã (2 Samuel 3.2 ''E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita;'' ). 

Movido pelo ódio, Absalão mata Amom, e foge da presença de Davi. 

2) Três anos depois do assassinado de Amom, a pedido de Joabe, general de Davi, Absalão volta a Jerusalém, onde permanece dois anos sem ver a face do pai (2 Samuel 14.28 ''Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.'' ). 

Depois disso, pai e filho se encontram, mas de forma muito formal:             (2 Samuel 14.33 ''Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.'' ). Davi é designado pelo texto como “rei”, não como “pai”. 

3) Absalão se rebela contra seu pai. Arma um golpe de Estado. A trombeta foi tocada em Hebrom, anunciando que Absalão era o novo rei. 

Davi se retira de Jerusalém, chorando: (2 Samuel 15.30 ''E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar.'' ). Não chorava porque estava perdendo o reino, mas porque seu filho queria matá-lo. 

4) Davi chega em Maanaim, de onde envia suas tropas para guerrearem contra as tropas de Absalão. Mas Davi não somente era rei; ele tinha o coração de pai. 

Por isso ordena aos seus oficiais: (2 Samuel 18.5 ''E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão.'' ). Mas não foi isso o que aconteceu. 

5) Os homens de Davi derrotaram o exército dos rebeldes. Absalão fugiu, montado sobre um jumento, mas enroscou-se num carvalho, onde foi morto pelos homens de Davi. Agora, um pai lamenta a morte do filho: 

(2 Samuel 18.33 ''Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!'' ). 

O mesmo clamor de Davi é entoado em muitos lares, hoje. Entendendo a razão da rebeldia de Absalão Mas a rebeldia de Absalão tem uma explicação: a frieza de Davi. 

Este era um pai que amava seu filho: (2 Samuel 18.5 ''...Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão...'' ). 

Mas que não demonstrava esse amor. Vivia distante do seu filho: 
(2 Samuel 14.28 ''Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.'' ). 

* A história de Lery 


Este era um jovem depressivo, com uma baixíssima autoestima; obeso; rosto coberto de acnes; mau cheiroso; mau vestido; desprezado por todos na Universidade; agnóstico. Desprezado pelo pai. Um dia Lery foi zombado publicamente pelos colegas de trabalho do pai. 
Chamaram-no de porco feio. O pai presenciou a cena humilhante. Comovido,  disse para Lery: “Se e eu e sua mãe vivêssemos duzentos anos, não seriam suficientes para a agradecer a Deus pela sua vida. 
Temos muito orgulho de você.” 

Pela primeira vez, Lery recebeu um abraço do pai. 
Depois disso, o jovem interessou-se pelo Evangelho. Estudou a Bíblia seis semanas com um dos seus professores, que era pastor. Nos últimos 20 anos Lery ter servido ao Senhor como missionário em um país da América do Sul. Não foram os estudos bíblicos que curaram Lery. Foi o abraço e a atenção do seu pai. 

O abismo entre Lery e seu pai era o mesmo abismo que havia entre Davi e Absalão. Mas há esperança para os filhos rebeldes. Há esperança para os pais que erraram. A esperança é o amor. 

Não existe outra força maior para curar as feridas da alma do que o amor. Você pode amar seu filho. Mas a questão é como demonstrar seu amor por ele. 

Conclusão 

A história de Absalão é um alerta aos pais, para que amem e demonstrem seu amor aos filhos, incondicionalmente. 

Conquistar o coração do filho vale mais do que grandes conquistas materiais ou espirituais. 

A história de Absalão é uma ilustração das conseqüências drásticas do filho que não honra seu pai (Efésios 6.1-3 ''Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.'' ). 

O triste fim da história de Absalão não precisa ser repetido por nossas famílias. Você é um pai com o coração partido, por causa da rebeldia do filho? Ou você é um filho que não foi compreendido ou aceito pelo pai? 

Então faça a oração de Davi, que quando perseguido por Absalão, afirmou: (Salmos 3.3-4 ''Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.'' ).


Deus pode, e algumas vezes usa o sobrenatural, mas na maioria das vezes Ele responde às nossas orações nos levando a ver e usar os recursos que Ele dispõem diante de nós.

Nem sempre Deus responde de modo milagroso, podemos até dizer que, na maioria das vezes Deus não responde de modo aparentemente sobrenatural, mas isto não significa que Ele não esteja agindo. 

Quando oramos por emprego, devemos também distribuir currículos nas empresas, sair de casa e ir atrás de lugares de trabalho; quando oramos para passar em um concurso, devemos nos esforçar em estudar; quando oramos pela cura, devemos também consultar médicos, e tomar remédios; e assim por diante. Deus gerencia os meios para responder às nossas petições.

Feche os olhos para pedir, e depois os abra para ver os meios que Deus está usando para dar a resposta.                

                   Que Deus te Abençoe!

Estar Solteiro não é estar disponível a qualquer um, Amar é esperar, é se guardar.





Estar solteiro não é estar disponível a qualquer um. Amar é esperar, é se guardar. 

Como vamos honrar a nossa futura costela, se não nos guardamos? Se não rejeitarmos os prazeres desse mundo? 

Não precisamos nos lançar a vários namoros pra encontrar o ‘príncipe’ e a ‘princesa’ tão esperada, basta apenas que confiemos no Senhor e acreditarmos que Ele tem sempre o melhor para nós. Fazendo assim honramos a pessoa amada, e ainda mais o nome do Senhor!

É tão difícil falar disso hoje em dia, pois os costumes do mundo tem a cada dia invadido a Igreja do Senhor e o que não era pra ser normal está se tornando normal, como ficar e não ter compromisso com ninguém, ter a cada semana ou mês uma pessoa diferente, se entregar a cada um e perder um pouco de si a cada vez.  

A iniqüidade vem se instalando, tomando seu lugar dentro das igrejas e fazendo parte da vida de muitos. 

Então faça a diferença, viva na contra-mão, seja um ‘louco’ diante disso tudo.  ‘Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes’.         (1 coríntios 1 – 27)

Não podemos esquecer que nós, cristãos, temos que louvar o nome do Senhor em tudo e nosso namoro não é apenas pra fazer você bem, não namoramos pra fazer apenas uma vontade nossa; o namoro deve ser benção para você, para sua namorada(o), para sua família, para seus próximos, para as pessoas que te conhecerão por onde você andar e principalmente ao Senhor.

E quando realmente a pessoa tão esperada chegar, tratar ela bem deve ser deve ser uma das prioridades, pois lembre-se das orações de quando ela ainda era apenas um desejo seu, um sonho tão distante. Lembre-se que o Senhor ouviu suas orações e te honrou e Ele só quer sua fidelidade e o seu testemunho. Temos que ser benção pra todos.

O namoro em que a base é o Senhor é o grande segredo para um ótimo noivado e um belo casamento, para um casamento aos pés do Senhor.

Viver na vontade do Senhor é ser diferente, é ser separado, é viver totalmente o contrário que o mundo nos ensina a cada dia.  Obedecer ao Senhor é uma grande forma de não sofrermos.

Não é fácil! E difícil. É preciso renúncia, é preciso confiança em Deus! Aparecerão momentos em que pensaremos em jogar tudo para o alto e desistir, diante as dificuldades e lágrimas. 

Mas a palavra do Senhor fala que ‘os que semeiam em lágrimas com júbilo ceifarão.’ (Salmos 126.5).

Que Deus abençoe sua espera que você possa confiar no Senhor, na Sua vontade, Ele não demora, Ele capricha!

Lembre-se: ‘quem ama, honra!’

Honrando a si mesmo você está honrando sua futura ou já namorada(o), e assim você honrando-a(o), você está honrando o nome do Senhor.

Conclusão de Emília Lazzaroni:
Muitos após ler esse texto pensarão: “Isso não é comigo, pois eu não fico só namoro, me guardo para o casamento”, Deus nos chama para irmos além disso, guardar-se para o casamento não é só sexualmente falando é também sentimentalmente, você não fica mais seu namoro é com que intenção? 

Pois em 1ª Tessalonicenses 4.3-7 diz: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem DEFRAUDE a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.”.

DEFRAUDAR é tirar vantagem sobre o próximo. Lesar, iludir, enganar, usar da inocência de alguém para tirar proveito para si.
Precisamos entender que Deus está no controle de tudo e não de algumas coisas apenas, precisamos aprender a esperar nEle porque Ele tem o melhor planejado para nós e em seu tempo nos será revelado, precisamos deixar Deus reinar completamente em nossas vidas e não em algumas áreas apenas. 

Fácil não é, mais aposto que complicamos mais ainda dando “murro em ponta de faca”, pois aquilo que o homem une outros homens, circunstâncias podem separar mais aquilo que Deus une nada pode separar, homens podem juntar corpos mais não propósitos.
Espere em Deus e receberás o melhor dessa terra!
“Aquele que está firme em seu coração, tendo domínio sobre a sua própria vontade, e guardar-se, fará bem.'' (1 Coríntios 7.37)

Que Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...