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Deuteronômio 24.1-5 - Divórcio, Prostituição, Pureza às Igrejas





O cristão e o divórcio
 
(Deterônomio 24.1 "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa."). 
 
A vontade de Deus para o casamento é que ele seja vitalício, que cada cônjuge seja único até que a morte os separe,
(Marcos 10.7-9 "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."); 

(Gênesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.").

A NÃO SER POR CAUSA DE PROSTITUIÇÃO.
 
Neste particular, Jesus cita uma exceção, a saber, a prostituição, palavra esta que no original inclui o adultério ou qualquer outro tipo de imoralidade sexual (Mateus 5.32; Mateus19.9). 

O divórcio, portanto, deve ser permitido em caso de imoralidade sexual, quando o cônjuge ofendido se recusar a perdoar. 
 
Quando Jesus censura o divórcio em Mateus 19.8-9, não estava referindo-se à separação por causa de adultério, mas ao divórcio como permitido no Antigo Testamento em casos de incontinência pré-nupcial, constatada pelo marido após a cerimônia do casamento (Deterônomio 24.1 "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa."). 
 
A vontade de Deus em tais casos era que os dois permanecessem juntos. Todavia, Ele permitiu o divórcio, por incontinência pré-nupcial, por causa da dureza de coração das pessoas. 

No caso de infidelidade conjugal depois do casamento, o Antigo Testamento determinava a dissolução do casamento com a execução das duas partes culpadas,
(Levítico 20.10 "Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera."); 

(Deuteronômio 22.22 "Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel."). 
 
 (Romanos 7.2 "Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido."); 

(1 Coríntios 7.39 "A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor."). Isto, evidentemente, deixaria o cônjuge inocente livre para casar-se de novo.
 
Sob a Nova Aliança, os privilégios do crente não são menores. Embora o divórcio seja uma tragédia, a infidelidade conjugal é um pecado tão cruel contra o cônjuge inocente, que este tem o justo direito de pôr termo ao casamento mediante o divórcio. 

Neste caso, ele ou ela está livre para casar-se de novo com um crente,  (1 Coríntios 7.27,28 "Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos.").
 
Leituras que podem nos ajudar:
 
a) Abstendo-se da prostituição (Atos15.20 "Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.")
 
b) Grande imoralidade (1 Coríntios 5.1 ''Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.'')
 
"HÁ ENTRE VÓS FORNICAÇÃO"Paulo passa a escrever sobre um informe recebido, de imoralidade na igreja de Corinto e a recusa dos seus dirigentes quanto a disciplinar o culpado 
Paulo declara que a igreja, sendo um povo santo, não deve permitir nem tolerar a imoralidade entre seus membros. 
 
Cita três razões por que a igreja deve disciplinar um membro culpado:
 
1° Para o bem do culpado (1 Coríntios 5.5 "Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus"). A exclusão pode despertá-lo para ver a tragédia do seu pecado e sua necessidade de perdão e restauração.
 
2° Por amor à pureza da igreja (1 Coríntios 5.6 ao 8 "6 - Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? 7 - Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 8 - Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade."). Tolerar a iniqüidade numa igreja é rebaixar paulatinamente o padrão moral de todos.
 
3° Para o bem do mundo (1 Coríntios 5.11 "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais."). 
 
A igreja não poderá ganhar homens e mulheres para Cristo, se ela mesma for semelhante ao mundo (Mareus 5.13 ''Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens."). 
 
Veja outros trechos do Novo Testamento sobre a disciplina na igreja, (Mateus 5.22 "Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.")
 
(Mateus 18.15-17 "15 - Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 - Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.")
 
(2 Tessalonicenses 3.6,14,15 " Vers.6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. Vers. 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Vers. 15 Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.")
 
(Apocalipse 2.19-23 " 19 - Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 - Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 - E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 - Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 - E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras."
).
 
"QUEM ABUSE DA MULHER DE SEU PAI." Qual foi o pecado exato, aqui, não está claro. Paulo, ao referir-se à mulher do pai daquele transgressor, provavelmente, quis dizer que havia um envolvimento sexual deste com a sua madrasta. Paulo ficou pasmado e horrorizado, porque a igreja estava tolerando semelhante imoralidade em seu meio. Ele sabe que isso é ainda mais grave do que a própria transgressão do indivíduo.
 
A permissividade dos coríntios é semelhante à de muitas igrejas da atualidade que toleram e silenciam sobre a imoralidade entre seus membros, inclusive o adultério e todas as formas de fornicação. As intimidades pré-conjugais, especialmente entre a juventude da igreja, não somente são toleradas, mas, às vezes, até mesmo justificadas, alegando-se amor e compromisso mútuo. 
Poucos dirigentes de igrejas falam abertamente, em nome de Cristo, da prática do namoro imoral entre a juventude. Como faziam os líderes da igreja de Corinto, os tais não lamentam o fato da corrupção do povo de Deus, que se torna cada vez mais semelhante à sociedade à sua volta. Esses dirigentes, na sua auto-complacência, permitem o pecado, porque, conforme alegam, "vivemos em tempos modernos, e não devemos ser vistos como juízes."
(1 Tessalonicences 4.13 "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.'')
 
"NEM... VOS ENTRISTECESTES." Paulo expressa qual deve ser a reação normal de uma igreja cheia do Espírito Santo, em caso de imoralidade entre seus membros professos. Aqueles que aceitam o conceito bíblico da santidade de Deus e da sua aversão ao pecado, sentirão tristeza e pesar. Removerão do seu meio a iniqüidade.
 
(1 Coríntios 5.5 "Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus").
 
"SEJA ENTREGUE A SATANÁS." Isso significa (em um caso como esse de Corinto), a igreja remover a pessoa imoral da sua comunhão e entregá-la ao domínio de Satanás, expondo-a às influências destrutivas do pecado e demoníacas.
 
Tal disciplina tem dois propósitos:
 
Que o culpado, ao experimentar problemas e sofrimentos físicos, arrependa-se e seja finalmente salvo (Lucas 15.11-24);
 
Que a igreja livre-se do "fermento velho" (das influências pecaminosas), para assim tornar-se o pão novo "da sinceridade e da verdade"(1 Coríntios 5.8 "Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.")
 
A mesma ação pode ser adotada pela igreja hoje, ao procurar salvar a quem abandonou a vida cristã e voltou ao mundo (1 Timóteo 1.20 "E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.").
 
UM POUCO DE FERMENTO FAZ LEVEDAR TODA A MASSA. Na Bíblia, "fermento" 
(levedura que produz fermentação) é símbolo do erro que permeia o povo e corrompe a verdade, a retidão e a vida espiritual (Galátas 5.7-9 '' 7 - Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? 8 - Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. 9 - Um pouco de fermento leveda toda a massa."); 

(Êxodo 13.7 "Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos")

Paulo, neste versículo, compara o fermento ao processo pelo qual o pecado e a iniqüidade paulatinamente se propagam numa comunidade cristã, corrompendo assim a muitos. Qualquer igreja que não tomar medidas severas contra a imoralidade sexual entre seus membros descobrirá que a influência maligna desse mal se alastrará pela congregação e contaminará a muitos. 

O pecado deve ser rigorosamente removido; doutra forma, no decurso do tempo, a totalidade da comunidade cristã se corromperá e o Espírito Santo não terá lugar nessa igreja (Apocalipse 2.2-3 "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.").
 
JULGAIS... OS QUE ESTÃO DENTRO. Um crente não deve fazer crítica precipitada ou injusta contra outro crente (Mateus 7.1-5 " 1 - Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. 3 - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5 - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."). 

Todavia, Paulo mostra, aqui, que a igreja precisa julgar seus membros em caso de pecado grave, iniqüidade, imoralidade, ou conduta ímpia persistente. Tais ações iníquas precisam ser julgadas e disciplinadas, para o bem da pessoa envolvida, da pureza da igreja e do testemunho de Cristo no mundo.

Cidades prostituídas
. (Gênesis 19.26 "E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.) 
 
A MULHER DE LÓ OLHOU PARA TRÁS E FICOU CONVERTIDA NUMA ESTÁTUA DE SAL. A esposa de Ló não levou a sério a ordem específica do anjo e morreu. 
 
Certamente o seu coração ainda estava preso aos prazeres de Sodoma. Jesus adverte os crentes do Novo Testamento dizendo: ''Lembrai-vos da mulher de Ló'' (Lucas 17.32), o que significa que aqueles cujo coração está dominado pelo sistema corrupto deste mundo, não escaparão à ira de Deus e à destruição pendente sobre os ímpios (Ezequiel 3.20 "Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.")

(Romanos  8.13 "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.")

(Hebreus 4.1 "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás.").

Coração impuro (
Mateus 15.19 "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.")
 
NÃO O PODE CONTAMINAR. Jesus está falando de alimentos normais, cuja ingestão não afeta o nosso espírito (v. 19). Este versículo jamais pode ser usado como justificativa para o uso de drogas ou de bebidas alcoólicas. O uso de tais drogas e bebidas alcoólicas levam o homem a pecar.
 
(Mateus 15.20 "São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.")
 
Neste trecho, "contamina" (v.20) significa estar separado da vida, salvação e comunhão de Cristo por causa dos pecados que provêm do coração. Nas Escrituras, "coração" é a totalidade do intelecto, da emoção, do desejo e da volição do ser humano. 
 
O coração impuro corrompe nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações, (Provérbios 4.23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."); 

(Mateus 12.34 "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.").
 
O que necessitamos é um novo coração, transformado, feito segundo a imagem de Cristo, 
(Lucas 6.45 "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.")
 
I. O DIVÓRCIO NO ANTIGO TESTAMENTO

A lei de Moisés prescreve as razões para o divórcio em termos tão gerais que torna-se difícil explicar os motivos que o justificam. Vejamos:

1. Motivos que ensejavam o divórcio.
 
A) “Por qualquer motivo”.
 
(Deuteronômio 24.1= "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.'')

Vers.1 - O termo "coisa feia", provavelmente se refira a certa conduta vergonhosa ou imoral, porém não da gravidade do adultério. Certamente não se trata de adultério, pois a penalidade deste era a morte, e não o divórcio (Levítico 20.10 ''Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.'').

Vers.1 - "ESCRITO DE REPÚDIO." O divórcio resulta do pecado humano, 
(Mateus 19.8 ''Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim."). 

As instruções que se acham nos versículos 1-4 foram dadas por Deus para regular o divórcio no Israel antigo. Observe o seguinte nesses versículos:
 
Vers.2 -  O "escrito de repúdio" era um documento legal entregue à mulher, para a rescisão do contrato do casamento, para protegê-la e liberá-la de todas as obrigações para com o seu ex-marido.
 
Vers.3 - Depois de receber o escrito de divórcio, a mulher estava livre para casar-se de novo. Nunca poderia, porém, voltar ao seu primeiro marido, se o segundo casamento se dissolvesse.
Vers.4 - A ocorrência do divórcio é uma tragédia (Malaquias 2.16 ''Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.")

(Genesis 2.24 "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne'').
 
Mas não é pecado, se tiver fundamento bíblico (Mateus 19.9 ''Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.")

(1 Coríntios 7.15 ''Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.''). 
 
O próprio Deus repudiou Israel por causa da sua infidelidade e adultério espiritual, 
(Isaías 50.1 ''Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada.")

(Jeremias 3.1,6-8 Vers.1 - Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. Vers.6 - Disse mais o SENHOR nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se. Vers.7 - E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá. Vers.8 - vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.'').
 
b) Casamento misto.
 
Esdras 9 e 10= (Neemias 13.23 -  "Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.'')
 
TOMARAM DAS SUAS FILHAS PARA SI. Quando Neemias chegou a Jerusalém, descobriu que muitos dos israelitas, inclusive sacerdotes, levitas e governantes, tinham se casado com mulheres idólatras e praticavam as abominações e impurezas dos pagãos. 

O casamento com ímpios foi terminantemente proibido na lei de Moisés (Êxodo 34.11-16 " Vers. 11 - Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus. Vers.12 - Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti. Vers.13 - Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis. Vers.14 - Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. Vers.15 - Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituirem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios, Vers.16 - E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.'')

(Deuteronômio 7.1-4 Vers.1 - Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; Vers.2 - E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; Vers.3 - Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; Vers.4 - Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.'').
 
O Novo Testamento, da mesma forma, proíbe o povo de Deus da nova aliança, casar-se com incrédulos (1 Coríntios 7.39 ''A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.'')

(2 Coríntios 6.14 ''Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"). 
 
SEMENTE SANTA. Ser uma nação santa ? nisto consistia a alta vocação de Israel, (Êxodo 19.6 "E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.")

(Malaquias 2.15 "E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.").
 
Como povo, Israel devia ser a possessão exclusiva de Deus, refletindo sua pessoa e santidade, mediante a rejeição dos costumes pecaminosos dos que não conhecem a Deus (Leia: Deuteronômio 7.1-11).
 
Os crentes do Novo Testamento também são chamados para se separarem do mundo, (2 Coríntios 6.14-18 ''Vers.1 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17 - Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 - E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.''
). 
 
Aqueles que confessam Jesus como seu Senhor devem ser uma "nação santa", (1 Pedro 2.9-12 ''Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem."
), dedicada a fazer a vontade e a obra do Pai. 
 
Isso deixa claro que o crente cheio do Espírito viverá uma vida de retidão e separação, em comunhão com Deus (1 Coríntios 6.11 "E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.''),
 
De modo diferente dessa geração maligna (Atos 2.40 "E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.''); 
 
Tal crente sempre procurará fazer a vontade de Deus como seu fiel filho, (Romanos 8.13-16 ''13 - Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.''
)
 
CONTENDI COM ELES. Há ocasiões em que os dirigentes, se realmente são servos de Deus, precisam ter ira santa contra o mal e adotar medidas drásticas para corrigir uma situação maléfica que surja. Usar de brandura e mansidão, quando há desrespeito público e cínico ante a vontade de Deus, pelos membros da igreja, passa a ser fraqueza e transigência. 

A correção aplicada por Neemias demonstra um zelo por Deus semelhante ao de Cristo, quando Ele tomou um chicote para expulsar os vendilhões do templo de Jerusalém, 
(Mateus 21.12-13 ''E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.'')

(João 2.13-16 ''13 - E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14 - E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
15 - E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
16 - E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.'')
;

(Lucas 19.45 "E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,").

II. O DIVÓRCIO NOS EVANGELHOS
 
Somente JESUS falou sobre divórcio no Novo Testamento, Paulo dá sua opinião a respeito da separação entre casais, não sobre divórcio, pois o mestre dos mestres já tinha ensinado sobre divórcio. Paulo fala sobre a separação do casal onde um é crente e o outro não e faz questão de dizer que mesmo que se separem não devem se casar de novo e ainda se ficar viúvo(a) ele aconselha a não arranjar outra(o).
 
(1 Coríntios 7.10-16 '' 10 -Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; 11 se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em habitar com ele, não se separe dela. 13 E se alguma mulher tem marido incrédulo, e ele consente em habitar com ela, não se separe dele. 14 Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 15 Mas, se o incrédulo se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou a irmã, não está sujeito à servidão; pois Deus nos chamou em paz. 16 Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, como sabes tu, ó marido, se salvarás tua mulher?'')

(1 Coríntios 7.39-40 " 39 - A mulher está ligada enquanto o marido vive; mas se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. 40 Será, porém, mais feliz se permanecer como está, segundo o meu parecer, e eu penso que também tenho o Espírito de Deus.'')

III. O DIVÓRCIO NAS EPÍSTOLAS

1. Morte para a lei (Romanos 7.1-3 "
1 - Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 2 - Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 3 - De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido.)
MORTOS PARA A LEI. Já não dependemos da Lei e dos sacrifícios do Antigo Testamento para sermos salvos e aceitos diante de Deus (Galátas 3.23-25 '' 23 - Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
24 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
25 - Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.''
)

Fomos alienados da antiga aliança da Lei e unidos a Cristo para a salvação. Devemos crer em Jesus (1 João 5.13 ''Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.''), 

Receber o seu Espírito e a sua graça e, assim, receber o perdão, ser regenerados e capacitados para produzir fruto para Deus (Efésios 2.10 ''Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.")

(Galátas 5.22-23 "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.'')

(Colossences 1.5-6 ''Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;'')

2. Aos casais crentes (1 Coríntios 7.10 "Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.")

SE, PORÉM, SE APARTAR, QUE FIQUE SEM CASARNo versículo 10, Paulo mostra que a vontade de Deus para o casamento é que ele seja permanente. Também mostra que, às vezes, o relacionamento conjugal se torna tão insuportável que é necessário os cônjuges se separarem. No versículo 11 diz ''Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.'', portanto, Paulo não se refere ao divórcio permitido por Deus, causado por adultério (Mateus19.9), nem ao abandono de um cônjuge pelo outro ''1 Coríntios 7:15 Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.''). 

Pelo contrário, Paulo está falando da separação sem divórcio formal. Talvez isso se refira a situações em que o cônjuge age de modo a pôr em perigo a vida física ou espiritual da esposa e dos filhos. Em tais casos, é preferível que um dos cônjuges deixe o outro, mas que permaneça sem casar. É inaceitável que Paulo fosse favorável a não separação de um casal em que um dos cônjuges vive sempre a maltratar fisicamente o outro e a agredir os filhos.
 
3. Aos casais mistos (1 Coríntios 7.12-13 ''Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.'').
 
Aqui se fala em separação, não em divórcio. Não existe aqui permissão para novo casamento, nem de um, nem de outro. O que DEUS uniu, não o separe o homem. 
O melhor aqui é deixar que o tempo separados mostre ao casal que o melhor mesmo é se perdoarem e reatarem seu relacionamento visando principalmente o bem-estar dos filhos.

CONCLUSÃO
 
Se por um lado não há casamentos totalmente a salvo, por outro lado também não há casamentos totalmente perdidos. Deus subordina seu poder de restaurar o matrimônio problemático ao perdão entre os cônjuges. Portanto, o divórcio não deve jamais ser visto como uma prática a ser seguida em qualquer situação, mas como uma extrema exceção.
 
 
Uma mulher podia ser comprada, e com freqüência era considerada propriedade do homem. No lar era usada como se fora uma escrava, e por qualquer razão podia ser repelida e expulsa. Jesus não somente procurou elevar a posição da mulher na sociedade, mas também procurou eliminar esse duplo padrão. Assim fazendo, o Senhor elevou grandemente o estado de casado.
 
A igreja deve, buscando ao Senhor, sempre ajudar a salvar os casamentos em perigo, enquanto sempre procurar desestimular o divórcio entre o seu povo.

                                             
 
                                                    Que Deus o abençoe!

Deuteronômio 22.22 - Casamento, Divórcio e Adultério - Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher




I. CASAMENTO, UMA INSTITUIÇÃO DIVINA

1. Definição.

Casamento é a união física, moral e espiritual entre um homem e uma mulher com fins de, em obediência à DEUS e à sua Palavra, formarem uma Família que povoará a terra e evangelizará seus moradores. (Dedução lógica a que se chega lendo-se a Bíblia).

2. Instituição divina.

Casamento é instituição divina, idealizada e criada por DEUS para que o homem se sinta feliz e o homem não pode separá-la, pois é considerado feito e aprovado por DEUS.
 “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mateus 19.6).

3. Importância espiritual.

A família cristã representa o próprio DEUS na terra, pois é através desta família que DEUS manifestará seus desígnios para a comunidade em que vivem.

4. Felicidade conjugal.

Através da felicidade, amor e união da família é que DEUS irá trabalhar no coração dos homens para que vejam o favor do criador sobre suas criaturas.

II. DIVÓRCIO À LUZ DA BÍBLIA

O divórcio é também um problema espiritual que está relacionado às conseqüências da queda do homem – o pecado e o endurecimento dos corações.

1. A causa do divórcio.

a) “Por qualquer motivo”.
Deuteronômio 24.1= "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa."
 
b) Por não ser virgem
Deuteronômio 22.20-22= "Porém, se este negócio for verdade, que a virgindade se não achou na moça, então, levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão com pedras, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim, tirarás o mal do meio de ti. Quando um homem for achado deitado com mulher casada com marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, tirarás o mal de Israel."

c) Casamento misto.
Neemias 13.23 - "Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas."

2. Como prevenir. 

Assim que se percebe que a relação conjugal está sofrendo algum tipo de desgaste, é obrigação dos cônjuges atentar para, pelo menos, três pontos fundamentais da convivência sadia, rogando a ajuda do Espírito a fim de pô-los em prática.

a) Comunicação. 
diálogo é talvez a maior necessidade do ser humano moderno, as famílias estão a beira da falência por falta de se comunicarem entre si. É a correria do dia a dia e a preocupação com os bens materiais, trazendo falta de tempo para as coisas mais importantes. 

O casal precisa conversar e conversar muito entre si, discutindo amigavelmente todos os problemas e descobrindo juntos a solução para os tais. também é preciso comunicação para a satisfação sexual de ambos, o que um gosta e deseja pode ser a barreira para que o outro não seja satisfeito.

b) Unidade de propósitos. O rumo, o futuro da família deve ser comum aos dois, ao casal que planejam juntos sua felicidade.

c) Humildade. Pedir desculpas sempre que errar, julgar o outro superior a si mesmo são maneiras de manter o casamento aquecido do frio do desprezo. Lembre-se de que quando um não quer, dois não brigam. É melhor "perder aparentemente" hoje e ganhar amanhã, do que colocar tudo a perder por falta de humildade.

3. Quando o divórcio é permitido? Somente em dois casos:

a- Quando há adultério.

b- Quando o descrente quer se apartar.

Mas o cônjuge crente, deve fazer de tudo para ganhar o  descrente para Jesus, conforme a recomendação de Pedro (1 Pedro 3.1-6). 3.1 "MARIDOS... SEJAM GANHOS." 

Pedro ensina como uma esposa deve agir a fim de ganhar para Cristo o seu marido não salvo. 

1º Ela deve ser submissa ao marido e reconhecer a sua liderança na família, 
(Efésios 5.22 "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;"). 

2º Ela deve conduzir-se de modo santo e respeitoso, com espírito manso e quieto, 
(1 Timóteo 2.13-15 " 13 - Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14 - E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 - Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.''). 

3º Ela deve esforçar-se para ganhar o marido para Cristo, mais pelo comportamento, do que por suas palavras. (1 Pedro 3.3-4 "ENFEITE EXTERIOR... BELEZA INTERIOR."

Os adornos berrantes, exagerados e dispendiosos são contrários ao espírito modesto que Deus requer da parte das mulheres cristãs (1 Timóteo 2.9 "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,"). 

O que muito importa para Deus nas mulheres cristãs é uma disposição mansa e quieta (Mateus 11.29 ''Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."), que as leva a honrá-lo, ao dedicarem-se a ajudar o marido e a família a alcançar a vontade de Deus para as suas vidas. 

O adjetivo "manso" descreve uma atitude despretensiosa que se manifesta numa submissão amável e na solicitude pelo próximo (Mateus 5.5 "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;"); (2 Coríntios 10.1 "Além disto, eu, Paulo, vos rogo, pela mansidão e benignidade de Cristo, eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde, mas ausente, ousado para convosco;"). 

O adjetivo "quieto" refere-se à esposa não ser agitada e indelicada. Noutras palavras, Deus declara que a verdadeira beleza da mulher é questão de caráter, e não primeiramente de enfeites. As esposas cristãs de nossos dias devem ser fiéis a Cristo e à sua Palavra, num mundo dominado pelo materialismo, pelas modas dominantes, pelos direitos humanos, pela obsessão sexual e pelo desprezo aos valores do lar e da família.

Obs: O versículo comentado aqui de 1 Pedro 3.1 ao 4, refere-se a à mulher, MAS quero dizer isso serve para os homens também, meu querido se sua mulher ainda não pertence à Deus, dê exemplo, seja um homem reto e temente a Deus, tenha caráter, respeite sua mulher, seja manso e humilde, ganhe ela para Jesus, esforçar-te para ganhar a sua mulher para Cristo, mais pelo comportamento, do que por suas palavras. 

III. DESASTROSAS CONSEQÜÊNCIAS

1. Altos riscos de problemas psiquiátricos e doenças físicas.

a) Os indivíduos divorciados acham-se mais vulneráveis ao câncer do que as pessoas bem casadas.
A solidão e a angústia são portas abertas para as doenças que não encontram vontade de viver e de lutar pela vida em suas vítimas.

b) As taxas de morte prematura são significativamente mais altas entre homens e mulheres divorciados. Comprovação de pesquisas médicas.

2. Os filhos. 

O desenvolvimento emocional dos filhos está diretamente ligado à interação contínua, cuidadosa e sustentadora entre ambos os pais.

Os pais são exemplo dos filhos e se os pais não vão bem conjugalmente passam para os filhos a insatisfação e a falta de amor.

CONCLUSÃO 

Considerando todas as questões discutidas, não espere um colapso conjugal para então buscar solução no divórcio; renove, melhore e recicle seu relacionamento conjugal e fuja de todas as possibilidades que desemboquem numa catástrofe desta natureza. O ideal, portanto, é que os cônjuges permaneçam unidos até que a morte os separe.

Mateus 19.7-8 "Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? 8 Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao  princípio, não foi assim."

DEUS NÃO MANDOU E NEM PERMITIU, Moisés permitiu por causa do coração endurecido dos homens e de sua insistência em errar, porém o desejo de DEUS é que mesmo que haja prostituição, haja o perdão, para que os filhos principalmente não sofram.

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para Ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!


Deus te abençoe!

Números 22 - Balaque e Balaão - Balaão conversa com a jumenta - Cuidado para não ser levado com as coisas deste mundo




Cuidado para não ser levado com as coisas deste mundo

"Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. Então Balaão levantou-se pela manhã, e disse aos príncipes de Balaque: Ide à vossa terra, porque o SENHOR recusa deixar-me ir convosco". (Números 22.12-13)

"Então Balaão respondeu, e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do SENHOR meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;" 
(Números 22.18)

A sociedade em que vivemos ficou muito materialista, hoje tudo gira em torno de bens, as pessoas não estão mais preocupados com pessoas, mas sim, com o que as pessoas podem lhe oferecer, tudo gira em torno de trocas, tudo gira em torno de benefícios, mas isto não é de agora, nós percebemos que desde os tempos bíblicos isto já acontecia, haja a visto o fato de Judas andar com Cristo, ser amigo de Cristo, mas o entregou em troca de trinta moedas de prata, sempre foi assim, é bem verdade que a sociedade moderna está mais ambiciosa, mais

Egocêntrica, e nesta passagem que lemos, vemos algo tremendo, quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus entregou muitas nações em suas mãos, eles destruíam os seus inimigos com muita facilidade, ninguém os podia resistir, Deus pelejava por eles e com isto não havia dificuldades em suas pelejas, e quando eles se aproximaram de Moabe.

Balaque, rei desta cidade ficou sabendo o que Israel tinha feito com seus inimigos, como os destruiu a todos, temeu muito e muito se angustiava por causa de Israel, pois ele sabia que se pelejasse contra Israel, não prevaleceria, havia um profeta chamado Balaão.


Pois bem, Balaque resolveu chamá-lo, para que amaldiçoasse a Israel, para que porventura, Israel fosse amaldiçoado, perdesse a força, e fosse derrotado por Moabe, mas ele se esqueceu que a força de Israel não estava em encantamento, e sim, no pacto de Deus com Abraão.

Balaque mandou chamar a Balaão, e lhe ofereceu riquezas, honrarias, isto encheu os olhos de Balaão, pois a riqueza, as honras, os lugares de destaque, tiram a visão de qualquer pessoa, isto é uma verdadeira armadilha para as pessoas, todas as pessoas estão em busca de status, honras, lugares de destaques, e não era diferente com Balaão, quando Balaque mandou chamá-lo, prometeu muitas honrarias para Balaão.


Balaão por sua vez, buscou ao Senhor à noite, Deus disse para que ele não fosse com aqueles homens, mas pela conversa de Balaão com aqueles homens, Balaão insistiu com o Senhor, pois ele disse: “o Senhor recusa deixar-me ir convosco (V 13)” ora, se o Senhor recusou a deixá-lo ir, é porque houve uma insistência.

"Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá." (Números 22.19)

Certamente Balaão com o pensamento no salário que receberia de Balaque insistiu com Deus para Deus o deixasse ir, aqueles homens voltaram ao seu rei, vendo o rei que Balaão se recusara vir até ele, enviou homens ainda mais honrados que os primeiros e com mais honrarias que os primeiros, isso balançou a Balaão. 


Balaque prometeu mais honras a Balaão, e mandou que ele viesse depressa, ele tinha pressa de ver o povo de Deus amaldiçoado, saiba que satanás sempre terá pressa em te destruir o povo de Deus, e Balaão ao invés de despedir aqueles príncipes para não ceder a tentação, mandou que eles entrassem e passasse a noite com eles.

"Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser." (Números 22.20)

Ele oraria ao Senhor para saber a resposta de Deus, mas Balaão já sabia a resposta de Deus, ele sabia que Deus não iria amaldiçoar a Israel, ele sabia que Deus o proibiu de ir com aqueles príncipes, é assim que nós agimos, muitas vezes já sabemos a resposta de Deus e insistimos no mesmo assunto, tem assuntos que Deus é enfático. 

Ele diz não e acabou, mas mesmo sabendo a resposta de Deus Balaão foi orar a Deus, com certeza Balaão perseverou na oração para que Deus o permitisse ir, Deus viu que ele estava resolvido na questão, o permitiu ir, com uma condicional: só falaria o que Deus mandasse.

Com certeza isto alegrou o coração de Balaão, nestas alturas Balaão não estava preocupado em fazer a obra de Deus, não estava preocupado em obedecer ao Senhor, no seu coração só havia cifras, lugares altos, destaques, etc, etc, etc, é triste quando o povo de: Deus perde a visão da vontade de Deus, não percebe o quanto é agradável obedecer ao Senhor, o salmista diz: Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua Lei.(Salmos 119.18) e com certeza Balaão precisava ter os olhos abertos para ver o quanto é maravilhoso obedecer ao Senhor.

"Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe." (Números 22.21)

Balaão foi tomado de uma cegueira completa, perdeu a sensibilidade espiritual, perdeu a visão das bênçãos de Deus, ele foi com aqueles homens, feliz da vida, talvez ele já fazia planos com as honrarias que o rei o havia prometido, talvez já pensando no novo jumento que compraria para o seu transporte. 


Não sei, mas muitos planos havia no coração de Balaão, a ira de Deus se acendeu contra ele, porque ele não ouvia mais a voz de Deus, a voz de Deus já não conseguia penetrar em seu coração, tudo porque foi cegado pela cobiça, tudo começa pela cobiça, o homem não consegue satisfação com aquilo que conseguiu, ele quer sempre mais, o desejo do poder, de querer sempre mais.

"E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão." (Números 22:27)

Foi e sempre será a causa da derrota de muitos do povo de Deus, foi assim no Éden, quando satanás disse para Eva que se ela comesse aquele fruto seria igual ao Senhor Deus, isto despertou um interesse em Eva, satanás usou este artifício com o Senhor no deserto, mas sem sucesso, mas Balaão caiu na tentação, Deus ainda tentou parar a Balaão no caminho, um anjo apareceu para Balaão e ele não viu o anjo, estava cego, só pensava em poder, dinheiro, fama, isto tirou a visão de Balaão. 

O anjo estava lá, no caminho por onde ele ia passar, mas ele não o viu, a jumenta desviou do caminho e indo pelo campo, exatamente para fugir do anjo, Balaão espancando a jumenta a fez retornar ao caminho, mas o anjo novamente se pôs agora num lugar mais estreito, Balaão não o viu, a jumenta então apertou seu pé contra a parede, o anjo se pôs num lugar mais estreito onde a jumenta não podia passar, então ela se deitou, foi o suficiente para a ira de Balaão se acender contra a jumenta.

(Números 22.28-30 "28 - Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? 29 - E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. 30 - E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.'' )

Deus por seu amor imenso fez algo inimaginável para a humanidade, fez a jumenta falar, tudo para demover a intenção de Balaão de amaldiçoar a Israel, Deus queria livrar a Balaão de pecar, mas ele não entendeu a Deus, a jumenta começou a falar e Balaão não percebeu o milagre de Deus.


Era para ele se assustar, mas ao invés disto, ele começou a conversar com a jumenta, que tristeza para aquele homem, que coisa triste, um homem ficar tão cego que fala com uma jumenta, e não perceber nada de anormal, tem gente assim, acha que tudo é normal, isto se chama cegueira espiritual, muitos crentes estão assim neste momento, a coisas estão acontecendo.

Deus está fazendo o impossível para falar com o homem, mas o homem está com o coração embrutecido, quem sabe você também está assim, Deus tem movido os céus e terra para te dar livramento, mas você não está percebendo, está na hora de mudar esta situação, atente para as coisas de Deus amado.


Deus está se colocando no teu caminho, quem sabe você tem insistido em algo que Deus já disse: não, você sabe que vai ser ruim para você, é decisão de risco, mas você está cego, obcecado por algo, mas Deus está te alertando neste momento, pare, ouça a voz de Deus, se for preciso volte, não arrisque, isto pode ser muito ruim para você, talvez quando você perceber já é tarde demais, ainda é tempo, é hora de ouvir a voz de Deus.

''
Então o anjo do SENHOR lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim:" (Números 22.32)

Balaão não quis ouvir, ficou surdo, foi-se pelo caminho do pecado, Deus usou uma jumenta para livrar a Balaão de pecar, quantas jumentas Deus usou para te fazer voltar ao Caminho, o “c” maiúsculo foi de propósito, Caminho do Senhor, volte amado, quem sabe Deus está usando estas reflexão para falar com você, mas tem que ouvir e acatar a voz do Senhor. 

Sei que há uma cegueira espiritual muito grande na Igreja, mas você pode ser livre desta cegueira, Paulo disse: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da Glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4.4) isto não está acontecendo lá fora não, está acontecendo dentro da Igreja de Deus.

Mas está na hora de reagirmos, de não nos conformar com esta situação, abra os teus olhos amado, volte-se para Deus, Balaão não ouviu a Deus, não atentou para Deus, pagou um preço, mas depois se arrependeu e se voltou para Deus: "VENDO Balaão que bem parecia aos olhos do SENHOR que abençoasse a Israel, não se foi esta vez como antes ao encontro dos encantamentos; mas voltou o seu rosto para o deserto." (Números 24.1)

Faça como Balaão, reconheça que errou, Deus está te chamando agora: "18 - Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lá. 19 - Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20 - Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse". (Isaías 1.18-20)

Ouça a voz de Deus, Deus tem o melhor para eu e para você, ore neste momento, você que andou afastado do Senhor e de alguma maneira esta mensagem chegou até a você, é porque Deus te ama e quer vê-lo novamente no gozo da Sua maravilhosa presença.


Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para Ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!



Deus te abençoe!


Números 14 - Os israelitas querem voltar para o Egito / Aos murmuradores não é permitido entrar na terra de Canaã




Não duvide do tabalhar de Deus, se ele prometeu ele é Fiel para cumprir!

"E disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?" (Números 14.11)


A hora havia chegado para que o povo de Israel tomasse a sua grande decisão. Por causa da sua falta de fé em Deus, eles tinham enviado seus líderes para examinar a terra da promessa, e dez deles declararam, ao voltar, que o povo da terra era poderoso demais para que a terra pudesse ser conquistada. Mas um destes líderes, Calebe, corajosamente conclamou o povo a avançar, porque certamente prevaleceria contra a terra.

O povo deu atenção à maioria descrente, e, deixando-se levar pela emoção do desapontamento, esqueceram-se de tudo o que haviam aprendido sobre o caráter de Deus. Concluiu que não podia entrar, e se voltou contra Moisés e Arão. 

Exclamavam que iriam morrer à espada, e que suas mulheres e suas crianças seriam escravizadas. Queriam voltar ao Egito, declarando que nunca deviam ter saído de lá. Não pensaram nas dificuldades que teriam de enfrentar para voltar, principalmente se Deus os abandonasse sem alimento ou água: seria preferível entrar em Canaã.

Seu comportamento foi causado pela falta de confiança no que Deus podia fazer, e suas queixas eram realmente contra Deus, pois Moisés e Arão eram apenas Seus agentes para tirar o povo do Egito e levá-lo até Canaã. Com grandes sinais, Deus havia conduzido o povo para fora da escravidão, através do deserto inóspito, até a fronteira da terra prometida. Ele havia fornecido proteção, alimento e cumprido suas promessas. Mas o povo recusou tomar o último passo de fé e entrar na terra, pois estavam com medo.

Às vezes fazemos o mesmo: confiamos em Deus nos casos menos importantes, mas duvidamos da sua habilidade em resolver as situações mais difíceis, que nos dão medo, os grandes problemas, as grandes decisões. Devemos continuar a confiar nEle, lembrando-nos do que já fez em nossa vida. Quando nos vemos como gafanhotos entre gigantes, é que precisamos de Deus.

Moisés e Arão então prostraram-se diante da congregação, em atitude de profundo desapontamento e desespero, e Moisés lhes disse que não se espantassem, nem temessem, pois o SENHOR seu Deus que ia adiante deles pelejaria por eles, amparando-os como havia feito desde o Egito (Deuteronômio 1.29-31).

Calebe e Josué haviam visto as mesmas coisas que os outros, na expedição de reconhecimento da terra. Mas, ao contrário do outros, eles incluíram o SENHOR na sua recomendação sobre o que se havia de fazer.

Esta multidão certamente precisava de Deus, e Calebe e Josué, rasgando as suas próprias vestes em sinal de profunda tristeza, insistiram com o povo que, se o SENHOR se agradasse dele, Ele lhe daria a terra, que era realmente muito boa; somente lhe competia não ser rebelde, nem temer o povo da terra.

Mas o povo rejeitou os seus apelos, e até mesmo falou em apedrejá-los. Não devemos precipitadamente rejeitar conselhos e apelos de que não gostamos, que nos são feitos por homens de Deus. É mais prudente refletir sobre eles com cuidado, verificando-os à luz da Palavra de Deus. O aviso poderá ter vindo de Deus.

Na altura desta crise, a Glória do SENHOR (a coluna de nuvem) apareceu na Tenda da Congregação: Ele estava profundamente irado contra o povo, por causa da sua rebeldia e incredulidade. Ele propôs a Moisés matar o povo todo com uma pestilência, e começar de novo com a descendência de Moisés, que herdaria as promessas feitas aos patriarcas.

Sem dúvida Ele estava pondo Moisés à prova, e Moisés se saiu muito bem: ele não queria isto para si, embora lhe fosse vantajoso.

Os povos da terra sabiam como o SENHOR havia tirado o povo do Egito com mão forte, mas perderiam seu respeito se o povo, de quem Ele cuidava, fosse morto no deserto, pois iam concluir que Ele não era suficientemente poderoso para fazê-los entrar na terra. 

Lembrando ao SENHOR novamente alguns dos seus atributos (Êxodo 34.6-7), Moisés pede Sua misericórdia para com aquele povo, que instantes atrás quis apedrejá-lo. Como aquele povo, também contamos com o amor, paciência, perdão e misericórdia de Deus.

O povo de Israel tinha um conhecimento melhor de Deus do que qualquer povo antes dele, pois tinha tanto Sua lei, como Sua presença física. Sua recusa em avançar após Ele, depois de testemunhar Seus sinais sobrenaturais e ouvir Suas palavras, tornou o julgamento mais severo. 

Maior oportunidade trás maior responsabilidade, como o Senhor Jesus disse "àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão" (Lucas 12.48). Quanto mais a nossa responsabilidade, para obedecer e servir a Deus - pois temos toda a sua revelação, na Bíblia, e conhecemos o seu Filho, Jesus Cristo.

Este acontecimento tem um outro significado especial para nós: o povo teve fé suficiente para espargir o sangue do cordeiro nas portas de suas casas (expiação) e de sair do Egito (mundo), mas não tinha fé para entrar na terra de Canaã. Portanto, embora redimidos, deram quarenta anos de mágoa ao SENHOR. 

É como o caso do que faz profissão de fé, aprende de Cristo sendo assim iluminado por Ele, prova a vida na igreja e participa do ensino do Espírito Santo, mas que, por não ter na realidade a fé salvadora em si, eventualmente volta atrás (Hebreus 6.4-6), passando para um estado pior do que antes.

O povo já tinha posto Deus à prova dez vezes: (1) à margem do Mar Vermelho (Êxodo 14.11-12); 

(2) em Mara (Êxodo 15.24); 

(3) no Deserto de Sim (Êxodo 16.3); 

(4) colhendo mais maná do que devia (Êxodo 16:20); 

(5) colhendo maná no sábado (Êxodo 16.27-29); 

(6) em Refidim (Êxodo 17.2-3); 

(7) no monte Sinai (Êxodo 32.7-10);

(8) em Taberá (Números 11.1-2); 

(9) outra vez em Taberá (Números 11.4); 

(10) agora em Cades-Barnéia (Números 14.1-4).

O SENHOR perdoou o povo. Eles se salvaram da pestilência, mas os incrédulos não teriam o privilégio sequer de ver a terra prometida. Ele declarou também que, tão seguramente como Ele vive, toda a terra se encherá da Sua glória: Seu programa para a terra continua, e um dia vai ser completado, quando Cristo instalará aqui o Seu reino.

A punição foi proporcional ao crime: os dez espias, que fizeram o povo murmurar contra Moisés, morreram de praga perante o SENHOR; o povo foi condenado a vagar pelo deserto por quarenta anos, o número de dias que os espias percorreram Canaã; os que pecaram, os de vinte anos para cima, morreram no deserto (pois era isso que temiam em sua incredulidade), impedidos de entrar na terra prometida (Hebreus 3.17-19). Mas Calebe e Josué, que mostraram a sua fé, bem como os filhos do povo, que pensavam seriam escravizados, iriam entrar na terra.

Ao ouvir a sentença, o povo se entristeceu muito; aqueles homens declararam que haviam pecado, e que agora estavam dispostos a subir o monte em direção à terra prometida, embora tendo perdido a oportunidade de ir com Deus. Isto não era fé, mas presunção. Não existe vitória se não houver submissão à vontade de Deus. 

Falhar em nossa fé muitas vezes traz mais problemas do que os que tínhamos antes; quando fugimos de Deus, inevitavelmente incorremos em problemas. Deus quer obediência imediata e completa. Às vezes as boas intenções e as ações certas chegam tarde demais.

Moisés procurou demovê-los, prevenindo que não teriam sucesso, pois eles haviam se desviado do SENHOR, e Ele não seria com eles. Mas eles não lhe deram ouvidos, seguiram monte acima, os amalequitas desceram sobre eles e os derrotaram monte abaixo.

Deus te deu 24 horas no dia, então reserve um tempo para Ele, e seja abençoado!

Repasse essa mensagem para outras pessoas. Vamos semear!

Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...