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A eterna competição feminina #Novela Gênesis | Capítulo 20

 



"A mulher de hoje, por mais independente e diferente da mulher daquela época, ainda se encontra competindo com as demais"


Em Ur dos Caldeus e em muitas outras cidades da antiguidade, era costume para o homem se casar com mais de uma esposa e assim garantir o futuro de suas gerações através dos muitos filhos homens que poderia gerar. 


Entre o jardim do Éden, quando Deus instituiu o casamento entre o homem e a mulher, e a época de Abrão, algo aconteceu para que o casamento tenha se sujeitado a esse costume tão deplorável. Deplorável principalmente às mulheres. 


Por mais que o costume era aceitável, ele não era nada agradável. Nem para os homens, que tinham que lidar com as esposas que brigavam entre si para quem ficava com eles à noite, nem muito menos para as mulheres, que eram inseridas em uma competição completamente injusta. 


Especialmente quando a idade chegava. E tudo por ganância: a de ter mais filhos para se ter mais formas de prosperar. E qual foi o resultado disso?


Uma eterna competição entre as mulheres.


A mulher de hoje, por mais independente e diferente da mulher daquela época, ainda se encontra competindo com as demais. Ela não pode envelhecer e “perder” para as muitas novinhas que chegam chegando. 


Ela não pode vestir um jeans maiorzinho e se sentir “inferior” às muitas outras que ainda vestem o manequim da adolescência. Ela não pode perder o controle de nada na vida, porque se as tantas mulheres-maravilhas da Internet aparentemente conseguem tudo e mais alguma coisa, por que ela não conseguiria? 


Ela não pode gastar pouco na festa de casamento, afinal, ela precisa fazer melhor que as amigas que se casaram antes dela. Ela tem que ter pelo menos um bebê lindo, mesmo que não haja papai ainda, afinal, a idade está chegando e toda mulher “tem, porque tem,” que ter filhos.


Essa competição injusta tem uma origem, e ela vem lá de Gênesis, quando a humanidade se afastou de seu Criador.






O “casamento sagrado” realmente existiu em Ur?


Sim. A trama da novela optou pela versão clássica que interpreta a cerimônia como um ritual de união sexual em contexto religioso que fazia parte da celebração do Ano Novo, data mais importante do calendário mesopotâmico. Em uma dessas tradições, a mulher (sacerdotisa) representava a deusa Inanna e o rei o deus Dumuzi.


A crença era de que essa união deles promoveria a fertilidade e a prosperidade em Ur, além da proteção contra catástrofes e guerras. 


Era a festividade mais importante da cidade e não se restringia apenas a um jogo de interesses entre os poderes políticos e religiosos, como forma de legitimar o poder do rei e manter a influência do templo sob os costumes do povo, mas também envolvia grupos de devotos das mais diversas camadas sociais e as classes populares.


Assim, esse ritual era muito esperado por setores dispares da sociedade e influenciava no imaginário social ditando regras comportamentais, uma vez que havia uma devoção popular à deusa Inanna.


Mesmo os autores que defendem o rito como meramente simbólico, entendem que esse tipo de cerimônia teria sobrevivido até o primeiro milênio, onde se encontram pistas da celebração em textos que descrevem rituais reais tanto na Assíria quanto na Babilônia.


Algumas partes a destacar:


* Nadi toma o banho de purificação e começa a se preparar para o casamento sagrado. Perto do ritual, o rei avisa Kissare que vai se casar com Nadi após o Akitu. Ibbi-Sim e Nadi cruzam a cidade até o templo, mas a sacerdotisa apenas finge tomar a bebida antes do ritual.


Enlila consegue a poção com a feiticeira e coloca seu plano em prática. Ela finge brindar o casamento sagrado com Ibbi-Sim e coloca o preparado em sua bebida. Kala, no entanto, invade o quarto da rainha, escuta todo seu plano e ameaça denunciá-la ao rei.


Lugali tenta, novamente, colocar o plano em prática contra Terá. Ele invade a tenda do homem para matá-lo, mas percebe que caiu em uma armadilha. Lamassi e Hamu o esperam ao lado de fora e o obrigam a confessar o plano. Sem saída, o soldado aceita o acordo de Terá para denunciar Abisali ao sumo sacerdote!


A comitiva de Terá é atacada por assaltantes na volta para Ur e Lugali aproveita para fugir. O grupo de Terá celebra a vitória, mas percebem a ausência de Terá. Ele alcança Lugali e o convence de que o único jeito de sair vivo é ficando ao seu lado.


Sharur volta de sua missão e descobre que Nidana conseguiu uma casa na cidade. Danina explica ao pai sobre suas atitudes e desconfianças sobre a irmã. Ele, então, decide que todos irão mudar para a casa da filha. Apesar de mostrar resistência em aceitar os pais, Nidana é obrigada a aceitá-los!

O poder dos sons celestiais

 



Os sons dados pelo céu, como as palavras, assumem um papel significativo em nossa adoração a Deus e cumpre a Sua vontade no mundo, especialmente em uma nova temporada do plano Deus para o Seu povo.


Por exemplo: no livro de Josué, lemos sobre a queda das muralhas de Jericó quando os israelitas tomaram posse da Terra Prometida.


Deus deu ao Seu povo duas instruções: soar as trombetas e gritar. Ele ordenou que desatassem os sons. Quando as pessoas obedeceram, o som desencadeou tal poder da glória de Deus, que os muros de Jericó desmoronaram, assim como Ele prometeu leia (Josué 6).


No cenáculo, no dia de Pentecostes, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso (Atos 2.2 "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados").


A palavra som é traduzida a partir de ecos, palavra grega que significa "forte, intenso, um eco". O Espírito Santo, que Jesus havia prometido para ajudar Seus seguidores, foi apresentado aos 120 cristãos lá reunidos como um som alto.


O derramamento do Espírito Santo sobre suas cabeças também lhes concedia o falar em línguas de fogo. Imediatamente, todos começaram a falar em línguas do céu, outra manifestação do som que, até aquele dia, era desconhecida para os seres humanos.


A Bíblia também nos diz que a segunda vinda de Jesus, quando Ele retornar para Sua igreja, será anunciada com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus (1 Tessalonicenses 4.16).


Jesus anunciou Seu retorno com sons! O grito (ou a voz de comando) e a trombeta nos faz lembrar o grito e as trombetas usadas pelos israelitas instruídos por Deus para conquistar Jericó.


Hoje, Deus está lançando novos sons aos adoradores do Corpo de Cristo. Ele está levantando adoradores proféticos, que o adoram em espírito e em verdade, com a capacidade de interpretar Seus sons vindos do trono divino, que estão envolvidos na realização de Seus planos.


O som que manifesta a visão de Deus pode ser a voz de um profeta, que proclama a revelação divina de Sua determinação para o futuro. Quando é difícil para as pessoas entenderam ou acreditam em uma revelação de Deus por meio de palavras ou explicações, a música e a adoração profética tornam-se o meio pelo qual compreendem ou recebem o que Deus está dizendo e fazendo.


Em face ao exposto, podemos agora entender por que satanás dirige a maioria de seus ataques ao ministério de louvor e adoração. O inimigo sabe que, se você parar a adoração a Deus, os sons e a revelação celeste deixarão de ser libertados na terra, e assim impede-se o mover de Deus nesta geração.


Devemos estar atentos à suas maquinações, cobrindo e cercando o ministério de adoração com oração e intercessão. Não podemos permitir ao inimigo a ação de corromper e destruir os adoradores. Por isso é que precisamos de você!


Satanás está interessado em nossa adoração, porque ele sabe que, por meio dela, o poder espiritual de Deus é manifestado na terra. Por causa de seus próprios antecedentes, ele conhece bem o poder da música e outros sons envolvidos no culto.


A Bíblia diz sobre ele: ("Estavas no Éden, jardim de Deus; toda preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos seus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados" Ezequiel 28.13).


Satanás foi criado por Deus como um querubim ungido (Ezequiel 28.14-15), chamado de Lúcifer (Isaías 14.12), que muitos acreditam ser o responsável por liderar a adoração no céu. A Bíblia descreve sua criação em detalhes, explicando como ele estava coberto de pedras preciosas.


Da passagem acima, podemos inferir que o seu interior foi criado com uma dimensão de som, conforme o trecho que se refere a instrumentos musicais, tambores e flautas. O nome Lúcifer significa "estrela da manhã".


Portanto, ele era um portador da luz quando era adorador de Deus, ele refletia sua luz, e todo o seu ser brilhava. Embora tenha sido criado para adoração, tornou-se vaidoso e cheio de orgulho e corrompeu o seu propósito.


Ele se rebelou contra seu criador e, em sua rebelião, arrastou um terço dos anjos (Apocalipse 12.3-4 "E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho").


Depois que ele caiu, foi chamado de satanás. Em hebraico, satã significa "adversário", enquanto o termo em grego é "acusador". Como um adversário e acusador de Deus e do homem, satanás distorce os seus dons e seu conhecimento musical para destruir a humanidade. 


Ele não é mais o portador da luz, mas o portador da escuridão. Enquanto os sons do céu desatam atividade divina angelical, os sons satânicos desatam atividade demoníaca.


Na geração atual, satanás tem apoiado músicos e cantores intencionalmente capazes de desencadear sons da morte. Para espalhar sua mensagem de pecado e de morte, ele usa mais palavras, músicas e ritmos e desencadeia tenebrosos sons sobre a terra para causar revolta, confusão e destruição.


Portanto, devemos acompanhar o que nossos filhos ouvem e protegê-los contra qualquer ataque demoníaco que possa ser liberado pelos sons que eles recebem.


Uma característica óbvia da geração de som satânico de hoje é a violência junto com álcool, o uso abusivo de drogas, a alienação, a brutalidade e o suicídio.


As filosofias demoníacas estão desenvolvendo-se rápida e livremente em todos os meios de comunicação: televisão, rádio, filmes, revistas e internet. Essa é uma geração violenta devido aos sons a que é exposta. 


Não podemos permanecer na ignorância desses princípios, porque o inimigo está usando-os para trazer destruição e roubar o propósito desta geração.


Cada vez que um novo som transborda na igreja, a atmosfera muda, e as estruturas antigas são rasgadas.


Por meio da adoração, podemos quebrar as forças mentais. A voz humana é uma ungida e poderosa! Quando fazemos, no Espírito, sons inspirados pelo céu, com a autoridade delegada a nós por Jesus (Lucas 10.17-19; Mateus 28.18), anjos de Deus reúnem-se e começam a operar, porque eles obedecem às Suas instruções.


Como filhos de Deus, nós podemos produzir sons que ecoem amor a Deus, salvação, avivamento, libertação, paz, restauração, unidade de saúde, prosperidade, finalidade, produtividade e vida eterna sobre a terra.


O ministério de adoração ao único Deus verdadeiro foi dado a nós para libertar os sons do céu para esta geração. A adoração não é somente cantar ou apenas sentir-se bem ao ouvir uma melodia agradável. Essa é uma guerra de adoradores.


Se estivermos satisfeitos cantando apenas belas canções, melodias doces, não cumpriremos o principal objetivo do nosso ministério como adorador.


Quando entendemos esses princípios, a nossa adoração vai mudar para sempre. Precisamos identificar os sons que Deus está lançando hoje, para que estejamos em harmonia com a adoração do céu. 


É assim que Ele vai dar à luz à Sua vontade para nossa vida, para nossa família, para nossa igreja, para nossa cidade, para nossa nação e para os continentes nesta geração.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Os deveres de um rei da idolatrada Ur #Novela Gênesis | Capítulo 19

 


"Primeiro começa com a humilhação de ser despido de suas riquezas, representadas pelos seus ornamentos reais, logo depois, o rei subia toda a escadaria do zigurate, só com suas roupas interiores, para no final delas, levar esbofeteadas no rosto até sair uma lágrima"


No capítulo de Gênesis que foi nesta sexta-feira (12), o público se surpreendeu com os rituais anuais que todo rei em Ur precisava se submeter para não se esquecer de quem é diante dos deuses.


Primeiro começa com a humilhação de ser despido de suas riquezas, representadas pelos seus ornamentos reais, logo depois, o rei subia toda a escadaria do zigurate, só com suas roupas interiores, para no final delas, levar esbofeteadas no rosto até sair uma lágrima, isso tudo na frente da rainha e todos sacerdotes e sacerdotisas. Um momento pipoca para muita gente.


Assustador para os dias atuais, mas cá para nós, às vezes só assim para alguns de nós se enxergarem quão meros humanos somos né?


Algumas partes a destacar:


Lugali começa a colocar seu plano em prática para matar Terá, mas é flagrado por Lamassi. Ele inventa uma desculpa para invadir a tenda do pastor de ovelhas e, na forma de uma serpente, Lúcifer o ajuda. O soldado espanta a cobra do local e finge salvar a vida de Terá!


*  Guemecha conta a Nadi sobre apedrejamento na casa de Amat, mas diz não saber quem foi o culpado pelo ataque. A sacerdotisa visita Amat, finge preocupação e lhe oferece qualquer tipo de ajuda que precisar. Aya e Danina também a visitam e comentam que Nidana pode ser a responsável pelo ataque.


Enlila finge estar feliz com a união de Ibbi-Sim com Nadi, mas o alerta que isso só poderá acontecer, caso Kissare aprove. A rainha ainda procura Kala para lhe pedir perdão pela briga, mas a segunda esposa não acredita em suas palavras e desconfia de que ela está planejando algo contra o rei.


Danina e Aya visitam Nidana em sua casa nova e logo reparam na estatueta de prata. Sua irmã a questiona sobre tantos presentes que tem ganhado, a acusa de roubo e pelos ataques contra Amat. Danina afirma que vai descobrir a verdade, enquanto Hassabi segue suspeitando do comportamento da esposa.


Terá caminha à procura das ovelhas desgarradas e é surpreendido por uma alcateia. Lugali aparece e mata um dos lobos que estava prestes a atacá-lo, mas Lamassi suspeita do comportamento do soldado. Ele acredita que Lugali estava o seguindo e pede que Terá fique alerta!


O Akituo se aproxima e Enlila tranquiliza Nadi afirmando que sua união com o rei não irá acontecer. Ibbi-Sim é cortejado pelo povo até chegar ao templo, onde passa pelo ritual da humilhação. Iafa explica o significado dessa tradição e o que ela representa para a cidade de Ur.

Ur dos Caldeus, localização, crenças, religião, comércio

 




Onde estava localizada a cidade de Ur?

A cidade mais famosa do mundo naquela época se localizava no sul da Mesopotâmia, às margens do rio Eufrates, nas proximidades do Golfo pérsico, atual Iraque. 

Os primeiros registros da existência da cidade remontam ao terceiro milênio a.C.

O Museu Britânico, em Londres, guarda boa parte dos acervos arqueológicos encontrados em Ur.





Você sabia que em Ur...


Havia um sofisticado sistema educacional, com escolas muito avançadas para época, onde as crianças aprendiam a ler e a escrever, matemática, astronomia, tudo nas escolinhas de UR.

Em sumeriano, que era a língua falada lá, escola era chamada de “casa do tablete” e o professor chamado de “pai maior”.

Nessas escolas, o professor tinha direito de bater na criança caso ela errasse a lição ou chegasse atrasada, ou ainda, falasse sem autorização.

Abrão e Harã, filhos de Terá vão estudar lá tadicos.





Você sabia que ...
Foi através das escavações feitas pelo arqueólogo britânico Leonard Woolley, que ao encontrar o túmulo da rainha Puabi, sepultada com suas joias, adereços de cabelo, e roupa, que se redesenhou alguns figurinos das mulheres de UR?
Ou seja, o cemitério de Ur nos ilustrou bem como o povo daquela cidade se vestia. Mas não para por aí não, o curioso no sepultamento dessa rainha é que junto a ela estavam sepultados dezenas de empregados, todos bem vestidos, como se fossem à uma festa.

Em vários desses empregados, os arqueólogos encontraram vestígios de uma bebida alucinógena, que podia levar a morte. Em outros, encontraram pancadas na cabeça.

Esse achado passa a impressão de que quando a rainha morreu, seus servos foram mortos para serem sepultados com ela. Alguns pensam que foi uma morte voluntária, outros pensam que não foi, que eles foram envenenados.





Você sabia que UR tem o Zigurate mais bem preservado da antiguidade?
Ele só começou a ser escavado no final do século XIV, início do século XX, quando o arqueólogo Leonard Woolley localizou UR, isso por volta de 1920/30.
Ur ficou desaparecida da história por milênios. No entanto, olha que interessante, o povo era tão devoto aos seus deuses, que o Zigurate de UR tinha uma escadaria que representava uma ligação entre o céu e a terra.

Tanto é que o rei Ibbi-Sim, em #Gênesis, sobe as escadas levando presentes, mas apenas o sumo sacerdote pode ir até o topo oferecer sacrifícios.
A religião sempre impôs rituais, quanto mais rituais, mais seus seguidores se ocupam deixando assim de pensar.
A religião só nos afasta de Deus.





Você sabia que Ur era uma cidade com comércio marítimo? 

UR ficava quase à beira-mar, muito perto do Golfo Pérsico, porém com o passar dos anos, o mar recuou e hoje as ruínas estão no meio do deserto.

Abraão nasceu nesta grande cidade, um tipo de Estados Unidos da época. Lá ele aprendeu a ler e escrever... algo que só os ricos podiam fazer na época, o que já nos dá um tremendo spoiler sobre Terá, não? 





Em Ur, não existia fidelidade dos homens para com sua esposa?

Naquela época existia a poligamia, uma cultura criada pelos homens (começou com Lameque, fase de Noé jovem, lembra?), mas não idealizada por Deus.

Ter uma mulher, ou várias, a critério do homem, mas a maioria optava por ter mais de uma, para assim ter muitos filhos. Quanto mais filhos, mais mão de obra, mais proteção e mais poder econômico.

Por isso, futuramente, Abrão se destacaria pela fidelidade à sua esposa Sarai, mesmo ela sendo estéril.





Quem eram os caldeus?
Os caldeus eram um povo semita que conquistou a região da Mesopotâmia por possuir um caráter bélico e violento, fazendo muitos escravos.
No tocante a organização social, a sociedade dos caldeus era baseada na monarquia onde havia o rei, que comandava todo o império, e abaixo dele estavam os nobres, sacerdotes, comerciantes, pequenos proprietários e escravos.





O povo de Ur era rico?

Haviam pessoas pobres, mas, a população em geral era bem de vida. Isso porque Ur foi uma importante cidade-estado e representava um centro cultural e econômico significativo em sua região. 

Toda a riqueza que chegava pelo mar à Mesopotâmia passava por Ur.

Alguns estudos sugerem  a população de Ur deveria ser em torno de 25 a 30 mil habitantes.

Naquela região existia uma importação da pedra preciosa chamada “lapis lazuli”, com uma coloração azul, que servia para adornos, decorações e pinturas.

O achado dessas pedras está sendo retratado na novela. Era costume que as mulheres ricas da época usassem muito ouro, e “lapis lazuli”.






Por que Ur era uma cidade idólatra?
É importante também saber que a idolatria não era só em Ur, toda região da Mesopotâmia era muito idólatra. Inclusive, há estudos que mostram que nos mais antigos tabletes cuneiformes falava-se inicialmente de uma divindade, depois aumentou para duas, três, até chegar em milhares de divindades.

Acredita-se que, uma das razões para isso, era a política. A divinização do patriarca local ou a colocação dele como um “queridinho de algum deus” era interessante para os políticos. Com toda essa idolatria, eles se sentiam privilegiados dos deuses e com mais poderes políticos sobre as pessoas.
Assim, o povo, mais uma vez, se distanciou do Criador. Tanto que, a construção que melhor representa Ur é o seu zigurate, uma torre-templo dedicada ao deus nanna.

São aproximadamente 25 metros de altura, e por ser uma região muito plana, qualquer um poderia avistar a torre a alguns quilômetros de distância.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que se passa na cabeça de Nadi? #Novela Gênesis | Capítulo 18

 



O que se passa na cabeça de Nadi?


Nadi é órfã e foi criada pelo seu tio, o sumo sacerdotes Kissare, portanto sempre teve muitas regalias em Ur, mas nada que compensasse a falta de seus pais. 


Quando Nadi conhece Terá, ela imediatamente enxerga nele a figura do homem que sempre quis: um homem valente, ousado, intrépido e respeitador.  E como um homem casado com uma só mulher, Terá desperta nela a esperança de que ainda há homens assim na terra.


Terá se torna seu sonho de consumo, para surpresa de qualquer outra mulher do reino, que prefeririam mil vezes se casar com o rei. Mas Nadi não é ambiciosa, ela é sonhadora e secretamente nunca quis ser uma sacerdotisa e sim uma mulher amada.


Nadi sabe que Terá fica mexido com as suas investidas, e mesmo não tendo retorno, só o fato de ele não se afastar, já é meio caminho andado. O resto com o tempo ela consegue.


Algumas partes a destacar:


* Gurik não esconde sua insatisfação em seguir uma missão liderada por um estrangeiro. Lugali, por outro lado, se aproxima de Terá e a atitude incomoda o outro soldado. Eles iniciam uma discussão e Terá só descobre o motivo da briga mais tarde.


* O anúncio de Kissare sobre a escolhida para representar Inana deixou Morabi e Ibbi-Sim desconfiados de uma suposta preferência. Mais tarde, o rei comunica Enlila que tomatá Nadi como sua esposa após o casamento sagrado.


Enlila questiona Nadi sobre seus sentimentos por Terá e arranca a verdade, que a futura sacerdotisa não tem interesse em se casar com o rei, mas com o pastor de ovelhas. Sendo assim, a rainha se oferece como uma aliada: ela diz que vai ajudá-la a se casar com Terá.


Hamu segue o plano de Terá e tenta descobrir os próximos passos de Abisali, mas não tem mais a confiança do sacerdote. O homem, no entanto, consegue ouvi-lo conversando com Morabi e descobre que ele pagou um soldado para matar Terá durante a missão.


No meio da noite, Amat recebe um embrulho na porta de casa. Ela se assusta ao ver que se trata de um rato morto. Além de virar alvo do povo na rua, Amat ainda teve sua casa apedrejada durante a ausência de Terá!


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Terá e Amat, o que se passa pelas suas cabeças? #Novela Gênesis | Capítulo 17




"Terá sabe que Nadi se apaixonou por ele, mas também sabe que essa paixão poderá lhe dar ainda mais benefícios no reino, e por isso não faz nada a respeito"


O que se passa na cabeça de Terá? 


Terá é homem visionário, e como muitos, não aceitou que seu nome, nem sua reputação, determinasse seu destino. Chega em Ur já chegando, ao lado da sacerdotisa mais famosa da cidade, sobrinha do sumo sacerdote. 


Terá sabe que Nadi se apaixonou por ele, mas também sabe que essa paixão poderá lhe dar ainda mais benefícios no reino, e por isso não faz nada a respeito... pois é, NÃO FAZ NADA a respeito. 


Terá ama sua esposa Amat, não pensa em tomar outra esposa (como era costume dos homens de Ur) e quer dar a sua família , o melhor, e em nome desse seu desejo tão aceitável, ele omite o que é inaceitável... as investidas de uma outra mulher.


O problema de Terá é que ele sinceramente acha que vai sempre resistir à Nadi, mal sabe ele que uma vez algo é omitido, aquilo já faz parte de sua vida e é só uma questão de tempo para que todos saibam.





"Ela sabe que o que ela mais temia já está acontecendo, a ambição de seu marido Terá já começou a afetar o seu caráter"

O que se passa na cabeça de Amat?


Amat é uma mulher de poucas palavras, mas muito, muito perceptiva. Ela sabe que o que ela mais temia já está acontecendo, a ambição de seu marido Terá já começou a afetar o seu caráter. Pois é... a vaidade afeta o caráter, por mais estruturado que seja.


Uma vez o caráter é mexido, o que esperar? No mínimo mentiras e traições.


Amat não se sente bem em Ur e não é por causa dos costumes do povo desta cidade e sim, por causa de como essa cidade já está afetando a sua família.


Algumas partes a destacar:


* Kissare afirma que o queijo feito por Terá bate com a receita de Nordick. Assim, ele se torna o novo comerciante do palácio e ainda ganha uma casa na cidade. Amat fica feliz com a notícia, mas teme que morar perto do templo afaste Terá de sua fé!


Enlila descobre que Nadi tem interesse em Terá e acredita que ela possa ser sua aliada. Para provocar Ibbi-Sim, a rainha ainda elogia o pastor de ovelhas na sua frente e comenta sobre o interesse de Nadi pelo rapaz. Ibbi-Sim fica furioso ao ser desrespeitado e se vinga pedindo que Enlila busque a segunda esposa.


Morabi e Abisali se irritam ao ver Terá tendo sucesso nos negócios e planejam um novo ataque em sua próxima missão. Ele parte com uma caravana para conseguir mais animais para o palácio e os inimigos tentam colocar o plano em prática.


Nadi aproveita a partida de Terá para se aproximar de Amat. Ela conversa sobre sua vida antes de chegar à Ur e aconselha a respeitar os deuses e costumes da cidade se quiser viver em paz. Amat ainda se sente ameaçada ao ouvir falar de Terá, percebendo seu interesse no marido.


Nidana não aceita que Amat tenha saído ilesa da punição, apesar de ter cometido um roubo. Ela diz que vai se vingar da mulher, mas Lamassi tenta impedí-la. A jovem usa uma comerciante para começar a espalhar mentiras sobre Amat. Morabi conversa com Abisali sobre Nidana e planeja ajudá-la a se vingar de Amat.


Kissare reúne as futuras sacerdotisas para anunciar quem irá representar a deusa Inana no casamento sagrado. Nadi não esconde sua tristeza ao ser escolhida para se deitar com o rei.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Confiança não se rouba, se conquista! #Novela Gênesis | Capítulo 16

 



"Quando a pessoa começa a fazer pequenas decisões contrárias aos seus princípios e valores, ela está a caminho de uma mudança drástica de caráter".


Por mais que Terá tenha conseguido através de sua gentileza o que queria de Nordick, suas intenções não eram nada gentis. 


Ele fingiu se importar e portanto não mereceu sua conquista.


Quando a pessoa começa a fazer pequenas decisões contrárias aos seus princípios e valores, ela está a caminho de uma mudança drástica de caráter.


Algumas partes a destacar:


Terá oferece ajuda a Nordick para cuidar de sua árvore, de seus animais e da coceira que tem enfrentado. Aos poucos, ele conquista a confiança do ermitão, que retribui oferecendo seu rebanho e a famosa receita de queijo. Mesmo tendo ajudado Nordick, Terá só o fez para conseguir algo em troca e sua atitude não agradou a Deus.


Kissare afirma que o único jeito de Terá conseguir sua liberdade e de sua esposa é revelando a receita de Nordick. Ele, então, ensina Ibate a preparar o queijo e conta todos os segredos guardados pela família do ermitão. Ibate elogia o resultado final, mas é Kissare quem anunciará o veredito!


Ibbi-Sim se mostra entusiasmado com a aproximação do Akitu e pergunta a Kissare sobre os preparativos. Ele informa o sumo sacerdote a respeito de seu interesse por Nadi como esposa. Mais tarde, no entanto, Enlila exige o oposto de Kissare: que impeça a união de Nadi com o rei!


Guemecha escuta a conversa de Aya com a filha sobre Amat e descobre que estrangeira está preocupada com a postura de Terá desde que chegaram à cidade. Nadi recebe a notícia com alegria e celebra ao perceber que ele está mudando com a esposa.


Nidana denuncia Amat por enterrar os ídolos, considerada uma ofensa aos deuses. Ela tenta se explicar, mas Morabi a leva até o templo para receber sua punição. Nadi escuta que o casal pode ser expulso de Ur e tenta intervir. Terá chega em seguida e assume a culpa, mas consegue negociar sua liberdade com Kissare.


Os homens de Absali surpreendem Terá na volta para a cidade e tentam impedi-lo de cumprir a missão. Lamassi também aparece e ajuda Terá que, sem usar da violência, convence os inimigos a deixá-lo livre. Ele explica que está cumprindo uma ordem de Kissare e o grupo pode atrair a ira dos deuses, caso o matem!

 

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...