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Livro de 2 Samuel - A História de Davi / Quando foi escrito o livro de 2 Samuel?








Título: O título deriva, provavelmente, de seu ator parcial e último juiz de Israel, o profeta Samuel.

Na Bíblia hebraica, originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam um só. Em algumas Bíblias católicas, esse livro também era chamado de 1 Reis, e 2 Samuel, de 2 Reis.

Como consequência, 1 Reis e 2 Reis eram chamados de 3 Reis e 4 Reis.


Autoria e Data: É de Samuel, cujo nome significa "ouvido por Deus". Com certeza, os dois livros saíram de sua mão. E esses dois livros, 1 e 2 Samuel, abrangem um período de cerca de 100 anos (1075 a 975 a.C).

Este foi concluído após a divisão do reino, mas antes do cativeiro assírio (722 a.C).

Propósito: 2 Samuel é o registro do reinado do Rei Davi. Este livro coloca a aliança davídica no seu contexto histórico.

Resumo: O livro de 2 Samuel pode ser dividido em duas seções principais: Os triunfos de Davi (capítulos 1-10), e os problemas de Davi (capítulos 11-20). 

A última parte do livro (capítulos 21-24) é um apêndice não-cronológico que contém mais detalhes do reinado de Davi.

O livro começa com Davi recebendo a notícia da morte de Saul e seus filhos. Ele proclama um tempo de luto. Logo depois, Davi foi coroado rei de Judá, enquanto Isbosete, um dos filhos sobreviventes de Saul, é coroado rei de Israel (capítulo 2). Uma guerra civil segue, mas Isbosete é assassinado e os israelitas pedem a Davi que reine sobre eles também (capítulos 4-5).

Davi muda a capital do país de Hebron para Jerusalém e depois move a Arca da Aliança (capítulos 5-6).


O plano de Davi para construir um templo em Jerusalém é vetado por Deus, que em seguida promete a Davi as seguintes coisas:

1) Davi teria um filho que governaria depois dele; 

2) O filho de Davi iria construir o templo; 

3) O trono ocupado pela linhagem de Davi seria estabelecido para sempre; 

4) Deus nunca iria remover a sua misericórdia da casa de Davi (2 Samuel 7.4-16).

Davi lidera Israel à vitória sobre muitas das nações inimigas que os cercavam. Ele mostra também bondade à família de Jônatas ao cuidar de Mefibosete, filho aleijado de Jônatas (capítulos 8-10).

Então Davi cai. Ele cobiça uma bela mulher chamada Bate-Seba, comete adultério com ela e depois tem o marido assassinado (capítulo 11).


Quando o profeta Natã confronta Davi com seu pecado, Davi confessa e Deus graciosamente perdoa. No entanto, o Senhor diz a Davi que problemas poderiam surgir de dentro de sua própria casa.

Problema realmente surge quando o filho primogênito de Davi, Amnom, violenta sua meia-irmã, Tamar. Em retaliação, o irmão de Tamar, Absalão, mata Amnom. Absalão então foge de Jerusalém ao invés de enfrentar a ira de seu pai.


Mais tarde, Absalão lidera uma revolta contra Davi e alguns dos antigos companheiros de Davi se juntam à rebelião (capítulos 15-16). Davi é forçado a sair de Jerusalém e Absalão se posiciona como rei por um curto período de tempo. No entanto, o usurpador é derrubado e - contra a vontade de Davi - é morto. Davi lamenta a morte de seu filho.

Um sentimento geral de inquietação assola o resto do reinado de Davi. Os homens de Israel ameaçam separar-se de Judá e Davi deve tem que suprimir mais uma rebelião (capítulo 20).

O apêndice do livro inclui informação sobre uma fome de três anos que assolou a terra (capítulo 21), uma canção de Davi (capítulo 22), um registro das façanhas dos mais valentes guerreiros de Davi (capítulo 23), assim como o censo pecaminoso de Davi e a consequente praga (capítulo 24).

O Senhor Jesus Cristo é visto principalmente em duas partes de 2 Samuel. Em primeiro lugar, a aliança davídica conforme descrita em 2 Samuel 7.16: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre”


E reiterada em Lucas 1.32-33 nas palavras do anjo que apareceu à Maria para anunciar-lhe o nascimento de Jesus: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”.

Cristo é o cumprimento da aliança davídica; Ele é o Filho de Deus da linhagem de Davi que reinará para sempre.

 Em segundo lugar, Jesus é visto na canção de Davi no final da sua vida (2 Samuel 22.2-51). Ele canta sobre a sua rocha, fortaleza e libertador, seu refúgio e salvação.


Jesus é a nossa Rocha (1 Coríntios 10.4 "e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo." ), 

(1 Pedro 2.7-9 "E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"
);

O Libertador de Israel (Romanos 11.25-27 "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados."
); 

A fortaleza para qual “já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta” (Hebreus 6.18 "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;" );

E o nosso único Salvador (Lucas 2.11 "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." ), 

(2 Timóteo 1.10 "Sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho." ).

Qualquer um pode cair. Mesmo um homem como Davi, que verdadeiramente desejava seguir a Deus e que foi ricamente abençoado por Deus, era suscetível à tentação.


O pecado de Davi com Bate-Seba deve servir como um aviso a todos nós para guardarmos nosso coração, nossos olhos e nossas mentes.

Orgulho sobre a nossa maturidade espiritual e nossa capacidade de resistir à tentação com nossas próprias forças é o primeiro passo para uma queda (1 Coríntios 10.12 "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" ).

 Deus é misericordioso para perdoar até os pecados mais hediondos quando realmente nos arrependemos. No entanto, curar a ferida causada pelo pecado nem sempre apaga a cicatriz.


O pecado tem consequências naturais e, mesmo depois de perdoado, Davi colheu o que havia semeado. Seu filho da união ilícita com a esposa de outro homem foi-lhe tirado (2 Samuel 12.14-24).

Davi sofreu a miséria de uma ruptura no seu relacionamento amoroso com seu Pai celestial (Salmos 32 e 51).

Quão melhor é evitar o pecado em primeiro lugar, ao invés de ter que pedir perdão depois!


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Livro de 1 Samuel - A História de Saul / Quando foi escrito o livro de 1 Samuel?




Título: O título deriva, provavelmente, de seu ator parcial e último juiz de Israel, o profeta Samuel.

Na Bíblia hebraica, originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam um só. Em algumas Bíblias católicas, esse livro também era chamado de 1 Reis, e 2 Samuel, de 2 Reis.

Como consequência, 1 Reis e 2 Reis eram chamados de 3 Reis e 4 Reis.

Autoria e Data: É de Samuel, cujo nome significa "ouvido por Deus". Evidências internas indicam que dificilmente o livro teria sido escrito antes da morte de Salomão.

Na passagem de 1 Samuel 27.6 "Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).", há uma referência à monarquia dividida. 

Uma provável data da composição do livro seria 930 a.C.

Para sua composição, o autor teria consultado os arquivos reais e diversas outras fontes. Entre estas, estariam os "Atos de Davi", escritos por Samuel (1 Samuel 10.25 "E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa." ), Natan e Gade.

Tais fontes são citadas em 1 Crônicas 29.29 "Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,".

Propósito: Primeiro Samuel registra a história de Israel na terra de Canaã à medida que passam pela transição do governo dos juízes a uma nação unificada sob reis. Samuel emerge como o último juiz e unge os dois primeiros reis, Saul e Davi.


Resumo: O livro de 1 Samuel pode ser nitidamente dividido em duas seções: A vida de Samuel (Capítulos 1-12)
E a vida de Saul (capítulos 13-31).

O livro começa com o nascimento milagroso de Samuel em resposta à oração fervorosa de sua mãe. Quando ainda criança, Samuel viveu e serviu no templo.


Deus o escolheu como um profeta (Leia 1 Samuel 3.9-21), e a primeira profecia da criança foi uma de julgamento sobre os sacerdotes corruptos.

 Os israelitas vão à guerra com os seus inimigos perenes, os filisteus. Os filisteus capturam a arca da aliança e estão em posse temporária dela, mas quando o Senhor envia julgamento, os filisteus devolvem a arca. Samuel chama Israel ao arrependimento (1 Samuel 7.3-6) e em seguida à vitória sobre os filisteus.

 O povo de Israel, querendo ser como as outras nações, deseja ter um rei. Samuel está insatisfeito com suas demandas, mas o Senhor lhe diz que não é a liderança de Samuel que estão rejeitando, mas a Sua própria. Depois de alertar as pessoas do que ter um rei implicaria, Samuel unge um benjamita chamado Saul, o qual é coroado em Mispa (1 Samuel 10.17-25).

 Saul experimenta de um sucesso inicial, derrotando os amonitas em batalha (1 Samuel 11).


Mas então ele faz uma série de equívocos: ele presunçosamente oferece um sacrifício (1 Samuel 13), faz um voto tolo em detrimento de seu filho Jônatas (1 Samuel 14) e desobedece uma ordem direta do Senhor (1 Samuel 15). 

Como resultado da rebelião de Saul, Deus escolhe um outro para tomar o seu lugar. Enquanto isso, Deus retira a Sua bênção de Saul e um espírito maligno começa a atormentá-lo à loucura (1 Samuel 16.14 "O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava." ).

 Samuel viaja a Belém para ungir o jovem Davi como o próximo rei (1 Samuel 16).


Mais tarde, Davi tem o seu confronto famoso com Golias, o filisteu, e se torna um herói nacional (1 Samuel 17). Davi serve na corte de Saul, casa com a filha de Saul e faz amizade com o filho de Saul. O próprio Saul fica com ciúmes do sucesso e popularidade de Davi e tenta matá-lo.

Davi foge e assim começa um período extraordinário de aventura, intriga e romance. Com ajuda sobrenatural, Davi por pouco, mas consistentemente, escapa do sanguinário Saul (1 Samuel Capítulos 19 à 26). Por tudo isso, Davi mantém a sua integridade e sua amizade com Jônatas.

Perto do final do livro, Samuel morre e Saul é um homem perdido. Na véspera de uma batalha com a Filístia, Saul procura obter respostas. Tendo rejeitado a Deus, ele não recebe ajuda dos céus e acaba procurando o conselho de um médium.


Durante a sessão, o espírito de Samuel ressurge dentre os mortos para dar uma última profecia: Saul morreria em batalha no dia seguinte. A profecia foi cumprida; os três filhos de Saul, incluindo Jônatas, caem no campo de batalha e Saul comete suicídio.

A oração de Ana em 1 Samuel 2.1-10 faz várias referências proféticas a Cristo.


Ela exalta a Deus como a sua Rocha (1 Samuel 2.2 "Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus." ), e sabemos através dos evangelhos que Jesus é a rocha sobre a qual devemos construir a nossa casa espiritual. 

Paulo se refere a Jesus como uma “pedra de tropeço” aos judeus (Romanos 9.33 "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." ). 

Cristo é chamado de “Pedra espiritual” que forneceu bebida espiritual aos israelitas no deserto, assim como Ele oferece “água viva” para as nossas almas (1 Coríntios 10.4 "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." ), 

(João 4.10 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." ). 

A oração de Ana também faz referência ao Senhor que julgará as extremidades da terra (1 Samuel 2.10 "Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido." ), 

Enquanto Mateus 25.31-32 "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;"
, se refere a Jesus como o Filho do Homem que virá em glória para julgar a todos.

A trágica história de Saul é um estudo de oportunidade desperdiçada. Ali estava um homem que tinha tudo - honra, autoridade, riquezas, boa aparência e muito mais. No entanto, ele morreu em desespero, com medo de seus inimigos e sabendo que tinha desapontado a sua nação, a sua família e o seu Deus.

Saul cometeu o erro de achar que poderia agradar a Deus através de desobediência. Como muitos hoje, ele acreditava que um motivo razoável iria compensar pelo mau comportamento. Talvez o seu poder lhe subiu à cabeça e ele começou a achar que estava acima das regras.


De alguma forma, ele desenvolveu uma baixa opinião dos mandamentos de Deus e uma elevada opinião de si mesmo. Mesmo quando confrontado com o seu erro, ele tentou justificar-se e foi isso que causou a rejeição de Deus (1 Samuel 15.16-28).

O problema de Saul é um que todos nós temos que enfrentar - um problema do coração. Obediência à vontade de Deus é necessária para o sucesso, e se em orgulho nos rebelarmos contra Ele, estamos causando a nossa própria derrota.

 Davi, por outro lado, não parecia ser muita coisa no início. Até mesmo Samuel foi tentado a ignorá-lo (1 Samuel 16.6-7
"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
). 

Mas Deus vê o coração e viu em Davi um homem segundo o Seu coração (1 Samuel 13.14 "Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou." ). 

A humildade e a integridade de Davi, juntamente com a sua ousadia para o Senhor e o seu compromisso à oração, deixaram um bom exemplo para todos nós.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Livro de Rute - A História de Rute / Quando foi escrito o livro de Rute?



Título: O título vem de sua protagonista, Rute, moabita que se casou com um dos filhos de Israel. O significado de seu nome tem sido aceito como "companheira", embora alguns estudiosos prefiram admitir que tal significado seja desconhecido.

Autoria e Data: Os acontecimentos narrados neste pequeno livro são contemporâneos da primeira metade do livro de Juízes (Rute 1.1 "E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;" ).

É possível perceber pelos personagens aqui envolvidos (Noemi e Boaz) que havia israelitas fiéis mesmo em meio à situação caótica descrita no livro de Juízes.

É datado, provavelmente, durante o tempo do reinado de Davi, pois a relação de descendentes que aponta se finda com o monarca (Rute 4.21-22 "E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi." ).

Não deve, porém, ser do tempo de Salomão ou posterior a ele, pois, se fosse este caso, certamente teria sido mencionado, devido à sua fama.

Não sabemos exatamente quando o Livro de Rute foi escrito. No entanto, a visão predominante é uma data entre 1011 e 931 AC.

Propósito: O Livro de Rute foi escrito para os israelitas e ele ensina que o amor verdadeiro pode às vezes exigir um sacrifício intransigente. Independentemente do que a vida nos traga, podemos viver de acordo com os preceitos de Deus. Genuíno amor e bondade serão recompensados. 

Deus abençoa abundantemente aqueles que procuram viver uma vida obediente. Vida obediente não permite "acidentes" no plano de Deus. Deus estende misericórdia aos misericordiosos.

Resumo: A configuração do Livro de Rute começa no país pagão de Moabe (região nordeste do Mar Morto) e então se muda para Belém. Este relato verdadeiro ocorre durante o Período dos Juízes, período marcado por dias sombrios de fracasso e rebelião dos israelitas.

A fome faz com que Elimeleque e sua mulher, Noemi, saiam de sua casa israelita ao país de Moabe. Elimeleque morre e acaba deixando Noemi com seus dois filhos, que logo acabam se casando com duas moças moabitas, Orfa e Rute.

Mais tarde os dois filhos morrem e Noemi fica sozinha com Orfa e Rute em uma terra estranha. Orfa volta a seus pais, mas Rute decide ficar com Noemi enquanto viajam para Belém.

Esta história de amor e devoção fala do eventual casamento de Rute com um homem rico chamado Boaz, por quem ela tem um filho, Obede, que se torna avô de Davi e o ancestral de Jesus. Obediência traz Rute à linhagem privilegiada de Cristo.

Um dos temas principais do Livro de Rute é o de redentor. Boaz, um parente de Rute por ser parente do seu marido, agiu de acordo com o seu dever como delineado na Lei de Moisés para resgatar um parente pobre das suas circunstâncias (Levítico 25.47-49
"E se o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro,
Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar;
Ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo."
). 

Este cenário é repetido por Cristo, que nos redime, os espiritualmente pobres, da escravidão do pecado. Nosso Pai Celestial enviou o Seu próprio Filho à cruz para que nos tornássemos filhos de Deus e irmãos e irmãs de Cristo. Por ser o nosso Redentor, nós nos tornamos Seus parentes.

A soberania do nosso grande Deus é claramente vista na história de Rute.


Ele guiou cada passo do caminho para que Rute se tornasse Sua filha e cumprisse o Seu plano de se tornar um ancestral de Jesus Cristo (Mateus 1.5 "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" ). 

Da mesma forma, podemos ter certeza de que Deus tem um plano para cada um de nós. Do mesmo jeito que Noemi e Rute confiaram que Deus cuidaria delas, assim também devemos fazer.

 Vemos em Rute um exemplo da mulher virtuosa de Provérbios 31.


Além de ser dedicada à sua família (Rute 1.15-18 "Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar."
),

(Provérbios 31.10-12 "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida."
),

E fielmente dependente de Deus (Rute 2.12 "O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar." ), 

(Provérbios 31.30 "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." ), vemos em Rute uma mulher de discurso piedoso. 

Suas palavras são amorosas, gentis e respeitosas, tanto com Noemi quanto com Boaz.

A mulher virtuosa de Provérbios 31 “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua” (Provérbios 31.26).


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Juízes 19 - Os homens de Gibeá abusam da mulher de um levita



Naquela época não havia rei em Israel

(Juízes 19.1 "Naquela época não havia rei em Israel. Aconteceu que um levita que vivia nos montes de Efraim, numa região afastada, tomou para si uma concubina, que era de Belém de Judá. NVI" )

O texto nos mostra que foi escrito na época da monarquia, muito provavelmente na época de Saul, talvez por Samuel, o último juiz. O fato de não haver rei em Israel, e isto é dito durante todo o livro de juízes, mostra que por causa disto, cada um fazia o que bem entendia, não havia uma regra muito clara a ser seguida, e infelizmente por causa de sua desobediência, o povo acabava se esquecendo dos mandamentos dados por Deus no monte Sinai. 

Ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para casa de seu pai

(Juízes 19.2 "Mas ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para a casa do seu pai, em Belém de Judá. Quatro meses depois, NVI" )

Aquela mulher, uma esposa de “segunda categoria”, é infiel ao seu marido e o abandona. O infiel aqui (zanah) significa: ser uma meretriz, agir como uma meretriz, cometer fornicação, adultério.

O preço pelo pecado de infidelidade, adultério, era a morte. Porém, seu marido não a condena e mesmo sendo um levita (talvez conhecedor da lei), não aplica nenhuma punição a ela, apenas vai buscá-la na casa de seu pai. 

(Juízes 19.12 "O seu senhor respondeu: “Não. Não vamos entrar numa cidade estrangeira, cujo povo não seja israelita. Iremos para Gibeá". NVI )

O levita não queria parar em uma cidade que não fosse israelita justamente por saber do perigo que isto seria, porém não imaginava que mesmo em Gibeá, uma cidade que deveria seguir os preceitos do Senhor, o mal também dominava. 

Ninguém os convidou para passarem a noite em casa

(Juízes 19.15 "E retiraram-se para lá, para passarem a noite em Gibeá; e, entrando ele, assentou-se na praça da cidade, porque não houve quem os recolhesse em casa para ali passarem a noite." )

O autor dá ênfase sobre ninguém ter convidado pois isto era prática do homem antigo em hospedar estrangeiros e isto normalmente significava salvar-lhe a vida. 

(Juízes19.20 "Então disse o ancião: Paz seja contigo; tudo quanto te faltar fique ao meu cargo; tão-somente não passes a noite na praça."

"Você é bem-vindo em minha casa", disse o homem idoso. “Vou atendê-lo no que você precisar. Não passe a noite na praça."

O idoso efraimita sabia dos perigos da cidade, e conhecia os moradores de lá, os benjamitas. 

Alguns vadios da cidade cercaram a casa 

(Juízes 19.22 "Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos." )

Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: “Traga para fora o homem que entrou na sua casa para que tenhamos relações com ele! “

Aqueles homens chegaram a um estado tão reprovável que queriam abusar de um estrangeiro, nos remetendo às cidades de Sodoma e Gomorra, que fizeram a mesma coisa com Ló, e a destruição daquela cidade era iminente, assim como de Gibeá.

(Juízes 19.23 "O dono da casa saiu e lhes disse: “Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura" NVI )

O hospedeiro normalmente era responsável pelo hospede e o protegeria com sua própria vida. 

(Juízes 19.25 "Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram". NVI )

Tanto o hospedeiro quanto o hóspede sabiam que aqueles homens não sairiam dali e o perigo de derrubarem a porta e matarem a todos era muito grande. O levita, não permitindo que o dono da casa entregasse suas próprias filhas, entrega sua concubina àqueles homens, que abusam dela, até a morte. 

Aqui percebemos que aquela mulher que deveria ter sido condenada a morte por sua atitude reprovável, no Versículo 2, agora morre de uma forma cruel.

(Juízes 19.30 "Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egito. Pensem! Reflitam! Digam o que se deve fazer!" NVI )

A atitude dos benjamitas foi extremamente reprovável e digna de condenação. Agora, o levita, sabendo disso, divide o corpo de sua esposa morta em 12 e envia para as 12 tribos de Israel, que ficam perplexos com tal atitude.

(Juízes 20.2 "Os líderes de todo o povo das tribos de Israel tomaram seus lugares na assembleia do povo de Deus, quatrocentos mil soldados armados de espada". NVI )

O povo de Israel se reúne em assembleia para apurar os fatos, o levita lhes apresenta o ocorrido e pede por justiça. Israel se une como um só homem contra a cidade de Gibeá.

Enviam homens até a tribo de Benjamim e pedem que entreguem os homens de Gibeá a eles para serem condenados. Porém Benjamim não lhes dá ouvidos, se fazendo tão culpados quanto os homens de Gibeá, e vão para a batalha contra Israel. 

(Juízes 20.23 "Os israelitas subiram e choraram perante o Senhor até a tarde, e consultaram o Senhor: “Devemos atacar de novo os nossos irmãos benjamitas? ” O Senhor respondeu: “Vocês devem atacar”. NVI )

Deus havia decretado a sentença: Culpados! O juízo sobre Benjamim era iminente e sua destruição era certa. A consequência pelos seus pecados seria trágica. 

(Juízes 20.48 "Os israelitas voltaram a Benjamim e passaram todas as cidades à espada, matando inclusive os animais e tudo o que encontraram nelas. E incendiaram todas as cidades por onde passaram." NVI )

Israel trata Benjamim como um inimigo e faz o mesmo que acontece com povos pagãos que foram conquistados na época de Josué, destrói tudo para erradicar o mal do seu meio.

(Juízes 21.2 "Veio, pois, o povo a Betel, e ali ficou até à tarde diante de Deus; e todos levantaram a sua voz, e prantearam com grande pranto," )

Percebemos aqui que o juízo e destruição por causa do pecado é certo, assim como o lamento e o choro. Israel não se alegrou de destruir uma tribo irmã, foi algo penoso para eles também, assim como Deus também não tem prazer na morte do perverso.

(Juízes 21.23 "Foi o que os benjamitas fizeram. Quando as moças estavam dançando, cada homem tomou uma para fazer dela sua mulher. Depois voltaram para a sua herança, reconstruíram as cidades e se estabeleceram nelas". NVI )

Haviam sobrado pouquíssimos benjamitas e não havia mulheres suficientes. Eles então tomaram para si mulheres de Siló (não israelitas) para si, além das mulheres virgens de Jabes-Gileade que não foram mortas por causa do pecado da cidade.

(Juízes 21.25 "Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo". NVI )

Juízes termina com este versículo, mostrando a necessidade de redenção e de direcionamento da parte de Deus para aquele povo.

E Deus estava preparando um líder, que marcaria toda a história de Israel, alguém cujo coração era segundo o dEle, Davi.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Juízes 6 - Servidão sob os midianitas / Um anjo fala com Gideão / O SENHOR é contigo, homem valoroso




Introdução

Durante 40 anos, Israel passou a desfrutar de um período de repouso; mas, conforme o ciclo vicioso típico da sua conduta, o povo caiu no pecado.

Desta vez, Deus permitiu que os midianitas nômades afligissem os israelitas. Durante cada safra os midianitas saqueavam a colheita plantada e colhida por Israel. Os israelitas passaram a esconder-se em grutas rochosas e em esconderijo nas montanhas.

O juiz escolhido por Deus para libertar Israel foi Gideão. Um dos notáveis juízes de Israel, filho de Joás, da família de Abiezer, da tribo de Manassés.

Gideão morava em Ofra, povoado evidentemente situado a oeste do Jordão (Juízes 6.11 "Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas." ). 

A divisão tribal a que pertencia era a mais insignificante de Manassés, e ele era “o menor da casa de seu pai.” (Juízes 6.15 "E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." ).

Gideão é descrito como um homem tímido e humilde, o qual Deus usou poderosamente devido às suas virtudes:

1° Gideão Varão de Valor 

O Senhor o chama de valoroso – A maneira como o Senhor se dirige a Gideão é algo glorioso: (Gênesis 6.12 “Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, varão valoroso”. ). 

Deus estava valorizando a trabalho que Gideão estava fazendo, e reconhecendo seu esforço para salvar o trigo dos midianitas. Naquele momento de crise, ele era o mais valoroso em Israel.

O Nosso Valor

O valor do ser humano pode ser inferido do preço pago para resgatar o homem (João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." ), 

(1 Coríntios 6.20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." ). 

Deus, o Filho, através de quem os mundos foram criados, tornou-se carne e morreu pelos pecados da humanidade. O fato de Ele ter derramado seu sangue e morrido por nós de livre e espontânea vontade não revela apenas o valor de ser humano, mas também a importância da salvação.

Fomos comprados por bom preço. (1 Coríntios 6.20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." ),

(1 Coríntios 7.23 "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens." ).

Fomos resgatados pelo sangue de Cristo. (1 Pedro 1.18-19 "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,"
).

O nosso corpo pertence a Deus. (Atos 20.28 "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue." ). 

O nosso corpo deve ser dedicado ao serviço e a glória do Senhor Jesus.

Ainda hoje o Senhor reconhece o nosso trabalho e nosso valor e diz: Você é especial! Você tem valor! Você é importante para Deus!

2- Gideão Varão de Força.

O Senhor comissiona Gideão – (Juízes 6.14 "Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?" ). 

Mesmo diante de tão grande convite, Gideão ainda retruca, dizendo: (Juízes 6.15 "E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." ). 

Ele achava-se o menor, mas a Bíblia diz que os humilhados serão exaltados. (Lucas 14.11 "Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." ), 

(Tiago 4.10 "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." ), 

(1 Pedro 5.6 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" ).

“Eu estou contigo”, disse Deus a Gideão, e prometeu dar-lhe força necessária para que pudesse vencer o inimigo. Assim como Gideão, fomos chamados para servir a Deus em áreas específicas.

A Nossa Força.

Ninguém é suficientemente competente para desempenhar as responsabilidades do chamado de Deus por sua própria força. Sem a habilitação do Espírito Santo, nosso talento (força) natural pode levar somente até certo ponto. Como testemunhas de Cristo, precisamos do caráter e da força especial que somente Deus pode dar. A Escritura Sagrada diz:

A nossa força vem do Senhor. (2 Coríntios 3.5 "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus." ). 

O apóstolo Paulo disse: (Filipenses 4.13 "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." ). 

Por quê?: (2 Coríntios 12.10 "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." ).

(Neemias 8.10 "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." ).

(1 João 2.14 "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." ).

Os heróis da fé: (Hebreus 11.34 "Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos." ).

Quando os obstáculos vierem, devemos depender de Deus. Somente seu poder nos fará eficientes para Ele e nos ajudará a realizar trabalhos de valor duradouro. O poder que recebemos em nossa união com Cristo será suficiente para fazermos a sua vontade e enfrentarmos os desafios que surgirem devido ao nosso compromisso. Ao lutar pela fé, enfrentaremos dificuldades, pressões e provações. Quando estas chegarem, peça Cristo para fortalecê-lo.

3- Gideão Varão de Poder.

Deus revestiu Gideão de seu Espírito – (Juízes 6.34 "Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele." ).

O verbo “revestir” significa literalmente “vestir-se de.” O Espírito de Deus revestiu Gideão a fim de capacitá-lo para servir ao povo de Deus, e Gideão saiu no poder do Espírito.

O Nosso Poder.

Nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina: (Efésios 6.10 "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." ).

É a promessa do Pai. (Lucas 24.49 "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." ).

Foi dado por Jesus. (Mateus 10.1 "E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal." ).

É presença do Espírito Santo sobre nossas vidas. (Atos 1.8 "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." ).

Está no Senhor. (Efésios 6.10 " "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." " ).

Todos quantos são de Cristo têm o poder (as virtudes) de Deus em suas vidas para avançar e prosseguir em sua jornada espiritual.

E tem o direito e a ousadia em dizer: (Romanos 8.37 "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." ).


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Livro de Juízes / Quando foi escrito o livro de Juízes? / Quem escreveu o livro de Juízes?





Título: É extraído dos líderes que passaram a libertar a nação israelita num período de decadência espiritual, "quando cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 21.25 "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos." ).

Taís líderes eram chamados de "juízes", "libertadores" ou "salvadores". Depois da morte de Josué, doze homens e uma mulher foram chamados de juízes e convocados por Deus para livrar Israel em períodos de declínio e desunião.

O título, em hebraíco, é shopetim, que também significa "juízes" ou "líderes executivos".

Autoria e Data: Alguns têm apontado Samuel como possível autor, uma vez que foi o último, e também o mais expresso juiz. 

O fato de o livro possuir certo caráter profético, no sentido de destacar os efeitos do concerto de Deus com Israel, reforça ainda mais esta tese.

Pela referência de Juízes 1.21 "", é possível afirmar, com certeza, que a data do livro é antes da captura de Jebus (Jerusalém) por Davi, isto é, antes do ano 1000 a.C.

Propósito: O livro de Juízes pode ser dividido em duas seções: 1) Capítulos 1-16 narram as guerras de libertação que começam com a derrota dos cananeus e terminam com a derrota dos filisteus e a morte de Sansão;

2) Capítulos 17-21 são conhecidos como um apêndice e não se referem aos capítulos anteriores. Esses capítulos são enxergados como um tempo quando “não havia rei em Israel” (Juízes 17.6 "Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos." ); 

(Juízes 18.1 "Naqueles dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança." ), 

(Juízes 19.1 "Aconteceu também naqueles dias, em que não havia rei em Israel, que houve um homem levita, que, peregrinando aos lados da montanha de Efraim, tomou para si uma concubina, de Belém de Judá." ), 

(Juízes 21.25 "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos." ). 

O Livro de Rute era originalmente uma parte do Livro dos Juízes, mas em 450 DC foi removido para tornar-se um livro próprio.

Resumo: O livro de Juízes é um relato trágico de como Yahweh [Deus] foi “tido como certo” pelos Seus filhos ano após ano, século após século. Juízes é um triste contraste do livro de Josué, pois Josué narra as bênçãos que Deus concedeu aos israelitas pela sua obediência a Deus na conquista da terra.

Em Juízes os israelitas foram desobedientes e idólatras, o que causou suas muitas derrotas. Contudo, Deus nunca deixou de abrir os Seus braços de amor ao Seu povo sempre que se arrependeram dos seus maus caminhos e invocaram o Seu nome (Juízes 2.18 "E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam." ). 

Através dos 15 juízes de Israel, Deus honrou a Sua promessa a Abraão de proteger e abençoar a sua descendência (Gênesis 12.2-3 "E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." ).

 Após a morte de Josué e seus contemporâneos, os israelitas voltaram a servir a Baal e Astarote. Deus permitiu que os israelitas sofressem as consequências de adorar a falsos deuses. Foi então que o povo de Deus clamou a Deus por ajuda. Deus enviou juízes aos Seus filhos para guiá-los em uma vida justa.

Entretanto, eles repetidamente continuavam a virar as costas para Deus e a voltar-se às suas vidas perversas. No entanto, para manter a Sua parte da aliança com Abraão, Deus sempre salvou o Seu povo de seus opressores durante todo o período de 480 anos do Livro de Juízes.

Provavelmente o juiz mais notável foi o 12º juiz, Sansão, o qual chegou a liderar os israelitas após um cativeiro de 40 anos sob o domínio dos filisteus cruéis. Sansão liderou o povo de Deus à vitória sobre os filisteus, onde perdeu sua própria vida depois de 20 anos como juiz de Israel.

Se você tiver dúvidas, ou gostaria de saber quem foram os Juízes que foi levantado por Deus para guiarem o seu povo, veja essa postagem e, fique sabendo também quem foram os Reis antes da divisão, Reis de Israel e Reis de Judá. http://bernardesw.blogspot.com/2013/07/os-reis-de-israel-reis-de-juda-e-os.html

O anúncio para a mãe de Sansão de que ela teria um filho para liderar Israel é um prenúncio do anúncio à Maria sobre o nascimento do Messias.

Deus enviou o Seu Anjo a ambas mulheres e lhes disse: “Eis que tu conceberás e darás à luz um filho” (Juízes 13.7 "Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte." ), 

(Lucas 1.31 "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus." ) que conduziria o povo de Deus.

A libertação compassiva de Deus do Seu povo, apesar dos seus pecados e rejeição dEle, apresenta um retrato de Cristo na cruz. Jesus morreu para libertar o Seu povo - todos aqueles que chegariam a crer nEle - dos seus pecados.

Embora a maioria das pessoas que seguiam a Jesus durante o Seu ministério iriam eventualmente cair e rejeitá-Lo, ainda assim Ele permaneceu fiel à sua promessa e foi para a cruz para morrer por nós.

A desobediência sempre traz julgamento. Os israelitas apresentam um perfeito exemplo do que não devemos fazer. Em vez de aprender com essa experiência de que Deus sempre vai punir a rebelião contra Ele, eles continuaram a desobedecer e sofrer com o desgosto e a disciplina de Deus.

Se continuarmos na desobediência, nós convidamos a disciplina de Deus, não porque o Senhor se regozija em sofrimento, mas porque “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12.6 "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." ).

 O Livro de Juízes é um testemunho da fidelidade de Deus. Mesmo “se somos infiéis, ele permanece fiel” (2 Timóteo 2.13 "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo." ). 

Embora possamos ser infiéis a Ele, como os israelitas foram, ainda assim Ele é fiel para nos salvar e preservar (1 Tessalonicenses 5.24 "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." ), 

E para nos perdoar quando buscamos o perdão (1 João 1.9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." ). 

(1 Coríntios 1.8-9 "O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor."
).

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Josué 7 - O pecado de Acã




INTRODUÇÃO

A chegada de Israel deixou os povos da região com medo. Os escravos que saíram do Egito 40 anos antes estavam reduzindo a nada todos os reis e exércitos que ousavam desafiá-los. Agora, esta grande ameaça chegou na terra de Canaã. Chegaram à terra conduzidos por Josué, o líder escolhido pelo próprio Deus. Entraram por um milagre. Quando os sacerdotes chegaram à beira do rio Jordão, as águas pararam e o povo atravessou em terra seca. Uma vez que entraram na terra, os israelitas esperaram antes de começar suas conquistas. Primeiro, eles se dedicaram ao Senhor através da circuncisão. Depois, participaram da Páscoa, uma festa de grande importância. Leia os detalhes nos primeiros cinco capítulos do livro de Josué.

A batalha contra Jericó (Josué 6)

O povo de Israel, guiado por Deus, iniciou uma série de batalhas, atacando a cidade de Jericó. Era uma cidade grande e bem fortificada, e a estratégia usada por Josué não fazia nenhum sentido em termos militares. Mas, quando o povo obedeceu a Deus e marchou ao redor da cidade 13 vezes, tocou as trombetas e gritou, as muralhas da cidade caíram. Eles tomaram a cidade com facilidade inédita, e os habitantes das outras cidades da terra ficaram aterrorizados.

A batalha contra Ai (Josué 7.1-12)

A cidade de Ai, o segundo alvo do exército israelita, seria uma vitória fácil. Espiaram a cidade e a acharam fraca e pequena. Josué mandou apenas 3.000 soldados, esperando uma vitória rápida. Ninguém acreditou quando os cidadãos de Ai se defenderam. Os soldados de Israel viraram as costas e fugiram. 36 homens morreram na batalha, e o povo de Israel foi totalmente abalado pela derrota inesperada.

Josué e os anciãos de Israel buscaram uma explicação de Deus. Não era somente o povo que foi envergonhado pelo inimigo, Josué afirmou, mas o próprio nome de Deus seria blasfemado pelos inimigos. A resposta de Deus foi rápida e direta: Israel pecou e, por isso, perdeu a batalha. Mais ainda, Deus prometeu que continuariam perdendo suas batalhas enquanto o pecado continuasse no meio do povo.

O pecado descoberto e removido (Josué 7.13-26)

 Deus ordenou que Josué convocasse o povo, no dia seguinte, para descobrir o pecador no seu meio.

Acã, um dos soldados da tribo de Judá, havia desrespeitado a palavra de Deus durante a batalha de Jericó (Josué 6.18-19 "Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor."
). 

Em vez de destruir as coisas proibidas e entregar os metais preciosos para o tesouro de Deus, ele levou algumas coisas para a tenda dele. Acã escondeu uma capa babilônica, um pouco mais de 2 kg de prata e cerca de 500 gramas de ouro. A conseqüência era gravíssima. Além dos 36 homens mortos na batalha, Acã, toda a sua família e todas as suas posses foram destruídas.

A segunda batalha contra Ai (Josué 8)

Uma vez que o pecado foi removido, o exército de Israel voltou à batalha. A segunda batalha foi bem diferente. Deus acompanhou o povo e entregou aquela cidade, com todos os seus 12.000 moradores, nas mãos dos israelitas. Por meio dessas duas batalhas, Deus deixou bem claro que as conquistas em Canaã não seriam alcançadas por causa da força militar do povo, mas através da fidelidade espiritual. Deus entregaria os inimigos aos israelitas fiéis, ou entregaria os israelitas infiéis aos inimigos. Tudo dependia da obediência do povo.

Lições para nós

A derrota de Israel em Ai serve como um exemplo importante para nós. O pecado escondido de uma pessoa custou dúzias de vidas e ameaçou o bem-estar de uma nação inteira. Considere estas lições:

1. A importância da obediência. Podemos imaginar Acã ou outros israelitas tentando justificar seu pecado. Um pouco de ouro ou prata faz mal? Tem alguma coisa errada em possuir uma capa importada? O problema não está na coisa em si, mas no fato que Deus havia proibido que os israelitas tomassem qualquer coisa de Jericó.

Hoje, pode ser que você não entenda o porquê de algumas regras que Deus nos deu. Faz mal satisfazer algum determinado desejo da carne? Tem problema em tomar uma cervejinha de vez em quando? Prejudica alguém assistir filmes com cenas de sexo? Faz mal alugar fitas pornográficas ou comprar revistas pornográficas? Por que não furtar um pouquinho de dinheiro quando ninguém sentirá falta? Uma mentirinha de vez em quando vai causar problemas? Tais coisas foram proibidas porque Deus falou.

Mesmo se não entendermos os motivos dele, devemos respeitar as suas regras (Leia 1 João 3.3-10).

2. O perigo do pecado escondido. Muitas pessoas pensam que o pecado oculto não prejudica ninguém. O caso de Acã mostra que o pecado escondido pode prejudicar muitas pessoas.

Acã conseguiu esconder seu pecado de todos, mas Deus o viu (Hebreus 4.13 "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." ), 

(Efésios 5.11-13 "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta."
). 

Pense sobre algumas conseqüências do pecado oculto:

O pecado escondido tormenta a consciência. A criança com a consciência pesada treme quando os pais a chamam. Provérbios 28.1 diz que o pecador reage da mesma forma: "Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão." 

O pecado oculto pode trazer conseqüências terríveis. Por causa do pecado de Acã, 36 famílias enterraram seus filhos, pais e maridos. O povo foi envergonhado, perdendo uma batalha para um inimigo fraco.

Será que outras pessoas, até entes queridos, sofrerão por causa do seu pecado escondido? Será que seu erro oculto levará outras pessoas à morte?

Um exemplo mostrará que tais conseqüências são possíveis hoje em dia:

Quantas mulheres inocentes têm morrido de AIDS por causa do pecado "escondido" do próprio marido?

A iniqüidade escondida destrói o espírito. Considere três versículos do Novo Testamento. (Tiago 4.1 "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?" ), fala sobre os "prazeres que militam na vossa carne". É linguagem de guerra, que implica a possibilidade de perder e morrer. 

(1 Pedro 2.11 "Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma." ), explica melhor quando cita "Paixões carnais, que fazem guerra contra a alma". Quando deixamos os desejos da carne dominar as nossas vidas, estamos destruindo a própria espiritualidade. 

(Hebreus 12.17 "Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas." ), mostra que podemos ficar tão cauterizados no pecado a ponto de não conseguirmos voltar, arrependidos, para Deus.

Como devemos lidar com pecados escondidos?

As Escrituras mostram a necessidade de certas atitudes para se livrar do erro oculto. Considere estes princípios bíblicos e faça as mudanças necessárias na sua própria vida:

1. Tem que parar de se enganar e reconhecer que o seu pecado escondido está errado. Uma das defesas mais antigas do pecador é de negar o fato do pecado. Se você consegue se persuadir que seu hábito não é pecaminoso, a consciência não vai doer tanto.

Mas o padrão que define o pecado é a palavra de Deus, não os desejos e opiniões do homem: "... o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3.4 "Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade." ).  

(Provérbios 14.12 "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte." ). 

Podemos fechar os olhos à verdade e recusar ouvir a palavra de Deus, mas tal rebeldia não mudará nem um "i" da verdade revelada. (Provérbios 28.9 "Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis." ).

2. É necessário arrepender-se. O homem procura maneiras suaves de tratar o problema do pecado, mas Deus não as aceita. Ele exige o arrependimento verdadeiro, nascido da tristeza segundo Deus (2 Coríntios 7.10 "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." ).

(Provérbios 28.13 "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." ). Para ficar livres do pecado, temos que deixá-lo.

3.  Precisa pedir perdão a Deus. O perdão divino é condicionado na confissão do pecador. João escreveu para cristãos que, como todos, tinham seus defeitos.

Mas ele não minimizou o problema do pecado. (1 João 1.9 "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." ),

(Atos 8.20-23 "Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade."
).

4. Se não consegue vencer o pecado sozinho, procure a ajuda de alguém. O Diabo utiliza bem a vergonha do ser humano.

A tendência é de pensar assim: "Não posso falar com ninguém, porque outras pessoas vão pensar mal de mim, perder respeito por mim, ou falar para todo mundo sobre o meu problema."

É normal sentir vergonha quando revelamos nossas fraquezas e pecados a outros. Quando nos abrimos, tornamos vulneráveis e sentimos desprotegidos. Mas, não seria melhor arriscar a vergonha agora do que passar eternidade banido da presença de Deus (2 Tessalonicenses 1.7-8 "E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;"
). 

Se você não consegue se livrar dos seus hábitos pecaminosos sozinho, peça ajuda.

Tiago 5.16 mostra que confessamos nossos pecados a outros porque queremos ser curados: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." 

No mesmo contexto (Tiago 5.14 "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;" ), Tiago diz que os doentes (a mesma palavra, usada outras vezes no Novo Testamento, se refere a pessoas espiritualmente doentes) devem chamar os presbíteros da igreja, os homens responsáveis por instruir e corrigir os cristãos.

5. Entenda que, mesmo depois de ser perdoada pelos pecados do passado, uma pessoa pode sofrer conseqüências do erro.

Davi se arrependeu e foi perdoado depois de cometer adultério e matar o marido da amante (2 Samuel 12.13-14 "Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá."
), mas ainda perdeu o filho que nasceu e, depois, mais três filhos. 

Hoje em dia, há pessoas que morrem de câncer porque fumavam escondidas. Algumas pessoas que nunca revelaram seus problemas com bebidas alcoólicas sofrem, depois, de doenças do fígado. A fornicação e o adultério são descobertos, em alguns casos, por causa de gravidez ou doenças sexualmente transmitidas. Muitas vezes, essas conseqüências vêm depois da pessoa se arrepender e ser perdoada.

Conclusão: Dominando o pecado 

Quando a oferta de Caim foi rejeitada por Deus, ele ficou irado. Deus falou com ele, e o avisou da mesma batalha que acontece na vida de cada um de nós: (Gênesis 4.7 "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." ). 

Sabemos o que Caim fez quando enfrentou esse desafio. Nós, pela graça de Deus, podemos fazer melhor (Romanos 6.12-14 "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."
), 

(Colossenses 3.1-3 "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."
), 

(Hebreus 2.18 "Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados." ). 

Que Deus nos abençoe e nos ajude na batalha contra o pecado.

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...