Translate

Os reis de Israel, reis de Judá e os Juízes




1- JUÍZES

Após a morte de Josué  e dos anciãos, veio uma situação anárquica, em que não havia obediência aos mandamentos divinos (Juízes 2.12-15 ''E deixaram ao SENHOR Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o SENHOR à ira. Porquanto deixaram ao SENHOR, e serviram a Baal e a Astarote. Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do SENHOR era contra eles para mal, como o SENHOR tinha falado, e como o SENHOR lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.'' ). 

E em conseqüência disso certas pessoas foram escolhidas por intervenção divina, para governarem a nação como juízes ou libertadores. Não tinham poder de fazer novas leias, mas somente o de julgarem em conformidade com a lei de Moisés. Havia neles, também o poder executivo, embora a sua jurisdição se estendesse somente algumas vezes a certa parte do país. 

Não tinha estipêndio estabelecido, mas o povo estava acostumado a levar-lhes  presentes, ou oferendas. Esta forma de governo durou desde a morte de Josué até à escolha de Saul para ser rei, compreendendo um espaço de 460 anos.

Samuel foi o mais notável dos juízes, parecendo que na última parte de sua vida ele se limitava a exercer principalmente a missão de profeta. 
Sendo Saul rei, finalizou a forma teocrática de governo (1 Samuel 8.7 ''E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.'' ). 

A pessoa do juiz era considerada santa e sagrada, de modo que consultá-lo era o mesmo que “consultar a Deus” (Êxodo 18.15 ''Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;'' ). 
Era ele divinamente dirigido, não temendo então a face de ninguém.

Além dos juízes supremos, havia anciãos da cidade, que constituíam um tribunal de justiça, com o poder de resolver pequenas causas da localidade (Deuteronômio 16.18 ''Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o SENHOR teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça.'' ).

Os principais juízes foram quinze:

1- Otniel (Juízes 3.9 ''E os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR levantou-lhes um libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe, mais novo do que ele.'' ) – De Judá, livrou a Israel do rei da mesopotâmia;

2- Eúde (Juízes 3.15 ''Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas.'' ) – Expulsou os amonitas e os moabitas;

3- Sangar (Juízes 3.31 ''Depois dele foi Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.'' ) – Matou 600 filisteus e salvou a Israel;

4- Débora (Juízes 4.5 ''Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.'' ) – Associada a Baraque, guiando a Naftali e Zebulom à vitória contra os cananeus;

5- Gideão (Juízes 6.36 ''E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,'' ) – Expulsou os midianitas do território de Israel;

6- Abimeleque (Juízes 9.1 ''E Abimeleque, filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mãe, e falou-lhes e a toda a geração da casa do pai de sua mãe, dizendo:'' ) – Pseudo libertador sem autoridade divina;

7- Tola (Juízes 10.1 ''E depois de Abimeleque, se levantou, para livrar a Israel, Tola, filho de Puá, filho de Dodo, homem de Issacar; e habitava em Samir, na montanha de Efraim.'' ) – Subjugou os amonitas;

8- Jair (Juízes 10.3 ''E depois dele se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel vinte e dois anos.'' ) – Subjugou os amonitas;

9- Jefté (Juízes 11.11 ''Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por chefe e príncipe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras perante o SENHOR em Mizpá.'' ) – Subjugou os amonitas;

10- Ibsã (Juízes 12.8 ''E depois dele julgou a Israel Ibzã de Belém'' ) – Perseguiu os filisteus;

11- Elom (Juízes 12.11 ''E depois dele julgou a Israel Elom, o zebulonita; e julgou a Israel dez anos.'' ) – Perseguiu os filisteus;

12- Abdom (Juízes 12.13 ''E depois dele julgou a Israel Abdom, filho de Hilel, o piratonita.'' ) – Perseguiu os filisteus;

13- Sansão (Juízes 16.30 ''E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.'' ) – Perseguiu os filisteus;

14- Eli (1 Samuel 4.18 ''E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.'' ) – Julgou a Israel como sumo sacerdote;

15- Samuel (1 Samuel 7.15 ''E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.'' ) – Agiu principalmente como profeta.


2- REIS 

Na história dos hebreus sucedeu o governo teocrático (Juizes). 

A monarquia, foi uma concessão de Deus (1 Samuel 8.7 ''E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.''); (1 Samuel 12.12 ''E vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, me dissestes: Não, mas reinará sobre nós um rei; sendo, porém, o SENHOR vosso Deus, o vosso rei.'' ), correspondendo a um desejo da parte do povo. 

Esse desejo, que já havia sido manifestado numa proposta a Gideão (Juízes 8.22-23 ''Então os homens de Israel disseram a Gideão: Domina sobre nós, tanto tu, como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos midianitas. Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o SENHOR sobre vós dominará.'' ), 

E na escolha de Abimeleque para rei de Siquém (Juízes 9.6 ''Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquém, e toda a casa de Milo; e foram, e constituíram a Abimeleque rei, junto ao carvalho alto que está perto de Siquém.'' ), 

Equivale à rejeição  da teocracia (1 Samuel 8.7 ''E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.'' ), visto como o Senhor era o verdadeiro rei da nação (Isaías 33.22 ''Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso legislador; o SENHOR é o nosso rei, ele nos salvará.'' ). 

A própria terra era conservada, como sendo propriedade divina (Levítico 25.23 ''Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo.'' ). 

A monarquia constituída era hereditária, embora a sucessão não fosse necessariamente pela linha dos primogênitos. Quando a coroa era colocada na cabeça do rei, ele formava então um pacto com os seus súditos no sentido de governá-los com justiça (2 Samuel 5.3 ''Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.'' ); 

(1 Crônicas 11.3 ''Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do SENHOR pelo ministério de Samuel.'' ), comprometendo-se os nobres a prestar obediência; e confirmavam a sua palavra com um beijo de homenagem (1 Samuel 10.1 ''Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?'' ). 

Os rendimentos reais provinham dos campos de trigo, das vinhas, e dos olivais, e do produto dos rebanhos. Aos reis pertencia a décima parte da produção; recebiam também, os tributos que pagavam os negociantes que atravessavam o território hebraico; os presentes dados pelos súditos; e os despojos da guerra e as contribuições  das nações conquistadas. Além disso, tinha o rei o poder de exigir o trabalho forçado, o que era para ele causa de aumentarem seus bens.

Os reis antes da divisão:

1-  Saul (por volta de 1.060 aC) - (1 Samuel 10.1 ''Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?'' ).

2-  Davi (+/- 1.020 aC) - (2 Samuel 2.1 ''Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?'' );

(1 Reis 2.11 ''E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.'' ).

3-  Salomão (980 aC) - (1 Reis 1.39 ''E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!'' ).

Reis de Israel:


1 -
 Jeroboão I (937 aC) - (1 Reis 11.28 ''E o homem Jeroboão era forte e valente; e vendo Salomão a este jovem, que era laborioso, ele o pôs sobre todo o cargo da casa de José.'' );


(1 Reis 14.20 ''E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.'' ).

2 - Nadabe (915 aC)  (1 Reis 14.20b ''...e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar'' );

(1 Reis 15.25 ''E Nadabe, filho de Jeroboão, começou a reinar sobre Israel no ano segundo de Asa, rei de Judá; e reinou sobre Israel dois anos.'' ).

3 - Baasa ( 914 aC) - (1 Reis 15.16-17 ''E à casa do SENHOR trouxe as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo consagrara; prata, ouro e vasos. E houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, todos os seus dias.'');

(1 Reis 15.33 ''No ano terceiro de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, começou a reinar sobre todo o Israel em Tirza, e reinou vinte e quatro anos.'' ).

4 - Elá (891 aC) - (1 Reis 16.6 ''E Baasa dormiu com seus pais, e foi sepultado em Tirza; e Elá, seu filho, reinou em seu lugar.'' ).

(1 Reis 16.8 ''No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Elá, filho de Baasa, começou a reinar em Tirza sobre Israel; e reinou dois anos.'');

5 - Zinri (890 aC) - (1 Reis 16.10 ''Entrou, pois, Zinri, e o feriu, e o matou, no ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá; e reinou em seu lugar.'' );

(1 Reis 16.15 ''No ano vigésimo sétimo de Asa, rei de Judá, reinou Zinri sete dias em Tirza; e o povo estava acampado contra Gibetom, que era dos filisteus'' ).

6 - Onri (890 aC) - (1 Reis 16.16 ''E o povo que estava acampado ouviu dizer: Zinri tem conspirado, e até matou o rei. Todo o Israel pois, no mesmo dia, no arraial, constituiu rei sobre Israel a Onri, capitão do exército.'' ); 

(1 Reis 16.23 ''No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos.'' ).

7 - Acabe (876 aC) - (1 Reis 16.28-29 ''E Onri dormiu com seus pais, e foi sepultado em Samaria; e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.'' ).

8 - Acazias (856 aC) - (1 Reis 22.40 ''Assim dormiu Acabe com seus pais; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.'' );

(1 Reis 22.52 ''E Acazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, no ano dezessete de Jeosafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel.'' ).

9 - Jeorão ou Jorão (854 aC) - (2 Reis 1.17 ''Assim, pois, morreu, conforme a palavra do SENHOR, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.'' ).  

10 -  Jeú (842 aC) - (1 Reis 19.16 ''Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.'' );

(2 Reis 10.36 ''E os dias que Jeú reinou sobre Israel, em Samaria, foram vinte e oito anos.'' ).

11 - Joacaz ou Jeoacaz (814 aC) - (2 Reis 10.35 ''E Jeú dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoacaz, seu filho, reinou em seu lugar.'');  

(2 Reis 13.1 ''No ano vinte e três de Joás, filho de Acazias, rei de Judá, começou a reinar Jeoacaz, filho de Jeú, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezessete anos.'' ).

12 - Jeoás (797 aC) - (2 Reis 13.9-10 ''E Jeoacaz dormiu com seus pais, e o sepultaram em Samaria; e Jeoás, seu filho, reinou em seu lugar. No ano trinta e sete de Joás, rei de Judá, começou a reinar Jeoás, filho de Jeoacaz, sobre Israel, em Samaria, e reinou dezesseis anos.'' ).

13 - Jeroboão II (781 aC) - (2 Reis 14.16 ''E dormiu Jeoás com seus pais, e foi sepultado em Samaria, junto aos reis de Israel; e Jeroboão, seu filho, reinou em seu lugar.'' ); 

(2 Reis 14.23 ''No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos.'' );

14 - Zacarias (741 aC) - (2 Reis 14.29 ''E Jeroboão dormiu com seus pais, com os reis de Israel; e Zacarias, seu filho, reinou em seu lugar.'' )

15 - Salum (741 aC) - (2 Reis 15.10 ''E Salum, filho de Jabes, conspirou contra ele e feriu-o diante do povo, e matou-o; e reinou em seu lugar.'' ).

16 - Manaém (740 aC) - (2 Reis 15.14 ''Porque Menaém, filho de Gadi, subiu de Tirza, e veio a Samaria; e feriu a Salum, filho de Jabes, em Samaria, e o matou, e reinou em seu lugar.'' ).

17 - Pecalias - Pecaías (737 aC) - (2 Reis 15.22-23 ''E Menaém dormiu com seus pais; e Pecaías, seu filho, reinou em seu lugar. No ano cinqüenta de Azarias, rei de Judá, começou a reinar Pecaías, filho de Menaém, sobre Israel, em Samaria, e reinou dois anos.'' ).

18 - Peca (736 aC) - (2 Reis 15.25 ''E Peca, filho de Remalias, seu capitão, conspirou contra ele, e o feriu em Samaria, no paço da casa do rei, juntamente com Argobe e com Arié, e com ele cinqüenta homens dos filhos dos gileaditas; e o matou, e reinou em seu lugar.'' ).

19 - Oséias (730 aC) - (2 Reis 15.30 ''E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, e o feriu, e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias.'' ); 

(2 Reis 17.1 ''No ano duodécimo de Acaz, rei de Judá, começou a reinar Oséias, filho de Elá, e reinou sobre Israel, em Samaria, nove anos.'' ).

Reis de Judá:

1 - Reoboão ou Roboão (937 aC) - (1 Reis 11.43 ''E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.'' );


(1 Reis 14.21 ''E Roboão, filho de Salomão, reinava em Judá; de quarenta e um anos de idade era Roboão quando começou a reinar, e dezessete anos reinou em Jerusalém, na cidade que o SENHOR escolhera de todas as tribos de Israel para pôr ali o seu nome; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita.'' ).

2 - Abias ou Abião (920 aC) - (1 Reis 14.31 ''E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e era o nome de sua mãe Naamá, amonita; e Abias, seu filho, reinou em seu lugar.'' );


(1 Reis 15.1-2 ''E no décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá. E reinou três anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.'' ).

3 - Asa (917 aC) - (1 Reis 15.8-10 ''
E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar.
E no vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, começou Asa a reinar em Judá.
E quarenta e um anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.'' ).

4 - Josafá (878 aC) - (1 Reis 15.24 ''E Asa dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi, seu pai; e Josafá, seu filho, reinou em seu lugar.'' );

(1 Reis 22.41-42 ''E Jeosafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel. E era Jeosafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili.'' ).

5 - Jeorão (851 aC) - (2 Reis 8.16-17 ''
E no ano quinto de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, reinando ainda Jeosafá em Judá, começou a reinar Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá. Era ele da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e oito anos reinou em Jerusalém'' ).

6 - Acazias (843 aC) - (2 Reis 8.24-26 ''
E Jeorão dormiu com seus pais, e foi sepultado com seus pais na cidade de Davi; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar. No ano doze de Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá. Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel.'' ).

7 - Atalia (rainha) (842 aC) - (2 Reis 11.3 ''E esteve com ela escondido na casa do SENHOR seis anos; e Atalia reinava sobre o país.'' ).


8 - Joás (836 aC) - (2 Reis 11.21 ''Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei.'' ); 


(2 Reis 12.1 ''No ano sétimo de Jeú começou a reinar Joás, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba.'' ).

9 - Amazias (796 aC) - (2 Reis 12.21 ''Porque Jozacar, filho de Simeate, e Jozabade, filho de Somer, seus servos, o feriram, e morreu, e o sepultaram com seus pais na cidade de Davi. E Amazias, seu filho, reinou em seu lugar.'');


(2 Reis 14.1 ''No segundo ano de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, começou a reinar Amazias, filho de Joás, rei de Judá.'' ).

10 - Uzias ou Azarias (777 aC) - (2 Reis 14.21 ''E todo o povo de Judá tomou a Azarias, que já era de dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias, seu pai.'' );


(2 Reis 15.1-2 ''No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá. Tinha dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém.'' ).

11 - Jotão (750 aC) - (2 Reis 15.7 ''E Azarias dormiu com seus pais e o sepultaram junto a seus pais, na cidade de Davi; e Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.'' ); 


(2 Reis 15.32-33 ''No ano segundo de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, começou a reinar Jotão, filho de Uzias, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jerusa, filha de Zadoque.'' ).

12 - Acaz (734 aC) - (2 Reis 15.38 ''E Jotão dormiu com seus pais, e foi sepultado junto a seus pais, na cidade de Davi, seu pai; e Acaz, seu filho, reinou em seu lugar.'' ); 


(2 Reis 16.1-2 ''No ano dezessete de Peca, filho de Remalias, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, rei de Judá. Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR seu Deus, como Davi, seu pai.'' ).

13 - Ezequias (727 aC) - (2 Reis 16.20 ''E dormiu Acaz com seus pais, e foi sepultado junto a seus pais, na cidade de Davi; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.'' );


(2 Reis 18.1-2 ''E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.'' ).

14 - Manasses (697 aC) - (2 Reis 20.21 ''E Ezequias dormiu com seus pais; e Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.'' );


(2 Reis 21.1 ''Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá.'' ).

15 - Amom (642 aC) - (2 Reis 21.18-19 ''
E Manassés dormiu com seus pais, e foi sepultado no jardim da sua casa, no jardim de Uzá; e Amom, seu filho, reinou em seu lugar. Tinha Amom vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Mesulemete, filha de Harus, de Jotbá.'' ).

16 - Josias (640 aC) - (2 Reis 21.26 ''E o sepultaram na sua sepultura, no jardim de Uzá; e Josias, seu filho, reinou em seu lugar.'' );  


(2 Reis 22.1 ''Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.'' ).

17 - Jeoacaz  (608 aC) - (2 Reis 23.30-31 ''
E seus servos, num carro, o levaram morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura; e o povo da terra tomou a Jeoacaz, filho de Josias, e ungiram-no, e fizeram-no rei em lugar de seu pai. Tinha Jeoacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.'' ).

18 - Jeoaquim (608 aC) - (2 Reis 23.34 ''Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.''); 

(2 Reis 23.36 ''Jeoaquim tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zebida, filha de Pedaías; ela era de Ruma.'' ).

19 - Joaquim (598 aC) - (2 Reis 24.6 ''Jeoaquim descansou com seus antepassados. Seu filho Joaquim foi o seu sucessor.'' ); 


(2 Reis 24.8 ''Joaquim tinha dezoito anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém. O nome da sua mãe era Neusta, filha de Elnatã; ela era de Jerusalém.'' ).

20 - Matanais ou Zedequias ( 598 aC) - (2 Reis 24.17-18 

Fez Matanias, tio de Joaquim, reinar em seu lugar, e mudou seu nome para Zedequias.
'' 
Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Hamutal, filha de Jeremias; ela era de Libna.'' ).

Que Deus te abençoe!!

1 Reis 18 - Elias e os profetas de Baal / Confrontando os falsos deuses - Identificando a falsa divindade Aserá - Confrontando os falsos profetas - Confrontando a falsa adoração - Confrontando o sincretismo religioso estatal






Introdução:



Hoje veremos um dos embates mais espetaculares registrados nas Escrituras Sagradas: o confronto entre a mentira e a verdade, entre o falso e o verdadeiro, entre Baal e Deus. 

E isto aconteceu em uma competição entre Elias e os “profetas” de Baal no monte Carmelo (1Reis 18:19 ''Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.'' ). 

Assim como Elias foi chamado para mostrar que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus, todos nós que pertencemos ao novo concerto fomos chamados a defender o evangelho de Cristo contra distorções e desvio doutrinário, e para afirmarmos que somente Jesus Cristo é o “Caminho, a Verdade e a Vida, e que ninguém vai ao Pai, senão por Ele”(João 14:6), e que “há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”(1Timóteo 2:5).

I. CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES

A diferença entre o Deus Criador de todas as coisas, e os falsos deuses é tremendamente gritante. Primeiro, porque Deus é vivo e eterno, criador de todas as coisas – Jeremias 10.10 diz “Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno”. 

Segundo, os falsos deuses, são apenas imaginação e invenção do homem sem Deus. Logo eles não podem interagir com seus seguidores. Uma das características fundamentais de Deus, que o difere dos falsos deuses, é o fato de Ele sempre procurar se comunicar com suas criaturas. 

Vemos isso claramente no caso de Elias e os profetas de Baal (1 Reis 18.26-27 ''Enquanto os seguidores de Baal clamaram desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah Baal, responde-nos! Porém não houve voz; ninguém respondeu. E saltavam em volta do altar que tinham feito. Sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles, dizendo: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e necessite de que o acordem'' ). 

Já Elias não precisou clamar muito para obter a resposta. (1 Reis 18.36-38 '' Elias se chegou, e disse: Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, seja manifestado hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra tenho feito todas estas coisas.  Responde-me, ó Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, ó Senhor, és Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.  Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego“).

1. Conhecendo o falso deus Baal. 

Era o deus supremo dos cananeus. A palavra Baal significa proprietário, marido ou senhor, isso demonstra que ele exercia controle e posse não somente sobre o lugar onde se encontrava, mas também sobre as pessoas que o adorava. Seus adoradores acreditavam que o ídolo fosse o responsável pela abundância da terra e pela fertilidade do ventre. Sendo o deus da fertilidade, seu culto era marcado pela crueldade e por uma devassidão que envergonharia até Sodoma e Gomorra. Em suas cerimônias havia sacrifícios de vítimas humanas, orgias e os mais inimagináveis desregramentos; e, logicamente, louvores a Baal.

O Moderno culto a Baal. O velho Baal continua o mesmo; tudo faz para induzir os santos à impureza. Seus profetas e adoradores também não mudaram. Vejamos, a seguir, alguns exemplos, como os seus cultos manifestam-se em nossos dias:

a) Pornografia. Não são poucos os filhos de Deus que se acham arruinados espiritualmente em consequência de revistas, filmes, vídeos pornográficos, internet e a maioria das novelas.
O Senhor não atura tais coisas; são abomináveis aos seus olhos. Ele é Santo! E de seus filhos exige vida santa e irrepreensível – (1 Pedro 1.15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” );
(Levítico 20:7 ''Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.'' ); 

b) Sincretismo Religioso (mistura). Infelizmente, somos obrigados a mencionar os shows promovidos em nossos púlpitos. Cantores e artistas, dizendo-se evangélicos, mas flagrantemente divorciados da graça de Deus, além de nos roubarem todo o tempo da Palavra, introduzem elementos de rituais idolatras, arrastando nossos jovens para uma vida  descompromissada com Deus.
(Êxodo 19:6 ''E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.'' ).

c) Infidelidade conjugal. Numa sociedade permissivista e erotizada como a nossa, o adultério não é visto mais como algo reprovável. É toleravelmente aceito; é socialmente incentivado; é legalmente ignorado. A Bíblia não mudou! Adultério é adultério. Pecado é pecado. Ainda que busquemos justificativas teológicas para tais comportamentos, a verdade bíblica não será alterada (Êxodo 20:14 ''Não adulterarás.'' ); 

(Mateus 5:28 ''Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.'' ).

2. Identificando a falsa divindade Aserá.  

Aserá era uma falsa deusa Cananéia muito antiga. Uma inscrição suméria datando de 1750 a.C. se refere a ela como a deusa-mãe, esposa de El, o deus pai do panteão cananeu. Era também conhecida como Astarote ou Astarte, era uma deusa ligada à fertilidade humana e animal e também da colheita. Como o símbolo astrológico de Baal era o Sol, Aserá é frequentemente associada com a Lua, mas seu símbolo era o planeta Vênus.

Aserá foi à deusa de Tiro e de Sidom em épocas longínquas, ao menos desde 1200 a.C, e foi provavelmente uma esposa sidônia de Salomão quem a introduziu na corte deste rei de Israel. 

No reinado de Roboão, filho de Salomão, se adorava Aserá (1 Reis 14:23 ''Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens de Asera sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde.'' );

E isto persistiu em vários reinados de Judá (1 Reis 15:13 ''E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.'' ); num claro ato de sincretismo religioso, provocando à ira o Senhor Jeová.

No reino do Norte, o rei Acabe de Israel se casou com Jezabel, filha de um rei da Sidônia, e o culto a Aserá e ao seu filho Baal foi estabelecido na corte.

II. CONFRONTANDO OS FALSOS PROFETAS

1. Profetizavam sob encomenda. 
(1 Coríntios 2.13,15 '' 13 - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.  15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.'' ). 

Aqueles profetas de Baal, sustentados pelo estado, tinham como propósito agradar o rei em tudo. Eram profetas sim, contudo, profetas de uma falsa divindade. Mas não nos é estranho encontrarmos profetas do Deus Único que em nada diferem daqueles que cercavam a mesa de Acabe. No dizer de Paulo, estes tais serão discernidos pelos espirituais! 

Nos dias de Jesus existiam ministros que ‘exteriormente pareciam justos aos homens (Mateus 23.28 ''Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.'' ). 

Mas interiormente eles estavam cheios de hipocrisia e iniquidade. Sua aparência era enganadora até que os verdadeiros motivos fossem expostos pela luz da Palavra viva de Deus. 

Jesus comparou seus corações ao solo ruim que produzia frutos pecaminosos (Leia Mateus 13.1-23; Mateus 15.17-20)”. 

Claro está que temos a obrigação de julgar os profetas pelos seus frutos, isto também fica claro nos escritos de Paulo e João (1 Tessalonicenses 5.21 ''Examinai tudo. Retende o bem.'' ); 

(1 João 4.1 ''Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.''); 

(1 Coríntios 14.29 ''E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.'' ).

2. Eram mais numerosos. 

O relato Bíblico afirma que os profetas de Baal eram 450, e os profetas de Aserá eram 400 (1 Reis 18.19 ''Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.'' ), ampla maioria se comparado ao único profeta de YAHWEH nesse desafio do monte Carmelo. 

Apesar dessa maioria numérica no Carmelo, estes oitocentos e cinquenta profetas ficaram confundidos e envergonhados, pois somente o Deus de Elias respondeu com fogo e dissipou toda dúvida do coração do povo (1 Reis 18.38-39 '' Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!'' ).

III. CONFRONTANDO A FALSA ADORAÇÃO

O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. O mesmo dicionário define o verbo adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar. 

As palavras que definem adoração, no Velho Testamento, significam ajoelhar-se, prostrar-se (#7812, Strongs), como em (Êxodo 20.5 ''Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.'' ). 

As palavras que definem adoração, no Novo Testamento, significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica (#4352, Strongs), como em (Mateus 4.10 ''Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.'' ); 

(João 4.24 ''Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.'' ). Adoração então é uma atitude de extremo respeito, inclusive ao divino, que se expressa com ações singulares de reverência e culto. 

Qual é a adoração que Deus realmente espera de nós?

Elias pediu que o povo, os profetas de Baal e de Aserá se apresentassem num lugar determinado por ele. O povo se reuniu e Elias, sem medo, apresentou-se ao povo, exigindo dele uma definição resoluta – “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o e, se é Baal, segui-o” (1 Reis 18:21). 

Apesar da grande demonstração do poder de Deus, numa seca que já durava três anos e seis meses, numa clara prova de que Baal não era deus algum, não detinha controle algum sobre a natureza, o povo ainda estava coxeando entre dois pensamentos, preferindo as benesses do poder oferecidas por Jezabel no culto a Baal, bem como as seduções deste culto, que era um culto sensual, depravado e repleto de tudo aquilo que agradava a natureza pecaminosa do homem. Dinheiro, prazer, posição social eram ofertados pelos baalins e, assim, muitos, apesar de todas as evidências do poder do Senhor, continuavam titubeantes e, neste duvidar, acabavam sendo arrastados para a idolatria.

Elias, então, reparou o altar, que estava quebrado, bem como pôs água abundante para que não houvesse qualquer dúvida de que era Deus quem iria operar. Este cuidado do profeta é um exemplo a seguirmos na atualidade: a operação de Deus é algo de que devemos ter certeza e convicção. 
Por isso, nada deve ser feito sem a devida preparação espiritual, a devida santificação (o reparo do altar), como também tudo deve ser feito às claras diante do povo, com transparência, decência e ordem (1 Coríntios 14:40 ''Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.'' ). 

Quantos altares desmantelados na atualidade têm buscado o “fogo divino”! e, como Deus não opera em lugares assim, recorrem a subterfúgios, a astuciosos estratagemas para impressionar o povo. Entretanto, não nos iludamos, Deus não é Deus de confusão.

Mas, além de ter reparado o altar e não deixado margem a qualquer dúvida, Elias fez uma oração. Elias não “determinou” coisa alguma a Deus, pois sua “determinação” era a disposição firme de servir a Deus, não qualquer exigência que devesse ser feita, como muitos iludidos atrevem-se a fazer em os nossos dias. 

Elias fez uma oração, um pedido a Deus, reconhecendo a Sua soberania, o Seu senhorio – “e que eu sou teu servo“(1 Reis 18:36). Ele poderia chamar Deus de Senhor, porque havia experimentado o controle de Deus sobre todas as coisas: o corvo, a panela da viúva, a vida do filho da viúva. 

Relembrou ao povo, que o escutava, que Deus era o Deus do pacto feito com os patriarcas, o Deus que havia formado a nação de Israel e que ele, Elias, era tão somente um servo dEle. Mal acabou a oração, o Senhor consumiu tudo com o fogo e o povo não teve mais dúvida alguma: só o Senhor é Deus! (1 Reis 18:36-39).

IV. CONFRONTANDO O SINCRETISMO RELIGIOSO ESTATAL

1. O perigo do sincretismo religioso. 

Sincretismo é a fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas. Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes, ou, a influência exercida por uma religião nas práticas de outra.

O sincretismo que estava acontecendo em Israel tinha elementos altamente condenáveis, que de uma forma muito direta desobedecia e afrontava os padrões morais estabelecidos para o povo de Israel, como por exemplo, o culto sensual – aonde eram incluídas imoralidade sexual religiosa, tendo para isso prostitutas cultuais -, e da adoração a outros deuses.

Não há uma precisão da época em que começou o sincretismo entre os israelitas. Os registros bíblicos relacionam ao período da saída do povo de Israel do Egito e entrada na terra de Canaã. Israel viveu 430 anos sob o domínio egípcio e sob a influência de suas religiões. O povo egípcio sempre foi politeísta, adorava os deuses Rá (deus do sol), Toth (sabedoria, conhecimento, representante da Lua), Hórus (céu), Osiris (vida após a morte), Isis (amor, magia), Ged (terra), entre outros. 

Os filhos de Israel certamente se envolveram com estas divindades e seu culto, conforme comprova Josué: (Josué 24.23 “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor” ).

2. A resposta divina ao sincretismo

Seguir a falsos deuses é abandonar o Deus vivo e isto constitui em um terrível pecado, passível de punição. O texto sagrado diz que logo após o Senhor ter respondido com fogo a oração de Elias (1 Reis 18:38), o profeta deu a seguinte instrução ao povo: (1 Reis 18:40 “Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou” ). 

A decisão de Elias não foi tomada por sua própria conta, mas seguia a orientação divina dada pelo Senhor a Moisés: (Êxodo 20.3 “Não terás outros deuses diante de mim” ); (Êxodo 22.20 “O que sacrificar aos deuses e não só ao SENHOR será morto” ).

Hoje vemos florescer o sincretismo religioso nas igrejas ditas evangélicas, principalmente promovidas pelo segmento dito neopentecostalismo. Práticas pagãs são assimiladas nas igrejas para atrair as pessoas. Cerimônias e ritos totalmente estranhos à Palavra de Deus são introduzidos no culto para agradar o gosto dos adoradores. O sincretismo está na moda. Mas ele ainda continua provocando a ira de Deus!

O culto a Deus é composto de proclamação da palavra, explicação da mesma, louvores ao Senhor, orações e intercessões e comunhão – (1 Coríntios 14.26 “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” ). Portanto, não há lugar para palhaçada e feitiçaria na igreja.

CONCLUSÃO

 Do mesmo modo que Israel foi punido pela adoração e misturas de praticas religiosas de outras divindades, também qualquer povo será assim tratado a partir do momento em que se voltar a uma prática religiosa a outros deuses, depois de terem conhecido o Deus verdadeiro.
                                                                                                                   
  Que Deus te Abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...