Translate

1 Reis 19 - Jezabel ameaça Elias / Elias no monte de Horebe <> Que fazes aqui Elias?





“Horebe, o Monte de Deus”


Horebe no hebraico significa: “Uma terra deserta” ou “Lugar seco.” O mesmo que Sinai (Êxodo 3.1 ''E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.''); 

(Êxodo 17.6 ''Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.'' ). A península do Sinai está situada na montanha de Arábia entre os golfos de Suez e de Acabá.

Neste lugar Deus apareceu a Moisés nas chamas de uma sarça ardente.    (Atos 7.30 ''E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.'' ).

A rocha foi ferida para dela sair água para os israelitas. (Êxodo 17.6 ''Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.'' ).

Foi no Sinai que Deus o todo poderoso dez conhecer a sua vontade por meio de Moisés à multidão dos hebreus. (Êxodo 20.1-17; Êxodo 24.7-8).

Montanha onde Moisés recebeu do Senhor a Lei chama-se Horebe no Deuteronômio (1.2, etc.); em qualquer outro lugar tem o nome de Sinai. Parece que Horebe designa todo o território, e Sinai a montanha onde a Lei foi dada.

Onde Elias, fugindo de Jezabel, escondeu-se numa caverna.

Elias no lugar certo, na hora errada. Deus disse-lhe: “… Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19.9 ''E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?'' ).

1- Quem era Elias?

Um homem poderoso - (1 Reis 17.1, 1 Reis 13-16; 1 Reis 18.36-39).

Um homem de Deus - (1 Reis 17.18,24).

Um homem de decisão - (1 Reis 18.21).

Um homem de desafio - (1 Reis 18. 22-24).

Um homem de fé - (1 Reis 18.42-45).

Um homem sustentado por Deus - (1 Reis 17.4-6; 1 Reis 19.5-8).

Um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos…(Tiago 5.17).

Dormindo em total exaustão. Todos nós temos nossos dias ruins e de calmaria. A maior ameaça é logo após o triunfo. O momento em muitas vezes a pessoa está vulnerável como no dia seguinte a uma vitória…

2- O momento de crise de Elias:

O momento de crise é o momento em que Deus nos prova. O momento de crise é o momento onde muitas vezes falhamos com o Senhor:

Por falta de fé - (Hebreus 11.6 ''Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.'' ).

Por falta de coragem. (1 Reis 19.9 ''E ali entrou numa caverna e passou ali a noite;...'' ).

Por nossas reclamações - (1 Reis 19.4 ''Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.'' ).

Por atitudes de desespero - (1 Reis 19.3 ''O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi...'' ).

Por atitudes de covardia. (1 Reis 19.1-9).

Por atitudes de exaltação - (Mateus 23.12 ''E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.'' ).

As Escrituras Sagradas dizem:

(Tiago 4.10 “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” ).

(1 Pedro 5.6 “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.” ).

3- O motivo da fuga de Elias:

Medo - (1 Reis 19.1-3, 10).
Cansaço - (1 Reis 19.8).
Tristeza - (1 Reis 19.10).
Desânimo - (1 Reis 19.14).

A retirada forçada de Elias para o território de Judá é o um exemplo daqueles que “por causa da justiça” (Mateus 5.10 ''Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;'' ) são maltratados e pelas covas da terra. 

(Hebreus 11.37-38 ''Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.'' ).

A Bíblia diz que Deus não desampara o teu servo. (Salmos 37.25 ''Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão'' ). Por que:

Ele é Fiel - (Isaías 49.15-16 ''Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim'' ).

Ele está conosco - (Romanos 8.31 ''Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?'' ); 

(1 João 4.4 ''Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.'' ).

Ele é o nosso refugio e fortaleza - (Salmos 46.1 ''Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.'' ); 

(Salmos 91.1-2 ''Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.'' ).

Ele é o nosso amparo - (Salmos 18.18 ''Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o SENHOR foi o meu amparo.'' ).

Ele é a nossa vitória - (Provérbios 21.31 ''Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.'' ); 

(1 Coríntios 15.57 ''Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.'' ); 

(2 Coríntios 2.14 ''E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.'' ).

Você pode dizer? Como:

1- Davi  (Salmos 40.8 ''E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.'' ).

2- Jesus (João 4.34 ''Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.'' ).

3- Pedro (Lucas 18.28 ''E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.'' );


(João 6.68 ''Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.'' ).

4- Paulo (Gálatas 2.20 ''Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.'' );

(1 Coríntios 9.27 ''Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.'' );

(Filipenses 1.21 ''Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.'' ).

“Horebe, o Monte da Revelação”


O Monte Horebe foi o lugar aonde Elias ouviu a voz de Deus. A revelação de Deus veio de “uma voz mansa e delicada”. Deus também fala ao coração das pessoas de uma maneira íntima e silenciosa. Ele usa a voz da sua palavra pregada e do seu Santo Espírito agindo na alma dos ouvintes.
Você pode ouvir Deus? Como:

Adão - (Gênesis 3.9 ''E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?'' ).

Abraão - (Gênesis 17.1 ''Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.'' ).

Samuel - (1 Samuel 3.10 ''Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.'' ); 

(1 Samuel 16.1 ''Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.'' ).

Isaías - (Isaías 6.8 ''Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.'' ).

Ezequias - (Isaías 38.1 ''Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.'' ).

Ezequiel - (Ezequiel 2.1-2 ''E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.'' ).

Paulo - (Atos 9.3-6 ''E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.'' ).

As Escrituras Sagradas  dizem:

(Salmos 19.3 ''Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.'' ).

(João 18.37 ''Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.'' ).

(Apocalipse 3.13 ''Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.'' ).

O que Deus disse a Elias:

1- (1 Reis 19.11a E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR... ).
Deus é o Deus da segunda chance; Ele é o Deus do segundo toque.             (1 Reis 19.7 ''E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.'' ). 

2- (1 Reis 19.15a “E o Senhor lhe disse: Agora Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco…” ).

3- (1 Reis 19.15b “e Vem unge…” ).

Cumpri a sua missão:


Unge a Hazael rei sobre a Síria. (1 Reis 19.15c).

Unge a Jeú rei sobre Israel. (1 Reis 19.16ª).

Unge a Eliseu profeta em teu lugar. (1 Reis19.16b).


Conclusão:


A 1ª coisa que Deus faz, quando encontra com Elias, foi uma pergunta.    

O que você faz aqui Elias? (1 Reis 19.9 ''E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?'' ).

O que aconteceu com Elias, que levou Deus fazer essa pergunta?

Deus não tinha mandado Elias para aquela caverna.

Não era projeto de Deus para Elias estar naquele lugar.

O que você faz aqui Elias?

Elias estava fora do propósito de Deus.

Elias tinha desviado o foco da sua meta.

Alguma coisa frustrou Elias naquilo que ele estava fazendo.

Existem circunstâncias que pode tirar você dos seus alvos.

Existem frustrações que pode te levar a desistir dos seus alvos.

Elias fugiu para caverna, não porque ele tinha cometido algo pecaminoso ou algo que o desqualificava.

Mas foi algo que o desviou do melhor de Deus (1 Reis 19.10 ''E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.'' ).

Elias estava com medo das pessoas.
Elias estava frustrado com as pessoas.
Elias estava desanimado com a vida.
Elias desistiu dos seus alvos.
Por isso fugiu para caverna.
Elias estava culpando as pessoas pela sua frustrações.
Elias estava culpando as pessoas pela sua desistência.

O que me impressionou foi a resposta de Deus, Deus não resolveu o problema de Elias, Deus não explicou o seu dilema.

Deus poderia ter dito a Elias, Calma Elias você está nervoso, irado, magoado.

Mas veja o que Deus fez (1 Reis 19.11, 12, 13a '' 11 - E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12 - E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. 13a - E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna;...'' ).

Deus se manifesta para Elias de uma forma sobrenatural.

Elias presencia o poder de Deus de três maneira.

Um grande e forte vento, um terremoto violento e um fogo ardente e Elias não é atingido.

E sabe qual foi a reação de Elias diante do poder de Deus? Nenhuma reação.

E Deus faz novamente a mesma pergunta. Que fazes aqui Elias ?

Deus esperava um reação de Elias, Deus esperava que Elias se quebrantasse, e entendesse que as pessoas podiam sim atingi-lo, mas não podiam destruir os sonhos de Deus em sua vida.

Mas veja a atitude de Elias (1 Reis 19.14 ''E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.'' ).

Mesmo diante de Deus, mesmo diante do poder de Deus, Elias continua a culpar as pessoas pela sua desistência.

E sabe qual foi a resposta de Deus para Elias?
(1 Reis 19.18 ''Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.'' ).

Elias Eu respeito você, mas saiba de uma coisa, para cada um que desiste de viver, de conquistar meus propósitos, Eu tenho 7000 que gostaria de estar no seu lugar.

E Deus levanta Eliseu no lugar de Elias, que não teve medo de encarar a vida e estabelecer o propósito de Deus em sua vida e através da sua vida.

Sabe existe muitas pessoas escondidas na caverna do (ódio, insegurança, prostituição, vício, álcool, poder, remédios)

Culpando as pessoas pela sua desistência de (viver, feliz, alegre, livre, amar)

Mesmo Deus falando através da Palavra, do Louvor, do Amor, mesmo Deus falando Eu sou contigo.

Muitos preferem viver uma vida de derrota, desistindo dos sonhos de Deus, culpando as pessoas.

Sabe por que Deus substitui Elias?

Elias tinha unção, autoridade, poder, mas não tinha misericórdia das pessoas. Elias queria que Deus destruísse aquelas pessoas.

É mais fácil Deus substituir alguém, do que mudar a sua misericórdia com as pessoas.

(Lamentações 3.22 ''As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;'' ). 
Afirma que as misericórdias de Deus são a causa de não sermos destruídos.

Sabe porque muitos vivem numa caverna (espiritual, emocional, sentimental e natural)

Porque acham que Deus não exerce justiça na vida de fulano.

Ouça Deus não age em cima de sentimento de vingança. Deus age em cima de sentimento de misericórdia.

(Mateus 9.13 ''Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.'' ).

Era isso que Elias não compreendia, e era isso que Deus queria ensinar a Elias.

O QUE FAZES AQUI?

Estou aqui, sentado numa mesa de bar, conversas vazias, vãs a compartilhar!

Bebida amarga a me tolhir, enebriar!



O QUE FAZES AQUI?

Estou aqui, com amigos, compartilhando agulhas venenosas, a me picar, drogar!

Imagens alucinantes surgem a me anestesiar;

A dor que deveras sinto, por um instante, sinto atenuar!



O QUE FAZES AQUI?

Estou aqui, no motel, com aquela mulher tão fascinante, a me seduzir, encantar!

Fechando os olhos, esquecendo da minha esposa, que está em casa, a chorar, lamentar!



O QUE FAZES AQUI?

Estou aqui, na quarto tão solitário, a pensar, numa angústia sem fim , a me tragar!

Só mais um comprimido, só mais um...A me afagar, saciar!

Dormir é o Élan , a companhia, a me consolar!


Assim diz o Senhor: EU, SENHOR, AQUI, ESTOU... Nos bares, nos quartos, nas ruas, nos velórios, nos hospitais, nas avalanches das águas...Em todos os lugares, em todas situações!

O Senhor, esta a te procurar, a te encontrar, a te chamar, a te perguntar...

Responda a ele!
Ele quer te ouvir, afagar, consolar, resgatar...
E depois, te revelar um novo caminho a seguir!

Está na hora de você parar de culpar as pessoas pelas suas atitudes, está na hora de aprender do que é misericórdia, está na hora de você sair dessa caverna, encarar a vida e as pessoas. 

(Ezequiel 20.44 ''E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu proceder para convosco por amor do meu nome; não conforme os vossos maus caminhos, nem conforme os vossos atos corruptos, ó casa de Israel, disse o Senhor DEUS.'' ).

                        Que Deus te abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...