(Josué 3.17 ''Porém os
sacerdotes, que levavam a arca da aliança do SENHOR, pararam firmes, em seco,
no meio do Jordão, e todo o Israel passou a seco, até que todo o povo acabou de
passar o Jordão. '')
(Josué 4.5 ''E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;'')
O cruzamento do rio Jordão pelo povo de Israel foi um dos acontecimentos mais representativos na tomada da terra prometida.
Quarenta anos antes eles haviam cruzado o mar Vermelho para sair do Egito, sob a direção de Moisés, que representa a lei. Agora eles atravessavam o rio Jordão, comandados por Josué, que representa Cristo.
Era um passo decisivo,
pois uma vez do outro lado estavam pisando a terra prometida, e teriam que
enfrentar os seus moradores, em batalha com seus exércitos. Não podiam voltar
para trás, pois ali ficava o deserto.
Desta vez, a arca tomou a vanguarda, carregada pelos levitas sacerdotes. A arca era o símbolo da presença e do poder de Deus, e toda ela nos fala de Cristo, tanto a sua estrutura como o seu conteúdo. O povo foi instruído a ficar espalhado a uma distância de um quilômetro da arca, para que todos a pudessem ver e saber o caminho a seguir.
Josué mandou que o povo se santificasse em preparação para o milagre da passagem do rio Jordão. Era um ato de purificação e consagração antes de entrar na presença de Deus, geralmente feito antes de oferecer sacrifícios, ou, como neste caso, presenciar as maravilhas de Deus.
A impureza interior, resultado do pecado, era simbolizada por comer certos alimentos proibidos (Leia: Levítico 11), o parto (Leia: Levítico 12), doenças (Leia: Levítico 13 e 14), tocar um cadáver (Leia: Números 19.11-22), etc.
Desta vez, a arca tomou a vanguarda, carregada pelos levitas sacerdotes. A arca era o símbolo da presença e do poder de Deus, e toda ela nos fala de Cristo, tanto a sua estrutura como o seu conteúdo. O povo foi instruído a ficar espalhado a uma distância de um quilômetro da arca, para que todos a pudessem ver e saber o caminho a seguir.
Josué mandou que o povo se santificasse em preparação para o milagre da passagem do rio Jordão. Era um ato de purificação e consagração antes de entrar na presença de Deus, geralmente feito antes de oferecer sacrifícios, ou, como neste caso, presenciar as maravilhas de Deus.
A impureza interior, resultado do pecado, era simbolizada por comer certos alimentos proibidos (Leia: Levítico 11), o parto (Leia: Levítico 12), doenças (Leia: Levítico 13 e 14), tocar um cadáver (Leia: Números 19.11-22), etc.
A
cerimônia da santificação simbolizava a importância de ter um coração puro
antes de qualquer pessoa aproximar-se de Deus. Como os israelitas, precisamos
ter o perdão dos nossos pecados, pelo sangue de Cristo, antes de nos
aproximarmos de Deus.
Josué tinha fé que o SENHOR iria operar algum milagre, pois o rio Jordão, normalmente pouco volumoso, naquela época estava alagando as suas margens, tendo transbordado sobre todas as suas ribanceiras.
Sem uma vau, ou uma ponte, parecia impossível conduzir todo este povo e os seus pertences e animais para o outro lado. O perigo era grande. O SENHOR escolheu esta ocasião para engrandecer Josué diante de todo o povo, mostrando que estava com ele.
O milagre que seria efetuado, serviria também para demonstrar ao povo de Israel o poder do SENHOR, dando-lhes a certeza que o Deus vivo estava entre eles, e que destruiria diante deles os cananeus que habitavam a terra.
Josué tinha fé que o SENHOR iria operar algum milagre, pois o rio Jordão, normalmente pouco volumoso, naquela época estava alagando as suas margens, tendo transbordado sobre todas as suas ribanceiras.
Sem uma vau, ou uma ponte, parecia impossível conduzir todo este povo e os seus pertences e animais para o outro lado. O perigo era grande. O SENHOR escolheu esta ocasião para engrandecer Josué diante de todo o povo, mostrando que estava com ele.
O milagre que seria efetuado, serviria também para demonstrar ao povo de Israel o poder do SENHOR, dando-lhes a certeza que o Deus vivo estava entre eles, e que destruiria diante deles os cananeus que habitavam a terra.
Os cananeus
tinham que ser destruídos por causa da sua profunda iniquidade, e para evitar
que os israelitas fossem contaminados por eles.
Seguindo as instruções do SENHOR, transmitidas através de Josué, os sacerdotes que levavam a arca da aliança avançaram para dentro do rio, e, à medida em que seus pés tocavam na água, as águas que vinham rio abaixo se amontoaram deixando em seco o seu leito a partir daquele ponto até o mar Morto onde o rio desemboca. Os sacerdotes pararam no meio do leito do rio, e o povo todo passou em seco para o outro lado, com tudo o que tinham.
Antes dos sacerdotes saírem, dois monumentos de pedra foram construídos, de doze pedras cada um, cada pedra sendo levantada do fundo do rio por um representante de uma tribo.
O primeiro monumento foi construído no ponto em que os sacerdotes se encontravam, com a arca, por ordem de Josué: era um memorial aos filhos de Israel para lembrarem que as águas do rio Jordão foram cortadas diante da arca da aliança do SENHOR.
O segundo, por ordem do SENHOR, foi erigido em Gilgal, o local em que os israelitas haviam se alojado para passar a noite depois de atravessar o rio:
Para que seus filhos (e descendentes) soubessem que Israel havia passado em seco aquele Jordão,
Para que todos os povos da terra conhecessem que a mão do SENHOR é forte, e
Para que temessem ao SENHOR seu Deus todos os dias.
Tendo em vista o simbolismo do rio Jordão em relação a Cristo, não é difícil estender a analogia para os dois monumentos de doze pedras cada um:
- As doze pedras colocadas no leito do rio, por instrução de Josué, representam a morte de Cristo, que deu a sua vida por todo aquele que nEle crê.
Seguindo as instruções do SENHOR, transmitidas através de Josué, os sacerdotes que levavam a arca da aliança avançaram para dentro do rio, e, à medida em que seus pés tocavam na água, as águas que vinham rio abaixo se amontoaram deixando em seco o seu leito a partir daquele ponto até o mar Morto onde o rio desemboca. Os sacerdotes pararam no meio do leito do rio, e o povo todo passou em seco para o outro lado, com tudo o que tinham.
Antes dos sacerdotes saírem, dois monumentos de pedra foram construídos, de doze pedras cada um, cada pedra sendo levantada do fundo do rio por um representante de uma tribo.
O primeiro monumento foi construído no ponto em que os sacerdotes se encontravam, com a arca, por ordem de Josué: era um memorial aos filhos de Israel para lembrarem que as águas do rio Jordão foram cortadas diante da arca da aliança do SENHOR.
O segundo, por ordem do SENHOR, foi erigido em Gilgal, o local em que os israelitas haviam se alojado para passar a noite depois de atravessar o rio:
Para que seus filhos (e descendentes) soubessem que Israel havia passado em seco aquele Jordão,
Para que todos os povos da terra conhecessem que a mão do SENHOR é forte, e
Para que temessem ao SENHOR seu Deus todos os dias.
Tendo em vista o simbolismo do rio Jordão em relação a Cristo, não é difícil estender a analogia para os dois monumentos de doze pedras cada um:
- As doze pedras colocadas no leito do rio, por instrução de Josué, representam a morte de Cristo, que deu a sua vida por todo aquele que nEle crê.
Também representam a morte para o pecado de todo o crente em Cristo, (Romanos 6.2-3 ''De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Ou não
sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua
morte?'').
As doze pedras foram colocadas nas
águas da morte. O crente em Cristo é também batizado por imersão nas águas da
morte.
- As doze pedras tiradas do Jordão por ordem do SENHOR e empilhadas em Gilgal
("rolando") nos lembram do poder de Deus que ressuscitou da morte o
seu Filho, Jesus Cristo.
Da mesma forma, é pelo Seu poder que somos
ressuscitados com Cristo, feitos nova criação, para andar em novidade de vida,
justificados do pecado, vivendo para Deus (Romanos
6:4-11 '' 4 - De sorte
que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em
novidade de vida.
5 - Porque, se
fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos
na da sua ressurreição;
6 - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7 - Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8 - Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.'').
6 - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
7 - Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
8 - Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.'').
O significado principal do substantivo
batismo e do verbo batizar, examinando sua origem grega, é identificação. Somos
identificados com Cristo na Sua morte; quando Ele morreu, foi por nós; Sua
morte foi a nossa morte; quando Ele ressuscitou da morte, nós ressuscitamos da
morte; e hoje estamos ligados a um Cristo que vive.
É somente na medida em que
estamos ligados a Ele, que gozamos das bênçãos espirituais que Ele nos dá.
Quando os israelitas atravessaram o rio, eles passaram a ter sua pátria na terra prometida, eternamente identificados com ela.
Quando os israelitas atravessaram o rio, eles passaram a ter sua pátria na terra prometida, eternamente identificados com ela.
Também o crente em Cristo está assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus, (Efésios 2.6 ''E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;''),
E tem a sua pátria nos céus (Filipenses 3.20 ''Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,'').
Estamos eternamente identificados com ela, sendo seus embaixadores no mundo, (2 Coríntios 5.20 ''De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.'').
Deus te abençoe!
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