A Carta
à Igreja em Esmirna
Durante o
período em que Paulo ficou em Éfeso, na sua terceira viagem
evangelística, “todos os habitantes da Ásia” ouviram o
evangelho de Jesus (Atos 19.10 Que diz: "E durou
isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia
ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.").
Pedro
incluiu os eleitos e forasteiros da Ásia entre os destinatários de sua primeira
carta
(1
Pedro 1.1 Que diz: "Pedro,
apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia,
Capadócia, Ásia e Bitínia;").
É bem
possível que a igreja em Esmirna, uma cidade situada aproximadamente 65 km ao
norte de Éfeso, esteja incluída nestas citações. Mas, a primeira vez que ela é
identificada por nome é nas citações no Apocalipse.
Por isso, não temos informações específicas sobre esta igreja, além dos quatro versículos desta carta ao anjo da igreja em Esmirna. O pouco que sabemos é positivo. Esta carta elogia e encoraja, sem oferecer nenhuma crítica dos cristãos em Esmirna.
Por isso, não temos informações específicas sobre esta igreja, além dos quatro versículos desta carta ao anjo da igreja em Esmirna. O pouco que sabemos é positivo. Esta carta elogia e encoraja, sem oferecer nenhuma crítica dos cristãos em Esmirna.
Ao Anjo da
Igreja em Esmirna (Apocalipse 2.8-11)
A igreja em
Esmirna (Vers.8): Hoje conhecida com Izmir, a terceira maior
cidade da Turquia e o segundo mais importante porto do país, Esmirna era uma
cidade antiga de uma região habitada durante milhares de anos antes de Cristo.
A antiga cidade foi destruída pelos lídios em 600 a.C. e reconstruída pelos
gregos no final do 4º século a.C. A cidade ganhou nova vida, e pode ser descrita
como uma cidade que morreu e tornou a viver.
Durante o domínio romano, Esmirna
se tornou um centro de idolatria oficial, conhecida como Guardião do Templo
(grego, neokoros). Foi a primeira cidade da Ásia a construir um templo para a
adoração da cidade (deusa) de Roma (195 a.C.).
Em 26 d.C., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra).
Em 26 d.C., foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Foram descobertas imagens, na praça principal da cidade, de Posêidon (deus grego do mar) e de Deméter (deusa grega da ceifa e da terra).
Na época do
Novo Testamento, Esmirna provavelmente tinha uma população de aproximadamente
100.000. Por ser um porto excelente, facilitando o comércio entre a Ásia e a
Europa, era uma cidade próspera.
Estas coisas
diz o primeiro e o último (Vers.8): Jesus começa esta carta com
as palavras de (Apocalipse 1.17 Que diz: "E eu,
quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra,
dizendo-me: Não temas; Eu sou
o primeiro e o último;"), frisando a
sua eternidade.
Que esteve
morto e tornou a viver (Vers.8): Esta frase destaca a vitória sobre
a morte na ressurreição. Na situação dos discípulos de Esmirna, encarando
perseguições difíceis, seria especialmente importante lembrar da ressurreição
de Jesus. O Senhor deles não fracassou diante da morte; ele a venceu! Eles,
sendo fiéis, teriam a mesma esperança.
Conheço a
tua tribulação (Vers.9): Jesus, no meio dos candeeiros, viu
o sofrimento de seus seguidores. Da mesma maneira que ele se compadeceu dos
angustiados na terra durante o seu ministério (Marcos 1.41 Que diz: "E Jesus,
movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê
limpo."), ele olhou com compaixão para aqueles que sofriam em Esmirna.
Mesmo assim, ele não os poupou de toda a dor, como veremos no versículo 10. A palavra
“tribulação”, aqui, significa pressão que vem de fora.
A tua
pobreza (mas tu és rico) (Vers.9): Apesar de morarem numa
cidade próspera, os cristãos em Esmirna eram pobres. Provavelmente sofriam
discriminação por causa da fé, e assim se tornaram pobres. É bem possível,
também, que tivessem sacrificado seus recursos em prol do evangelho, como os
macedônios fizeram para ajudar os irmãos necessitados alguns anos antes (veja 2
Coríntios 8.1-9).
Mas a
pobreza material não tem importância quando há riqueza espiritual (3 João
2 Que diz: "Amado,
desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai
a tua alma.").
A situação dos discípulos em Esmirna era muito melhor do que a
da igreja em Laodicéia, que se achava rica apesar de sua pobreza espiritual (Apocalipse
3.17 Que diz: "Como
dizes: Rico sou, e estou
enriquecido, e de nada tenho falta; e
não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;").
A blasfêmia
dos falsos judeus (Vers.9): Blasfemar é falar mal.
Freqüentemente, refere-se a blasfêmia contra Deus. Aqui, porém, a blasfêmia é
um aspecto do sofrimento dos crentes em Esmirna. Esta difamação veio de pessoas
que se chamavam judeus mas, de fato, não eram verdadeiros judeus. Os judeus,
que tiveram uma sinagoga em Esmirna, perseguiam os cristãos.
Ao invés de
serem verdadeiros judeus e descendentes espirituais de Abraão Olha o que diz (João
8.39-47 Que diz: "Responderam,
e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de
Abraão, faríeis as obras de Abraão.
Mas agora
procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem
ouvido; Abraão não fez isto.
Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus."),
Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus."),
Veja o que
diz Romanos 2.28-29 Que diz: "Porque não
é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na
carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."), Eram servos de Satanás!
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."), Eram servos de Satanás!
O principal mentiroso e acusador dos
fiéis (Apocalipse
12.9-10 Que diz: "E foi
precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que
engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram
lançados com ele.
E ouvi uma
grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino
do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é
derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.");
João
8.44 Que diz: "Vós tendes
por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi
homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade
nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é
mentiroso, e pai da mentira.").
Não temas as
coisas que tens de sofrer (Vers.10): O conforto oferecido por
Jesus não é o livramento do sofrimento. Ele anima os discípulos em Esmirna a
não desistirem diante das tribulações que viriam logo.
Covardes não têm
esperança em Cristo (Apocalipse 21.8 Que diz: "Mas,
quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos
fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua
parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.").
Pessoas que
fogem da sua responsabilidade diante de Jesus por medo de sofrer não são dignas
da comunhão com ele. Pessoas que ensinam que o servo fiel será próspero e livre
de sofrimento nesta vida não acreditam nas palavras que Jesus mandou à igreja
em Esmirna!
O diabo está
para lançar em prisão alguns dentre vós (Vers.10): O diabo é
visto como a fonte da perseguição. Alguns seriam presos, provavelmente
aguardando julgamento e possível morte.
Para seres
postos à prova, e tereis tribulação de dez dias (Vers.10): O efeito
da tribulação seria o de provar a fé desses cristãos. A sua lealdade a Cristo
seria testada sob ameaças de morte. Mas a perseguição não continuaria para
sempre. Dez dias sugere um tempo curto mas completo. Seria uma provação
completa, mas teria um fim.
Por ter
vínculos tão fortes com a idolatria oficial de Roma, Esmirna se tornou uma
cidade perigosa para os cristãos. Esta carta fala sobre perseguições que
viriam. Até décadas depois do Apocalipse, perseguições atingiram seguidores de
Cristo na cidade.
Sê fiel até
à morte (Vers.10): O fim desta perseguição, para alguns, poderia
ser a própria morte. Mesmo assim, deveriam ser fiéis. Às vezes, arrumamos
qualquer desculpa para não fazer algo que Deus pede. Mas nada, nem a nossa
própria vida, deve ser mais importante do que a nossa fidelidade a Deus.
E dar-te-ei
a coroa da vida (Vers.10): A palavra “coroa” (grego,
stephanos) refere-se à coroa de vitória. A coroa da vida vem de Deus, o único
que pode dar a vida (João 5.24-26 Que diz: "Na
verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que
me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte
para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em
que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Porque, como o Pai tem a vida em
si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;"),
(João 14.6 Que
diz: "Disse-lhe
Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por
mim.");
(1 João
1.1-2 Que diz: "O que era
desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos
contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
(Porque a vida foi manifestada, e
nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava
com o Pai, e nos foi manifestada").
Aqueles que amam a vinda de Jesus
receberão a coroa da justiça (2
Timóteo 4.8 Que diz: "Desde
agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me
dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua
vinda.").
Quem tem
ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Vers.11): Como em
todas as cartas às igrejas, Jesus chama os destinatários a ouvirem a sua
mensagem.
O
vencedor (Vers.11): Aqueles que permanecem fiéis diante das
perseguições são vencedores com Cristo.
De nenhum
modo sofrerá dano da segunda morte (Vers.11): Não
sofreria o castigo eterno (Apocalipse 20.6 Que diz: "Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com
ele mil anos."),
(Apocalipse 20.14 que diz:
"E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a
segunda morte.");
(Apocalipse 21.8 Que diz: "Mas,
quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos
fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua
parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.").
Os
perseguidores poderiam até causar a primeira morte, mas os fiéis não sofrerão a
segunda morte (Mateus 10.28 Que diz: "E não
temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que
pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.").
Conclusão
Morar em Esmirna no primeiro século
não seria fácil para o discípulo de Jesus. Além das perseguições pelos judeus,
eles enfrentavam uma ameaça mais organizada e mais poderosa.
A idolatria
oficial, juntando a religião à força do governo, prometia uma perseguição
perigosa aos cristãos da cidade, tentando-os a abandonarem a sua fé para
melhorar as suas circunstâncias ou até para evitar a morte violenta.
Para
vencer esta tentação, teriam que acreditar no poder daquele que já venceu a
morte. Mesmo se morressem, as suas vidas eternas seriam garantidas somente se
mantivessem sua confiança no eterno Senhor, “o primeiro e o último,
que esteve morto e tornou a viver”.
Que Deus
o abençoe!
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