Translate

Abrão, como pode ser escolhido por Deus? #Novela Gênesis | Capítulo 26

 




Como uma pessoa, como Abrão, que aparenta ser fraco, manso, pode ser escolhida por Deus?

 

Na novela, a personalidade de Abrão é parecida com a de Amat, mais pacífica, pacata, mansa etc... 


Esse jeito dele pode ser conferido nas passagens bíblicas que mencionam a jornada e os desafios do herói da fé em sua fase mais madura. 


Suas ações e reações diante das mais diversas situações e problemas são bem descritas na Bíblia e remetem a um homem realmente assim, mais passivo, que cede muito, não faz questão das coisas e evita confrontos, bem diferente de como normalmente as pessoas costumam imaginar um grande líder.  


Deus escolheu um homem não destemido para provar que o Criador faz do fraco, forte. 


E usa pessoas consideradas fracas para confundir as consideradas fortes. (1 Coríntios 1.27-29 "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Para que nenhuma carne se glorie perante ele").


Algumas partes a destacar:


Sagai leva Kissare para ser operado às pressas e pede Nadi não o interrompa. Terá teme que a morte do sumo sacerdote atrapalhe seus negócios e espera por sua melhora. Os sacerdotes fazem ofertas no Zigurate, enquanto Sagai termina o procedimento e avisa a todos que ele está fora de perigo.


* Terá agradece Amat por aceitar sua união com Nadi e tenta justificar sua decisão dizendo que nunca sentirá o mesmo pela sacerdotisa. Amat não aceita suas explicações e, em seguida, surpreende Nadi!


Ibbi-Sim desabafa com Enlila e afirma que a situação de Kissare é uma punição por seu casamento sagrado fracassado, mesmo tendo se passado 10 anos. Morabi finge se alegrar ao saber que Kissare melhorou e pede para visitá-lo. A sós, o sacerdote tenta matá-lo novamente com medo de ser desmascarado.


Com a ajuda de Lamassi, Hamu e Iafa, Amat sai às ruas para procurar Abrão, mas não encontra o filho. Harã decide contar a verdade para a mãe e revela que o irmão está na sala dos demônios. Terá fica orgulhoso com a coragem de Abrão, que reencontra Dnin-Sim e lhe propõe outro desafio.


Danina confessa que está grávida, mas não revela o nome do pai. Na mesma noite, Gurik aparece e pede permissão a Sharur para namorar sua filha. Ele entende tudo errado e acredita que o soldado é o pai do bebê que Danina espera. Sharur, então, o obriga a se casar com a filha!

A traição e os filhos #Novela Gênesis | Capítulo 25

 




A infidelidade não só destrói um casamento, mas toda uma família. Aquela história de o que importa é que “nós não vamos deixar de amar nossos filhos” é o tipo daquela que se conta para o "boi dormir". Sim, é "história da carochinha". Se amasse os filhos, não trairia a mãe ou pai deles!

Muitos casais pensam erroneamente que podem separar seus filhos de seu casamento, mas esquecem que um dia foram filhos também, e como seus pais foram os primeiros a afetar seu olhar do mundo, do casamento e do sexo oposto. 

A decepção é tão grande que uma criança normalmente não consegue expressá-la com palavras, e sim, no comportamento. É por isso que tantas crianças fazem bullying, no fundo, estão machucadas e acabam precisando machucar outras.

A criança sofre mais do que podemos imaginar, é como se seu maior herói se revelasse ser um bananão, que só pensa em si mesmo. 

O que isso fala dela como seu filho? O que esperar das demais pessoas no mundo se o seu super-herói é um fake? Que tipo de homem ou mulher ela vai ser agora que descobriu que não existem heróis nem heroínas no mundo?

A bagunça psicológica e emocional é tão grande que muitos crescem, amadurecem, envelhecem e ainda assim não conseguem se curar dela.

Algumas partes a destacar:

* Morabi conta a Nidana que algo pode mudar na vida de Terá, mas não lhe dá detalhes. Na manhã seguinte, ele retorna à casa de Amat e pergunta sobre a encomenda que deixou para Terá, na tentativa de que ela revele a traição do marido com Nadi. Amat esconde a verdade e decide não denunciar a sacerdotisa.


 * Morabi e Kissare concordam e deixar os assuntos pessoas fora do templo. Ao saírem, no entanto, Morabi segue provocando o sumo sacerdote até empurrá-lo do alto da escadaria. Ibate e Quisi correm para socorrê-lo, enquanto Hassabia conta a Nidana o que viu e teme denunciar Morabi pelo golpe!


Nadi tenta apressar seu casamento com Terá e diz que Amat deve ser a primeira a saber da união. Terá lhe pede um tempo, mas ela o ameaça caso seja passada para trás. Sem saída, ele conta a Amat que Nadi também será sua esposa. Decepcionada com as atitudes do marido, ela é consolada por Iafa.


Dnin-Sim desafia Abrão e o irmão a entrarem na sala dos demônios. Para provar ao seu pai que é um homem forte, Abrão aceita e pede Harã vigie o príncipe para que ele não fuja com a chave. Dnin-Sim convence Harã a deixar seu irmão por mais tempo na sala... Tudo em troca de um anel de rubi.

 

Temos seguro para tudo isso, você não precisa pagar nada!

 



Estive no Supermercado ontem de manhã com a minha máscara e todo o protocolo, a seguir ouvi uma forte pancada e barulhos como se tivessem partido algumas coisas.


Curiosamente caminhei para o som e vi algumas pessoas conversando e olhando para trás e apontando para o fim do corredor.


Quando caminhei naquele corredor, vi que uma jovem tinha batido numa prateleira com seu carrinho e muitas coisas tinham caído no chão e, consequentemente, estavam quebradas. Ela estava ajoelhada no chão com muita vergonha, tentando limpar desesperada...


Fiquei com pena alheia, mas também fiquei tão mal por ela!!! Todo mundo estava ali parado olhando pra ela sem fazer nada pra poder ajudar ela...


Assim que eu fui, me abaixei ao lado dela e disse para ela não se preocupar e comecei a ajudá-la a levantar as coisas quebradas.


Depois de algum tempo, o gerente do supermercado chegou onde estávamos, também se abaixou ao nosso lado e disse à jovem:

- fique tranquila, deixe tudo como está, nós vamos limpar isso.

A jovem com muita vergonha disse-lhe:

- Preciso pagar por tudo isso primeiro.

O gerente sorriu, ajudou-a a levantar-se e disse: - temos seguro para tudo isso, você não precisa pagar nada .

Se você tirou o tempo para ler, gostaria que você me desse um minuto...


Onde quer que você esteja, feche seus olhos e imagine Deus fazendo o mesmo por você, pegando os pedaços do seu coração partido de todas as batidas que a vida Te deu ou talvez das más escolhas que você fez em um dado momento que você foi ferido...

Não importa, não se preocupe porque Deus vai curar todas as suas feridas. Ele quer te curar! Ele quer cuidar da sua alma! Nós podemos ter esse mesmo seguro e se chama GRAÇA!


O que significa favor imerecido, mesmo que não mereçamos só a sua GRAÇA nos sustentará!


A graça de Deus significa um favor imerecido para nós. Quando aceitamos Jesus como Salvador, Deus derrama sobre nós a Sua graça. Não merecíamos a salvação, o perdão e o amor de Deus. Mas mesmo sem merecer, Deus nos dá incontáveis bênçãos.


A graça é um dom, um presente de Deus para aqueles que têm fé em Jesus Cristo. Quando compreendemos e recebemos a graça, nós ganhamos novas forças para viver a vida com confiança e esperança.

Por favor, compartilhe esta mensagem!


Alguém em algum lugar precisa ler isso. Eu fiz isso porque ele me lembrou como Ele recolhe cada um dos meus pedaços.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Porque Abel morreu e Deus quis impedir que Caim morresse? Ele foi injusto?

 



Por que Deus não quis que Caim fosse assassinado, se ele matou o próprio irmão?


Como tudo era inédito, nenhum ser humano havia morrido até então, e Caim havia sido o primeiro a cometer um assassinato, isso poderia gerar um desejo de vingar o sangue de Abel. 


Então, Deus não queria que a vingança se tornasse um ciclo vicioso entre os homens, por isso disse que quem matasse Caim seria punido sete vezes mais (Gênesis 4.15 "O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse."), quer dizer, de uma maneira pior ainda do que ele foi.


Assim, deixou a lição de que não é porque uma pessoa errou que as outras tinham o direito de errar com ela também. 


Mas, também não foi “bonzinho” com o erro de Caim, até porque ele colheu em forma de maldição o pecado que plantou (Gênesis 4.10-14 "E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.

Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará").


Se Deus aprovou a oferta de Abel, e rejeitou a de Caim, porque permitiu que Abel morresse e quis impedir que matassem Caim? Ele foi injusto?


Até hoje no mundo vemos situações desse tipo. Parecem que os justos estão perdendo e os injustos estão saindo na vantagem. Porém, a injustiça que Abel sofreu testifica seu caráter justo, que ele era um homem temente a Deus.


 Todos os heróis da fé mencionados em Gênesis, como também os demais que são citados em toda a Bíblia, também passaram por injustiças. Deus não provoca essas injustiças, mas permite que elas aconteçam para identificarmos quem é quem. 


A recompensa que cada um recebe de suas escolhas vai muito além da vida neste mundo.


O exemplo de Abel permanece até hoje, todos o identificam como um homem justo (Hebreus 11.4 "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala"). 


Dessa forma, podemos concluir que Deus, Soberano em Sabedoria e Justiça, faz até o mal se tornar em bem na vida e na história daqueles que O agradam.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Antes de trair pense nisso! #Novela Gênesis | Capítulo 24

 



Como ser feliz às custas da infelicidade dos outros?


Seria o “amor” capaz de destruir uma família?


O que passa na cabeça dos filhos ao descobrirem que o pai traiu a mãe? 


Qual referência de homem, mulher e casamento que fica para eles?


Como ficam os votos que trocaram no dia do casamento, anulados?


Antes de trair, pense nisso.


A traição é uma coisa terrível, porque destrói a confiança. Deus é fiel, ele nunca trai quem confia nele. Mas muitas vezes nós traímos Deus. 


A idolatria é traição contra Deus. A Bíblia compara a idolatria com o adultério, porque só devemos ter um Deus.


A pessoa traída se sente machucada e perde a confiança no traidor. Por isso, é muito importante ser fiel. 


A traição destrói bons relacionamentos. Deus castiga o traidor mas recompensa a fidelidade.


("Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade." Malaquias 2.15).

Por que pessoas boas sofrem? #Novela Gênesis | Capítulo 23

 



Porque não vivemos mais no Éden.


A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento. 


É por isso que muitos concluem que não vale a pena ser justo. Afinal, vão sofrer mesmo assim... Só que não!


Quando somos injustos, somos culpados pelos nossos sofrimentos e vamos arcar com as consequências deles. 


Mas quando sofremos com as consequências da injustiça dos outros, ou seja, quando não fomos nós que semeamos mal nem para nós mesmos nem para os outros ao nosso redor, podemos escolher nos ausentar do sofrimento, dar a volta por cima, olhar pra frente, escolher melhor na próxima vez, cuidar de quem ficou, etc.


A Bíblia diz que o Senhor ama os justos e, por isso, Ele os justifica. O justo sempre será justificado por Deus, já o injusto... 


Quem o justificará? Como dar a volta por cima? Como fugir dos males que semeou? Quem o defenderá? As suas mazelas o perseguirão até que ele se arrependa e se torne um justo. Fica a dica!


("Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." Hebreus 10.38).


("Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." Romanos 8.33).


Algumas partes a declarar:


Terá se distancia de Nadi e distrai Amat. Ele se mostra arrependido por seu comportamento e lhe pede perdão. Meses depois, no entanto, Terá volta a se mostrar rude com Amat durante encontro de Kissare. Ele pede ao sumo sacerdote uma vaga para Abrão na melhor escola de Ur!


Terá é obrigado por Kissare a comparecer ao enterro de Kala, mas Ibbi-Sim permanece em seus aposentos. Ele acredita que a morte da segunda esposa foi uma vingança dos deuses e desabafa com Enlila, que segue fingindo não saber de nada.


Enlila conta a Ibbi-Sim que está grávida e o deixa surpreso. Dez anos se passam, Dinin-Sim frequenta a mesma escola de Abrão e vive causando problemas. Jeribali nota o comportamento do menino e alerta o rei e a rainha, mas ambos não mostram interesse no assunto. Preocupada com o filho, Amat pede ajuda a Nadi... Logo para quem, né?


Dinin-Sim debocha de Abrão e esconde seu material escolar. O professor Quisi acredita que o filho de Terá perdeu o material por irresponsabilidade e o pune com palmatória. Na ausência do professor, o príncipe volta a provocar Abrão e Harã o defende, mas Jeribali entende quem é o verdadeiro culpado!


Ekur atualiza Ibbi-Sim sobre as ameaças que o reino vem sofrendo e possíveis ataques vindos do sul do território. O rei ordena que dobrem a quantidade de soldados, mas Enlila não se mostra preocupada com os conflitos.

Talvez você esteja querendo ser quem você não é! #Novela Gênesis | Capítulo 22

 



“Talvez você esteja querendo ser quem você não é. Se permita ser livre Terá, se permita fazer o que você realmente tem vontade... Eu vejo você e o que eu vejo é o suficiente pra mim...” Por Nadi, a típica amante que se faz de boazinha e perfeita, para um marido frustrado com as imperfeições de seu casamento.


O adultério tem essa pegada, igualzinha aquele fruto proibido lá do jardim do Éden: à primeira vista, parece perfeito e prazeroso, até que depois da primeira mordida, vem a dor de barriga, a culpa, a obsessão, as mentiras, o caráter e os nomes mais sujos que pau de galinheiro.


Então aqui vai a resposta à senhorita Nadi:


- Terá precisa deixar de ser quem ele é, sim, para o seu próprio bem e de todos que ele ama! Essa ambição dele está acabando com a sua família!


- Não, Terá não pode se permitir ser livre. Essa liberdade a que você se refere é traiçoeira. Deixá-lo se esforçar para ser melhor é o mínimo que ele deve a si mesmo.


- E o que você consegue ver em Terá é o suficiente pra você porque só vê o lado bom dele... Espere até morar com ele pra ver só!


Algumas partes a destacar:


* Morabi conta a Nidana que Abisali saiu da cidade após ameaça de Terá e, para evitar mais problemas, ela precisa parar com os ataques contra Amat. Nidana visita a esposa de Terá finge uma aproximação. Nadi também vai à casa de Amat e leva um presente para Abrão: difícil dizer quem é a mais falsa com Amat.


Kissare parabeniza Terá por seu trabalho e afirma que os deuses estão ao seu lado. Assim, o sumo sacerdote ordena que ele faça uma oferta no templo. Morabi observa a cena e conta a Amat sobre a atitude de Terá. Ela fica decepcionada com a mudança do marido e cobra explicações, mas os dois acabam brigando feio.


Terá e sua esposa são convidados a participar da festa no palácio após o casamento sagrado. Amat se recusa a ir e deixar Abrão sozinho, mas é repreendida por Terá: ele a obriga a acompanhá-lo e ainda critica sua postura e suas roupas, deixando-a constrangida.


Amat sofre críticas e humilhações durante o banquete do rei e tenta se manter distante de todos. Nadi e Terá trocam olhares diante dos convidados, sem se importarem em ser descobertos. Em seguida, a sacerdotisa descobre que Terá e a esposa estão brigados e tira proveito da situação.


Enkur avisa Ibbi-Sim sobre o desaparecimento de Kala. O rei pede que seja feita uma busca pela segunda esposa imediatamente. Durante o banquete no palácio, Ibate prepara as refeições e percebe um cheiro estranho na cozinha: ele encontra o corpo de Kala no barril de cerveja, a mesma bebida servida aos convidados.


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...