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Primeira Epístola de João / Quando foi escrita a primeira epístola de João?





Título: Refere-se à primeira das três epístolas escritas pelo apóstolo de João, incluídas no grupo das "epístolas gerais".

Autoria e Data: Embora o autor não se identifique, a introdução da carta é bem semelhante ao prólogo do evangelho segundo João, bem como o vocabulário e o estilo.

Por isso, não houve dificuldades em identificar esse apóstolo como seu autor.

João deve tê-la escrita com suas obras, por volta do ano 90 d.C.

Propósito: O livro de 1 João parece ser um resumo que pressupõe o conhecimento dos leitores do evangelho escrito por João e oferece segurança para a sua fé em Cristo.

A primeira epístola indica que os leitores foram confrontados com o erro do gnosticismo, o qual se tornou um problema mais grave no segundo século.

Como uma filosofia da religião, o gnosticismo defendia que a matéria é má e o espírito é bom. A solução para a tensão entre os dois era o conhecimento, ou gnosis, através do qual o homem erguia-se do simples ao espiritual.

Na mensagem do evangelho, isso levou as duas falsas teorias sobre a pessoa de Cristo, Docetismo - acerca do Jesus humano como um fantasma Jesus - e Cerintianismo - teoria que assegurava que Jesus tinha uma dupla personalidade, as vezes humana e as vezes divina.

O objetivo fundamental de 1 João é estabelecer limites sobre o conteúdo da fé e dar aos crentes a certeza da sua salvação.

Versículos importantes: ("Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça"1 João 1:9 )

("Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu"1 João 3:6 ) 

("Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo"1 João 4:4

("Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna"1 João 5:13

Resumo: Muitos temas do evangelho que leva o nome do seu ator são repetidos nesta epístola, porque as heresias, com as quais João tinha de lidar, eram as mesmas.

Em seu prólogo, fala da palavra (Logos), como se a Palavra tivesse sido vista, ouvida e tocada; ou seja, como se a palavra tivesse existência física e real (1 João 1.1-4).

Encontramos aqui, mais uma vez, uma clara oposição a certos sistemas gnósticos que começavam a surgir no cenário da Igreja Primitiva. João ainda é mais radical neste aspecto quando fala dos falsos profetas (1 João 4.1-6).

O ensino da encarnação do verbo era ponto de extrema importância na doutrina cristã, e quem negasse a essa doutrina poderia ser classificado como falso profeta, com um espírito enganador agindo por trás de suas intenções ("mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo"1 João 4:3).

Temos, hoje, em certas linhas espíritas, a negação de um corpo físico para Jesus. O movimento Nova Era fala de um "cristo cósmico" que não se fez carne, mas entrou em Jesus. Tudo isso é refutado nesta epístola por João.

Aqui, o apóstolo emprega, pela primeira vez, o termo anticristo. Depois, usa o termo, já em sua segunda epístola, ao relacioná-lo com aqueles que negam a encarnação de Cristo (1 João 2.18, 23; 4.3).

Destaca-se, ainda, a divindade de Cristo ("Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna"1 João 5:20).

O livro de 1 João é um livro de amor e alegria. Ele explica a comunhão que temos uns com os outros e com Jesus Cristo. Ele diferencia a felicidade, ou seja, alegria temporária, fugaz, com o gozo verdadeiro, o qual João nos diz como alcançar.

Se tomarmos as palavras escritas por João e aplicarmo-las à nossa vida diária, o verdadeiro amor, compromisso, comunhão e alegria a que tanto almejamos serão nossos.

O apóstolo João conhecia muito bem. Ele nos diz que todos nós podemos ter essa relação íntima com Jesus Cristo. Temos o testemunho de homens que tiveram contato direto e pessoal com Ele.

Os escritores dos Evangelhos apresentam um testemunho solidamente estruturado em realidade histórica. Agora, como isso se aplica as nossas vidas?

Ele nos explica que Jesus veio aqui como o Filho de Deus para criar uma união conosco baseada em Sua graça, misericórdia, amor e aceitação.

Tantas vezes as pessoas acham que Jesus está em um lugar distante e não realmente se preocupa com nossas lutas diárias, problemas e preocupações.

Entretanto, João está nos dizendo que Jesus está aqui conosco, tanto nas coisas simples e mundanas da nossa vida quanto nas partes complexas e difíceis também.

João dá um testemunho, com base em suas experiências pessoais, de que Deus se fez carne e habitou entre os homens. Isso significa que Cristo veio aqui para viver conosco e ainda vive com a gente.

Assim como Jesus andou na terra ao lado de João, assim também caminha todos os dias conosco. Precisamos aplicar essa verdade em nossas vidas e viver como se Jesus estivesse em pé bem próximo de nós a cada segundo do dia.

Se colocarmos em prática essa verdade, Cristo vai adicionar santidade às nossas vidas, tornando-nos mais e mais com Ele.

Que Deus te abençoe!


Volte a Sonhar, Deus ainda realiza sonhos 🎵





Você diz que está sozinho
Mas Deus diz: "Estou contigo"
Você diz que não tem jeito não
Mas Deus te diz que tudo é possível
Você diz: "eu não posso"
Diz: "meus sonhos estão perdidos
você diz: "eu não aguento"
"Eu ainda realizo os sonhos"
O que passou não volta mais" Mas Deus está dizendo
Deus ainda realiza sonhos
Volte a sonhar, volte a sonhar Você diz: "eu não posso"
O que passou não volta mais"
você diz: "eu não aguento" Diz: "meus sonhos estão perdidos Mas Deus está dizendo
Volte a sonhar,
"Eu ainda realizo os sonhos" Volte a sonhar, Se por um tempo a dor te fez parar Deus ainda realiza sonhos
Se deu tudo errado pra você
Volte a sonhar, Se por um tempo a dor te fez parar volte a sonhar, Deus ainda realiza sonhos
E Ele ainda realiza sonhos
Se está no leito de um hospital Ou no chão de uma prisão Há tempo de chorar Há tempo de sorrir Deus é o senhor do tempo
Deus ainda realiza sonhos
Volte a sonhar, Se por um tempo a dor te fez parar Volte a sonhar Deus ainda realiza sonhos Volte a sonhar, Volte a sonhar
Deus ainda realiza sonhos
Deus ainda realiza sonhos


https://www.youtube.com/watch?v=wI3rRww8VZQ&feature=youtu.be


Deus Ele ainda realiza sonhos, volte a sonhar mesmo se a dor um dia te fez parar. Se deu tudo errado para você, Deus Ele é o Senhor do tempo, medite nos versículos abaixo:

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz." 
Eclesiastes 3:1-8

Somente creia, o que Ele prometeu irá se cumprir, como diz o primeiro versículo até o 8 "Para tudo há uma ocasião ou um tempo", então se desespere coloque sua confiança em Deus que Ele vai realizar os desejos do seu coração, apenas creia e confie!

Deus te abençoe!

Segunda Epístola de Pedro




Título: Nesta epístola, Pedro utiliza seu nome completo "Simão Pedro" (1.1). É a sua carta de despedida.

Autoria e Data: Talvez este seja o documento mais controvertido do Novo Testamento quanto à questão de autoria. Foi um dos últimos a serem aceitos no Cânon.

O principal motivo para essa resistência foi a citação da carta na literatura patrística, o que parece não ter ocorrido, ou, se ocorreu, não ficou muito claro.

De qualquer modo, esta epístola foi reconhecida como canônica nos concílios de Laodicéia (336 d.C.), Hipona (393 d.C.) e Cartago (397 d.C.).

É uma carta de despedida ("porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou."
2 Pedro 1:14 ), portanto, deve ter sido escrita um pouco antes de Pedro ter sido martirizado, em 68 d.C.

Propósito: Pedro ficou alarmado que falsos mestres estavam começando a infiltrar-se nas igrejas. 

Ele fez um chamado aos cristãos para crescerem e tornarem-se fortes em sua fé, a fim de detectarem e combaterem a crescente apostasia.

Ele enfatizou fortemente a autenticidade da Palavra de Deus e a certeza do retorno de Jesus.

Versículos importantes: ("Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.
Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça."2 Pedro 1:3,4

("O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento."
2 Pedro 3:9 )

("Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém."
2 Pedro 3:18 

Resumo: Muitos tem destacado as semelhanças entre este documento e a epístola escrita por Judas. Visto que o texto de Judas é muito mais intenso, as idéias devem ter partido de Judas  e não de Pedro.

Nesta carta, o apóstolo Pedro manifesta seu desejo de continuar alertando os cristãos, mesmo após a sua morte ("Eu me empenharei para que, também depois da minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar-se destas coisas."
2 Pedro 1:15 ).

Seu principal assunto, porém, é o surgimento dos falsos mestres. Pedro é muito enfático na atuação e na condenação dos mesmos. A falsidade de tais mestres não parece residir tanto em questões doutrinárias quanto em questões de comportamento (2.1-22).

Por isso, a palavra "conhecimento" aparece constantemente na epístola, como uma prevenção (1.2,3,8; 2.20; 3.18).

Pedro faz questão de destacar que seu ensino a respeito de Jesus não é produto de alguma ficção ou imaginação, mas fruto de sua experiência pessoal com o Senhor.

 Cita, inclusive, a passagem do monte da transfiguração como exemplo ("De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; pelo contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.
Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: "Este é o meu filho amado, em quem me agrado".
Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo."

2 Pedro 1:16-18
).

Esta é uma das grandes defesas do cristianismo, uma vez que, em pouco mais de cinquenta anos, a principal literatura acerca dos anos terrenos de Jesus já estava em forma escrita, o que foi feito, em grande parte, por testemunhas oculares, evidência que não pode ser sustentada em relação a muitos documentos extrabíblicos que gozam de prestígio e legitimidade.

Pedro ainda exalta a posição da palavra inspirada, como sendo infalível e norma para a vida do cristão ("Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,
pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo."

2 Pedro 1:19-21
).

 É uma declaração contundente quanto à inspiração divina das Sagradas Escrituras.

Do mesmo modo, sua referencia aos textos de Paulo, como "Escrituras", é uma importante alusão, não só por estabelecer internamente o cânon, mas também por enfatizar a importância da interpretação correta ("Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles."
2 Pedro 3:16 ).

Certamente, como cristãos no século 21, estamos mais próximos da volta do Senhor que os cristãos do primeiro século, a quem esta epístola foi escrita.

Através da televisão e outros meios de comunicação de massa, cristãos maduros estão estão conscientes de que muitos charlatões estão desfilando como verdadeiros líderes cristãos, e que os cristãos imaturos estão sendo "tomados" pelo seu charlatanismo e falsa interpretação das Escrituras.

Cabe a todos os cristãos renascidos a serem tão fundamentados na Palavra que seremos capazes de discernir a verdade do erro.

A mesma receita para o crescimento na fé que Pedro deu (2 Pedro 1.5-11), quando aplicada à nossa vida, irá assegurar-nos também uma rica recompensa na "entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ("Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."2 Pedro 1:10,11).

O fundamento da nossa fé é e sempre será mesma Palavra de Deus que Pedro pregou.

Que Deus o Abençoe!

Ele voltará para governar as nações, Ele ama a justiça odeia iniquidade 🎵🔥🦁👑




Sobre o trono de justiça Eternamente Haverá um Rei Ele voltará para governar as nações Em amor Coro: Que ruja o Leão e que a terra estremeça Diante da majestade de Jesus O Descendente de Davi O Homem mais notável Ele ama a justiça odeia iniquidade


https://www.youtube.com/watch?v=jtm9HiYZ7UQ


Que letra, que louvor, que unção, que glória.

E assim será a sua volta, que ruja o leão e que a terra estremeça diante da majestade de Jesus, do todo poderoso, diante do El Elyon (Deus Altíssimo), diante do Jeová Sabbaoth (O Senhor dos Exércitos).

E Ele virá, o leão da tribo Judá buscar a tua igreja, te preparas Óh Israel para te encontrar com teu Deus, te preparas Óh Brasil para te encontrar com teu Deus, Ele esta as portas, quem tem ouvidos ouça o que o espirito diz as igrejas.

"Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.
Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. 
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas". Apocalipse 3:11-13



Que Deus te abençoe!

O Rei esta voltando, a trombeta esta soando, o meu nome a chamar 🎵




LETRA - Hino 547 - Harpa Cristã (Adaptação) O mercado está vazio, seu trabalho já parou O martelo dos obreiros, seu barulho já cessou Os ceifeiros lá no campo terminaram seu labor Toda terra está em suspense, é a volta do Senhor. O Rei está voltando (2X) A trombeta está soando, o meu nome a chamar O Rei está voltando (2X) Aleluia, Ele vem me buscar! Uooo Os vagões de trens vazios, passam ruas e quarteirões Aviões sem seus pilotos voam pra destruição A cidade está deserta, sua agitação parou Sai a última notícia, Jesus Cristo já voltou! O Rei está voltando (2X) A trombeta está soando, o meu nome a chamar O Rei está voltando (2X) Aleluia, Ele vem me buscar! Uooo Vejo a multidão subindo, ouço o côro celestial Todo o céu está se abrindo em bem-vindo celestial Como som de muitas águas nós ouvimos ecoar, Aleluias ao Cordeiro, nós voltamos para o lar! O Rei está voltando (2X) A trombeta está soando, o meu nome a chamar O Rei está voltando (2X) Aleluia, Ele vem me buscar! (2X)


https://www.youtube.com/watch?v=xb-cS4TO2VE


Te prepara óh igreja para te encontrar com teu Deus.

O tempo é este, nunca a sua vinda esteve tão próxima como nos dias de hoje.

Se você que lê esta mensagem esta longe dos caminhos do Senhor, volte para Ele ainda quando há tempo, pois daqui há alguns minutos, horas ou dias pode ser muito tarde.

Jesus te ama, e te espera, volte para Ele.

Deus te abençoe!


Primeira Epístola de Pedro / Quando foi escrita a Primeira Epístola de Pedro?





Título: Foi a primeira carta escrita pelo apóstolo Pedro aos forasteiros da dispersão ("Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia," 1 Pedro 1:1 ).

Ou seja, aos judeus cristãos espalhados pelo Império. E isso confirma o ministério da circuncisão entregue a Pedro ("Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos." Gálatas 2:9).

Autoria e Data:Não existem dúvidas de que seu autor é o apostolo Pedro, que se coloca como testemunha ocular dos sofrimentos e da vida de Cristo (1.8; 2.23,24; 5.1).

O idioma grego da carta é bastante puro e não poderia ter sido escrito, de próprio punho, por Pedro. Seu amanuense (escrevente) foi Silvano ("Com a ajuda de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu lhes escrevi resumidamente, encorajando-os e testemunhando que esta é a verdadeira graça de Deus. Mantenham-se firmes na graça de Deus." 1 Pedro 5:12).

Foi escrita, provavelmente, em 65 d.C., pouco depois da perseguição de Nero, que começou em 64 d.C.

Propósito: Muitos tem comparado seu conteúdo com o conteúdo da espistola de Paulo aos Romanos. De fato, é possível observar a influencia paulina em diversas passagens.

Os Cristãos, conforme se percebe, estavam sofrendo intensa perseguições e Pedro exortou a ter paciência (1.3-12).

O autor usa, de forma abundante e constante, duas palavras "santo" (1.15,16; 2.5) e "esperança", e por conta dessa última, Pedro é chamado de o "apóstolo da esperança", assim como Paulo é o apostolo da fé e João, do amor (1.3, 21; 3.15).

Apresenta os mesmo aspectos práticos da vida cristã expostos na literatura paulina, abordando as seguintes relações: cidadão e Estado (2.11-17), marido e mulher (3.1-7) e pais e filhos (5.5). E, tal como nas cartas de Paulo, traz exortações aos presbíteros e líderes (5.1-4).

Versículos importantes: ("Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,"
1 Pedro 1:3 )

("Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
1 Pedro 2:9 )

("Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."
1 Pedro 2:24 ) 

("Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos".
1 Pedro 5:8,9 ) 

Resumo: 1 Pedro é uma carta de Pedro aos fiéis que tinham sido dispersos por todo o mundo antigo e estavam sob intensa perseguição. Pedro realmente entendia o que era ser perseguido.

Ele foi espancado, ameaçado, punido e preso por pregar a Palavra de Deus. Ele sabia o que era perseverar sem amargura e sem nunca perder a esperança, assim como viver uma vida obediente e vitoriosa em muita fé.

Esse conhecimento da esperança viva em Jesus foi a mensagem, assim como seguir o exemplo de Cristo.
Embora este tempo de perseguição tenha sido muito violento, Pedro revela que era, na verdade, um tempo de regozijo. Ele diz que sofrer pelo amor de Cristo, assim como seu Salvador sofreu por eles, deve ser encarado como um privilégio.

Esta carta faz referencia às experiências pessoais de Pedro com Jesus, assim como aos seus sermões do livro de Atos. 

Pedro confirma que satanás é o grande inimigo de todos os cristãos, mas que a garantia do retorno de Cristo fornece incentivo de esperança.

A certeza da eterna é dada a todos os cristãos. Uma forma de identificar-se com Cristo é compartilhar de Seu sofrimento.

Para nós, isso significa suportar os insultos e calúnias daqueles que nos chamam de "conservadores" ou "santinhos". 

Isso é tão insignificante comparado ao que Cristo sofreu por nós na Cruz. Permaneça firme sobre o que você sabe e crê ser o certo e alegre-se quando o mundo e satanás tentam te machucar.

Deus te abençoe!

Epístola aos Hebreus / Quando foi escrito o Livro de Hebreus?










Título: Embora os destinatários não constem em nenhum lugar da epístola, seu conteúdo é claramente direcionado aos cristãos de origem judaica.

Todo o seu teor versa sobre as Escrituras do Antigo Testamento, e também sobre sua validade ou não para a presente era.

Há um debate a seu respeito quanto ao fato de ser ou não ser uma epístola, uma vez que somente seu término parece demonstrar ser uma carta (Hebreus 13.18-25). Alguns colocam como um tratado ou um sermão.

Autoria e Data: Sua autoria nos remete a algumas controvérsias. Eusébio e outras fontes apontam o apóstolo Paulo como autor, mas este posicionamento gera certos conflitos difíceis de resolver.

O estilo, os destinatários e outros pontos levaram os eruditos a assumir uma postura de incerteza. A base da autoria paulina se encontra na referencia a Timóteo, no capítulo final (Hebreus 13.23 Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.).

Certamente, foi escrita antes do ano 70 d.C., pois fala como se o templo ainda existisse, mais provavelmente entre 66 e 68 d.C. (Hebreus 7.1-28).

Entre os prováveis autores, estão Apolo (por ser poderoso nas Escrituras) e Barnabé.

Propósito:
O falecido Dr. Walter Martin, fundador do Instituto de Investigação Cristã e autor do best-seller Kingdom of the Cults (Reino das Seitas), disse em sua sarcástica e habitual forma de falar que o livro de hebreus foi escrito por um hebreu para outros hebreus para dizer-lhes que deixassem de agir como hebreus.

Na verdade, muitos dos primeiros crentes judeus estavam caindo de volta aos rituais do judaísmo a fim de escaparem da crescente perseguição. Esta carta, então, é uma exortação para esses crentes perseguidos a continuarem na graça de Jesus Cristo.

Resumo:
O livro de Hebreus trata de três grupos distintos: seguidores de Cristo, incrédulos que tinham conhecimento e uma aceitação intelectual dos fatos de Cristo, e incrédulo que tinham sido atraídos a Cristo, mas que acabaram rejeitando-o. É importante entender a qual grupo cada passagem está se dirigindo, pois deixar de fazer isso pode levar-nos a tirar conclusões inconsistentes com o restante das Escrituras.

O escritor de Hebreus menciona continuamente a superioridade de Cristo, tanto de Sua pessoa como do Seu trabalho ministerial. Nos escritos do Antigo Testamento, entendemos que os rituais e cerimônias do judaísmo simbolicamente apontavam para a vinda do Messias. Em outras palavras, os ritos do judaísmo eram sombras das coisas futuras.

Hebreus nos diz que Jesus Cristo é melhor do que aquilo que qualquer mera religião tem a oferecer. Toda a pompa e circunstância da religião empalidecem em comparação com a pessoa, trabalho e ministério de Jesus Cristo. É a superioridade do nosso Senhor Jesus, então, que continua a ser o tema desta eloquente carta.

Talvez nenhum outro lugar do Novo Testamento esclareça o Antigo Testamento como faz o livro de Hebreus, o qual tem como seu fundamento o sacerdócio levítico. O escritor aos hebreus compara constantemente as insuficiências do sistema sacrifical do Antigo Testamento com a perfeição e realização em Cristo.

Enquanto o Antigo Testamento exigia sacrifícios contínuos e uma expiação pelo pecado uma vez por ano, os quais eram oferecidos por um sacerdote humano, a Nova Aliança proporciona um sacrifício final através de Cristo (Hebreus 10.10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. ) e acesso direto ao trono de Deus para todos os que estão nEle.

Rica na doutrina cristã fundamental, a epístola aos Hebreus também nos proporciona exemplos animadores de "heróis da fé", os quais perseveraram apesar das grandes dificuldades e condições adversas (Hebreus 11). Os homens e mulheres pertencentes à lista dos heróis da fé fornecem provas irrefutáveis quanto à garantia incondicional e absoluta confiabilidade de Deus.

Da mesma forma, podemos manter a confiança perfeita nas ricas promessas de Deus, independentemente das nossas circunstâncias, ao meditarmos na sólida fidelidade das obras de Deus nas vidas dos Seus santos do Antigo Testamento.

O escritor de Hebreus proporciona um grande incentivo aos crentes, mas há cinco advertências solenes às quais devemos prestar atenção:

Há o perigo da negligência (Hebreus 2.1-4 Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.
Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.
Deus também deu testemunho dela por meio de sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos de acordo com a sua vontade.
),

O perigo da incredulidade (Hebreus 3.7 Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,”);

(Hebreus 4.13 Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.),

O perigo da imaturidade espiritual (Hebreus 5.11 Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.);

(Hebreus 6.20 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.),

O risco de deixar de perseverar (Hebreus 10.26-39 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
),

E o perigo inerente de recusar a Deus (Hebreus 12.25-29 Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?
Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: "Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu".
As palavras "ainda uma vez" indicam a remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado.
Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,
pois o nosso "Deus é fogo consumidor! "
).

Assim encontramos então, nesta obra-prima suprema, uma grande riqueza de doutrina, um refrescante manancial de encorajamento e uma fonte de advertências práticas e sãs contra a preguiça em nossa caminhada cristã.

Entretanto, ainda há mais, pois em Hebreus encontramos um retrato magnificamente do nosso Senhor Jesus Cristo, o Autor e consumador da nossa grande salvação (Hebreus 12.2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. ).

Que Deus o Abençoe!


O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...