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Êxodo 20 - Os Dez Mandamentos




Introdução: Estudaremos o capítulo 20 do livro de Êxodo. É uma síntese concernente aos Dez Mandamentos que foram entregues por Deus a Moisés.

Muitos pensam que os preceitos morais da Lei foram somente para o Antigo Pacto. Todavia, Jesus ressaltou, no Sermão do Monte, que os preceitos morais da Lei são somente eternos e imutáveis, por isso precisamos conhece-los.

I - Os propósitos da Lei

1. O decálogo (Êxodo 20.3-17)

O Termo Decálogo literalmente significa "dez enunciados" ou "declarações" (Êxodo 34.28 "E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos." );

(Deuteronômio 4.13 "Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra." ).

O Decálogo exprime a vontade de Deus em relação ao ser humano. É, na verdade, um resumo da lei moral de Deus.

2. Objetivos do Concerto divino

A lei foi dada por Deus a Israel com os seguintes objetivos:

a) Prover um padrão de justiça

A lei entregue entregue pelo Senhor a Moisés é um padrão de moralidade para o caráter e a conduta do homem, seja ele judeu, seja ele gentio (Deuteronômio 4.8 "E que nação há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós?" );

(Romanos 7.12 "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." ).

b) Identificar e expor a malignidade do pecado. 

(Romanos 5.20 "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;" );

(Romanos 3.20 "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." ); ou seja, o conhecimento pleno da transgressão;

(Romanos 7.7 "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." ).

A lei não faz do ser um humano um pecador, mas faz com que ele se reconheça como um transgressor. Ela expõe a malignidade do pecado, mas ao mesmo tempo aponta o caminho da expiação pela fé em Deus através dos sacrifícios que eram oferecidos no Tabernáculo (Levítico 4__7).

c) Revelar a santidade de Deus. 

O Senhor revela a sua santidade por intermédio da lei mosaica (Êxodo 24.15-17 "15E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
16E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
17E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel." ); 


(Levítico 19.1-2 "Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo" ),


De igual forma em o Novo Pacto, Ele revela a todo o mundo o seu amor através do seu filho Jesus (João 3.16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." );

(Romanos 5.8 "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." ).

A lei foi dada por Deus para conduzir a humanidade a Cristo (Romanos 10.4 "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê." ).

II - Os Dez mandamentos (Êxodo 20.1-17)

1. O primeiro mandamento

(Êxodo 20.3 "3Não terás outros deuses diante de mim." ).

Neste primeiro mandamento, Deus se revela como o único e verdadeiro Deus (Deuteronômio 6.4 "4Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." ).

Naquela época havia entre as nações falsos deuses. Um exemplo disso é o Egito, onde o povo de Israel estivera por 430 anos. Nossa adoração e culto devem ser dirigidos somente ao único e verdadeiro Deus.

Não devemos cultuar nem os anjos (Apocalipse 19.10 "10E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia." );

Nem os homens (Atos 10.25-26 "25E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
26Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem." ), ou quaisquer símbolos.

O primeiro mandamento da lei, reafirmado em o Novo Testamento, foi a respeito da adoração somente a Deus (1 Coríntios 8.4-6 "4Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

5Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
6Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." );
(1 Timóteo 1.17 "17Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." );

(Efésios 4.5-6 "5Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." );

(Mateus 4.10 "10Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." ).

2. O segundo mandamento

(Êxodo 20.4-6 "4Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam" ).

Aqui Deus proíbe terminantemente o uso de imagens idolátricas. (João 4.24 "24Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." ).

Então, não há como adorá-lo por meio de imagens. Querer adorar a Deus por meio de imagens visíveis é falta de fé, pois Cristo é a imagem de Deus (Leia: Colossenses 1.13-23).

É abominação ao Senhor a idolatria, ou seja, ter ídolos e ser idólatra (Deuteronômio 7.25 "25As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus." ).

Na vida do crente, um ídolo é tudo o que ocupa o primeiro lugar em sua vida, em seu coração, em seu tempo e em sua vontade.

Esse "ídolo"pode ser acúmulo de riqueza, a busca pela grandeza, pelo sucesso e pela fama. Pode ser também a busca pela popularidade, pelo prazer desenfreado. Há muita gente na igreja se arruinando espiritualmente por causa dos "ídolos do coração".


3. O terceiro mandamento

(Êxodo 20.7 " 7Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. " ).

O nome de Deus representa Ele mesmo; sua divina natureza; seu infinito poder e seu santo caráter. Este mandamento, portanto, diz respeito à santidade ao Senhor. 

Tomar o nome do Todo-Poderoso em vão é mencioná-lo de modo banal, profano, secular e irreverente.

4. O quarto mandamento

(Êxodo 20.8-11 "8Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." ).

O sábado era um dia de descanso e de adoração a Deus. O termo sábado vem do hebraíco shabbath (cessar; interromper).

Gênesis 2.3 está escrito que: Deus "descansou" (literalmente "cessou", no sentido de alguém interromper o que estava fazendo).

A expressão "lembra-te", usada pelo autor  no versículo 8, indica que o sábado já fora dado por Deus no princípio, e que já era observado para descanso do trabalho e adoração a Deus (Gênesis 2.1-3 "1Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

2E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." );

(Êxodo 20.10 "10Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas." ).

É importante ressaltar não há que em o novo testamento não há um só versículo que ordene a guarda do sábado como dia fixo santificado para descanso e adoração ao Senhor. O sábado foi dado como um "sinal" do pacto do Sinai entre Deus e Israel. 

Assim, o sábado assinala Israel como povo especial de Deus (Êxodo 31.12,13,17 "12Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
13Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. 17Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se." );

(Ezequiel 20.10-12 "10E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto.

11E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.
12E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." ).

A respeito dos demais mandamentos não está dito que eles são "sinais". Para nós, o princípio que permanece é um dia de descanso na semana, para nosso benefício físico e espiritual (Marcos 2.27-28 "27E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
28Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor." ).

Nós, cristãos, observamos o domingo como dia de culto, pois Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Lucas 24.1-3 "1E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.

2E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus." ).


III - A continuação dos mandamentos divinos

1. O quinto mandamento

(Êxodo 20.12 "12Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá." ).

Honrar é respeitar e obedecer, por amor, à autoridade dos pais, e com eles, cooperar em tudo. 

É o primeiro mandamento contendo uma promessa de Deus: "Para que se prolonguem os teus dias".

2. O sexto mandamento

(Êxodo 20.13 "Não matarás" ).

No original, o termo rasah equivale a matar o ser humano de modo doloso, premeditado, planejado. 

Este mandamento ressalta a sacralidade da vida humana como dávida de Deus (Atos 17.25-28 "25Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

26E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

27Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
28Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração." ).
Há também aqueles que matam o próximo no sentido moral, social e espiritual, mediante a mentira, a falsidade, a difamação, a calúnia, a maledicência e o falso testemunho (1 João 3.15 "15Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele." ).

Atualmente há muitos que foram atingidos mortalmente em sua honra e praticamente "morreram".

3. O sétimo mandamento

(Êxodo 20.14 "Não adulterás" ).

Este mandamento do Senhor está vinculado à sacralidade, pureza e respeito à absoluto ao sexo. O adultério é um ato sexual ilícito e pecaminoso, de um cônjuge com outra pessoa estranha ao casamento.

Enquanto a lei condenava a prática do ato, o Novo Testamento vai além - condena os motivos oculto no coração que levam ao adultério (Mateus 5.27-28 "27Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." ).

Portanto, mais que condenar o ato praticado, Deus espera que em todo o tempo dominemos nossos desejos e nos submetamos ao domínio do Espírito Santo.

4. O oitavo mandamento

(Êxodo 20.15 "Não furtarás" ).

Furtar é apoderar-se oculta ou disfarçadamente daquilo que pertence a outrem. Isso abrange toda forma de desonestidade, de mentira, de ocultação, por palavra e por atos.

É preciso respeitar os bens dos outros. Ter honestidade e pureza nos atos; no viver, no agir, no proceder.

5. O nono mandamento

(Êxodo 20.16 "16Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." ).

Este mandamento do Senhor trata da nossa honestidade e sinceridade no uso da palavra em relação aos outros.

Falso testemunho é falar mal dos outros; acusar e culpar injustamente; difamar; caluniar; mentir (Tiago 4.11 "11Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz." ).

6. O décimo mandamento

(Êxodo 20.17 "17Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." ).

Este mandamento é o respeito ético a tudo o que pertence aos outros. Isto abrange o controle e o domínio dos apetites da alma, dos impulsos, desejos e vontade do crente.

Cobiçar é querer o que pertence a alguém. Querer as coisas dos outros é um desejo insano que precisa ser debelado.

Conclusão

A Lei expõe e condena nossos pecados, porém, o Senhor Jesus Cristo, pelo seu sangue expiador, nos perdoa e nos justifica mediante a fé.


Que Deus te abençoe, compartilhe a palavra de Deus para que outras vidas possam ser abençoadas.

Epístola de Tiago / Quando foi escrito a Epístola de Tiago?





Título: É a primeira das chamadas “epístolas gerais” ou “universais”. Seu nome vem do próprio autor, Tiago. Os destinatários são “as doze tribos da dispersão”, o que os identifica como judeus/cristãos.

Autoria e Data: Pelo fato de o nome Tiago ser muito comum no Novo Testamento, cerca de quarenta referencias, existe uma controvérsia sobre o autor. Na verdade, Tiago é uma variação grega de Jacó (suplantador).

Os três possíveis autores seriam Tiago, irmão de João; Tiago de Alfeu, que provavelmente era primo de Jesus; e Tiago, irmão do próprio Jesus.

Como o primeiro foi decapitado por Herodes (Atos 12.2 e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.),

Só restam os outros dois, sendo que a maioria dos estudiosos aponta para Tiago, filho de Maria e José, irmão de Jesus (Mateus 13.55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? ).

Esta carta apresenta um ambiente mais judaico do que cristão. Não traz uma termologia cristã conhecida e é endereçada às doze tribos (Tiago 1.1 ¶ Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. ).

Tem grande probabilidade de ter sido o primeiro documento do Novo Testamento, quando este ainda começava a ser desenvolvido.

Provavelmente, fora escrito no ano 48 d.C.

Propósito: Alguns acham que esta carta foi escrita em resposta a uma interpretação excessivamente zelosa do ensino de Paulo sobre a fé. Essa visão extrema, chamada de antinomismo, sustentava que através da fé em Cristo é possível estar completamente livre de todas as leis do Antigo Testamento, todo o legalismo, toda a lei secular e toda a moralidade de uma sociedade.

O livro de Tiago se dirige aos cristãos judeus dispersos entre todas as nações (Tiago 1.1 ¶ Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. ).

Martinho Lutero, o qual detestava esta carta e a chamava de "epístola de palha", não conseguiu reconhecer que o ensino de Tiago sobre as obras complementava – e não contradizia – o ensino de Paulo sobre a fé. Embora os ensinamentos paulinos se concentrem em nossa justificação com Deus, os ensinamentos de Tiago concentram-se nas obras que exemplificam essa justificação.

Tiago escreveu aos judeus para incentivá-los a continuar crescendo nesta nova fé cristã. Tiago destaca que as boas ações fluirão naturalmente daqueles que estão cheios do Espírito e questiona se alguém pode ou não ter uma fé salvadora se os frutos do espírito não puderem ser observados.

Como Paulo descreve em (Gálatas 5.22-23 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
).

Resumo: O livro de Tiago busca caminhar na fé através da religião verdadeira (Tiago 1.1-27), da fé genuína (Tiago 2.1-26, Tiago 3.1-12) e da sabedoria genuína (Tiago 3.13-18, Tiago 4.1-17, Tiago 5.1-20).

Este livro contém um notável paralelismo com o Sermão da Montanha de Jesus em Mateus 5-7. Tiago começa no primeiro capítulo descrevendo os traços gerais do caminhar na fé. No capítulo dois e no início do capítulo três, ele discute a justiça social e faz um discurso sobre a fé em ação.

Ele então compara e contrasta a diferença entre a sabedoria terrena e a que provém do alto e nos encoraja a afastar-nos do mal e a nos aproximarmos de Deus. Tiago faz uma repreensão particularmente severa aos ricos que acumulam e aqueles que são auto-suficientes. Finalmente, ele termina encorajando os crentes a serem pacientes no sofrimento, orando e cuidando uns dos outros e reforçando a nossa fé através da comunhão.

O livro de Tiago é a descrição principal da relação entre fé e obras. Os judeus cristãos (os recipientes da carta de Tiago) estavam tão arraigados na Lei Mosaica e no seu sistema de obras que Tiago dedicou muito tempo para explicar a difícil verdade de que ninguém é justificado pelas obras da lei (Gálatas 2.16
Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.).

Ele declara-lhes que, mesmo se muito se esforçarem para manter todas as diferentes leis e rituais, cumprir essa tarefa é impossível e transgredir a menor parte da lei os tornava culpados de toda ela (Tiago 2.10 Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.) porque a lei é uma entidade e quebrar uma parte dela é o mesmo que quebrá-la por completo.

Vemos no livro de Tiago um desafio aos seguidores fiéis de Jesus Cristo para não apenas "falar a fala", mas "andar a fala". Embora a nossa caminhada de fé, com certeza, exija um crescimento do conhecimento sobre a Palavra, Tiago nos exorta a não parar por aí.

Muitos cristãos acharão que esta epístola seja bem desafiante porque Tiago apresenta 60 obrigações em apenas 108 versículos. Ele se concentra nas verdades das palavras de Jesus no Sermão da Montanha e motiva-nos a agir de acordo com o que Ele ensinou.

A epístola também descarta a ideia de que alguém pode se tornar um cristão e ainda continuar vivendo no pecado, não exibindo nenhum fruto da justiça.

Tal "fé" declara Tiago, é compartilhada pelos demônios que "creem e tremem" (Tiago 2.19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.).

Entretanto, tal "fé" não pode salvar porque não é autenticada pelas obras que sempre acompanham a verdadeira fé salvadora (Efésios 2.10Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.).


As boas obras não são a causa de salvação, mas são o seu resultado.

Primeira Epístola do Apóstolo Paulo a Timóteo / Quando foi escrito o Livro de 1 Timóteo?



Título: Seu destinatário é Timóteo, companheiro de Paulo desde a sua segunda viagem missionária. É, ainda, o destinatário da segunda carta, que, como, esta, também leva o seu nome.

Na ocasião, Timóteo se encontrava supervisionando o trabalho em Éfeso (1 Timóteo 1.3 "Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina," ).

Esta carta é classificada como "epístola pastoral", pois os assuntos de que trata são referentes à condução do rebanho de Deus.

Autoria e Data: Nos tempos modernos, muitos têm contestado que Paulo seja o autor das cartas pastorais, e por isso conta das questões de vocabulário, estilo e até mesmo de ênfase. 

Ignoram que as pastorais pertencem a um período tardio da Igreja Apostólica, quando as questões são de natureza mais prática e estão inseridas no domínio eclesiástico.

Foi escrita, mais ou menos, no ano de 62 d.C.

Propósito: Paulo escreveu a Timóteo para encorajá-lo em sua responsabilidade de supervisionar o trabalho da igreja de Éfeso e, possivelmente, as outras igrejas na província da Ásia (1 Timóteo 1.3). 

Esta carta estabelece as bases para a ordenação de presbíteros (1 Timóteo 3.1-7) e fornece orientação para a ordenação de pessoas em funções da igreja (1 Timóteo 3.8-13). 

Em essência, 1 Timóteo é um manual de liderança para a organização e administração da igreja.

Resumo: Esta é a primeira carta que Paulo escreveu a Timóteo, um jovem pastor que tinha sido uma ajuda de Paulo em sua obra. Timóteo era grego. Sua mãe era judia e seu pai era grego. 

Paulo foi mais do que apenas um mentor e líder a Timóteo, ele foi como um pai para ele e Timóteo foi como um filho a Paulo (1 Timóteo 1.2 "A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor." ). 

Paulo começa a carta exortando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e falsas doutrinas. No entanto, grande parte da carta trata da conduta pastoral. Paulo instrui Timóteo em adoração (capítulo 2) e no desenvolvimento de líderes maduros para a igreja (capítulo 3). 

A maior parte da carta lida com a conduta pastoral, advertências sobre os falsos mestres e a responsabilidade da igreja em relação aos membros pecadores, viúvas, anciãos e escravos. Ao longo de toda a carta, Paulo encoraja Timóteo a permanecer firme, perseverar e permanecer fiel à sua vocação.

Uma relação interessante entre o Antigo Testamento e o livro de 1 Timóteo é a citação de Paulo da base para considerar os presbíteros da igreja como sendo dignos de "dobrados honorários" e merecedores de respeito quando se trata de serem acusados de má conduta (1 Timóteo 5.17-19 "Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor." ). 

(Deuteronômio 24.15 "No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado." )

E (Levítico 19.13 ""Não oprimam nem roubem o seu próximo. "Não retenham até a manhã do dia seguinte o pagamento de um diarista. NVI" ), falam da necessidade de pagar um trabalhador o que ele ganhou e fazê-lo em tempo hábil. 

Parte da Lei Mosaica exigia que duas ou três testemunhas fossem necessárias para trazer uma acusação contra um homem (Deuteronômio 19.15 "Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato." ). 

Os judeus cristãos nas igrejas pastoreadas por Timóteo estariam bem cientes destas referências ao Antigo Testamento.

Jesus Cristo é apresentado por Paulo como o mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5 "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." ), o Salvador de todos os que nEle creem. 

Ele é o Senhor da igreja, e a quem Timóteo realmente serve quando pastoreia a Sua Igreja. Assim, encontramos a principal aplicação da primeira carta de Paulo a seu "filho na fé". Paulo instrui Timóteo sobre questões de doutrina, liderança e administração da igreja. 

Podemos usar essas mesmas instruções para governar nossa assembleia local hoje. Da mesma forma, o trabalho e o ministério de um pastor, as qualificações para um ancião e as qualificações de um diácono são tão importantes e pertinentes hoje quanto eram na época de Timóteo. 

A primeira carta de Paulo a Timóteo resulta em um livro de instruções sobre liderança, administração e como pastorear a igreja local. As instruções contidas nesta carta podem ser aplicadas a qualquer líder ou o líder potencial da igreja de Cristo e são igualmente relevantes hoje como eram na época de Paulo. 

Para aqueles não chamados a papéis de liderança em sua igreja hoje, o livro ainda é prático. Cada seguidor deve batalhar pela fé e evitar falsos ensinamentos. Cada seguidor deve ser firme e perseverante.

Que Deus te abençoe!

Êxodo 3 - Deus fala com Moisés do meio da sarça ardente / Um libertador para Israel










Introdução: Um líder cristão não é feito da noite para o dia. É preciso que sua liderança seja amadurecida pelo tempo.

Neste estudo veremos que Moisés foi preparado lentamente pelo Senhor ao longo dos anos até que se tornasse o libertador do seu povo.

Moisés era um homem manso e ao que parece não era muito eloquente, porém Deus viu que ele seria obediente e capaz de libertar o seu povo da escravidão.

I - Moisés - Sua chamada e seu preparo

1. Deus chama o seu escolhido.

Quando o Senhor escolheu e chamou Moisés para libertar seu povo, ele estava pastoreando ovelhas - um excelente aprendizado para quem mais tarde iria ser pastor do povo de Deus, Israel (Salmos 77.20 "Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão." ).

É Deus que chama e separa aqueles que vão dirigir seu rebanho, e Ele continua vocacionando e capacitando para o santo ministério. O Senhor chama, mas cabe ao homem cuidar do seu preparo par ser útil a Deus.

O que muito nos edifica no versículo 6 é Deus identificar-se não somente como "o Deus de Abraão e o Deus de Isaque", mas igualmente como "o Deus de Jacó".

Ele é, portanto, o Deus de toda graça, compaixão e paciência, uma vez que Jacó teve sérios incidentes negativos na vida em geral (1 Pedro 5.10 "O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces." ),

(João 1.14,16 "14- Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. 16 - Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. NVI" ).

2. O preparo de Moisés (Êxodo 3.10-15)


Moisés foi chamado e recebeu treinamento da parte de Deus para que cumprisse a missão com êxito. Deus ainda chama e prepara seus servos.

Talvez ele o esteja chamando para a realização de uma obra. Qual será sua resposta?

Moisés experimentou o silêncio e a solidão do deserto de Midiã (Êxodo 3.1 "E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe." ).

Em sua primeira etapa de 40 anos de vida viveu no palácio real e frequentou as mais renomadas universidades.

O conhecimento adquirido por Moisés, e empregado com sabedoria, foi-lhe muito útil em sua missão de libertador, condutor, escritor e legislador na longa jornada conduzindo Israel no deserto.

3. O objetivo da chamada divina (Êxodo 3.10)

O propósito divino era a saída do povo de Israel do Egito liderada por Moisés. Deus pode, segundo o seu querer, agir diretamente. Contudo, o seu método é usar homens e mulheres junto aos seus semelhantes.

Hoje, em relação a muitas igrejas, Deus está dizendo a muitas igrejas, Deus está dizendo à seus dirigentes: "Tira o 'Egito' de dentro do meu povo". É o mundanismo entre os crentes, na teoria  e na sua prática; no viver e no agir, enfraquecendo e contaminando a igreja.

É Israel querendo voltar para o Egito (Êxodo 16.3 "Disseram-lhes os israelitas: "Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão! " NVI" ),

(Êxodo 17.3 "Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: "Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos? " NVI" ).

Deus com mão poderosa tirou Israel do Egito, mas não tirou o 'Egito' de dentro deles, porque isso é um ato voluntário de cada crente que, quebrantado e consagrado, recorre ao Espírito Santo.

 "Certamente eu serei contigo". Êxodo 3.12a

Isso era tudo que Moisés precisava como líder espiritual do povo de Deus. Hoje, muitos já perderam essa divina presença em sua vida e em seu ministério, por acharem que são alguma coisa em si mesmos, daí, a operação do Espírito Santo cessar em sua vida.

Paulo exclamou: "Nada sou" (2 Coríntios 12.11 "Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou." ).

Tudo que temos ou somos na de Deus, vem dEle (1 Coríntios 3.7 "de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. NVI" ).

II - As desculpas de Moisés e a sua volta para o Egito

1. O receio de Moisés e suas desculpas.

O Moisés que matou o egípcio e o enterrou na areia já não existia mais. Ele havia sido mudado e moldado pelo Senhor, e agora precisa crer não no seu potencial, mas no Senhor que o chamara.

Ao ser chamado pelo Senhor para ser seu libertador dos hebreus, Moisés apresentou algumas desculpas - "eles não vão crer que o Senhor me enviou"; "não sou eloquente".

Quantas desculpas também não damos quando Deus nos chama para um trabalho específico?

As escusas de Moisés, assim como as nossas, nunca são aceitas pelo Senhor, pois Ele conhece o mais profundo de nosso ser. Se o Senhor está chamando você para uma obra, não tema e não perca tempo com desculpas.

Confie no Senhor e não queira ascender a ira divina como fez Moisés, que tentou protelar sua chamada dando uma série de desculpas a Deus. (Êxodo 4.14 "Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: "Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo." ).

2. Deus concede poderes a Moisés

A fim de encorajar Moisés e confirmar o seu chamado, o Senhor realiza alguns sinais (Êxodo 4.1-9). Da mesma forma Deus ainda demonstra sinais para mostrar o seu poder e a sua vontade.

3. O retorno de Moisés

Moisés não se revelou ao seu sogro Jetro o que ele faria no Egito. Ainda não era a hora certa para isso.

O líder precisa saber o momento adequado para revelar seus projetos.

Entretanto, Moisés não poderia partir sem o consentimento de sua família, assim ele disse a Jetro que iria ao Egito rever seus irmãos: "Eu irei agora e tornarei a meus irmãos que estão no Egito, para ver se ainda vivem" (Êxodo 4.18).

Jetro prontamente liberou Moisés dizendo: "Vai em paz". Moisés não saiu sem a benção dos seus parentes.

Para realizar a obra de Deus o líder precisa ter o apoio e cooperação da sua família. Se você ainda não o tem, ore a Deus nesse sentido.

III - Moisés se apresenta a Faraó

1. Moisés diante de Faraó


Chegando ao Egito, Moisés e seu irmão Arão procuraram Faraó para comunicar-lhe a vontade de Deus para o povo de Israel. Quão difícil e arriscada era a tarefa de Moisés.


Após o encontro que já tivera com Deus, ele estava preparado para apresentar-se ao rei do Egito. Faraó recusou de imediato o pedido de Moisés.


Além de recusar deixar o povo ir embora, Faraó agora aumenta o volume de trabalho do povo (Êxodo 5.8-9 "Mas exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: ‘Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus’.
Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não dêem atenção a mentiras. NVI"
).


Moisés fez tudo como Deus lhe ordenara, porém, sua obediência não impediu que ele e seu povo sofressem.


Talvez você esteja realizando alguma obra em obediência ao Senhor, mais isto não vai impedir que surjam dificuldades, problemas e aflições. Esteja preparado.


Não podemos nos esquecer de que "por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus" (Atos 14.22 "Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." ).


Enquanto estivermos neste mundo, estamos sujeitos às dificuldades (João 16.33 "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." ).


2. A queixa dos israelitas (Êxodo 5.20-21)


O povo hebreu fica descontente com Moisés e Arão e logo começam a murmurar. Certamente todos esperavam que a saída do Egito fosse imediata. Mas este não era o plano de Deus.


Moisés, aflito com a piora da situação, busca o Senhor e faz várias indagações. Quem de nós em semelhantes situações, estando em obediência a Deus, na vida cristã e no trabalho, já não indagou: "Porque Senhor?"


Moisés não conseguia entender o motivo de certas dificuldades, mas não podemos deixar de crer que Deus está no comando de tudo.


3. Deus promete livrar seu povo (Êxodo 6.1)


A saída de Israel do Egito seria algo sobrenatural e esta promessa foi totalmente cumprida quando Israel, finalmente, saiu do Egito.


Deus, nos seus atributos e prerrogativas, ia agora redimir o povo de Israel (Êxodo 6.6 "Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo. NVI" ),


Adotá-lo como seu povo (Êxodo 6.7 "E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;" ), e introduzi-lo na Terra Prometida.


Todo Israel, assim como os egípcios, teriam a oportunidade de ver o poder de Deus.


Conclusão


Neste estudo aprendemos como o grande "Eu Sou" escolheu e preparou Moisés para que ele libertasse seu povo da escravidão egípcia.


Deus continua a levantar e preparar homens para a sua obra. Você esta disposto a ser usado pelo Senhor?


Moisés apresentou algumas desculpas, mas não foram aceitas. Não perca tempo com justificativas, mas diga "sim" ao chamado de Deus.

                                          Que Deus te Abençoe!

Segunda Epístola do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses / Quando foi escrito o Livro de 2 Tessalonicenses?






Título: Os tessalonicenses necessitaram de uma segunda epístola, para que pudessem corrigir certas ideias erradas que circulavam no seio da igreja e estavam provocando algumas atitudes contrárias aos ensinamentos bíblicos.

Autoria e Data: Foi escrita por Paulo não muito depois da primeira, com a colaboração de Silvano e Timóteo (2 Tessalonicenses 1.1 "¶ Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:" ).

É bem provável que tenha sido remetida no mesmo ano da anterior, 51 d.C.

Propósito: A igreja de Tessalônica ainda tinha alguns equívocos sobre o Dia do Senhor. Eles achavam que já tinha acontecido, então pararam de trabalhar. Eles estavam sendo gravemente perseguidos. Paulo escreveu para esclarecer os mal-entendidos e confortá-los.

Resumo: Paulo saúda a igreja em Tessalônica e os encoraja e exorta. Ele os elogia pelo que tem ouvido sobre o que estão fazendo no Senhor e ora por eles (2 Tessalonicenses 1.11-12 "¶ Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;
Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." ). 

No capítulo 2, Paulo explica o que acontecerá no Dia do Senhor (2 Tessalonicenses 2.1-12 "¶ Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
¶ Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade." ). 

Paulo então os encoraja a permanecerem firmes e a manterem distância dos homens ociosos que não vivem pelo evangelho (2 Tessalonicenses 3.6 "¶ Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu." ).

Paulo se refere a várias passagens do Antigo Testamento em seu discurso sobre o fim dos tempos, assim confirmando e reconciliando os profetas do Antigo Testamento. Grande parte do seu ensinamento sobre o fim dos tempos nesta carta é baseado no profeta Daniel e suas visões. 


Em (2 Tessalonicenses 2.3-9 "¶ Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?
E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira," ), ele refere-se à profecia de Daniel sobre o "homem do pecado" (Daniel 7 e 8).

O livro de 2 Tessalonicenses é cheio de informações sobre o fim dos tempos. Ele também nos exorta a não sermos ociosos e a trabalharmos pelo que temos. 

Existem também algumas grandes orações em 2 Tessalonicenses que podem nos servir de exemplo sobre como orar pelos outros crentes de hoje.

Que Deus te abençoe!

Primeira Epístola do Apóstolo Paulo aos Tessalonicenses / Quando foi escrito o Livro de 1 Tessalonicenses?






Título: Paulo escreveu esta epístola à igreja de Tessalônica, cuja fundação está descrita no livro de (Atos 17.1-10).

Tessalônica era a capital da província romana Macedônia. A cidade existe até hoje, mas com o nome de Saloniki.

Autoria e Data: É considerada por muitos como sendo a primeira epístola paulina, embora alguns outros sejam de acordo que e sta posição deva ser atribuída à carta aos gálatas.

Provavelmente foi escrita no ano 51 d.C.

Paulo enviou seu discípulo Timóteo de Atenas a Tessalônica para saber notícias da Igreja que havia se estabelecido lá e o relatório trazido por Timóteo motivou Paulo a escrever esta carta, com Silvano, que também chamado de Silas (1 Tessalonicenses 1.1 "¶ Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo." ).

Propósito: Na igreja de Tessalônica havia alguns mal-entendidos sobre o retorno de Cristo. Paulo desejava esclarecê-los em sua carta. Ele também a escreve como uma instrução a uma vida santa.

Resumo: Os três primeiros capítulos são sobre Paulo desejando visitar a igreja de Tessalônica mas não podendo porque Satanás os impediu (1 Tessalonicenses 2.18 "Por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu." ), e sobre como Paulo se preocupava com eles e se animava em escutar como tinham estado. 

Paulo então ora por eles (1 Tessalonicenses 3.11-13 "Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhem a nossa viagem para vós.
E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco;
Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos." ). 

No capítulo 4, Paulo está instruindo os crentes em Tessalônica sobre como viver uma vida santa em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 4.1-12 "¶ Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
¶ Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;
Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais.
E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;
Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma." ). 

Paulo prossegue a instruí-los sobre um equívoco que eles tinham. Ele diz que as pessoas que morreram em Cristo Jesus também vão ao céu quando Ele voltar (1 Tessalonicenses 4.13-18 "¶ Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." ), 

(1 Tessalonicenses 5.1-11 "¶ Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva;
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.
Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
¶ Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.
¶ Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis." ). 

O livro termina com instruções finais de viver a vida cristã.

Paulo relembra os tessalonicenses de que a perseguição que estavam recebendo de seus "concidadãos" (
1 Tessalonicenses 2.15 "Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens," ), 

Os judeus que rejeitaram o Messias, é a mesma que os profetas do Antigo Testamento sofreram (Jeremias 2.30 "Em vão castiguei os vossos filhos; eles não aceitaram a correção; a vossa espada devorou os vossos profetas como um leão destruidor." ),

(Mateus 23.31 "Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas." ). 

Jesus advertiu que os verdadeiros profetas de Deus sempre receberiam a oposição dos injustos (Lucas 11.49 "Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’." ). Em Colossenses, Paulo recorda-lhes dessa verdade.

Este livro pode ser aplicado a muitas situações da vida. Ele nos dá a confiança de que, como cristãos, quer estejamos vivos ou mortos quando Cristo voltar, estaremos juntos com Ele (1 Tessalonicenses 4.13-18). 

Assegura-nos também, como cristãos, que não receberemos a ira de Deus (1 Tessalonicenses 5.8-9 "Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo," ). 

Esse livro também fornece lições sobre como andar a vida cristã diariamente (1 Tessalonicenses 4 e 5).

Que Deus te abençoe!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...