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Marcos 15.24 - E, havendo-o crucificado... / Jesus Crucificado




A cruz de Jesus sempre foi um escândalo, uma ofensa para muitos: 

"Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados". 
1 Coríntios 1.22-26

Em Gálatas 5.11 diz: "Eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo o escândalo da cruz está aniquilado", lemos acerca do escândalo (ofensa) da cruz.

Mas o que é tão ofensivo na cruz?

O sacrifício de Jesus Cristo mostra que o homem é completamente incapaz de ir ao céu, à presença de Deus, por sua própria bondade e força.

Jesus deixa isso bem claro, quando disse: "Sem mim nada podeis fazer" (João 15.5).

Paulo confessa: "Sei que em mim habita bem algum" (Romanos 7.18)

O homem precisava, e ainda precisa de Jesus, o nosso sacrifício vivo, que morreu em nosso lugar para nos abrir o caminho para o céu. O orgulho do homem faz que ele se rebele contra a sentença de Deus a sentença de Deus. O homem se sente ofendido por saber que Deus não aceita seus esforços pessoais.

Em Hebreus 9.22 está escrito: "Sem derramamento de sangue não há remissão". Isto, naturalmente, refere-se ao sangue de sacrifícios.

Todo o Antigo Testamento ensina que "é o sangue que fará expiação pela alma" (Levítico 17.11) .

Expiação significa reconciliação. É a restauração de um relacionamento quebrado. Negar o sacrifício de Cristo na cruz, ou fazê-lo parecer desnecessário, é uma forma de invalidar a única maneira que o homem tem de ser salvo. E é justamente esse o objetivo do Alcorão.

Como se trata de um assunto muito importante, devemos gastar algum tempo para estabelecer a verdade sobre a crucificação e a morte do Senhor Jesus Cristo:

1) Quase um terço dos evangelhos trata da última semana de vida Jesus antes de sua morte (Mateus 26 ao 28); (Marcos 22 ao 24); (João 18 ao 21).

2) O sacrifício de Jesus é o cumprimento das profecias a respeito Dele no Antigo Testamento. Essas profecias são evidências do quanto a Bíblia é veraz. Os profetas predisseram a respeito de Jesus, o Messias:

A) Ele nasceria 483 anos depois do decreto para edificar a Jerusalém, após sua destruição por Nabucodonosor (Daniel 9.24-26 ""Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
"Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas." - ano 445 a.C. );

B) Ele nasceria em Belém (Miquéias 5.2 ""Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos." ),

(Lucas 2.4 "E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi)," ).

C) Nasceria de uma virgem (Isaías 7.14 "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." ),

(Mateus 1.18 "Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. NVI" ).

D) Seria o próprio Deus (Isaías 7.14 "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel." ),

(Mateus 1.18 "Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. NVI" ).

E) Seu nome seria Salvador - Jesus (Isaías 49.1-8 "Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu; e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;
E me disse: Tu és meu servo; és Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.
Porém eu disse: Debalde tenho trabalhado, inútil e vãmente gastei as minhas forças; todavia o meu direito está perante o Senhor, e o meu galardão perante o meu Deus.
E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo, para que torne a trazer Jacó; porém Israel não se deixará ajuntar; contudo aos olhos do Senhor serei glorificado, e o meu Deus será a minha força.
Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Assim diz o Senhor, o Redentor de Israel, o seu Santo, à alma desprezada, ao que a nação abomina, ao servo dos que dominam: Os reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes, e eles diante de ti se inclinarão, por amor do Senhor, que é fiel, e do Santo de Israel, que te escolheu.
Assim diz o Senhor: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas;" ),


(Isaías 63.8 "Porque dizia: Certamente eles são meu povo, filhos que não mentirão; assim ele se fez o seu Salvador." ),

(Mateus 1.21 "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." ).

F) Ele viria para salvar e curar (Isaías 35.4-5 "Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão."  ),


(Mateus 1.21 "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." ),

(Lucas 19.10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." ).

G) Entraria em Jerusalém montado num jumento (Zacarias 9.9 "Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta. NVI" ),

(Mateus 21.1-9 "E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.
E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará.
Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!" ),


(Lucas 19.28-38 "E, dito isto, ia caminhando adiante, subindo para Jerusalém.
E aconteceu que, chegando perto de Betfagé, e de Betânia, ao monte chamado das Oliveiras, mandou dois dos seus discípulos,
Dizendo: Ide à aldeia que está defronte, e aí, ao entrar, achareis preso um jumentinho em que nenhum homem ainda montou; soltai-o e trazei-o.
E, se alguém vos perguntar: Por que o soltais? assim lhe direis: Porque o Senhor o há de mister.
E, indo os que haviam sido mandados, acharam como lhes dissera.
E, quando soltaram o jumentinho, seus donos lhes disseram: Por que soltais o jumentinho?
E eles responderam: O Senhor o há de mister.
E trouxeram-no a Jesus; e, lançando sobre o jumentinho as suas vestes, puseram Jesus em cima.
E, indo ele, estendiam no caminho as suas vestes.
E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,
Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas." ).


H) Seria traído por um amigo (Salmos 41.9 "Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar." ),

(Mateus 27.3-5 "Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar." ).


I) Seria vendido por trinta moedas de prata (Zacarias 11.12 "Eu lhes disse: Se acharem melhor assim, paguem-me; se não, não me paguem. Então eles me pagaram trinta moedas de prata. NVI" ),

(Mateus 26.14-16 "Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,
E desde então buscava oportunidade para o entregar." ).


J) Seria julgado e executado, mas não por ter cometido algum mal. Morreria em favor dos homens (Isaías 50.6 "Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida. NVI" ),

(Isaías 53.1-12 "Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." ),


(Mateus 27.26-30 "Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus à audiência, reuniram junto dele toda a coorte.
E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate;
E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.
E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça." ),


(Mateus 27.11-14 "E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?
E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado." ).

K) Suas mãos  e pés seriam traspassados (Salmos 22.16 "Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés." ),

(Lucas 24.36-39 "E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho." ).

L) Seus vestidos seriam divididos, e sortes seriam lançadas sobre a túnica (Salmos 22.18 "Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa." ),

(João 19.23-24 "Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.
Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas." ).

M) O Santo (Jesus) não veria corrupção (Salmos 16.10 "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção." ),

(Lucas 24.1-7 "¶ E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.
E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.
E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.
E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite." ),

(Atos 2.27 "Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;" ).

N) Seria elevado ao céu para sentar-se à mão direita de Deus (Salmos 110.1 "¶ Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés." ),

(Mateus 26.64 "Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu." ),

(Marcos 16.19 "¶ Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus." ),

(Atos 7.55 "Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;" ),

(Hebreus 1.3 "O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;" ).

O) Ele voltará e todos os habitantes de Jerusalém olharão para aquele a quem traspassaram (Zacarias 12.10 "Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito." ),

(Apocalipse 22.20 "¶ Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus." ).

Essas profecias ocorreram entre os anos 1500 a.C. e 100 d.C. E todas descrevem, com riqueza de detalhes, algo impossível de se prever.

3) Temos a narrativa de testemunhas oculares (Atos 2.22-23 "Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;" ),

(1 Coríntios 15.3-6 "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também." ).
Que sentido faria para eles inventar tal história?;

4) Cristo predisse sua morte várias vezes, e entregou-se voluntariamente por nós, pecadores (Marcos 8.31-33 "E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.
E dizia abertamente estas palavras. E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo.
Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens." ),


(Marcos 10.33-34,45 "33-34 Dizendo: Eis que nós subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios.
E o escarnecerão, e açoitarão, e cuspirão nele, e o matarão; e, ao terceiro dia, ressuscitará. 
45- Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." ),

(Marcos 14.8,21-25 "8- Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. 
21-25 Na verdade o Filho do homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido.
E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus." ).


5) As evidências históricas quanto à crucificação e morte do Senhor Jesus são plenamente aceitáveis. O conhecimento historiador do século 1°, Tácito, registrou o seguinte: "O nome cristão vem a eles de Cristo, que foi executado no reino de Tibério pelo procurador Pôncio Pilatos".

Flávio Josefo escreveu: "Nesse mesmo tempo apareceu Jesus, que era um homem sábio, se todavia devemos considerá-lo simplesmente como um homem, tanto suas obras eram admiráveis [...] Os mais ilustres da nossa nação acusaram-no perante Pilatos, e este o crucificou. Os que o haviam amado durante a sua vida não o abandonaram depois da morte. Ele lhes apareceu ressuscitado e vivo no terceiro dia, como os santos profetas tinham predito. É dele que os cristãos, que vemos ainda hoje, tiram seu nome";

6) Os judeus admitem a crucificação de Jesus (pois eles estavam lá), mas negam que Ele é o Messias. Os muçulmanos admitem que Jesus é o Messias, mas negam Ele foi crucificado. Essas afirmações foram feitas mais de 600 anos depois do próprio acontecimento.

Alguém precisa mais evidências quanto à veracidade da Palavra, que trata sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus?

O próprio Deus inspirou seus profetas para que pudéssemos tomar conhecimento de todas as verdades a respeito de Jesus. E, devido ao cumprimento de todas as profecias bíblicas, podemos, hoje, confiar na veracidade da Bíblia.

Que Deus te abençoe!!

Marcos 1.40-45 - Cura dum leproso / Jesus proibia que as pessoas falassem sobre Ele?




Por que Jesus proibia que pessoas falassem sobre ele?

Depois de curar um leproso, Jesus disse: “Olha, não digas nada a ninguém...” (Marcos 1.44). 

Outro relato diz: “E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem ele era” (Marcos 1.34). 

Estas ordens parecem muito estranhas para nós, porque entendemos que o evangelho é importantíssimo para a salvação. 

Sabemos que Deus quer a salvação de todos (2 Pedro 3.9 "O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. (NVI)" ). 

Por que, então, Jesus proibia que algumas pessoas falassem dele?

Continuando a leitura em Marcos, descobrimos o motivo desse mandamento estranho na explicação do efeito da desobediência do homem curado: “Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele” (Marcos 1.45). 

Nas regiões onde Jesus já era bem conhecido, ele não precisava de ajuda! O propósito dele, durante o ministério na terra, não era de ficar num lugar para edificar uma congregação grande. Ele queria introduzir a mensagem da salvação em muitos lugares. Ele estava plantando a semente que produziria fruto mais tarde.

Quando este homem desobedeceu à palavra de Jesus, ele atrapalhou o trabalho do Senhor. A constante presença das multidões tirou a liberdade de Jesus de entrar nas cidades. Já no capítulo 2 de Marcos, o relato diz que não houve espaço suficiente na casa em Cafarnaum para receber as pessoas interessadas.

Em outras circunstâncias, Jesus fazia diferente. Por exemplo, quando ele expulsou os demônios de um geraseno, o homem queria o acompanhar. Jesus não o deixou, dizendo: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti” (Marcos 5.19). 

Os gerasenos haviam rejeitado Jesus. Ele não foi seguido por multidões naquela região. Por isso, ele deixou uma pessoa para divulgar a notícia em toda a região de Decápolis.

Podemos observar outro fato importante no evangelho de João. Desde o primeiro milagre, Jesus mostrou que estava trabalhando dentro de um determinado horário, e as outras pessoas, às vezes, atrapalharam esse plano (João 2.4 "Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." ), 

(João 7.6,8,30 "6- Então Jesus lhes disse: "Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.(NVI) 8- Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. 30- Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora." ), 

(João 8.20 "Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora." ), 

(João 12.23 "E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado." ),

(João 13.1 "¶ Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim." ), 

(João 17.1 "Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique. (NVI)" ). 

É fascinante traçar estes comentários ao longo dos relatos de João para ver como Jesus andava ciente do seu propósito maior e determinado a chegar à culminação do plano eterno no momento certo. 

Ele veio para ser preso, mas não antes da hora determinada pelo Pai (João 7.30 "Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora." ), 

(João 8.20 "Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora." ),

(João 10.39 "Outra vez tentaram prendê-lo, mas ele se livrou das mãos deles. (NVI)" ). 

Na hora certa, Jesus se entregou voluntariamente às autoridades que vieram prendê-lo (João 18.3-8 "Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.
Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;" ). 


Jesus veio para morrer na hora certa e da maneira predeterminada, mas não permitiu que fosse apedrejado pela multidão (João 8.59 "Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou." ). 

Ele deu a vida voluntariamente e derramou seu sangue na cruz do Calvário (João 10.15-18 "Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." ), 


(João 19.17-18 "E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio." ).

Jesus veio ao mundo com uma missão. Ele controlava seu próprio trabalho e sabia onde e quando falar. Ele mandou outros a pregarem ou a se calarem, conforme o seu plano. 

E Jesus, por sua vez, trabalhou dentro do plano dado pelo Pai: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17.4).

Hoje, vivemos num mundo que precisa saber de Jesus Cristo. Ele não pede o nosso silêncio, e a divulgação do evangelho na sua pureza não atrapalhará os planos de Deus. 

O apóstolo Paulo, um dos homens que mais se dedicou à divulgação da palavra de Deus, disse: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” (Romanos 1.16). 

Em outra epístola, ele acrescentou: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos” (1 Timóteo 2.3-6). 

Se você já teve o privilégio de ouvir de Jesus Cristo, fale aos outros!


Que Deus te abençoe e te guarde e te a paz!!!

Evangelho de Marcos / Quando foi escrito o Livro de Marcos?




Título: O autor é Marcos, que deu seu nome ao segundo evangelho, o menor e mais conciso dos quatro. É bom lembrar que ele não fez parte dos doze apóstolos.

Autoria e Data: Marcos era o sobrinho de Barnabé (Colossenses 4.10 "Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;" ), 

E foi companheiro de Paulo (Atos 13.13 "E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém." ) e de Pedro.

Acompanhou Barnabé em sua viagem missionária a Chipre (Atos 15.38-40 "Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus." ).


Filho de uma cristã de Jerusalém, também é chamado de João Marcos (Atos 12.12 "E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam." ).

Segundo a tradição, ele é o autor do evangelho que leva o seu nome, o qual escreveu sob a orientação do apóstolo Pedro. Papias, Clemente de Alexandria, Orígenes e Jerônimo concordam com a tradição, que remota ao século 2° da Era Cristã.

Provavelmente, escreveu este evangelho antes da morte de Pedro e de Paulo, entre os anos 64 e 68 d.C., possivelmente em Roma.

Propósito: Embora Mateus tenha sido escrito principalmente para seus irmãos judeus, o Evangelho de Marcos parece ser direcionado aos crentes romanos, particularmente os gentios. 

Marcos escreveu como um pastor para os cristãos que já tinham ouvido e acreditado no Evangelho (Romanos 1.8 "Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." ). 

Ele desejava que eles tivessem uma narrativa biográfica de Jesus Cristo como Servo do Senhor e Salvador do mundo a fim de fortalecer a sua fé diante da perseguição severa e ensinar-lhes o que significava ser Seus discípulos

Resumo: Este evangelho é único porque ele enfatiza as ações de Jesus mais do que Seus ensinamentos. É escrito de forma simples, movendo-se rapidamente de um episódio da vida de Cristo para outro. 

Ele não começa com uma genealogia como em Mateus porque os gentios não estariam interessados em Sua linhagem. Após a apresentação de Jesus no Seu batismo, Jesus começou Seu ministério público na Galileia e chamou os primeiros quatro de Seus doze discípulos. O que se segue é o registro da morte, vida e ressurreição de Jesus.

O relato de Marcos não é apenas uma coleção de histórias, mas uma narrativa escrita para revelar que Jesus era o Messias, não só para os judeus, mas para os gentios também. 


Em uma profissão dinâmica, os discípulos, liderados por Pedro, assumiram a sua fé Nele (Marcos 8.29-30 ""E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Pedro respondeu: "Tu és o Cristo".
Jesus os advertiu que não falassem a ninguém a seu respeito." ), embora não tenham compreendido plenamente Sua messianidade até depois da Sua ressurreição.

Ao seguirmos Suas viagens pela Galileia, áreas circundantes e então para a Judeia, percebemos quão rápido o ritmo foi estabelecido. Ele tocou a vida de muitas pessoas, mas deixou uma marca indelével em seus discípulos. 

Na transfiguração (Marcos 9.1-9), Ele deu a três deles uma visualização do Seu retorno futuro em poder e glória, e mais uma vez lhes foi revelado quem Ele era.

No entanto, nos dias que antecederam a Sua última viagem a Jerusalém, vemo-los desnorteados, com medo e duvidando. Quando Jesus foi preso, Ele ficou sozinho depois que todos fugiram. 

Nas horas seguintes, durante os julgamentos simulados, Jesus proclamou ousadamente que Ele era o Cristo, o Filho do Abençoado e que Ele seria vitorioso em Sua volta (Marcos 14.61-62 "Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?
E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu." ). 

Os eventos climáticos em torno da crucificação, morte, sepultamento e ressurreição não foram testemunhados pela maioria de Seus discípulos. Entretanto, várias mulheres fiéis testemunharam a Sua paixão. Depois do sábado, no início da manhã do primeiro dia da semana, elas foram ao sepulcro com especiarias de enterro. 

Quando viram que a pedra tinha sido movida, elas entraram no túmulo. Não foi o corpo de Jesus que viram, mas um anjo vestido de branco. A mensagem de alegria que receberam foi: "Ele ressuscitou!" As mulheres foram as primeiras evangelistas por espalharem a boa nova da Sua ressurreição. Esta mesma mensagem tem sido transmitida para todo o mundo nos séculos seguintes até nós hoje.

Como o público-alvo de Marcos era os gentios, ele não cita o Antigo Testamento com a mesma frequência que Mateus, o qual escreveu principalmente para os judeus. Ele não começa com uma genealogia para ligar Jesus aos patriarcas judeus, mas começa ao invés com o Seu batismo, o início de Seu ministério terrestre. 

Mas mesmo aí, Marcos cita uma profecia do Antigo Testamento sobre o mensageiro, João Batista, o qual exortaria o povo para "preparar o caminho para o Senhor" (Marcos 1.3 "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." ), 

(Isaías 40.3 "Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." ) enquanto aguardavam a vinda do seu Messias.

Jesus faz referência ao Antigo Testamento em várias passagens em Marcos. 

Em Marcos 7.6 "Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. " (NVI) 

Jesus repreende os fariseus por sua adoração superficial de Deus com os lábios, enquanto seus corações estavam longe dEle, e se refere ao seu próprio profeta, Isaías, para condená-los de sua dureza de coração (Isaías 29.13 "O Senhor diz:  "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens." ).

Jesus se referiu a uma profecia do Antigo Testamento que era para ser cumprida naquela mesma noite, enquanto os discípulos seriam espalhados como ovelhas sem pastor quando Jesus foi preso e condenado à morte (Marcos 14.27 "E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão." ); 

(Zacarias 13.7 "Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos." ). 

Jesus referiu-se novamente a Isaías quando purificou o Templo dos cambistas (Marcos 11.15-17 "E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.
E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões." ), 

(Isaías 56.7 "Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." ), 

(Jeremias 7.11 "Esse templo, que leva o meu nome, tornou-se para vocês um covil de ladrões? Cuidado! Eu mesmo estou vendo isso’ ", declara o Senhor. (NVI)" ). 

E então aos Salmos quando Ele explicou que era a pedra angular da nossa fé e da Igreja (Marcos 12.10-11 "Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;
isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ". (NVI)" ), 

(Salmo 118.22-23 "A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos." ).


Marcos apresenta Jesus como o Servo sofredor de Deus (Marcos 10.45 "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." ) e como Aquele que veio para servir e sacrificar-se por nós, em parte para nos inspirar a fazer o mesmo. 

Devemos servir como Ele serviu, com a mesma grandeza de humildade e dedicação ao serviço dos outros. 

Jesus exortou-nos a lembrar que para ser grande no reino de Deus, devemos ser o servo de todos (Marcos 10.44 "E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos." ). 

O auto sacrifício deve transcender a nossa necessidade de reconhecimento ou recompensa, assim como Jesus estava disposto a ser humilhado ao oferecer a Sua vida pelas ovelhas.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!


Mateus 28.6 - Ressurreição de Jesus Cristo / Ele não está aqui, porque já ressuscitou



Que diferença faz se Jesus realmente ressurgiu no mesmo corpo de carne no qual viveu e morreu?

A resposta do Novo Testamento a esta pergunta é clara e inequívoca. Se Jesus não ressuscitou fisicamente, não há salvação (Romanos 10.9 "Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." ).

Sua ressurreição é o centro do evangelho pelo qual somos salvos (1 Coríntios 15.1-5 "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze." ).

O apóstolo Paulo listou uma série de consequências relacionadas à negação da ressurreição física. 

Se Cristo não ressuscitou, então: nossa fé é inútil; nós ainda permanecemos em nossos pecados; os que dormiram em Cristo estão perdidos; os apóstolos são falsas testemunhas; e somos os mais miseráveis de todos os homens (1 Coríntios 15.14-19 "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.
Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." ).

Além dessas consequências, resultantes da negação literal da ressurreição, há outros problemas teológicos cruciais:

1) O problema da criação. Deus criou o universo material (Gênesis 1.1 "No princípio criou Deus o céu e a terra." ), e tudo o que criou "era muito bom" (Gênesis 1.31).

O pecado, porém, trouxe a morte (separação) e deteriorou a criação de Deus (Romanos 5.12 "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." ).

Além disso, por causa do pecado do homem, "a criação ficou sujeita à vaidade [inutilidade] (Romanos 8.20 "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou," ).

Assim, a criação tem gemido e esperado pela libertação da servidão da corrupção para à liberdade da glória dos filhos de Deus (Romanos 8.21).

Igualmente, nós, os crentes, "esperamos avidamente pela nossa adoção como filhos, a redenção de nossos corpos. Porque nesta esperança somos salvos" (Romanos 8.23-24).

Considerando que a criação material de Deus caiu, ficou claro que, para que a redenção fosse efetivada, esta criação teria de ser restabelecida. Os humanos pecam e morrem em corpos materiais e devem ser resgatados nos mesmos corpos físicos. Qualquer outro tipo de libertação seria uma admissão de derrota.

Por causa da queda do homem, toda a criação de Deus foi entregue à decadência para a recriação de um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21.1-4 "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." ).

Se a redenção não restabelecesse a criação física de Deus, incluindo nossos corpos materiais, então o propósito original de Deus, criando um mundo material, teria sido frustrado.

2) O Problema da encarnação. A negação de que Cristo veio ao mundo em carne humana é chamada de docetismo. Consequentemente, a negação de que Cristo ressuscitou em carne humana é uma espécie de neodocetismo. O docetismo foi o termo usado para designar uma seita que surgiu do gnosticismo.

O apóstolo João escreveu sua epístola advertindo a igreja contra aqueles que negavam que Jesus Cristo veio em carne (1 João 4.2 "Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;" ).

Tal declaração joanina insinua que Jesus veio em carne no passado e permanecia na carne quando o apóstolo escreveu estas palavras, após a ressurreição.

Na passagem paralela, o apóstolo novamente adverte contra aqueles "que não confessem que Jesus Cristo veio em carne" (2 João 7). Isto esclarece que João considerava um erro doutrinário negar a carne de Cristo, tanto antes como depois de sua ressurreição.

A razão é óbvia: a carne humana faz parte da nossa verdadeira natureza humana criada por Deus. Consequentemente, negar que Cristo ressuscitou em carne humana é privá-lo da plenitude de sua natureza humana.

3) O problema da salvação. Como a morte foi o resultado do pecado, e envolve diretamente o corpo material, para que ocorra uma vitória real sobre a morte. Fracassar na confissão de que Cristo ressuscitou em um corpo material lança por terra todo o evangelho de Cristo.

A ressurreição de Cristo foi a ressurreição dos cristãos também será física em sua natureza. Um desvio nesta confissão representa a aniquilação dos propósitos redentivos de Deus para com a raça humana.

4) O problema da decepção. Também existe um grave problema moral. Alguns reivindicam os aparecimentos de Cristo como meras "materializações" realizadas com o fim de convencer os discípulos da realidade de sua ressurreição mas não exatamente sua materialidade.

Mas o que o próprio Jesus disse? Vejamos: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho". Lucas 24.39

Jesus desafiou Tomé a tocar em suas cicatrizes e a "deixar de ser incrédulo e ser crente" (João 20.27).

Dada a correlação e consequente identidade das cicatrizes com o corpo antes da sua ressurreição, a única impressão que estas palavras poderiam causar na mente dos discípulos era de Jesus obviamente esta reivindicando ter literalmente ressuscitado no mesmo corpo em que morreu, um corpo material, tangível, palpável.

Ou cremos desta forma ou somos impelidos a dizer que Jesus enganou descaradamente seus seguidores. Qual alternativa se harmoniza com o evangelho?

5) O problema da imortalidade. A negação da natureza material do corpo da ressurreição é fatal para a crença cristã da imortalidade. Ao contrário dos gregos antigos, os cristãos acreditam que a verdadeira imortalidade envolve a pessoa inteira, inclusive seu corpo, ou seja, não se trata somente da continuidade da existência da alma.

Mas se Cristo não ressuscitou no mesmo corpo físico em que morreu, então não temos nenhuma esperança real de que atingiremos a verdadeira (plena) imortalidade.

Paulo declarou que "Jesus Cristo aboliu a morte, e trouxe luz à vida e a incorrupção pelo evangelho" (2 Timóteo 1.10).

É tão somente pela vitória de Cristo sobre a morte física que os crentes podem proclamar: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (1 Coríntios 15.55).

Caso contrário, retomando as palavras de Paulo: "Os que dormiram em Cristo estão perdidos" (1 Coríntios 15.18).

6) O problema da verificação. Uma ressurreição imaterial não possui nenhum valor comprobatório. Se Cristo não ressurgiu no mesmo corpo material que foi encerrado na tumba, então a ressurreição perde totalmente o seu valor como uma evidência para a reivindicação de sua divindade.

Entretanto, vemos nos evangelhos que Jesus frequentemente apontou para sua ressurreição como sendo uma prova cabal de suas reivindicações (João 2.19-22 "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
"
 );

(João 10.18 "Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." ).

Em uma dessas ocasiões, Jesus indicou a ressurreição como um sinal inigualável de sua identidade, e declarou que "nenhum outro sinal seria dado àquela geração má e incrédula" (Mateus 12.39-40).

Os apóstolos também apresentaram os aparecimentos da ressurreição de Jesus como sendo "muitas provas convincentes" (Atos 1.3 "Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus." ).

Empregaram o fato da ressurreição inúmeras vezes como um dos principais fundamentos da pregação ousada e destemida a que se empenhavam (Atos 2.22-36), (Atos 4.2,10), (Atos 13.32-41), (Atos 17.1-4), (Atos 22 ao 31).

Paulo discursou aos filósofos  gregos sobre um dia determinado "em que com justiça [Deus] há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17.31).

Há uma razão primordial para a conexão entre o fato da ressurreição física e a verdade do cristianismo: não há nenhuma evidência real capaz de diferenciar entre uma ressurreição imaterial e uma não-ressurreição.

Como poderíamos provar a ressurreição de Jesus se ela fosse apenas espiritual? 

Um corpo imaterial não tem nenhuma conexão  verificável com um, corpo material. O único modo objetivo pelo qual o mundo poderia saber  que Cristo ressuscitou era pela ressurreição material (da carne) do corpo no qual Ele morreu e é isso o que o texto declara: "Ele não está mais no túmulo".

"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? " João 11:25,26

"Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto"Marcos 16:6

"Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela.
Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve.
Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.
O anjo disse às mulheres: "Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado.
Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.
Vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão’. Notem que eu já os avisei". 
As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus". Mateus 28:1-8


Ele ressuscitou, assim como diz a sua palavra, aquele que Crê em Mim ainda que esteja morto viverá, e quem vive e Crê em Mim, não morrerá eternamente.

Que Deus o Abençoe.

Mateus 25.33 - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.





Ovelha ou Bode?



"E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas..." (Mateus 25.32)

Nós todos já estamos "carecas" de saber que nem todos que frequentam determinadas igrejas são pessoas que realmente são fiéis ao Senhor! Porque ser fiel dentro da igreja e diante do pastor é muito fácil, o difícil é permanecer da mesma forma lá fora, no mundo, no seu local de trabalho, diante dos seus colegas que não são convertidos! E é exatamente aí que o próprio Deus faz a separação entre Suas verdadeiras ovelhas e os bodes.

Não se esqueça que, independente dessas pessoas serem ovelhas ou bodes, elas estão frequentando uma igreja e professam  uma fé no Senhor Jesus... Mas vamos lá...
Da mesma forma que nem todo mundo da igreja é confiável, nem todo mundo pode ser considerado uma ovelha do Senhor, Ele mesmo diz que no Dia do Juízo Final Ele fará uma separação entre essas pessoas.

"E porá as ovelhas à sua direita... Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo..." (Mateus 25.33-34)

As ovelhinhas de Jesus são aquelas pessoas que realmente são fiéis a Deus, em qualquer lugar, em qualquer situação, a qualquer hora do dia, independente se ela vive rodeada de incrédulos ou de convertidos. Seu comportamento e sua conduta sempre é a mesma, dentro ou fora da igreja, com conhecidos ou desconhecidos. 
Uma pessoa que obedece á voz de Deus sempre, que se esforça para ser vazia de si mesma e cheia do Senhor, que nega sua própria vontade para fazer o que Deus lhe pede, que se preocupa com as outras pessoas que sofrem por não conhecerem a Porta de Saída, que se entrega de corpo, alma e espírito na Obra de Deus, que faz absolutamente tudo com dedicação, amor, carinho, paixão mesmo... 
A pessoa considerada ovelha diante de Deus é aquela que abriu mão do mundo, sepultou a velha criatura, nasceu denovo, sacrificou e passou pela porta estreita da Salvação, tanto é que no versículo acima o Senhor cita que as ovelhas entrarão no Reino de Deus!

"E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos... E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25.33,41,46)

Os bodes são aqueles que fazem absolutamente tudo ao contrário, que passam 20 anos em uma igreja e não aprendem nada e muito menos praticam, fica patinando na fé, vivem de emoções, ora barro e ora tijolo, ora bem e ora mal, ora feliz e ora depressivo(a). 
Pessoas cheias de si mesmas, que nunca tem tempo para ganhar almas, que sempre priorizam os coleguinhas da faculdade, que se mostram "um(a) santo(a)" dentro da igreja, mas em casa são pessoas nervosas, ignorantes, falam palavrão, vivem em rodinhas de amiguinhos incrédulos, concordando com tudo oque eles falam e participando das fofoquinhas entre "amigos(as)". 
Os bodes são os famosos hipócritas, que aparentam ser aquilo que não são. Podem ser pessoas falsas, mentirosas, enganadoras, entre outras qualidades que cabem ao perfil do diabo! Afinal, elas não são convertidas, muito menos nascidas de Deus, o que significa que essas mesmas pessoas não possuem o caráter do nosso Senhor (que é meigo, carinhoso, verdadeiro, fiel e justo acima de tudo!).

Os bodes são invejosos, gostariam de ter para sí aquilo que é dos outros, tanto na vida sentimental, financeira e até espiritual. Pessoas ciumentas, daquelas que gostam de dar bafão em todos os lugares que vão com o(a) companheiro(a), tem manias como ofender o próximo pois não mede as palavras que sai da própria boca. 
É rebelde com os pais ou responsáveis, não dá valor aos mandamentos de Deus, e por isso faz tudo ao contrário, deixando de agradar a Deus para agradar a si mesma e, consequentemente, ao diabo também... A esses, o próprio Deus reservou um lugar nada bom chamado "lago de fogo e enxofre", mais conhecido como o "inferno"! É o local apropriado para os desobedientes e "donos do próprio nariz"...

Apenas avalie o que você tem sido diante de Deus... 
Ovelha? Bode?
"Eu não sou nenhum dos dois, sou neutro(a)!" 
Engana-se, porque com Deus não existe meio termo (Mateus 5.37 "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." ). 
Se você pensa assim é sinal que você é um bode!
Deus quer te alertar, se você tem sido um bode dentro da igreja, faça de tudo e mais um pouco para ser uma ovelha fiel e temente ao seu Senhor, somente assim você terá direito e lugar reservado no melhor lugar do Universo, o local preparado com amor e carinho pelas mãos de Deus para dar aqueles que O amam: o Paraíso!!!

Se entregue á Deus, e Ele cuidará de você, te ensinando todos os dias a ser uma ovelha VERDADEIRA.


"...convertei-vos, pois, e vivei." (Ezequiel 18.32)


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...