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A História dos Israelitas









A BREVE HISTÓRIA DE ISRAL

A história do povo de Israel começa com Abraão, aproximadamente em 2.100 a.C. Ele morava na Mesopotâmia quando o Senhor o chamou e ordenou-lhe que andasse sobre a terra (Gênesis 12.1-9; 13.14-18).

Andou por toda a terra de Canaã que seria futuramente a terra escolhida por Deus para seu povo habitar.

Obediente e temente ao Senhor, Abraão foi honrado por Deus, como o Pai de um povo inumerável (Gênesis 15.4-6 ) .

Nasceu Isaque (Gênesis 21.1-7),

Deste veio Jacó ( Gênesis 25.19-26; Gênesis 25.29-34; Gênesis 27.27-30),

E gerou a José (Gênesis 30.22-24), que mais tarde seria vendido como escravo ao faraó  (Gênesis 37), rei do Egito.

José era fiel a Deus ( Gênesis 39.2-6, Gênesis 39.21-23 ) e não foi desamparado pelo Senhor.

Tornou-se um homem querido pelo faraó (rei do Egito) e foi promovido a governador do Egito  ( Gênesis 41.37-46 ).

Trouxe os seus familiares de Canaã onde havia uma grande fome (Gênesis 46.1-7 ). Do faraó receberam terras, para que as cultivassem ( Gênesis 47.5-12).

Assim os israelitas começaram a prosperar.

Ali foram abençoados por Deus de uma forma extraordinária: prosperaram tanto e se tornaram tão ricos e tão numerosos que assustaram o reino egípcio.

Resultado: Foram subjugados militarmente e submetidos à escravidão (Êxodo 1.7-14).

O faraó ainda não estava satisfeito. Pretendia interromper de forma definitiva sua expansão: decidiu que todos os varões que nascessem nas famílias israelitas deveriam ser mortos ( Êxodo 1.15,16,22). E assim foi feito, e de forma cruel. Às meninas, no entanto, era dado o direito à vida.

Um desses bebês, Moises, foi escondido por seus pais dos soldados egípcios. Os pais conseguiram isso durante três meses. Quando a vida do bebê passou a correr perigo iminente, seus pais o colocaram numa cesta e o soltaram no rio Nilo ( Êxodo 2.1-10 ).

A filha do faraó viu o cestinho descendo nas águas e o choro do bebê. Ela tratou de resgatá-lo e o menino ganhou o nome de Moisés, ou Moschê, que pode significar "retirado" ou "nascido das águas"( Êxodo 2.5-9 ).

A mãe de Moisés tornou-se sua ama ( Êxodo 2.9 ), ele cresceu e estudou dentro do reino egípcio, sempre muito bem tratado, apesar da filha do faraó saber que ele era filho de hebreus.

Um dia, enquanto ainda vivia no reino, Moisés foi visitar seus "irmãos" hebreus e viu um deles ser ferido com crueldade por um egípcio. Irado, Moisés matou o egípcio e escondeu seu corpo na areia. Mas as notícias correram rapidamente: o faraó soube do crime e decidiu mandar matar Moisés.

No entanto, ele conseguiu fugir para a terra de Midiã ( Êxodo 2.15 ).

Foi ali que ele conheceria sua mulher, filha do sacerdote Reuel , chamada Zípora.

Ela lhe deu um filho, que ganhou o nome de Gerson (que significa "hóspede")( Êxodo 2.21,22 ).

Passaram-se os anos, o faraó que perseguia Moisés morreu, mas os israelitas (ou hebreus) continuavam sob o jugo egípcio. Diz a Bíblia que Deus se compadeceu do sofrimento de seu povo e ouviu o seu clamor ( Êxodo 2.24 ).

Deus apareceu para Moisés pela primeira vez numa sarça em chamas ( Êxodo 3 ), no monte Horebe. E lhe disse:
"... Eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo “ ( Êxodo 3.9-10).

Em companhia de Arão, seu irmão voltou para o Egito e contatou o faraó.
Este parecia inabalável na decisão de manter os hebreus escravos (Êxodo 5.1-5).

Após ser atingido por dez pragas enviadas diretamente por Deus ( Êxodo 7-12) .

Permitiu que o povo finalmente fossem libertos, comeram a páscoa e partiram em direção ao deserto (Êxodo 12.37-51). Era aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Começava a caminhada em direção a Canaã. A Bíblia fala em 600 mil (homens, sem contar as mulheres e crianças, eram aproximadamente 3 milhões de pessoas) andando pelo deserto durante 40 anos, em direção à terra prometida( Êxodo 12.37 ).

Nasce o Judaísmo

Nas quatro décadas da caminhada no deserto Deus falou diretamente com Moisés ( Êxodo 14.15 ) e deu todas as leis a serem seguidas por seu "povo eleito" ( Êxodo 20.1-17 ).


Os dez mandamentos, o conjunto de leis sociais e penais, as regras dos alimentos, os direitos sobre propriedades... Enfim, tudo foi transmitido por Deus a Moisés, que retransmitia cada palavra ao povo que o seguia. Era o nascimento do Judaísmo.

A caminhada não foi fácil. O povo rebelou-se diversas vezes contra Moisés e contra o Senhor. A incredulidade e a desobediência dos israelitas eram tamanhas que, algumas passagens, Deus pondera em destruí-los e a dar a Moisés outro povo (a primeira vez que Deus "lamenta" ter criado a raça humana está em Gênesis 6.6).

Mas Moisés não queria outro povo. Clamou novamente a Deus para que perdoasse os erros dos israelitas( Êxodo 32.9-10 ).

Porém todos os adulto que saíram do Egito, exceto Calebe e Josué morreram no deserto.

Moisés resistiu firme até à entrada de Canaã, infelizmente não pode entrar, apenas contemplou a terra (Deuteronômio 34.4-5 ) e foi levado por Deus.

Josué tomou a direção do Povo e tomaram posse da terra Prometida.

"Eis a terra que jurei a Abraão, Isaac e a Jacó dar à tua posteridade. Viste-a com os teus olhos, mas não entrarás nela (disse Deus). E Moisés morreu." (Deuteronômio 34.4-5).

"Não se levantou mais em Israel profeta comparável a Moisés, com quem o Senhor conversava face a face." (Deuteronômio 34.10).

Foram grandes e difíceis batalhas, até tomarem posse por completo de Canaã. Inicialmente o povo era dirigido pelos juízes ( Gideão, Eli, Samuel, etc.).

Mas inconformados com esta situação e querendo assemelhar-se aos demais reinos pediram para si reis, Deus os atendeu ( 1 Samuel 8.5 ).

Levantou-se Saul o primeiro rei, que foi infiel ao Senhor ( 1 Samuel 10.24 ), em seguida Davi tornou-se rei, este sim segundo o coração de Deus ( 2 Samuel 2.1-7 ). 

Salomão foi o terceiro rei, homem muito sábio e abençoado, construiu o primeiro Templo.

Após estes, muitos outros reis vieram, alguns fieis outros infiéis. Muitas vezes tornaram-se um povo sem Pátria. Inclusive nos últimos dois milênios eram um povo disperso pela terra. Somente em 1948 foi restabelecido o Estado de Israel.

Os judeus seguem apenas as leis do Torah (Antigo Testamento) até nossos dias. Jesus Cristo não é aceito como filho de Deus.

Os livros que o compõe o Novo Testamento são desconsiderado pela religião judaica. Ainda esperam pelo nascimento do Messias!

Hoje, e apenas uma Nação a mais no planeta e não detém para si nenhuma das promessas bíblicas. As referências existente na Palavra a respeito de Israel, certamente refere-se ao povo formado pelo Eleitos de Deus, espalhados sobre a terra.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Livro de 1 Reis / Quando foi escrito o livro de 1 Reis? / Quem escreveu o livro de 1 Reis?



Título: Possui este nome porque narra a história dos reis de Judá (reino do Sul) e Israel (reino do Norte).

O título "Reis" se origina da tradução latina de Jerônimo (Vulgata).

Na Bíblia hebraica, forma um único livro com 2 Reis. Na Bíblia de edição católica, seu título é 3 Reis.

Autoria e Data: O autor é desconhecido. Provavelmente, tenha sido escrito por um profeta, durante o exílio na Babilônia, por volta de 550 a.C.

Alguns acreditam que fora redigido por Jeremias.

O próprio livro menciona algumas fontes utilizadas em sua composição (1 Reis 15.31 "Quanto ao mais dos atos de Nadabe, e a tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel?" ).

Com certeza, foram usados os arquivos oficiais da corte e as coleções de histórias sobre os profetas.

Não podemos de mencionar que "cronista" era um ofício permanente na monarquia, portanto boa parte deste material também foi aproveitada no livro de Crônicas.

Propósito: Este livro é a continuação de 1 e 2 Samuel e começa traçando a ascensão de Salomão ao trono após a morte de Davi. A história começa com um reino unido, mas termina em uma nação dividida em dois reinos conhecidos como Judá e Israel. 1 e 2 Reis são combinados em um único livro na Bíblia hebraica.

Resumo: O Livro de 1 Reis começa com Salomão e termina com Elias. A diferença entre os dois nos dá uma ideia do que aconteceu. Salomão nasceu depois de um escândalo real entre Davi e Bate-Seba. Como seu pai, ele tinha uma fraqueza por mulheres que chegaria a derrubá-lo.

Salomão fez bem, de primeira, ao orar por sabedoria e construir um templo a Deus que levou sete anos. Em seguida, no entanto, ele passou 13 anos construindo um palácio para si mesmo. Seu acúmulo de muitas mulheres o levou a adorar os seus ídolos e afastar-se de Deus.

Após a morte de Salomão, Israel foi governado por uma série de reis, a maioria dos quais eram perversos e idólatras. Isso, por sua vez, levou a nação para longe de Deus de tal forma que nem a pregação de Elias seria capaz de trazê-los de volta.

Entre os reis mais perversos estavam Acabe e sua rainha, Jezabel, os quais trouxeram a adoração de Baal a novas alturas em Israel. Elias tentou fazer com que os israelitas retornassem à adoração de Jeová, chegando até mesmo ao ponto de desafiar os sacerdotes idólatras de Baal para um confronto com Deus no Monte Carmelo. Claro que Deus ganhou.

Isso muito irritou a rainha Jezabel (para dizer o mínimo). Ela ordenou a morte de Elias, por isso ele fugiu e se escondeu no deserto. Deprimido e exausto, ele disse: “Deixe-me morrer”. Mas Deus enviou alimentos e encorajamento ao profeta e sussurrou-lhe “um cicio tranquilo e suave”, salvando a sua vida no processo para trabalho futuro.

O Templo em Jerusalém, onde o Espírito de Deus habita no Santo dos Santos, é um prenúncio dos seguidores de Cristo em quem o Espírito Santo reside desde o momento da nossa salvação. Assim como era para os israelitas abandonar a idolatria, devemos também pôr de lado qualquer coisa que nos separa de Deus.


Nós somos o Seu povo, o templo do Deus vivo. 2 Coríntios 6.16 nos diz: “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuários do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

O profeta Elias foi o precursor de Cristo e dos apóstolos do Novo Testamento. Deus permitiu que Elias fizesse coisas milagrosas a fim de provar que era realmente um homem de Deus. Ele ressuscitou dos mortos o filho da viúva de Sarepta, causando-lhe a exclamar: (1 Reis 17.24 “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade”. ).


Da mesma forma, os homens de Deus que falaram Suas palavras através do Seu poder são evidentes no Novo Testamento.

Jesus não só ressuscitou Lázaro dentre os mortos, mas também ressuscitou o filho da viúva de Naim (Lucas 7.14-16 "E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar.
E entregou-o à sua mãe.
E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo."
),


E a filha de Jairo (Lucas 8.52-56 "E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.
E riam-se dele, sabendo que estava morta.
Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido."
).


O apóstolo Pedro ressuscitou Dorcas (Atos 9.40 "Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se." ).

Paulo ressuscitou Êutico (Atos 20.9-12 "Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.
Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: "Não fiquem alarmados! Ele está vivo! "
Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.
Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou."
).

O Livro de 1 Reis tem muitas lições para os fiéis. Nesse livro encontramos uma advertência para que tipos de amigos temos, especialmente no que diz respeito a associações próximas e casamento.


Os reis de Israel que, como Salomão, casaram com mulheres estrangeiras expuseram a si mesmos e às pessoas que governavam ao mal. Como seguidores de Cristo, devemos ter muito cuidado sobre quem escolhemos como amigos, colegas de trabalho e cônjuges.

(1 Coríntios 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” ).

A experiência de Elias no deserto também nos ensina uma lição valiosa. Depois da sua vitória incrível sobre os 450 profetas de Baal no Monte Carmelo, sua alegria transformou-se em tristeza ao ser perseguido por Jezabel e ter que fugir para salvar sua vida.


Tais “experiências do topo da montanha” frequentemente são seguidas por uma desilusão e pela depressão e desânimo que surgem em seguida. Temos que estar atentos para este tipo de experiência na vida Cristã. No entanto, o nosso Deus é fiel e nunca vai nos deixar ou abandonar. O cicio quieto e suave que encorajou Elias vai nos encorajar também.

Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Que vazio é esse?



As vezes nos encontramos em momentos tão difíceis em nossas vidas, que a angustia, a solidão, o medo, a dor, um vazio imenso toma o nosso interior, e certas vezes ficamos abatidos, tristes, e isolados.

Mas será que você realmente sabe de onde vem esse vazio?

Pois é, esse vazio que as vezes toma conta de nós, e nos deixa abatido, é Deus querendo nos ver mais perto Dele.

Talvez estamos tão ocupados com os a fazeres da vida, passando horas e horas na internet, passamos horas e horas em uma sala de bate-papo, passamos horas e horas na frente de uma televisão, e acabamos deixando Deus de lado.

As vezes Ele nos proporciona momentos em nossas vidas, para que nos achegamos mais perto Dele, muitas das vezes as pessoas quando estão indo tudo bem, quando sua conta está gorda, quando sua geladeira esta lotada, quando sua família está com saúde... é benção pra lá e pra cá.

Mais muitos infelizmente acabam esquecendo de Deus, acabam deixando Deus em segundo plano, mais AQUELES, que Deus tem um propósito, aqueles que Ele o ama, Deus ás vezes Ele nos leva para o deserto, e lá, Ele irá tratar com os seus.

No deserto Deus irá te tratar, te moldar, te sondar, te levar para mais pertinho Dele, deserto é escola do Senhor, é tratamento de Deus contigo.

Lá Deus irá tirar tudo o que está te afastando Dele, as vezes Deus até tira algumas coisas de nossas vidas, para que o nosso coração esteja voltado somente para Ele.

Cuidado para que as coisas deste mundo, não venha colocar Deus em segundo plano, porque se isso acontecer Deus Ele irá tirar, tenha seu coração voltado somente para Ele, não deixe nada roubar aquilo que Deus tem de mais precioso para você.

Não faça que nem Esaú que desprezou a sua primogenitura, trocou a sua benção por um prato de lentilhas, e quantos nos dias de hoje estão trocando aquilo que é eterno, por pratos oferecidos pelo diabo.

1 Pedro 5.8 diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"

A mais ninguém esta vendo mesmo, vou dar uma olhadinha aqui na internet, um vídeo de pornografia, vou ficar com uma mina ali do mundo, vou dar uns amaço ali, vou beber cerveja uma ali rapidinho está muito quente, ninguém esta vendo mesmo.

Engano seu, Veja o que diz Marcos 4.22-23 "Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça."



"Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração". 2 Crônicas 16.9 (E para aqueles também que não o obedecem, não andam segundo o seu coração.)

Que possamos fazer uma exame, um checape em nossa alma, em nossas mentes, uma varredura em nós, para vermos se nossas atitudes, estão nos levando para mais perto Dele, ou estão nos afastando Dele.

"Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu." 1 Reis 18.21

Não há como seguir a dois senhores.

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." Mateus 6.24

Ou você é de Deus ou do mundo, não tem como servir a Deus e ao mundo, tira o mundo de dentro do seu coração, e segue a Deus com inteireza de coração.

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração."  Hebreus 4.12


Que a palavra de Deus venha ser viva e eficaz em sua vida, não a leia bíblia somente na igreja, tire um tempo 10,20 minutos do seu dia, leia 5 capítulos por dia, se você tem mais tempo ou lê mais capítulos meus parabéns, mais se não, faça esse esforço.

Alimente a sua alma o seu espírito com a palavra de Deus, não perca o seu tempo com coisas inúteis, dedique o seu tempo a Deus, não estou dizendo que você, não deve estudar, trabalhar, namorar, viajar, isso é tudo benção para nós, mais reserve um tempo para Deus.

Nunca vou esquecer o que um dia meu Pastor Humberto disse, creio que Deus estava usando ele para ministrar aquelas palavras em meu coração.

Ele disse: Meu filho quando as coisas deste mundo estiverem batendo mais forte no seu coração, do que a Deus, Ele não vai te dar.

Sabe o que aconteceu comigo depois dessa palavra?

Eu mudei meu coração, não porque Deus me falou que Ele não iria dar aquilo que tanto que eu queria.

Mas porque o seu amor tomou conta do meu coração, o seu amor não se compara com nada desse mundo, o amor Dele é inexplicável, não há palavras para ser ditas para descrever desse amor.

Quando temos isso em mente que o amor de Deus é maior que tudo, aprendemos a viver, aprendemos a ser fiel a Ele, a todos os momentos e situações.

Quando o diabo vir com seu prato de lentilhas, o Espírito Santo bradará em seu coração e dirá: Não meu filho, não é por esse caminho, tem certeza que irá fazer isso?

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4.7

Veja se suas atitudes estão te levando para perto de Deus ou estão te afastando de Deus!



                                                        Que Deus te Abençoe!

Livro de 2 Samuel - A História de Davi / Quando foi escrito o livro de 2 Samuel?








Título: O título deriva, provavelmente, de seu ator parcial e último juiz de Israel, o profeta Samuel.

Na Bíblia hebraica, originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam um só. Em algumas Bíblias católicas, esse livro também era chamado de 1 Reis, e 2 Samuel, de 2 Reis.

Como consequência, 1 Reis e 2 Reis eram chamados de 3 Reis e 4 Reis.


Autoria e Data: É de Samuel, cujo nome significa "ouvido por Deus". Com certeza, os dois livros saíram de sua mão. E esses dois livros, 1 e 2 Samuel, abrangem um período de cerca de 100 anos (1075 a 975 a.C).

Este foi concluído após a divisão do reino, mas antes do cativeiro assírio (722 a.C).

Propósito: 2 Samuel é o registro do reinado do Rei Davi. Este livro coloca a aliança davídica no seu contexto histórico.

Resumo: O livro de 2 Samuel pode ser dividido em duas seções principais: Os triunfos de Davi (capítulos 1-10), e os problemas de Davi (capítulos 11-20). 

A última parte do livro (capítulos 21-24) é um apêndice não-cronológico que contém mais detalhes do reinado de Davi.

O livro começa com Davi recebendo a notícia da morte de Saul e seus filhos. Ele proclama um tempo de luto. Logo depois, Davi foi coroado rei de Judá, enquanto Isbosete, um dos filhos sobreviventes de Saul, é coroado rei de Israel (capítulo 2). Uma guerra civil segue, mas Isbosete é assassinado e os israelitas pedem a Davi que reine sobre eles também (capítulos 4-5).

Davi muda a capital do país de Hebron para Jerusalém e depois move a Arca da Aliança (capítulos 5-6).


O plano de Davi para construir um templo em Jerusalém é vetado por Deus, que em seguida promete a Davi as seguintes coisas:

1) Davi teria um filho que governaria depois dele; 

2) O filho de Davi iria construir o templo; 

3) O trono ocupado pela linhagem de Davi seria estabelecido para sempre; 

4) Deus nunca iria remover a sua misericórdia da casa de Davi (2 Samuel 7.4-16).

Davi lidera Israel à vitória sobre muitas das nações inimigas que os cercavam. Ele mostra também bondade à família de Jônatas ao cuidar de Mefibosete, filho aleijado de Jônatas (capítulos 8-10).

Então Davi cai. Ele cobiça uma bela mulher chamada Bate-Seba, comete adultério com ela e depois tem o marido assassinado (capítulo 11).


Quando o profeta Natã confronta Davi com seu pecado, Davi confessa e Deus graciosamente perdoa. No entanto, o Senhor diz a Davi que problemas poderiam surgir de dentro de sua própria casa.

Problema realmente surge quando o filho primogênito de Davi, Amnom, violenta sua meia-irmã, Tamar. Em retaliação, o irmão de Tamar, Absalão, mata Amnom. Absalão então foge de Jerusalém ao invés de enfrentar a ira de seu pai.


Mais tarde, Absalão lidera uma revolta contra Davi e alguns dos antigos companheiros de Davi se juntam à rebelião (capítulos 15-16). Davi é forçado a sair de Jerusalém e Absalão se posiciona como rei por um curto período de tempo. No entanto, o usurpador é derrubado e - contra a vontade de Davi - é morto. Davi lamenta a morte de seu filho.

Um sentimento geral de inquietação assola o resto do reinado de Davi. Os homens de Israel ameaçam separar-se de Judá e Davi deve tem que suprimir mais uma rebelião (capítulo 20).

O apêndice do livro inclui informação sobre uma fome de três anos que assolou a terra (capítulo 21), uma canção de Davi (capítulo 22), um registro das façanhas dos mais valentes guerreiros de Davi (capítulo 23), assim como o censo pecaminoso de Davi e a consequente praga (capítulo 24).

O Senhor Jesus Cristo é visto principalmente em duas partes de 2 Samuel. Em primeiro lugar, a aliança davídica conforme descrita em 2 Samuel 7.16: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre”


E reiterada em Lucas 1.32-33 nas palavras do anjo que apareceu à Maria para anunciar-lhe o nascimento de Jesus: “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”.

Cristo é o cumprimento da aliança davídica; Ele é o Filho de Deus da linhagem de Davi que reinará para sempre.

 Em segundo lugar, Jesus é visto na canção de Davi no final da sua vida (2 Samuel 22.2-51). Ele canta sobre a sua rocha, fortaleza e libertador, seu refúgio e salvação.


Jesus é a nossa Rocha (1 Coríntios 10.4 "e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo." ), 

(1 Pedro 2.7-9 "E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"
);

O Libertador de Israel (Romanos 11.25-27 "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados."
); 

A fortaleza para qual “já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta” (Hebreus 6.18 "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;" );

E o nosso único Salvador (Lucas 2.11 "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." ), 

(2 Timóteo 1.10 "Sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho." ).

Qualquer um pode cair. Mesmo um homem como Davi, que verdadeiramente desejava seguir a Deus e que foi ricamente abençoado por Deus, era suscetível à tentação.


O pecado de Davi com Bate-Seba deve servir como um aviso a todos nós para guardarmos nosso coração, nossos olhos e nossas mentes.

Orgulho sobre a nossa maturidade espiritual e nossa capacidade de resistir à tentação com nossas próprias forças é o primeiro passo para uma queda (1 Coríntios 10.12 "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" ).

 Deus é misericordioso para perdoar até os pecados mais hediondos quando realmente nos arrependemos. No entanto, curar a ferida causada pelo pecado nem sempre apaga a cicatriz.


O pecado tem consequências naturais e, mesmo depois de perdoado, Davi colheu o que havia semeado. Seu filho da união ilícita com a esposa de outro homem foi-lhe tirado (2 Samuel 12.14-24).

Davi sofreu a miséria de uma ruptura no seu relacionamento amoroso com seu Pai celestial (Salmos 32 e 51).

Quão melhor é evitar o pecado em primeiro lugar, ao invés de ter que pedir perdão depois!


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Livro de 1 Samuel - A História de Saul / Quando foi escrito o livro de 1 Samuel?




Título: O título deriva, provavelmente, de seu ator parcial e último juiz de Israel, o profeta Samuel.

Na Bíblia hebraica, originalmente, os livros de 1 e 2 Samuel formavam um só. Em algumas Bíblias católicas, esse livro também era chamado de 1 Reis, e 2 Samuel, de 2 Reis.

Como consequência, 1 Reis e 2 Reis eram chamados de 3 Reis e 4 Reis.

Autoria e Data: É de Samuel, cujo nome significa "ouvido por Deus". Evidências internas indicam que dificilmente o livro teria sido escrito antes da morte de Salomão.

Na passagem de 1 Samuel 27.6 "Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).", há uma referência à monarquia dividida. 

Uma provável data da composição do livro seria 930 a.C.

Para sua composição, o autor teria consultado os arquivos reais e diversas outras fontes. Entre estas, estariam os "Atos de Davi", escritos por Samuel (1 Samuel 10.25 "E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa." ), Natan e Gade.

Tais fontes são citadas em 1 Crônicas 29.29 "Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,".

Propósito: Primeiro Samuel registra a história de Israel na terra de Canaã à medida que passam pela transição do governo dos juízes a uma nação unificada sob reis. Samuel emerge como o último juiz e unge os dois primeiros reis, Saul e Davi.


Resumo: O livro de 1 Samuel pode ser nitidamente dividido em duas seções: A vida de Samuel (Capítulos 1-12)
E a vida de Saul (capítulos 13-31).

O livro começa com o nascimento milagroso de Samuel em resposta à oração fervorosa de sua mãe. Quando ainda criança, Samuel viveu e serviu no templo.


Deus o escolheu como um profeta (Leia 1 Samuel 3.9-21), e a primeira profecia da criança foi uma de julgamento sobre os sacerdotes corruptos.

 Os israelitas vão à guerra com os seus inimigos perenes, os filisteus. Os filisteus capturam a arca da aliança e estão em posse temporária dela, mas quando o Senhor envia julgamento, os filisteus devolvem a arca. Samuel chama Israel ao arrependimento (1 Samuel 7.3-6) e em seguida à vitória sobre os filisteus.

 O povo de Israel, querendo ser como as outras nações, deseja ter um rei. Samuel está insatisfeito com suas demandas, mas o Senhor lhe diz que não é a liderança de Samuel que estão rejeitando, mas a Sua própria. Depois de alertar as pessoas do que ter um rei implicaria, Samuel unge um benjamita chamado Saul, o qual é coroado em Mispa (1 Samuel 10.17-25).

 Saul experimenta de um sucesso inicial, derrotando os amonitas em batalha (1 Samuel 11).


Mas então ele faz uma série de equívocos: ele presunçosamente oferece um sacrifício (1 Samuel 13), faz um voto tolo em detrimento de seu filho Jônatas (1 Samuel 14) e desobedece uma ordem direta do Senhor (1 Samuel 15). 

Como resultado da rebelião de Saul, Deus escolhe um outro para tomar o seu lugar. Enquanto isso, Deus retira a Sua bênção de Saul e um espírito maligno começa a atormentá-lo à loucura (1 Samuel 16.14 "O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava." ).

 Samuel viaja a Belém para ungir o jovem Davi como o próximo rei (1 Samuel 16).


Mais tarde, Davi tem o seu confronto famoso com Golias, o filisteu, e se torna um herói nacional (1 Samuel 17). Davi serve na corte de Saul, casa com a filha de Saul e faz amizade com o filho de Saul. O próprio Saul fica com ciúmes do sucesso e popularidade de Davi e tenta matá-lo.

Davi foge e assim começa um período extraordinário de aventura, intriga e romance. Com ajuda sobrenatural, Davi por pouco, mas consistentemente, escapa do sanguinário Saul (1 Samuel Capítulos 19 à 26). Por tudo isso, Davi mantém a sua integridade e sua amizade com Jônatas.

Perto do final do livro, Samuel morre e Saul é um homem perdido. Na véspera de uma batalha com a Filístia, Saul procura obter respostas. Tendo rejeitado a Deus, ele não recebe ajuda dos céus e acaba procurando o conselho de um médium.


Durante a sessão, o espírito de Samuel ressurge dentre os mortos para dar uma última profecia: Saul morreria em batalha no dia seguinte. A profecia foi cumprida; os três filhos de Saul, incluindo Jônatas, caem no campo de batalha e Saul comete suicídio.

A oração de Ana em 1 Samuel 2.1-10 faz várias referências proféticas a Cristo.


Ela exalta a Deus como a sua Rocha (1 Samuel 2.2 "Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus." ), e sabemos através dos evangelhos que Jesus é a rocha sobre a qual devemos construir a nossa casa espiritual. 

Paulo se refere a Jesus como uma “pedra de tropeço” aos judeus (Romanos 9.33 "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." ). 

Cristo é chamado de “Pedra espiritual” que forneceu bebida espiritual aos israelitas no deserto, assim como Ele oferece “água viva” para as nossas almas (1 Coríntios 10.4 "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." ), 

(João 4.10 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." ). 

A oração de Ana também faz referência ao Senhor que julgará as extremidades da terra (1 Samuel 2.10 "Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido." ), 

Enquanto Mateus 25.31-32 "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;"
, se refere a Jesus como o Filho do Homem que virá em glória para julgar a todos.

A trágica história de Saul é um estudo de oportunidade desperdiçada. Ali estava um homem que tinha tudo - honra, autoridade, riquezas, boa aparência e muito mais. No entanto, ele morreu em desespero, com medo de seus inimigos e sabendo que tinha desapontado a sua nação, a sua família e o seu Deus.

Saul cometeu o erro de achar que poderia agradar a Deus através de desobediência. Como muitos hoje, ele acreditava que um motivo razoável iria compensar pelo mau comportamento. Talvez o seu poder lhe subiu à cabeça e ele começou a achar que estava acima das regras.


De alguma forma, ele desenvolveu uma baixa opinião dos mandamentos de Deus e uma elevada opinião de si mesmo. Mesmo quando confrontado com o seu erro, ele tentou justificar-se e foi isso que causou a rejeição de Deus (1 Samuel 15.16-28).

O problema de Saul é um que todos nós temos que enfrentar - um problema do coração. Obediência à vontade de Deus é necessária para o sucesso, e se em orgulho nos rebelarmos contra Ele, estamos causando a nossa própria derrota.

 Davi, por outro lado, não parecia ser muita coisa no início. Até mesmo Samuel foi tentado a ignorá-lo (1 Samuel 16.6-7
"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
). 

Mas Deus vê o coração e viu em Davi um homem segundo o Seu coração (1 Samuel 13.14 "Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou." ). 

A humildade e a integridade de Davi, juntamente com a sua ousadia para o Senhor e o seu compromisso à oração, deixaram um bom exemplo para todos nós.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Livro de Rute - A História de Rute / Quando foi escrito o livro de Rute?



Título: O título vem de sua protagonista, Rute, moabita que se casou com um dos filhos de Israel. O significado de seu nome tem sido aceito como "companheira", embora alguns estudiosos prefiram admitir que tal significado seja desconhecido.

Autoria e Data: Os acontecimentos narrados neste pequeno livro são contemporâneos da primeira metade do livro de Juízes (Rute 1.1 "E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;" ).

É possível perceber pelos personagens aqui envolvidos (Noemi e Boaz) que havia israelitas fiéis mesmo em meio à situação caótica descrita no livro de Juízes.

É datado, provavelmente, durante o tempo do reinado de Davi, pois a relação de descendentes que aponta se finda com o monarca (Rute 4.21-22 "E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi." ).

Não deve, porém, ser do tempo de Salomão ou posterior a ele, pois, se fosse este caso, certamente teria sido mencionado, devido à sua fama.

Não sabemos exatamente quando o Livro de Rute foi escrito. No entanto, a visão predominante é uma data entre 1011 e 931 AC.

Propósito: O Livro de Rute foi escrito para os israelitas e ele ensina que o amor verdadeiro pode às vezes exigir um sacrifício intransigente. Independentemente do que a vida nos traga, podemos viver de acordo com os preceitos de Deus. Genuíno amor e bondade serão recompensados. 

Deus abençoa abundantemente aqueles que procuram viver uma vida obediente. Vida obediente não permite "acidentes" no plano de Deus. Deus estende misericórdia aos misericordiosos.

Resumo: A configuração do Livro de Rute começa no país pagão de Moabe (região nordeste do Mar Morto) e então se muda para Belém. Este relato verdadeiro ocorre durante o Período dos Juízes, período marcado por dias sombrios de fracasso e rebelião dos israelitas.

A fome faz com que Elimeleque e sua mulher, Noemi, saiam de sua casa israelita ao país de Moabe. Elimeleque morre e acaba deixando Noemi com seus dois filhos, que logo acabam se casando com duas moças moabitas, Orfa e Rute.

Mais tarde os dois filhos morrem e Noemi fica sozinha com Orfa e Rute em uma terra estranha. Orfa volta a seus pais, mas Rute decide ficar com Noemi enquanto viajam para Belém.

Esta história de amor e devoção fala do eventual casamento de Rute com um homem rico chamado Boaz, por quem ela tem um filho, Obede, que se torna avô de Davi e o ancestral de Jesus. Obediência traz Rute à linhagem privilegiada de Cristo.

Um dos temas principais do Livro de Rute é o de redentor. Boaz, um parente de Rute por ser parente do seu marido, agiu de acordo com o seu dever como delineado na Lei de Moisés para resgatar um parente pobre das suas circunstâncias (Levítico 25.47-49
"E se o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro,
Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar;
Ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo."
). 

Este cenário é repetido por Cristo, que nos redime, os espiritualmente pobres, da escravidão do pecado. Nosso Pai Celestial enviou o Seu próprio Filho à cruz para que nos tornássemos filhos de Deus e irmãos e irmãs de Cristo. Por ser o nosso Redentor, nós nos tornamos Seus parentes.

A soberania do nosso grande Deus é claramente vista na história de Rute.


Ele guiou cada passo do caminho para que Rute se tornasse Sua filha e cumprisse o Seu plano de se tornar um ancestral de Jesus Cristo (Mateus 1.5 "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;" ). 

Da mesma forma, podemos ter certeza de que Deus tem um plano para cada um de nós. Do mesmo jeito que Noemi e Rute confiaram que Deus cuidaria delas, assim também devemos fazer.

 Vemos em Rute um exemplo da mulher virtuosa de Provérbios 31.


Além de ser dedicada à sua família (Rute 1.15-18 "Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar."
),

(Provérbios 31.10-12 "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida."
),

E fielmente dependente de Deus (Rute 2.12 "O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar." ), 

(Provérbios 31.30 "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada." ), vemos em Rute uma mulher de discurso piedoso. 

Suas palavras são amorosas, gentis e respeitosas, tanto com Noemi quanto com Boaz.

A mulher virtuosa de Provérbios 31 “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua” (Provérbios 31.26).


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

Juízes 19 - Os homens de Gibeá abusam da mulher de um levita



Naquela época não havia rei em Israel

(Juízes 19.1 "Naquela época não havia rei em Israel. Aconteceu que um levita que vivia nos montes de Efraim, numa região afastada, tomou para si uma concubina, que era de Belém de Judá. NVI" )

O texto nos mostra que foi escrito na época da monarquia, muito provavelmente na época de Saul, talvez por Samuel, o último juiz. O fato de não haver rei em Israel, e isto é dito durante todo o livro de juízes, mostra que por causa disto, cada um fazia o que bem entendia, não havia uma regra muito clara a ser seguida, e infelizmente por causa de sua desobediência, o povo acabava se esquecendo dos mandamentos dados por Deus no monte Sinai. 

Ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para casa de seu pai

(Juízes 19.2 "Mas ela lhe foi infiel. Deixou-o e voltou para a casa do seu pai, em Belém de Judá. Quatro meses depois, NVI" )

Aquela mulher, uma esposa de “segunda categoria”, é infiel ao seu marido e o abandona. O infiel aqui (zanah) significa: ser uma meretriz, agir como uma meretriz, cometer fornicação, adultério.

O preço pelo pecado de infidelidade, adultério, era a morte. Porém, seu marido não a condena e mesmo sendo um levita (talvez conhecedor da lei), não aplica nenhuma punição a ela, apenas vai buscá-la na casa de seu pai. 

(Juízes 19.12 "O seu senhor respondeu: “Não. Não vamos entrar numa cidade estrangeira, cujo povo não seja israelita. Iremos para Gibeá". NVI )

O levita não queria parar em uma cidade que não fosse israelita justamente por saber do perigo que isto seria, porém não imaginava que mesmo em Gibeá, uma cidade que deveria seguir os preceitos do Senhor, o mal também dominava. 

Ninguém os convidou para passarem a noite em casa

(Juízes 19.15 "E retiraram-se para lá, para passarem a noite em Gibeá; e, entrando ele, assentou-se na praça da cidade, porque não houve quem os recolhesse em casa para ali passarem a noite." )

O autor dá ênfase sobre ninguém ter convidado pois isto era prática do homem antigo em hospedar estrangeiros e isto normalmente significava salvar-lhe a vida. 

(Juízes19.20 "Então disse o ancião: Paz seja contigo; tudo quanto te faltar fique ao meu cargo; tão-somente não passes a noite na praça."

"Você é bem-vindo em minha casa", disse o homem idoso. “Vou atendê-lo no que você precisar. Não passe a noite na praça."

O idoso efraimita sabia dos perigos da cidade, e conhecia os moradores de lá, os benjamitas. 

Alguns vadios da cidade cercaram a casa 

(Juízes 19.22 "Estando eles alegrando o seu coração, eis que os homens daquela cidade (homens que eram filhos de Belial) cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao ancião, senhor da casa, dizendo: Tira para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos." )

Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: “Traga para fora o homem que entrou na sua casa para que tenhamos relações com ele! “

Aqueles homens chegaram a um estado tão reprovável que queriam abusar de um estrangeiro, nos remetendo às cidades de Sodoma e Gomorra, que fizeram a mesma coisa com Ló, e a destruição daquela cidade era iminente, assim como de Gibeá.

(Juízes 19.23 "O dono da casa saiu e lhes disse: “Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura" NVI )

O hospedeiro normalmente era responsável pelo hospede e o protegeria com sua própria vida. 

(Juízes 19.25 "Mas os homens não quiseram ouvi-lo. Então o levita mandou a sua concubina para fora, e eles a violentaram e abusaram dela a noite toda. Ao alvorecer a deixaram". NVI )

Tanto o hospedeiro quanto o hóspede sabiam que aqueles homens não sairiam dali e o perigo de derrubarem a porta e matarem a todos era muito grande. O levita, não permitindo que o dono da casa entregasse suas próprias filhas, entrega sua concubina àqueles homens, que abusam dela, até a morte. 

Aqui percebemos que aquela mulher que deveria ter sido condenada a morte por sua atitude reprovável, no Versículo 2, agora morre de uma forma cruel.

(Juízes 19.30 "Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egito. Pensem! Reflitam! Digam o que se deve fazer!" NVI )

A atitude dos benjamitas foi extremamente reprovável e digna de condenação. Agora, o levita, sabendo disso, divide o corpo de sua esposa morta em 12 e envia para as 12 tribos de Israel, que ficam perplexos com tal atitude.

(Juízes 20.2 "Os líderes de todo o povo das tribos de Israel tomaram seus lugares na assembleia do povo de Deus, quatrocentos mil soldados armados de espada". NVI )

O povo de Israel se reúne em assembleia para apurar os fatos, o levita lhes apresenta o ocorrido e pede por justiça. Israel se une como um só homem contra a cidade de Gibeá.

Enviam homens até a tribo de Benjamim e pedem que entreguem os homens de Gibeá a eles para serem condenados. Porém Benjamim não lhes dá ouvidos, se fazendo tão culpados quanto os homens de Gibeá, e vão para a batalha contra Israel. 

(Juízes 20.23 "Os israelitas subiram e choraram perante o Senhor até a tarde, e consultaram o Senhor: “Devemos atacar de novo os nossos irmãos benjamitas? ” O Senhor respondeu: “Vocês devem atacar”. NVI )

Deus havia decretado a sentença: Culpados! O juízo sobre Benjamim era iminente e sua destruição era certa. A consequência pelos seus pecados seria trágica. 

(Juízes 20.48 "Os israelitas voltaram a Benjamim e passaram todas as cidades à espada, matando inclusive os animais e tudo o que encontraram nelas. E incendiaram todas as cidades por onde passaram." NVI )

Israel trata Benjamim como um inimigo e faz o mesmo que acontece com povos pagãos que foram conquistados na época de Josué, destrói tudo para erradicar o mal do seu meio.

(Juízes 21.2 "Veio, pois, o povo a Betel, e ali ficou até à tarde diante de Deus; e todos levantaram a sua voz, e prantearam com grande pranto," )

Percebemos aqui que o juízo e destruição por causa do pecado é certo, assim como o lamento e o choro. Israel não se alegrou de destruir uma tribo irmã, foi algo penoso para eles também, assim como Deus também não tem prazer na morte do perverso.

(Juízes 21.23 "Foi o que os benjamitas fizeram. Quando as moças estavam dançando, cada homem tomou uma para fazer dela sua mulher. Depois voltaram para a sua herança, reconstruíram as cidades e se estabeleceram nelas". NVI )

Haviam sobrado pouquíssimos benjamitas e não havia mulheres suficientes. Eles então tomaram para si mulheres de Siló (não israelitas) para si, além das mulheres virgens de Jabes-Gileade que não foram mortas por causa do pecado da cidade.

(Juízes 21.25 "Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo". NVI )

Juízes termina com este versículo, mostrando a necessidade de redenção e de direcionamento da parte de Deus para aquele povo.

E Deus estava preparando um líder, que marcaria toda a história de Israel, alguém cujo coração era segundo o dEle, Davi.


Que Deus te abençoe, te guarde e te de a paz!!!

O que é dele, é seu e o que é seu, é dele! #Novela Gênesis | Capítulo 61

  ( “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2.24). Ser uma só carne ...